Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Isso significa verão fresco Lucas ?

 

ehehehhe

 

Esses últimos 3 dias realmente foram muuuuuito mais agradáveis, mas nada que

sirva pra compensar o calor amazônico da segunda metade de dezembro e de janeiro, ao menos por aqui...

 

Abraços na média

 

Bem, eu acho que por aí anda mais quente mesmo, pela estação do Simepar.

Apesar da média de 1°C acima da normal em janeiro, o que anda predominando aqui são as nuvens e as chuvas. A umidade média em fevereiro aqui está em 90.0% bem acima dos 78.6% de Janeiro.

 

Desde o começo do funcionamento da estação aqui, em 03/11/10, já são 102 dias. Deste total a temperatura ficou igual ou acima de 30°C em apenas 17. Anda chovendo muito. Só neste mês o total acumulado é de 238.8mm e choveu todos os dias de fevereiro.

 

Abraçoo!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 346
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente tem chovido bastante por aí, Lucas! Por aqui, até o momento acumulo o seguinte:

 

1st fevereiro - (1 mm)

2nd fevereiro - (6 mm)

3rd fevereiro - (2 mm)

5th fevereiro - (14 mm)

6th fevereiro - (63 mm)

7th fevereiro - (29 mm)

8th fevereiro - (1 mm)

10th fevereiro - (27 mm)

 

Number of rainfall days: 8

Maximum rainfall rate: 189 mm/hour at 18:57:00 on 06 fevereiro

Total rainfall for fevereiro: 143 mm

Days Since Rain: 0

Last rainfall amount: 27 mm

Link to comment
Share on other sites

As áreas urbanas estão fadadas ao aquecimento. Nós vemos já pelas nossas estações meteorológicas, como as temperaturas sobem quando colocamos as estações próximas a construções. O clima das cidades, no longo prazo, vai perdendo a característica histórica da região e ganhando características próprias, microclimas etc. Quem quer ter o frio de antigamente, tem que morar em cidades muito pequenas ou em áreas rurais. Ou então, temos que nos acostumar a uma nova realidade porque vivemos em cidades que se expandem a taxas altas, num país que expande a taxas altas e sem o menor criterio organizacional.

Link to comment
Share on other sites

ENFIM CHOVE EM JUIZ DE FORA ! Após 25 dias !

 

Cara, eu não iria querer morar por aí. Não posso passar mais que alguns dias sem ver chuva, pois já fico desanimado.

Por falar em chuvas. Chove todos os dias por aqui. A pouco deu mais um pancadão!

Sds.

 

Você ficaria bem desanimado por aqui durante o inverno Tomasini, tamanha a quantidade de dias sem chuva, hehehe !

É normal termos 20/25 dias consecutivos sem qualquer precipitação entre os meses de Junho a Agosto. Agora, isso

acontecer em pleno verão, estação chuvosa do nosso clima, realmente não dá para aguentar ! Este verão está conseguindo

a proeza de ser ainda mais quente que o do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

ENFIM CHOVE EM JUIZ DE FORA ! Após 25 dias !

 

É e aqui em Cachoeiro/Sul do ES, nada ainda...

Apesar das grandes formações à tarde, nenhuma gota cai...

É pelo menos essa massa de ar seco está indo embora...

 

Adeus!!!! Que venha CHUVA!!!!!!!!!

 

As instabilidades já estão voltando a se formar sobre todo o sudeste, Gutho. É questão de pouco tempo

agora para os pancadões de chuva voltarem !

Link to comment
Share on other sites

Mais uma boa pancada aqui neste momento Renan...

 

Pelo satélite tem muitas boas formações aqui por perto. Vamos ver no que dá.

Tem instabilidade explodindo exatamente sobre o Planalto Médio no RS, a faixa E de SC entre Laguna e São Francisco do Sul, o O o PR e boa parte da fronteira desde o NO do RS até o PR. Tem instabilidade pesada no MS.

 

No Sudeste, todo o Estado de MG está com tempo fechado, à exceção do E e da divisa com a BA.

 

Aqui boa parte do dia foi nublado. Variação de 21,5° a 27,9°. Amanhã vou num casamento e, GRAÇAS A DEUS, não vai estar quente, ao menos não tanto! Minha preces foram ouvidas!! :good2:

 

Agora faz 23,0° com 75%. Pressão em 1010,5 mb. Venta de ESE a 5,3 km/h.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Chove forte em Cascavel, Oeste do Paraná. Em poucos minutos o acumulado foi de 26.4mm. No mês o total já é de 280.0mm. A estação meteorológica (Davis) registrou rajada de vento de 40.2km/h e a temperatura caiu para 19.3°C

 

chuva2.jpg

 

A imagem é do calçadão no centro de Cascavel, com muita chuva. Em plena sexta-feira, pouco movimento.

 

chuva1.jpg

 

chuva3.jpg

Canon T1i

Link to comment
Share on other sites

Meio dia em Cascavel e mais uma vez temperaturas não muito típicas de verão. Faz 21,6°C com 97% de umidade. Céu permanece totalmente carregado. Nos últimos 5 dias as máximas ficaram entre 24° e 25°C

 

Para ter uma ideia, hoje foi o 17° dia seguido de chuva em Cascavel. Desde 27 de janeiro chove pelo menos 0.2mm diários. O acumulado de fevereiro continua subindo: 289.6mm

Link to comment
Share on other sites

Meio dia em Cascavel e mais uma vez temperaturas não muito típicas de verão. Faz 21,6°C com 97% de umidade. Céu permanece totalmente carregado. Nos últimos 5 dias as máximas ficaram entre 24° e 25°C

 

Para ter uma ideia, hoje foi o 17° dia seguido de chuva em Cascavel. Desde 27 de janeiro chove pelo menos 0.2mm diários. O acumulado de fevereiro continua subindo: 289.6mm

 

É dai não tem muito o que reclamar mesmo, aqui 13:30 já tenho 30° nublado e sensação térmica em 36°C..

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa choveu 17,6 mm no sábado. E tive a tarde menos quente de 2011 até agora: máxima de 24,3°! Ainda assim foi um sufoco ficar na igreja de terno e gravata num casamento. Com a gola enforcando deu aquele famoso suador danado. Umidade em 100%, ou quase. A mínima do dia foi de 22,0°.

 

A pouco cheguei em casa e há nevoeiro nos bairros altos de POA. O Bela Vista está coberto de nevoeiro; os edifícios perto de casa também. O teto está seguramente entre 70 e 100 m.

 

Agora faz 22,4° com + de 91%. Venta de NO a 6,4 km/h. Ótima noite para dormir. :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante Igor. Aqui em Floripa choveu na noite/madrugada, agora na Praia Brava o dia está melhorando, quase limpo, agua do mar geladinha, não mais do que a gelada na minha mão. Hehehe Abs

 

 

NOJENTO!!!!!!!!!!!!!!

 

TEM BOA CHANCE DE MARÇO E ABRIL SEREM ÓTIMOS PARA PRAIA, SOL E POUCA CHUVA NO GERAL. MAIS FRESCO.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante Igor. Aqui em Floripa choveu na noite/madrugada, agora na Praia Brava o dia está melhorando, quase limpo, agua do mar geladinha, não mais do que a gelada na minha mão. Hehehe Abs

 

Po e eu estava fritando hoje a tarde em Blumenau...hahaha...aí vim no final da tarde e cozinhei mais um pouco aqui em Joinville....agora chove e a temperatura caiu significativamente...

Link to comment
Share on other sites

Nossa Shimutz..depois eu que sou o tatulândia.. :rofl: :rofl: :rofl:

 

Aproveitando...Rio de Janeiro com 34ºC agora 10 da manhã.....!!!!!!!

Boa sorte. Vou mandar rezar uma missa por ti. :good2:

 

Aqui em casa tive a mínima do ano até agora: 19,4°! :good2: Hoje pela manhã estava uma delícia. Foi a melhor manhã de 2011, disparado. Em função do nevoeiro que tomou da cidade, eu ainda tinha 21,8° às 10 h.

 

Agora faz 26,8° com 66% e venta de SO a 6,0 km/h. Sol e muitos cumulus.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa fantástica....

 

JO.jpg

 

Menor temperatura das estações da RBS agora há pouco, sé empatando com Caxias do Sul...ontem, neste mesmo horário, a temperatura girava em torno de 36ºC!!!!

 

Sim ta bom d+, por enquanto a minha máxima nem se quer encostou nos 26..agora 17:30 25.4°C

 

Essa estação ai da RBS de Blumenau ta desatualizada desde o meio-dia..hj foi o primeiro dia desde o natal que mal to precisando de um ventilador no fraquinho..mas quando bate vento nem ventilador precisa..mto bom

Link to comment
Share on other sites

Aí sim Ronaldo. A melhor época para curtir Floripa!

 

Ótimo para passar a Páscoa e com preços menos abusivos. Sem contar que ainda dá tranquilo para andar de bermuda e camiseta. à noite é que pode ficar mais fresquinho, mas é tranquilo!

 

AINDA É QUENTE, MARÇO É MAIS QUENTE QUE DEZEMBRO , SÓ NA SEGUNDA QUINZENA DE ABRIL É QUE ALIVIA DE NOITE, RARAMENTE FAZ FRIO EM ABRIL.

Link to comment
Share on other sites

Pelas estações da RBS faz 24,6° m Floripa e 24,1° em Lages. Serra e litoral empatados. Faz 21,8° em Joinville e 21,1° em Caxias do Sul.

 

Aqui em casa tenho 26,7° com 61%. E faz 25,3° com 57% na RBS.

 

Tive variação de 19,4° a 29,4°. Dia típico de verão, praticamente dentro do padrão. Apenas a mínima 1° mais baixo. Vento E e SE predominando e sol com nuvens. Última rajada de ESE a 18,5 km/h.

Link to comment
Share on other sites

O Carlos como de costume logo posta o tabelão das mínimas de hoje, mas pelo que andei vendo, Soledade teve ter ficado como 3ª mais baixa mínima do RS.

 

Shima....tabelão da minimas só a partir de maio...pois agora só se for o das máximas...!!

 

:mail:

Shima, nem faço questão das mínimas,pois o topinho não emplaca neste aspecto, agora nas máximas tá fazendo bonito mesmo.Sensação térmica de frio hoje de manhã e agora à noite.Metade de fevereiro e continuam Ausentes e Soledade com as menores máximas absolutas, 27,4º em SJ Ausentes e 28,4º em Solecity. :good2:

Chuva acumulada , sensacionais 146 mm! :shok: :shok: :shok: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Agradabilíssimo o vento que sopra lá fora de S-SE. Céu com poucas nuvens. Após 11 dias seguidos, hoje não choveu! Faz 23,5°C e pressão em 1011 hPa.

 

Não sei o que está havendo, os Ypês da minha rua e de outras partes da cidade estão perdendo as folhas e não são poucas. Algumas pontas de galho já estão peladas, parece até que o outono já chegou. Não parece haver nenhuma doença nas folhas, simplesmente estão perdendo sustentação, caindo e já secando. Vou ter que subir no telhado no fim de semana, as calhas estão cheias!

Link to comment
Share on other sites

IMPRESSIONANTE OS VALORES DE MÍNIMA NO NORDESTE DE SC AGORA; 18,5°C/INDAIAL/INMET, 18,9°C/BLUMENAU/RBS, 18,4°C/S.F.DO SUL/EPAGRI.

SÃO VALORES MUITO RAROS, DIRIA, RARÍSSIMOS, NESTA ÉPOCA, HORÁRIO E COM CÉU NUBLADO.

 

Isso que o vento E ta soprando com bastante frequencia, + essa umidade parece até menos que 19/18°C, impressionante, tao impressionante quanto aquelas max inferiores a 10°C que tivemos no inverno passado.

 

E como fica as chuvas pra amanha aqui pra regiao e pras cabeceiras do rio? o rio ja esta em 6m acima do nivel normal.

Link to comment
Share on other sites

Shima, nem faço questão das mínimas,pois o topinho não emplaca neste aspecto, agora nas máximas tá fazendo bonito mesmo.Sensação térmica de frio hoje de manhã e agora à noite.Metade de fevereiro e continuam Ausentes e Soledade com as menores máximas absolutas, 27,4º em SJ Ausentes e 28,4º em Solecity. :good2:

Chuva acumulada , sensacionais 146 mm! :shok: :shok: :shok: :clapping:

Menores máximas absolutas de hoje, não? Sábado tive máxima de 24,3° aqui em casa e 25,2° no INMET.

 

Hoje tive variação de 19,4° a 29,4°. Uma delícia se comparado ao que foi o verão até semana passada. 2011 é o pior verão em pelo menos 15 anos para quem não gosta de ficar suando como eu. Pior mesmo que 2010, que teve aquela onda de calor infernal, mas pelo menos teve algumas noites menos terríveis.

 

Agora faz 21,0° com 71% e venta de SSE a 4,5 km/h. Céu limpo. Rumo aos 19° de novo.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.