Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 1

 

QUA 13 JUL 2005 - 03:00

 

ALERTA DE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A TEMPO SEVERO E ENTRADA DE MASSA DE AR POLAR MUITO INTENSA

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém alerta meteorlógico sobre condições favoráveis a tempo severo entre sexta e sábado e onda de frio muito intensa chegando ao estado entre domingo e segunda-feira. Próxima semana deve apresentar temperaturas negativas em diversas cidades gaúchas, sensação térmica negativa em quase todas as regiões, geada generalizada e forte em vários locais, possibilidade de neve na Serra, risco de congelamento nos Aparados e mar extremamente agitado na costa

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo confirma a tendência para a qual vinha advertindo desde a semana passada e mantém o alerta meteorológico de uma onda muito intensa de frio para o Rio Grande do Sul chegando ao estado entre domingo e segunda-feira.

 

Onda de frio pode ser uma das mais intensas dos últimos anos

 

A massa de ar polar que ingressará no estado no próximo domingo será mais intensa que a da semana passada. A invasão fria da última semana, para recordar, provocou geada em grande parte do estado, neve fraca e temperaturas abaixo de zero, tendo registrado ainda uma das menores temperaturas no nível de 850 hPa na sondagem do Aeroporto de Porto Alegre dos últimos 5 anos. A onda de frio foi também responsável pela morte de duas pessoas por hipotermia em Santa Catarina.

 

O ar gelado esperado a partir do domingo e da segunda-feira será continental (massa mais seca) e estará sendo impulsionado ainda por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.

 

Apesar de terem apontado uma pequena diminuição na intensidade do frio, as últimas projeções dos modelos consultados pela Climatologia Urbana de São Leopoldo estão indicando temperaturas mínimas negativas em diversas cidades gaúchas durante grande parte da próxima semana, sobretudo no sul gaúcho e das áreas acima de 500 metros de altitude do centro e do norte do estado. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana, se mantidas as atuais projeções de temperatura indicadas pelos modelos, esta onda de frio da próxima semana será uma das três mais fortes no sul do Brasil nos últimos anos, comparando-se em intensidade aos eventos de setembro de 2002, julho de 2003 e junho de 2004. Ainda conforme Hackbart, outra característica apontada pelos dados analisados na tarde/noite de terça e na madrugada desta quarta-feira é a duração prolongada do frio intenso que deve durar praticamente toda a próxima semana.

 

Temperaturas devem ficar entre as mais baixas dos últimos anos

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que os gaúchos vão experimentar um declínio extremamente acentuado da temperatura na noite de domingo para segunda-feira. Como ressaltado acima, a grande novidade desta atualização do alerta é a duração do frio que será prolongado. Por isso, se adverte que segunda, terça e quarta serão dias gelados em todo o Rio Grande do Sul e na Região Sul do Brasil. O ar polar que virá na retaguarda de uma frente fria será muito seco, o que vai favorecer um resfriamento por demais pronunciado em quase todas as noites da próxima semana. A umidade relativa do ar muito baixa e o ar gelado devem proporcionar ainda as temperaturas mais baixas até agora neste ano no sul do país. Neste momento, com base nos últimos dados, estão projetados os seguintes extremos de temperaturas mínimas em superfície para o Rio Grande do Sul na próxima semana:

 

Grande Porto Alegre: 0 a + 2 graus

Porto Alegre - Zonas Norte e Sul: 1 a 3 graus

Porto Alegre - Bairros Centrais: 3 a 5 graus

Vale dos Sinos - Zonas Urbanas: 2 a 4 graus

Vale dos Sinos - Lomba Grande e áreas verdes: 0 a + 2 graus

Fronteira com o Uruguai: -1 a 1 grau

Região Central - Santa Maria: 0 a 2 graus

Região Noroeste/Missões: -1 a 1 grau

Fronteira Oeste/Uruguaiana: 1 a 3 graus

Serra (Caxias/Bento/Gramado): -2 a 0 grau

Aparados da Serra: -5 a -3 graus

Planalto Sul Catarinense: -6 a -4 graus

 

O frio intenso vai prosseguir mesmo à tarde e com a presença do sol. As máximas após o meio-dia no começo da próxima semana vão ficar entre 9 e 12 graus na maior parte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre. Nos Aparados da Serra as máximas devem se situar entre 2 e 5 graus à tarde no começo da próxima semana.

 

Atenção - Estas projeções de extremos de temperatura mínima para a próxima semana, por estarem sendo realizadas com grande antecedência, estarão sujeitas a alterações.

 

Geada deve ser ampla e forte em muitos locais e Serra pode ter congelamento

 

O ar muito seco, a escasez ou pouca nebulosidade e o ar gelado vão favorecer geada generalizada na próxima semana no Rio Grande do Sul, incluindo na área urbana de Porto Alegre e no litoral, onde o fenômeno é menos comum. As projeções de valores de temperatura de ponto de orvalho extremamente baixos nos leva a prever temperaturas na relva (junto ao solo) de -5 a -10 em muitos locais, sobretudo na Serra, o que favorece a formação de geada forte a severa com possíveis prejuízos para as pastagens e produtos hortifrutigranjeiros. Não se descarta também o registro de "geada negra" nas áreas mais altas do estado devido ao frio intenso e o vento.

 

Na Serra as condições serão favoráveis ainda ao registro de congelamento, podendo inclusive as superfície de lagos e córregos congelarem.

 

Possibilidade de neve está mantida

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo não descarta a possibilidade de neve na Serra, Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. A possibilidade do fenômeno ficará melhor definida no decorrer dos próximos dias assim como a eventual ocorrência em áreas de menor altitude. Porém, pelos dados atuais, dois períodos serão favoráveis ao fenômeno: (1) durante o ingresso do ar polar entre segunda e terça-feira; e (2) na passagem de umidade pelo leste gaúcho entre quarta e quinta-feira.

 

Sensação térmica abaixo de zero em quase todo o estado nas primeiras 24/36 horas da onda de frio

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte para sensação térmica de frio muito intenso a extremo para o Rio Grande do Sul nas primeiras 24/36 horas da onda de frio, sobretudo durante a segunda-feira. O vento vai soprar moderado a forte com rajadas de 60 a 80 km/h na noite de domingo para segunda durante o ingresso do ar polar e deve seguir forte nas 24 horas seguintes, trazendo valores de sensação térmica extremamente baixos na maior parte do estado e excepcionalmente baixos nos Aparados. A sensação térmica deve ficar entre - 5 e 0 grau na maioria das regiões gaúchas, inclusive Porto Alegre, e pode variar de 10 graus negativos a 15 graus abaixo de zero nos Aparados da Serra com possibilidade de baixar a 20 graus graus negativos durante as rajadas mais fortes nas áreas acima de mil metros de altitude (eixo São Francisco de Paula-São José dos Ausentes).

 

Valores tão baixos de sensação térmica oferecem riscos e não se recomenda estar acampado ou expor-se ao vento por tempo prolongado sem estar muito abrigado.

 

Mar deve ficar agitado

 

A atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico deve favorecer a agitação marítima na costa gaúcha na primeira metade da próxima semana. A navegação será desaconselhável. Para informações específicas sobre condições de navegação na costa, consulte a Marinha do Brasil.

 

Frio muito intenso pode ser antecedido de chuva forte e tempo severo

 

Uma frente fria, que antecede o ar polar, atinge o sul e oeste gaúcho durante esta sexta-feira, trazendo chuva e trovoadas. Na noite de sexta, durante o sábado e a primeira metade do domingo esta frente fria provoca chuva e temporais localizados nas demais regiões do estado, especialmente do centro para o norte gaúcho. Pode chover forte em diversas áreas do Rio Grande do Sul durante o final de semana, não se descartando temporais com rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.

 

E o "corredor polar está aberto"

 

Em seu prognóstico para o inverno divulgado em julho, a Climatologia Urbana advertia que a segunda quinzena de julho poderia ser o período mais frio do inverno. No último final de semana, divulgamos um outro boletim destacando que a segunda metade deste mês poderia ter o períodos mais prolongado de frio intenso desde julho de 2000. E está mantida a tendência. Nossas projeções já identificam a possibilidade de uma segunda forte onda de frio atingir o estado nos últimos dias do mês e/ou começo de agosto na sequência da massa de polar objeto deste alerta. "Diferentemente dos meses de outono quando as escalas mostravam uma baixa frequência de ingresso de ar polar, com ondas de frio a cada 25/30 dias, agora estamos com uma alta frequência de 10/15 dias para as invasões frias", destaca o coordenador da Climatologia Urbana, meteorologista Eugenio Hackbart.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que a Climatologia não tem nada ver com isso, ela é responsável em monitorar o Rio Grande do Sul e pode dar palpites sobre como será ou poderá ficar outro estado em um monitoramento de previsão do tempo. Só que eu sinto uma carência muito grande de não termos aqui algum instituto que possa nos infomar sobre como uma massa polar irá atuar por exemplo no sul da Amazônia.

 

Fica aqui o meu desabafo.

 

sds..

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que a Climatologia não tem nada ver com isso, ela é responsável em monitorar o Rio Grande do Sul e pode dar palpites sobre como será ou poderá ficar outro estado em um monitoramento de previsão do tempo. Só que eu sinto uma carência muito grande de não termos aqui algum instituto que possa nos infomar sobre como uma massa polar irá atuar por exemplo no sul da Amazônia.

 

Fica aqui o meu desabafo.

 

sds..

 

Talvez isso seja decorrente da pouca variabilidade no comportamento das massas de ar nesta região. Percebe-se que, quanto mais oscilante é o clima, mais institutos se têm. Basta olhar o caso dos estados da região sul do Brasil. Todos possuem institutos ou figurinhas clássicas da área de meteorologia. É o caso da Climaterra, Climatologia Urbana, Climerh, Simepar, "Cléo Kuhn" e outros menos relevantes. Mais para o norte, devido à falta de "mercado", acho raro encontrarmos algum...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Dêm uma espiada no valor do jato no nível de 850 hpa, entre o centro-sul do Paraguai ao nordeste da Argentina, na análise de hoje (00 Z) do modelo do CPTEC!!!!!!! :shock: :shock: :shock:

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Quero ver o que dará o WRF nos próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

'Mais uma vez o modelo se "equivoca"no seguinte coloca projeção diferenciada para duas regiões praticamente iguais no mesmo horário, seenão vejamos:

Coloca paralelamente duas situações uma de neve para a região de Bom Jesus,Caxias e chuva para um pouco mais a oeste região que começa em Nova Prata,passando por Ibiraiaras, Lagoa,Soledade e outras de grande altitude.Sendo que o frio em altura estará semelhante em função da mesma latitude,chego a conclusão que o modelo se enganou na projeção,.Mas só os fatos comprovarão o que estou falando,aguardemos então...

Link to comment
Share on other sites

XPOA.png

 

Este é o meteograma do ETA (7 dias) para POA. Vejam que interessante as temperaturas que ele indica, sendo que as máximas, principalmente após o dia 17 serão bastante baixas (menos de 10°C).

Vejam também a pressão que estará bastante baixa no fim de semana, indicando, acredito eu, bastante chuva e instabilidades.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Aqui para o estado de São Paulo, os modelos estão muito inconstantes ainda. Ora colocam frio mais intenso (mínimas baixas e máximas bem baixas) ou então frio menos intenso.

Aqui para Campinas o Eta20 havia colocado 6º para segunda e 4º para terça de mínima, e máxima de 14 para os dois dias. Agora colocou 10 de mínima e 16 de máxima apenas para quarta.. :(

Vamos aguardar, o quadro parece mais definido do centro do Paraná para baixo. Para cima, grande oscilação.

Link to comment
Share on other sites

Está chegando! Aqui em POA continua esquentando bastante, com muito sol. Temperatura já está na casa dos 22 graus, devendo elevar-se ainda mais durante a tarde. Tudo preparado para a chegada do ar frio e da massa polar. Chove no final de semana, já esfriando no domingo e na segunda-feira despenca a temperatura de vez! :D 8)

Link to comment
Share on other sites

A umidade deverá estar presente na segunda e na terça-feira. A partir de quarta seca tudo e vai assim até o final de semana. Aparentemente, os modelos concordam com um aquecimento gradual a partir da quinta-feira, com aumento de nebulosidade e temperatueras apenas amenas no final de semana. Deveremos ter o novo reforço polar apenas na segunda-feira, excluindo o final de semana da festa!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Tomazini, arrisco dizer que agora o quadro estará parecido com 94(julho),quando amanheceu chovendo,temperaturas em torno de 8º na madruga, e ao amanhecer já baixou para 5,3,0 e assim foi durante todo o dia ...Acho que o domingo amanhecerá assim, com chuva e depois pimba....

Tenho a impressão que já neva domingo à noite e durante a segunda-feira, além claro da chance na terça.

Link to comment
Share on other sites

Até o pessoal da NOAA repara. Não somos apenas nós que consideramos o modelo americano pior que gangorra!

 

THE CONTINUOUS FLIP-FLOPPING

BETWEEN RUNS LEADS TO LOW CONFIDENCE IN THE MEDIUM RANGE

FORECAST...AS WE EXPECT FURTHER ADJUSTMENTS DURING THE NEXT

COUPLE OF RUNS.

Link to comment
Share on other sites

modelo americano em 850hp para a tarde de terça-feira

na regiao de Santa Cruz do Sul

 

 

dia 13/07 06z -3,9 graus

dia 13/07 12z -4,1 graus

dia 14/07 12z -4,2 graus

 

Levando em consideração que ele previa -2,99ºC para a outra MP, estes valores estão excelentes.

 

Tendo em vista que o frio deve ser bom doravante, o meu desejo agora é que a umidade venha junto com o frio. Quero neve...

Link to comment
Share on other sites

CLIMATEMPO - 14/07:

 

Uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil nesta sexta-feira. Volta a chover no Rio Grande do Sul, principalmente à tarde e à noite. O fim de semana será de chuva em toda a Região, com direito a temporal, vendaval e forte queda de temperatura. Em princípio, não há risco de neve para as serras gaúcha e catarinense, e sim de geada no início da próxima semana. É bom lembrar que, para haver precipitação de neve, não é necessário apenas frio, mas também umidade. A partir de segunda-feira, o tempo começa a secar no Sul do Brasil e afasta a possibilidade de neve.

 

CLIMATOLOGIA DE SÃO LEOPOLDO - 14/07:

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém a possibilidade de neve na Serra, Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. A análise de probabilidade do fenômeno, contudo, ficará melhor definida no decorrer dos próximos dias. Tecnicamente, por ora, não se poderia descartar a ocorrência de neve granular/graupel ou mesmo queda de gelo (sleet) nos cerros do sul gaúcho e partes mais altas da Grande Porto Alegre na terça-feira em razão da circulação cilônica, mas apenas no final de semana tal possibilidade restará clara. De fato, o período mais favorável à ocorrência de neve ficará compreendido entre a noite de segunda e o final da terça-feira, quando haverá a circulação de umidade ciclônica atuando no sul e leste do estado.

 

CPTEC - INPE 14/07:

 

A partir de amanhã (15/07), uma intensa frente fria provocará chuvas fortes com trovoadas no RS, principalmente na fronteira com Uruguai.No decorrer do sábado (16/07), o sistema frontal avança pela Região Sul e provocará chuvas intensas em boa parte desta Região, sendo os acumulados mais significativos no RS, oeste de SC e no sudoeste do PR.

Entre o dia de amanhã (15/07) e o sábado (16/07) ocorrerão temporais em várias localidades da Região Sul. No domingo (17/07), a frente fria chega na Região Sudeste e em parte do Centro-Oeste, onde poderá provocar temporais em SP, MS, RJ e no sul de MG. Com o avanço desta intensa frente fria haverá um forte declínio nas temperaturas em boa parte da Região Sul e no MS e as temperaturas devem ficar abaixo de zero nas Serra Geral no RS e SC. No domingo deve ocorrer geada na fronteira com o Uruguai e a Argentina. A partir de segunda-feira (18/07) a geada se estende para as demais áreas da Região Sul. Entre o domingo (17/07) e terça-feira (18/07) há chance de queda de neve em algumas localidades das Serras Gaúchas e Catarinense. Na Região Sudeste as temperaturas caem mais significativamente a partir da terça-feira (19/07), podendo deixar a sensação térmica baixa, principalmente em São Paulo. Probabilidade de ocorrência: MODERADA. Quando a probabilidade de ocorrência do fenômeno é maior que 50% e menor que 70%.

 

CLIMATERRA - 14/07:

 

Na madrugada/amanhecer ou fim da noite de segunda-feira e na terça-feira, há bem pequena chance de neve na região de São Joaquim e topo da Serra Gaúcha.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E o Paraná grande Duquia? Pelo que vi em alguns modelos o ar frio atinge em cheio o Paraná impulsionado pelo giro do ciclone. Essa informação se confirma ou o frio fica mesmo com gaúchos e catarinenses?

Na ultima onda de frio a maioria das previsões indicavam frio mesmo só para RS e SC, o Simepar já sinalizava bastante frio pra cá, no entanto tivemos 02ºC com céu nublado e máxima de 10ºC, então... :D

Link to comment
Share on other sites

E o Paraná grande Duquia? Pelo que vi em alguns modelos o ar frio atinge em cheio o Paraná impulsionado pelo giro do ciclone. Essa informação se confirma ou o frio fica mesmo com gaúchos e catarinenses?

Na ultima onda de frio a maioria das previsões indicavam frio mesmo só para RS e SC, o Simepar já sinalizava bastante frio pra cá, no entanto tivemos 02ºC com céu nublado e máxima de 10ºC, então... :D

 

Pela última rodada do americano (AVN), das 12Z, teríamos 03/05ºC em Maringá e -01/01ºC em Curitiba. Vem seco o frio.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal!! De volta a luta, he he he!!!

 

Estou em Floripa e estava crente que sairia daqui direto para SJ no sábado!!

 

Este atraso no frio foi péssimo, não!!! Se fosse para atrasar que atrasasse até o final de semana do encontro, não??!!

 

Como estava "fora do ar" deixa ver se eu entendo: Vai ter ciclone jogando umidade para o RS e SC e são reduzidas as possibilidades de neve??!!!

 

Ou eu não estou entendendo ou não se trata de um real cavalo!! Se for um cavalo continental com um ciclone extra, que seja na "boca" do Prata, já é o suficiente para colocar uns 5-10 cm no Planalto da Neve, não???

 

Será que o pessoal não está sendo muito conservador?

 

Abração!!

Link to comment
Share on other sites

Sigue dominando la zona del Río de la Plata una masa de aire con temperatura y humedad mayores a los valores medios del mes. Se presenta un frente caliente a la cual se asocia un mínimo de presión en el noroeste argentino. Este frente tiende a quedar semiestacionado entre el centro y norte de la Prov de Bs As. Esta masa de aire tendería a inestabilizarse hacia la tarde / noche de hoy (según todos los modelos son de esperar precipitaciones y algunas tormentas).

 

Sobre este frente estacionario, según NCEP, podría desarrollarse una onda frontal mañana sobre el Río de la Plata y de esa forma profundizarse el mal tiempo, con vientos del sector sudeste moderados a fuertes que afectarían las zonas ribereñas. En principio según algunos de los modelos, el mal tiempo podría continuar parte del sábado.

 

Para el fin de semana es prevé que un centro de alta presión se establezca en el sur y centro del país, y con circulación del sudoeste vaya produciendo una disminución de las temperaturas - se espera un fin de semana con frío -, con nubosidad variable. La baja presión que se señalaba más arriba migraría, producto del ingreso de este sistema de alta presión, más al norte.

Link to comment
Share on other sites

E o Paraná grande Duquia? Pelo que vi em alguns modelos o ar frio atinge em cheio o Paraná impulsionado pelo giro do ciclone. Essa informação se confirma ou o frio fica mesmo com gaúchos e catarinenses?

Na ultima onda de frio a maioria das previsões indicavam frio mesmo só para RS e SC, o Simepar já sinalizava bastante frio pra cá, no entanto tivemos 02ºC com céu nublado e máxima de 10ºC, então... :D

 

Pela última rodada do americano (AVN), das 12Z, teríamos 03/05ºC em Maringá e -01/01ºC em Curitiba. Vem seco o frio.

 

Sds.,

 

Que beleza!

E o CPTEC está dando eco a este prognóstico!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.