Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Nada a reclamar deste início de março. Mínimas abaixo dos vinte graus, predomínio de nuvens em praticamente todos os dias, com pouco sol e muito vento SE. Nessa noite não está diferente, registro 20,7°C com teto baixo, fina garoa e ainda assim é possível observar algumas estrelas! A máxima ficou em 25,5°C.

 

Há alguns dias o GFS insiste em mais ar frio para o sul do Brasil na próxima semana, mas sua intensidade e abrangência muda a cada rodada...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Baixada Santista com muita bagunça, brigas e tumultos...ceu limpo com 22 graus aqui na orla....

Cada vez mais este tem sido o sinônimo de Carnaval no Brasil. Na minha adolescência a gente ia a Bailes se divertir. Hoje só se vê bêbados nas ruas. Hoje a melhor opção de Carnaval que conheço é fora do Brasil, em Punta.

Link to comment
Share on other sites

Julguem pela imagem: Será que boas conclusões térmicas se podem tirar de uma estação a mais de 20 m do solo?

 

clima_blu.jpg

 

Do Tweeter da Climaterra:

NA RBS DE BLUMENAU CHEGOU A 29,6°C, AINDA NÃO BATEU OU PASSOU DOS 30,0°C, ALGO POUCO USUAL EM MARÇO, FICAR TANTO TEMPO ABAIXO DOS 30,0°C.

 

Sim é de boa confiança, max lá de 29.6°C, aqui em casa 29.7°C, e 29.0°C Inmet Indaial.

 

Com direito a muito sol e nenhum momento de nublado!

Link to comment
Share on other sites

Pois é Carlos, o domingo foi um dia bastante ameno por aqui, até com uma sensação de frio durante a madrugada ! Fico feliz que, tão cedo este

ano, já tenhamos registrado nossa primeira máxima abaixo dos 20.

 

João, não sei quem é o autor dessa frase, pois de onde a tirei também não mostrava o autor da mesma. Eu a vi no meu livro de inglês da Wizard,

hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, mesmo a mais de 20 metros do solo daria para tirar essa conclusão. Não deve dar mais do que 0,5C de diferença do que seria registrado a 1,5 metro do solo.

 

Interessado por Lages, acompanho há meses a estação do Inmet e da RBS: diferenças de 1ºC ou 2ºC. Em dias nublados, a aí, Brunão, a diferença cai. As máximas no RBS são quase sempre 1ºC menores, no mínimo.

 

Provo:

 

Hoje, 8 de março

Inmet/Lages: 13.1 - 26.2

RBS: 14.3 - 25.1

 

:good2:

 

Cara, o Lucas fez o teste com o Delai e não deu muita diferença em Cascavel. É baseado neles que eu disse isso.

Link to comment
Share on other sites

Cara, o Lucas fez o teste com o Delai e não deu muita diferença em Cascavel. É baseado neles que eu disse isso.

 

Mas Cascavel tem estação da RBS?

 

Assim como em Lages a diferença é grande e não há como inexistir isso quando uma estação fica a 20m do chão. Blumenau não chegou a 30ºC. Será, como base na diferença de mais de 1ºC para a capital da serra catarinense?

 

Veja desta cidade:

 

clima_lag.jpg

 

Eu moro na zona mais quente e urbana da cidade e mesmo assim na minha digital não chegou nos 30°C naquele dia..mesmo se houver uma diferença, ela é Irrelevante! o clima umido da região compensa essa irrisória diferença de altitude, Lages é Lages aqui é aqui, cada caso é um caso.

Link to comment
Share on other sites

Incrível como esse negocio de carnaval tomou forca em São Paulo nos últimos anos. Antigamente o carnaval ficava muito restrito a zona norte da cidade.... Lá se concentraram as escolas, que nunca foram grandes. Com esse boost que a Globo deu e a entrada das escolas de samba das torcidas dos times de futebol, o desfile ganhou publico, rivalidade e patrocínios. Mas SP em alguns lugares ainda nao tem uma cultura muito grande de carnaval... Ontem sai pelas ruas da zona Sul e oeste e a cidade parecia abandonada... Tudo fechado.

Que cidade maluca essa aqui!

Link to comment
Share on other sites

Bom, trouxe dos EUA mais uma Davis, para SP, e 2 weatherlinkip para ligar as estações de Campos e de SP na net. Não devo voltar para Campos no curto prazo, mas vou tentar programar a volta da estação da Vila Inglesa ao ar para o mais breve possível.

Link to comment
Share on other sites

Otimo..pois alem de SJ, SJA , Urupema, Perico, Cruzeiro,Cambara do Sul e Bom Jesus...temos tres novidades este ano que vao surpreender. Agua Doce - 1329m , Matos Costa - 1220m e Bom Jardim da Serra - 1245m, sem falar do Castelinho.....

Voltando a falar de mínimas, é um desperdício o que fizeram com Xanxerê, a aut Inmet não retrata nem um pouco o frio que faz nas baixadas por lá.

E aí mesmo para algumas pessoas com alguma noção meteorológica como aqui no BAZ, ainda não caiu a ficha...

POdem surpreender no quê?

Se estiverem todas em topo não terão mínimas nem um pouco surpreendentes, do contrário terão mínimas bem baixas s estiverem em baixadas,ou semi-baixadas.Alguém sabe sobre a localização e relevo das mesmas?

Link to comment
Share on other sites

Essa não é a única questão que deve ser analisada, você melhor do que qualquer outro sabe disso. Quais são as condições dessa estação convencional do INMET? E aonde essa estação está localizada? As coordenadas do INMET não dão um lugar preciso, mas provavelmente ela estaria dentro da cidade a apenas 600 metros da estação da RBS! Mas eu não discordo que a altitude da estação reflita um micro-clima diferente. Porém, não deve se aplicar a um histórico diferente!

Link to comment
Share on other sites

Essa não é a única questão que deve ser analisada, você melhor do que qualquer outro sabe disso. Quais são as condições dessa estação convencional do INMET? E aonde essa estação está localizada? As coordenadas do INMET não dão um lugar preciso, mas provavelmente ela estaria dentro da cidade a apenas 600 metros da estação da RBS! Mas eu não discordo que a altitude da estação reflita um micro-clima diferente. Porém, não deve se aplicar a um histórico diferente!

 

SOB O PONTO DE VISTA AGRONÔMICO, ESTAÇÃO EM TOPO É RUIM, O IDEAL É MEIO DA ENCOSTA OU BAIXADA.

 

PARA METEOROLOGIA, O QUE MAIS IMPORTA É A PRESSÃO E ESTA PODE FICAR NA BAIXADA OU TOPO.

 

O MELHOR SERIA OS 3 PONTOS, MAS NÃO DÁ, NO BRASIL.

 

A DE LAGES ESTÁ A +-1/2 KM DA RBS.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do GFS continua mostrando queda de temperatura à partir de segunda-feira, porém mais contida.

Em compensação mostra muita chuva para a metade sul do RS, algo em torno de 80/100mm para semana que vem.

Resta saber se foi uma rodada anômala, pois as anteriores não mostravam este cenário, ou então se esta nova tendência irá seguir nas próximas saídas.

Link to comment
Share on other sites

Mas rapaz, para uma rede de estações meteorológicas, não tem sentido colocar uma em uma baixada.

Para um caráter de pesquisa, quem sabe seja mais propício. Caso contrário, sou um dos que concorda que as redes de estações meteorológicas precisam sim ficar em áreas de topo, ou em média vertente

Não tem sentido umas estarem em baixada e outras em topo...

Se todas fossem em topo ficaria melhor para comparação.

Link to comment
Share on other sites

Otimo..pois alem de SJ, SJA , Urupema, Perico, Cruzeiro,Cambara do Sul e Bom Jesus...temos tres novidades este ano que vao surpreender. Agua Doce - 1329m , Matos Costa - 1220m e Bom Jardim da Serra - 1245m, sem falar do Castelinho.....

Voltando a falar de mínimas, é um desperdício o que fizeram com Xanxerê, a aut Inmet não retrata nem um pouco o frio que faz nas baixadas por lá.

E aí mesmo para algumas pessoas com alguma noção meteorológica como aqui no BAZ, ainda não caiu a ficha...

POdem surpreender no quê?

Se estiverem todas em topo não terão mínimas nem um pouco surpreendentes, do contrário terão mínimas bem baixas s estiverem em baixadas,ou semi-baixadas.Alguém sabe sobre a localização e relevo das mesmas?

 

PH...não estou falando mínimas absolutas, mas sim das *médias*...que para mim tem um peso muito maior. Qto Agua Doce, a estação fica numa fazenda num topo , igual a Ausentes a 1.329m de altitude. Não vamos ter mínimas espetaculares ali, mas por outro lado teremos máximas espetaculares....Qto a Bom Jardim da Serra, já pude observar que teremos médias e minimas absolutas que podem superar até mesmo a vizinha S Joaquim. O Cetrejo vai arrebentar apenas nas minimas , assim como o Pericó. Já Matos Costa a 1220m deve ser mais quente que São Joaquim mas bem mais fria que Lages, assim como Campo Belo do Sul.....Resumindo , penso que Santa Catarina possui muito mais pólos frios do ques o Rio Grande do Sul...

Ah sim para médias, estas acima de 1000m são muito fortes, embora insisto em médias de inverno as baixadas daqui fazem muito bonito.

Link to comment
Share on other sites

DESABOU o mundo nas cidades de Turuçu e São Lourenço do Sul! Acompanhem no twitter da MetSul: http://twitter.com/metsul

 

Há medição de monstruosos 300 mm de chuva em algumas horas!! :negative:

 

Os arroios e rios da região transbordaram e já foi encontrado um corpo de uma pessoa morta. A BR-116 está interditade com água sobre a pista (não sei se ainda está) e desabamento.

 

Na viagem de volta do Uruguai, ontem, peguei uma forte pancada de chuva no Chuí... e não caiu uma gota no INMET, que fica na Barra do Chuí, bem no Arroio Chuí que divide o Brasil do Uruguai, e fica a 7 km da cidade. Depois peguei chuva torrencial entre Camaquã e Tapes, vindo pela BR-116. Havia alguns relâmpagos e creio que era um nimbustratus. Tinha bastante vento E.

 

Conversei com o AAA ontem ele me disse que era chuva de verão formada pelo encontro do ar tropical que está ingressando pelo interior com o ar fresco e úmido do oceano. O ocenao está injetando combustível na costa do RS. Não vi Cb no caminho, mas as nuvens eram muito escuras e se andava de farol aceso. As cortinas de água se mesclavam com as coxilhas ao longo da estrada. Engraçado que logo adiante a pista estava seca. Chuva muito localizada. Chegamos em POA com tempo praticamente nublado. Fazia 25,1° com 75% por aqui.

 

Agora faz 30,1° com 58% por aqui e nublado.

Link to comment
Share on other sites

PH...não estou falando mínimas absolutas, mas sim das *médias*...que para mim tem um peso muito maior. Qto Agua Doce, a estação fica numa fazenda num topo , igual a Ausentes a 1.329m de altitude. Não vamos ter mínimas espetaculares ali, mas por outro lado teremos máximas espetaculares....Qto a Bom Jardim da Serra, já pude observar que teremos médias e minimas absolutas que podem superar até mesmo a vizinha S Joaquim. O Cetrejo vai arrebentar apenas nas minimas , assim como o Pericó. Já Matos Costa a 1220m deve ser mais quente que São Joaquim mas bem mais fria que Lages, assim como Campo Belo do Sul.....Resumindo , penso que Santa Catarina possui muito mais pólos frios do ques o Rio Grande do Sul...

SC é 95% do tempo mais fria que o RS. Apenas em ondas de frio muito intensas (cavalos polares), que representam os outros 5% do tempo, é que RS e SC se igualam. O frio aqui em ondas de frio extremas é tão forte quanto em SC. Daria até para dizer que em casos bastante específicos, em situação de bloqueio (1% do tempo, de repente), o RS é mais frio.

Link to comment
Share on other sites

PH...não estou falando mínimas absolutas, mas sim das *médias*...que para mim tem um peso muito maior. Qto Agua Doce, a estação fica numa fazenda num topo , igual a Ausentes a 1.329m de altitude. Não vamos ter mínimas espetaculares ali, mas por outro lado teremos máximas espetaculares....Qto a Bom Jardim da Serra, já pude observar que teremos médias e minimas absolutas que podem superar até mesmo a vizinha S Joaquim. O Cetrejo vai arrebentar apenas nas minimas , assim como o Pericó. Já Matos Costa a 1220m deve ser mais quente que São Joaquim mas bem mais fria que Lages, assim como Campo Belo do Sul.....Resumindo , penso que Santa Catarina possui muito mais pólos frios do ques o Rio Grande do Sul...

SC é 95% do tempo mais fria que o RS. Apenas em ondas de frio muito intensas (cavalos polares), que representam os outros 5% do tempo, é que RS e SC se igualam. O frio aqui em ondas de frio extremas é tão forte quanto em SC. Daria até para dizer que em casos bastante específicos, em situação de bloqueio (1% do tempo, de repente), o RS é mais frio.

 

É A ALTITUDE, MAIS DA METADE DO ESTADO OU BEM MAIS, +-70%, ESTÁ ACIMA DOS 500 m.

 

EM TERMOS DE BAIXADÕES FRIOS, OS CAMPOS DE PALMAS/SC, SÃO EXTREMAMENTE FRIOS, HÁ ENORMES ÁREAS DE ACÚMULO DE FRIO A MAIS DE 1100/1200 m, NESTAS ÁREAS DEVE TER MAIS DE 30/40 DIAS/ANO DE MÍNIMA NEGATIVA E NÃO DUVIDO QUE PASSEM, TODOS OS ANOS, DOS -8/-10 NOS PICOS DE FRIO. ALÍ É TANTO OU MAIS FRIO QUE AQUI NOS EXTREMOS, É UMA BELA DISPUTA. LÁ É MAIS SECO.

Link to comment
Share on other sites

Muitas pancadas de chuva hoje a tarde e ate deu pra escutar uns trovao..amenizou bastante a temp e a sensacao termica..agora 22.5 RBS (medição das 18:00) e 22.2°C aqui em casa (18:19)

 

Esses aguaceiros vindos do Leste são extremamente comuns pra essa epoca do ano e é prenuncio de verao climatico chegando ao fim. Essa nao eh uma afirmativa cientifica e sim uma observacao desde que criança q eu sempre tive.

Link to comment
Share on other sites

 

ESTA FICA A +- 10 KM DA CIDADE, CHAPADA BONITA

 

2376 FICA PERTO DE CASA, HIRAGAMI/CORUJAS

 

2375 FICA NA CIDADE DE BOM JARDIM.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.