Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Alguém já imaginou um jornal de circulação nacional com a seguinte manchete?

 

"Degelo é a nova ameaça no Sul"

 

Foi o que ocorreu na Folha de São Paulo em 24/08/1965 em meio as fortes enchentes e nevascas que castigavam a região. Preocupação bem ao estílo do degelo do Red River, nas Dakotas americanas com a chegada da primavera.

 

Impensável para o Brasil e para os tempos atuais. Se não estivesse documentado seria difícil de acreditar.

 

 

Belo achado Caio!!! Relembrar 'e viver, quem sabe um dia possamos acompanhar novamente!!!

 

O que mais me revolta sao os episodios de neve aqui na A. do Norte nos ultimos anos, quando nevou em Miami(area metropolitana), Los Angeles(2008), sul do Texas e Mexico(2010 e 2011), e agora pode nevar em Sao Francisco amanha!!!

Ano passado o frio patrolou o Caribe, deixando a ilha de Fidel com temperaturas que nao se viam desde o final da decada de 70...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 346
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

No aeroporto de Havan fez 3° no ano passado. Matou metade de Cuba, hehe. Vá entender.

 

Aqui voltou a ficar aquela delíca de calor + umidade. A mínima foi de 22,0° já à meia-noite. Agora faz 30,9° com 64%, o que dá p.o. em 23,3°. Até choveu em torno das 13 h, mas depois o sol veio e ferrou tudo. Pressão em 1004,6 mb. Venta de O a 6,8 km/h.

Link to comment
Share on other sites

No aeroporto de Havan fez 3° no ano passado. Matou metade de Cuba, hehe. Vá entender.

 

Aqui voltou a ficar aquela delíca de calor + umidade. A mínima foi de 22,0° já à meia-noite. Agora faz 30,9° com 64%, o que dá p.o. em 23,3°. Até choveu em torno das 13 h, mas depois o sol veio e ferrou tudo. Pressão em 1004,6 mb. Venta de O a 6,8 km/h.

 

Marcos, acho que só vou cotar o que você diz e colocar "Joinville" como cidade hhahahahhaha

 

Aqui estamos bem parecidos....agora tenho 30ºC com umidade em torno de 60%....quase encostei nos 32ºC hoje... :heat:

 

Essa parte que eu coloquei em negrito, pra mim, é uma das piores...se chove durante a noite, refresca e fica um pouco melhor...se dá um aguaceiro durante o dia, o sol vem forte depois e começa a evaporar a água da chuva, gerando um bafo insuportável.... ;/

Link to comment
Share on other sites

Alguém já imaginou um jornal de circulação nacional com a seguinte manchete?

 

"Degelo é a nova ameaça no Sul"

 

Foi o que ocorreu na Folha de São Paulo em 24/08/1965 em meio as fortes enchentes e nevascas que castigavam a região. Preocupação bem ao estílo do degelo do Red River, nas Dakotas americanas com a chegada da primavera.

 

Impensável para o Brasil e para os tempos atuais. Se não estivesse documentado seria difícil de acreditar.

 

Pois é hoje em dia o pouco que cai na cidade o Coutinho já fica todo preocupado, hahaah to brincando :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Nossa, mas a 2 anos atrás tava fazendo até 1°C no Sul de Goiás. Pra que mais frio que isso!

 

Lucas,

Nos últimos anos apenas o extremo sudoeste de Goiás tem enfrentado baixas temperaturas, o que é normal, pois é a região mais fria do estado no inverno. Ano passado fez 2ºC em Mineiros. Porém, temos sentido aqui na capital a falta de um frio maior, como era visto anteriormente e se vê hj praticamente todo ano em Cuiabá e até Rio Branco.

Goiânia e Belo Horizonte tem sido arrasadas no quesito frio pelo bloqueio que se forma e impede o avanço das massas polares. Quero que isso se reverta esse ano, pois será ótimo pegar frio aqui e em São Joaquim.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Alguém já imaginou um jornal de circulação nacional com a seguinte manchete?

 

"Degelo é a nova ameaça no Sul"

 

Foi o que ocorreu na Folha de São Paulo em 24/08/1965 em meio as fortes enchentes e nevascas que castigavam a região. Preocupação bem ao estílo do degelo do Red River, nas Dakotas americanas com a chegada da primavera.

 

Impensável para o Brasil e para os tempos atuais. Se não estivesse documentado seria difícil de acreditar.

 

ISTO MEU SOGRO, FALECIDO, PRESENCIOU, VIU O PELOTAS SUBIR COM DIA DE CÉU AZUL, TIVERAM QUE DEIXAR, RAPIDAMENTE, O ACAMPAMENTO NAS MARGENS. NA REGIÃO DE CAMPOS NOVOS.

Link to comment
Share on other sites

Alguém já imaginou um jornal de circulação nacional com a seguinte manchete?

 

"Degelo é a nova ameaça no Sul"

 

Foi o que ocorreu na Folha de São Paulo em 24/08/1965 em meio as fortes enchentes e nevascas que castigavam a região. Preocupação bem ao estílo do degelo do Red River, nas Dakotas americanas com a chegada da primavera.

 

Impensável para o Brasil e para os tempos atuais. Se não estivesse documentado seria difícil de acreditar.

 

Fantástico esse link!!!

 

Pesquisando sobre a onde de frio em SP do dia 02/08/1955, achei esses dados impressionantes:

 

-4,2ºC no aeroporto de Cumbica (Guarulhos);

 

-1,2ºC no IAG

-1,0ºC na Lapa

0ºC em Congonhas

 

Não há como duvidar do dado extra-oficial de -3,9ºC no Campo de Marte, já que o bairro da Lapa, local próximo, já era bem urbanizado naquela época, enquanto que o aeroporto da zona norte paulistana tinha o Tietê ao lado começando a ser retificado e era área de brejo, sem nada por perto.

 

Fico à imaginar como foi São Roque e aqui onde moro atualmente, he he!!! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Alguém já imaginou um jornal de circulação nacional com a seguinte manchete?

 

"Degelo é a nova ameaça no Sul"

 

Foi o que ocorreu na Folha de São Paulo em 24/08/1965 em meio as fortes enchentes e nevascas que castigavam a região. Preocupação bem ao estílo do degelo do Red River, nas Dakotas americanas com a chegada da primavera.

 

Impensável para o Brasil e para os tempos atuais. Se não estivesse documentado seria difícil de acreditar.

 

Fantástico esse link!!!

 

Pesquisando sobre a onde de frio em SP do dia 02/08/1955, achei esses dados impressionantes:

 

-4,2ºC no aeroporto de Cumbica (Guarulhos);

 

-1,2ºC no IAG

-1,0ºC na Lapa

0ºC em Congonhas

 

Não há como duvidar do dado extra-oficial de -3,9ºC no Campo de Marte, já que o bairro da Lapa, local próximo, já era bem urbanizado naquela época, enquanto que o aeroporto da zona norte paulistana tinha o Tietê ao lado começando a ser retificado e era área de brejo, sem nada por perto.

 

Fico à imaginar como foi São Roque e aqui onde moro atualmente, he he!!! :pleasantry:

 

Evandro, São Roque Itapevi e aqui na Granja Viana onde moro, talvez a mudança para mais frio provavelmente deve ter sido bem menor em relação à Capital, pois estamos mais afastado dessa e da poluição, concreto, etc. Na verdade, na Capital a capacidade de produzir frio é que diminuiu. (Por isso que a grande diferença, ao meu ver, sejam nas mínimas médias e mínimas absolutas). As máximas da Capital assemelham-se aqui da Granja Viana, por exemplo. A grande diferença se dá principalmente no outono/inverno de cá, que em média é uns 3ºC mais frio nas mínimas médias e absolutas.

Link to comment
Share on other sites

Esse link com as edições da Folha de SP é um tesouro...muitas informações, dados, etc...

 

Tinha um link da revista Veja, que também mostrava digitalizadas todas as edições...e lá também falava sobre o evento de 1975....

 

Por aqui, simplesmente um bafo essa madrugada...choveu e nem por isso baixou...minha maior mínima do ano: 24,2ºC....

Link to comment
Share on other sites

Na edição de 9/7/1994 diz: "Volta a nevar em Porto Alegre após 10 anos." "Neve granular, de cor opaca, caiu por meia hora na manhã de ontem; último registro era de agosto de 84". Ah, que maravilha. :good2:

 

Só que também caiu por uma hora durante a tarde.

 

Saudades disso. Ainda mais com o dia de hoje: mínima de 23,0°. Agora faz abafados 29,2° com 70%. P.o. em 23,1°. Pressão em 1009,3 mb. Venta de NO a 2,4 km/he esta nublado. Quero chuva!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal......teremos mais uma novidade na lista de Municipios + frios do Brasil. Alem de Agua Doce a 1329m que deve arrebentar esse ano , Bom Jardim da Serra e Urubici (Cidade), que é + fria que Lages....Acabo de conseguir dados de uma convencional de Matos Costa a cerca de 1220m de altitude.....é isso....!!

 

Tentei Guarapuava mas me pediram 1200,00 reais para obter os dados de lá para 2011, dai ficou dificil...

 

Matos Costa e Calmon são deveras cidades frias! Estou ansioso pelos dados de Matos Costa...E Urubici tá dentro de um buraco....com certeza deve registrar bons valores de mínimas, Carlos...

Link to comment
Share on other sites

Ventou forte aqui em Cascavel. O vento chegou provocar pequenas ondas no lago municipal. A estação Davis registrou rajada de vento de 51,5km/h aqui no bairro Parque São Paulo. Temperatura agora de 21,6°C

 

Apesar do vento, até o momento foram apenas 2,0mm de chuva

Sorria, porque aqui a chuva passou ao N de POA pela enésima vez por um cumulus mais ou menos desenvolvido, e a chuva praticamente se dissipou. Sobre a cidade o que restou foi um delicioso chuvisco com 30,3° a 68%. Vou te contar: chuvisco com 30°. Só aqui mesmo...

 

Venta de ONO a 10,0 km/h.

 

Abraços lastimáveis.

Link to comment
Share on other sites

Para variar, mais uma vez nesse inesquecível verão, o tempo fecha em POA, dá trovoadas, temos até mesmo relâmpagos, e o que acontece? Vai descarregar tudo lá em Viamão. Duvido que vá chover. Vai ficar nublado e dar aquela abafada básica só para sufocar um pouco mais. Rezem, porque não baixa dos 23°.

 

A máxima foi de 33,2° sem baixar dos 58%. Sensação com pico de 40,1°. Agora faz 26,0° com 79%.

 

Choveu também no Vale dos Sinos. Aí está a chuvarada em Campo Bom que a MetSul destacou no twitter:

. Choveu por quase todos os lados. Aqui só chuvisco e gotejamentos :negative:
Link to comment
Share on other sites

Esse link com as edições da Folha de SP é um tesouro...muitas informações, dados, etc...

 

Tinha um link da revista Veja, que também mostrava digitalizadas todas as edições...e lá também falava sobre o evento de 1975....

 

Por aqui, simplesmente um bafo essa madrugada...choveu e nem por isso baixou...minha maior mínima do ano: 24,2ºC....

 

Impagável o jornal de agosto de 1965! Já salvei o link para examinar outras datas!

Link to comment
Share on other sites

TEREMOS FRIO DE SEGUNDA EM DIANTE. AQUI PODERÁ CHEGAR PERTO DOS 4/6°C LÁ POR TERÇA, QUARTA OU QUINTA.

Deus seja louvado!

 

Aqui em casa a variação de temperatura até o momento foi de 23,8° a 26,3°. Isso: arredondando, de 24° a 26°. Mas a mínima vai baixar com o vento S que temos agora, soprando 6,0 km/h. Rajada máxima de 29,9 km/h. Faz 24,3° com 77%.

 

Abraços esperançosos!

Link to comment
Share on other sites

O ar seco e mais frio começa a entrar no RS, pelo Sul:

 

Jaguarão e Canguçu estão 5ºC mais frias que ontem no mesmo horário, com umidade mais baixa. Bagé, 6ºC a menos.

A atmosfera está secando. O tempo aqui está bom, vento ESE a 2,7km/h (às vezes sem vento) e faz 20,9° com 85%. FI-NAL-MEN-TE uma noite boa!!

 

NANEI! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, mas nem com ar mais seco essa porcaria resfria decentemente. Mínima de 20,5°. Caiu 0,4° desde às 2 h. Nesse verão está um verdadeiro massacre baixar dos 20°. Vou te contar...

 

A MetSul prevê entrada de alguma umidade oceânica por aqui nesses dias mais frescos. Aposto que nossas mínimas já eram, a não ser que se evidencie o contrário durante a noite. A mp está passando sobre o mar e, com a TSM muito aquecida, lá vem nuvem. 2011 está repetindo o padrão de 2010. No ano passado o outono foi uma lástima: as mínimas mais altas do RS, sempre nublado, girando de 15° a 20° em maio. Só vamos ter algum frio decente nesse outono com mp vindo pelo continente ou ao longo da costa. Se depender do resfriamento noturno ou de mp oceânica, já era.

 

Ao menos o dia hoje está "agradável": faz 28,0° com 59%. P.o. em 19,7°. Vento S a 2,1 km/h e sol com nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Explodiram fortes áreas de instabilidade em SP. Agora há algumas muito intensas no oeste do Estado. O ar mais frio e seco da frente que passou no oceano enxugou a umidade.

 

Aqui em casa tive máxima de 29,7°, mas a umidade chegou a 51%. Agora faz 22,7° com 74% e temos algumas nuvens. P.o. em 17,7°, o menor do dia, o que mostra que a atmosfera ainda está secando e que teremos uma noite mais fria. Devo chegar aos 18,5°/19°.

 

Venta de E a 7,1 km/h. Maior rajada de 29,1 km/h. Dia muito típico de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Mais alguns milímetros de chuva nessa noite e o mês de fevereiro está fechando com incríveis 401 mm aqui nos meus registros! Felizmente madrugadas mais agradáveis virão daqui pra frente. Está um vento E-SE constante muito fresco, algumas estrelas e nuvens baixas com atuais 22,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, mas nem com ar mais seco essa porcaria resfria decentemente. Mínima de 20,5°. Caiu 0,4° desde às 2 h. Nesse verão está um verdadeiro massacre baixar dos 20°. Vou te contar...

 

A MetSul prevê entrada de alguma umidade oceânica por aqui nesses dias mais frescos. Aposto que nossas mínimas já eram, a não ser que se evidencie o contrário durante a noite.

Não disse? Dito e feito. Não só o vento E encheu a cidade de nuvens como ainda por cima esquentou 0,3°. Tenho 22,1° com 73%, e isso que estamos com ar "frio". Com o vento constante e essa variada nebulosidade estratificada eu não baixo dos 20° nem a pau. Creio que talvez sequer chegue aos 20°!! Venta de SE a 9,2 km/h.

 

A máxima foi de 29,0° com 49%. Bem "agradável".

 

E o Bruno com saudades das nossas noites de verão... tu estás louco. Só hoje ficou melhor. Fica aí no Alaska e volta em junho.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, meu antigo termômetro foi pro espaço (o console quase nunca mais se comunicou com o sensor remoto), quase 20 dias sem dados. Teve 1 dia que ele chegou a dar um suspiro e marquei 19,5. Agora comprei outro equip, e parece que a dinâmica começa a mudar. Tardes geralmente suportáveis, raramente muito quentes. E hoje marquei 19,2. Tirando os dias de 8 a 24/2, que fiquei sem medir, hoje foi o menor resigtro desde o fim de dezembro.

Pelo menos agora tenho sensores pra medir a temp em mais pontos da casa, dããã... investimento em coisa mais profissa, com memória pra conuntos de dados e abrigo, só quando a gente (eu e a muié :friends: :heart: ) conseguir se mudar pruma casa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.