Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 346
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sao Paulo em 100 anos aqueceu 3,5 graus... devia ser uma delicia morar por aqui, no verão e no inverno... totalmente mesotermico!

 

SP CENTRO, POIS ÁREAS FORA DO CENTRO, PERIFERIA, DEVE TER SIDO BEM MENOS.

 

Marsilac, se fizer a seguinte brincadeira:

- comparar dados 2007-2009 de Marsi com os de Santana;

- comparar dados 2007-2009 de Santana com os dads 2001-2010 de Sant´

- a partir daí, estimar como pode ter sido marsi na seminormal 2001-2010

Cheguei à conclusão que ali pode ser até msm mais frio q na área urbana de Curita. O problema é que aqui é a RM do concreto. O que seria da Votorantim sem a RMSP? Assim, não é de surpreender que o centro de Sampa tenha clima quase santista, enquanto Marsi briga com Curita.

Aqui em Mauá é relativamente ameno, a ponto de eu ter visto geada em junho perto de casa.

Link to comment
Share on other sites

Sao Paulo em 100 anos aqueceu 3,5 graus... devia ser uma delicia morar por aqui, no verão e no inverno... totalmente mesotermico!

 

SP CENTRO, POIS ÁREAS FORA DO CENTRO, PERIFERIA, DEVE TER SIDO BEM MENOS.

 

Marsilac, se fizer a seguinte brincadeira:

- comparar dados 2007-2009 de Marsi com os de Santana;

- comparar dados 2007-2009 de Santana com os dads 2001-2010 de Sant´

- a partir daí, estimar como pode ter sido marsi na seminormal 2001-2010

Cheguei à conclusão que ali pode ser até msm mais frio q na área urbana de Curita. O problema é que aqui é a RM do concreto. O que seria da Votorantim sem a RMSP? Assim, não é de surpreender que o centro de Sampa tenha clima quase santista, enquanto Marsi briga com Curita.

Aqui em Mauá é relativamente ameno, a ponto de eu ter visto geada em junho perto de casa.

 

Média simples de janeiro em casa (Itapevi): 22,47ºC*

 

Mínimas: 18,88ºC

Máximas: 26,06ºC

 

*não foram coletados dados dos dias 01 e 02/01

 

No momento céu encoberto, sem chuva: 21,8ºC (15:00h). Deu uma boa refrescada. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Temperatura agora? 36,6° com 49%!! A sensação bateu 44,7°!!

 

Já há Cb´s ao NO da cidade. Venta de NO a 11,8 km/h. Pressão em 1004,8 mb.

 

Frita, Porto Alegre!!

 

MEU DEUS ! :sad: :sad: :sad:

Chega logo, inverno !

Piorou: máxima de 37,3°!! :heat: :negative:

 

Nesse momento temos nuvens escuras cobrindo POA! Começou uma breve ventania, seca. Faz 34,8° com 52% e venta de NO a 31,9 km/h. Formou-se uma cortina de água ao E de POA. O vento está abastecendo o sistema.

 

Abraços tórridos!!

Link to comment
Share on other sites

Sao Paulo em 100 anos aqueceu 3,5 graus... devia ser uma delicia morar por aqui, no verão e no inverno... totalmente mesotermico!

 

SP CENTRO, POIS ÁREAS FORA DO CENTRO, PERIFERIA, DEVE TER SIDO BEM MENOS.

 

Pra mim esses aquecimentos relatados tem causas macro tambem, nao e so urbanizacao e somente a America do Sul!

 

Nao sei se eu poderia ter postado aqui, mas achei o tema relevante. Olhem que interessante esse texto:

 

650 anos de queimadas

 

 

À medida que o homem se espalha pelo planeta, as queimadas aumentam e destroem a vegetação nativa. Essa é uma crença arraigada na mente da maioria de nós. A realidade é que não sabemos a quantidade de biomassa que era queimada anualmente durante a Idade Média ou ao longo do grande crescimento populacional do século XX. Estudos recentes demonstram que nossa crença está errada. A quantidade de biomassa queimada atualmente é a mais baixa dos últimos 650 anos.

Analisando imagens de satélite é possível saber que parte do planeta está sendo devorada pelo fogo a cada dia. Mas esses dados cobrem apenas o período recente, pois faz menos de 30 anos que é possível compilar os dados a partir de fotos de satélite. Dados relativos aos últimos 2 mil anos podem ser obtidos medindo a quantidade de carvão vegetal presente nas diversas camadas do solo, em diferentes regiões. O problema dessa série de dados é que, apesar de ser coletada em diversos continentes, ela retrata somente o local estudado. A novidade é que, analisando a quantidade de monóxido de carbono presente em amostras de ar sequestrado em colunas de gelo, foi possível calcular a quantidade de biomassa queimada, a cada década, nos últimos 650 anos.

Quando neva na Antártica, pequenas bolhas de ar ficam presas na neve. No ano seguinte, essa neve é recoberta por uma nova camada e a pressão faz com que ela se transforme em gelo, isolando a amostra de ar atmosférico em pequenas bolhas dentro do bloco de gelo. Ao longo dos séculos essas camadas se acumulam. Faz anos que os cientistas fazem furos em diversas regiões desse continente e recuperam amostras de gelo de diferentes profundidades. Amostras colhidas logo abaixo da superfície contêm o ar do ano passado. Nas retiradas de profundidades maiores o ar sequestrado representa o que estava na atmosfera no século passado e assim por diante. O estudo dessas amostras de ar já permitiu calcular tanto a quantidade de gás carbônico presente na atmosfera antes da revolução industrial quanto a temperatura da atmosfera no passado. Agora, utilizando métodos sofisticados de análise, foi possível medir a quantidade de monóxido de carbono nessas amostras.

Como o monóxido de carbono é formado com a queima incompleta de biomassa, ele é um indicador da quantidade de biomassa queimada no ano em que o ar foi sequestrado no gelo. Um complicador é que existe um outro processo de formação de monóxido de carbono na alta atmosfera. Mas novas tecnologias, capazes de analisar os isótopos de carbono e oxigênio presentes nas amostras, permitem distinguir a quantidade de monóxido de carbono gerado por cada processo.

Os resultados confirmam o que os cientistas haviam descoberto analisando o acúmulo de carvão em amostras de solo.

Entre 1350 e 1650 houve uma redução de aproximadamente 50% na quantidade de biomassa queimada. Entre 1650 e 1850, a quantidade de biomassa consumida pelo fogo quase duplicou. A partir de 1850 se observa uma queda rápida na quantidade de biomassa queimada. Esta queda contínua faz com que a quantidade de biomassa queimada atualmente seja a menor dos últimos 650 anos.

Esses dados sugerem que nunca existiram tão poucos incêndios nas superfície do planeta quanto nas últimas décadas.

Se forem confirmados, os dados demonstram que nossa impressão, de que as queimadas acompanharam a colonização do planeta pelo homem, não corresponde à realidade.

A maneira mais simples de interpretar os dados é correlacionar as queimadas não com a atividade humana, mas com o clima. A primeira queda corresponde ao período de resfriamento, chamado de Pequena Idade do Gelo, que terminou por volta de 1500 e foi seguida por um ligeiro aquecimento nos séculos seguintes.

A grande dificuldade é explicar a abrupta queda entre 1850 e o presente, atualmente um mistério. Outra dificuldade é prever o que vai acontecer nas próximas décadas com o gradual aquecimento do planeta.

O fato é que nossa impressão de que a maioria dos grandes fogos, responsáveis pelo aumento do monóxido de carbono, é provocada pela atividade humana parece não ser verdadeira. Tudo indica que a temperatura da atmosfera é um fator mais importante. De uma coisa podemos ter certeza: esses novos dados vão provocar polêmica entre climatologistas e ambientalistas e provavelmente devem forçar uma revisão de alguns modelos de aquecimento global.

 

Fonte: Fernando Reinach

Link to comment
Share on other sites

Impressionante!! O Cb literalmente estourou para E de POA, bem na direção de Viamão. Em Viamão deve estar caindo o mundo!!

 

Já há uma nuvem-arco se movendo para POA, não devido à direção da nuvem, mas à expansão da tempestade! Faz 31,5° com 58% e venta de O a 17,1 km/h. Trovoadas!!

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho que agradecer que essa semana o calor foi de padrões comuns para cá, e a chuva reduziu bastante também, ao contrário das útlimas semanas que a sensação térmica passava todo dia dos 40°

 

Aqui agora deu uma pancadinha de chuva que só serviu pra ficar mais quente..31.2°C mas com sensacao de uns 36+/-, mto umido

 

Espero eu que o pior já passou, pq pelas previsões nao de tanto calor assim como foi desde começo de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Esta sinalizando um baita ciclone no sul do Brasil semana que vem. Incomum no verão...

 

Será que sobe um arzinho fresco também? Tomara. Antes, muita chuva nos três estados do sul! Hoje mais 20 mm, nada de sol e nem chegamos aos 28°C, então, foi um dia de sorte!

Tomara que jogue o ar frio lá no Caribe e entorte a média de temperatura desse verão. Se vier com sensação térmica negativa eu assino embaixo, hehe.

 

Agora faz 26,6° com 75%. Muito bom para quem teve 37,3° de tarde. Venta de NO a 1,9 km/h. Se baixar dos 25° será lucro. Estava 25,7° às 20:20 e esquentou. Tempo fechado. Nesse verão virou praxe dar calorão, não chover e nublar de noite. Vou te contar... não tivemos o janeiro mais quente da HISTÓRIA em POA de graça.

 

Abraços esperançosos!

Link to comment
Share on other sites

Pela enésima vez, torramos acima dos 35°, o tempo vira, a chuva passa LITERALMENTE raspando a cidade, venta seco, dá uma resfrescada para os 28° e agora vamos ter aquele tempinho nublado básico à noite para reter um pouco mais de calor. Vou te contar... :rtfm:

 

Choveu em parte ao S, está preto para o E (de novo, pegando Viamão e Alvorada) e choveu em parte ao N. Aqui não caiu nada. Venta seco. Nuvens para todos os lados, mas nada de chuva. Há algo ao O e SO. Espero que chova!!!

 

Agora faz 27,9° com 65% e venta de NE a 15,3 km/h. Pior que o vento é remanescente da tempestade ao E. Espero que chova mais tarde, porque senão a gente não baixa dos 24°/25° de novo.

Link to comment
Share on other sites

22:00HS:

 

Curitiba: 20ºC

São Paulo: 26ºC

Santos: 28ºC

 

Muita diferença e um calor fora do comum para Santos em plena 23h. Estou em Colombo e faz 18ºC com garoa e vento bem agradável, com clima ideal para a Festa da Uva da cidade...

Incrível com está quente em São Paulo. A mesma temperatura daqui de casa.

 

Meu temor, mais do que óbvio, virou realidade: não choveu e encheu de nuvens. Estamos com calor e nublado. Aqui tenho 26,3° com 76%. Há relâmpagos ao NO, mas estão longe. Venta de NE a 2,3 km/h.

 

Abraços calorentos!

Link to comment
Share on other sites

Pela enésima vez, torramos acima dos 35°, o tempo vira, a chuva passa LITERALMENTE raspando a cidade, venta seco, dá uma resfrescada para os 28° e agora vamos ter aquele tempinho nublado básico à noite para reter um pouco mais de calor. Vou te contar... :rtfm:

 

Dito e feito. Agora o vento praticamente parou, ficou ainda mais nublado e até mesmo esquentou alguns décimos. Faz 26,6° com 77%. No Moinhos de Vento está 27,1°. Vim da rua a pouco e o ar está quente!

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

^^ Bah, ninguem merece ficar em POA em Jan/Fev. :heat:

Gerson, a coisa está tão monstruosamente trágica nesses dias que ficamos com as MESMA temperatura desde às 19:30 h de ontem até o amanhecer de hoje. A mínima aqui em casa foi de 25,9°! Eu disse a MÍNIMA!!!!

 

Mas não pára por aí: choveu em POA... na Zona Sul!!! E agora o céu está preto em boa parte da Grande POA e provavelmente com chuva intensa!! Aqui nada, nada!! Só gotejou ontem. Vou te contar...

 

Agora faz 28,1° com 75% e venta de SO a 11,8 km/h. O vento na rua dá uma falsa sensação se frescor. Voltei da missa agora e estou todo suado. Meu pai passou mal dentro da igreja, provavelmente devido à pressão baixa (tontura, ânsia de vômito, mal-estar).

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto aqui não caiu uma gota de chuva, na casa do AAA, a uns 4 km daqui, desabou uma enxurrada. A PWS de São Leopoldo acusou 119 mm nessa manhã!! Alagou a cidade!! Sapucaia do Sul também alagou: https://picasaweb.google.com/josemarmd/Agua?feat=directlink# O Twitter da MetSul está informando da chuvarada.

 

A BR-116 está congestionada devido à enxurrada.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos do Jordao esta um baita calor, sol forte, imagino que a máxima esteja no mínimo em 27 graus ontem e hoje. Fico imaginando o que me espera em SP quando voltar. Socorro, não tenho Ac em casa!!!

Pelo menos por aqui as noites estão gostosas e da ate para puxar uma coberta :good:

Link to comment
Share on other sites

To indo para CDJ hoje... tomar vinho com 13ºC. Nao aguento mais passar calor!

 

Homem chique é outros quinhentos... Abra um vinho em homenagem a "arqui-inimiga", um joaquinense de primeira linha não vai decepcionar.

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Imagina só, degustar um Joaquim, C.Sauvignon, em plena Boulevard Geneve, esquina com a Djalma Forjas, Capivari, CJ.

 

Quem me dera!! Esses vinhos de SJ são tudo 80 pila a garrafa, só em dia de festa da pra abrir um!! Abs

Link to comment
Share on other sites

Enquanto aqui não caiu uma gota de chuva, na casa do AAA, a uns 4 km daqui, desabou uma enxurrada. A PWS de São Leopoldo acusou 119 mm nessa manhã!! Alagou a cidade!! Sapucaia do Sul também alagou: https://picasaweb.google.com/josemarmd/Agua?feat=directlink# O Twitter da MetSul está informando da chuvarada.

 

A BR-116 está congestionada devido à enxurrada.

 

 

Pois eh, falei com minha mae hoje e ela disse que esta insuportavel....diz que o ar condicionado nao esta dando conta!!

 

To fora...uhhhh... :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto aqui não caiu uma gota de chuva, na casa do AAA, a uns 4 km daqui, desabou uma enxurrada. A PWS de São Leopoldo acusou 119 mm nessa manhã!! Alagou a cidade!! Sapucaia do Sul também alagou: https://picasaweb.google.com/josemarmd/Agua?feat=directlink# O Twitter da MetSul está informando da chuvarada.

 

A BR-116 está congestionada devido à enxurrada.

 

 

Pois eh, falei com minha mae hoje e ela disse que esta insuportavel....diz que o ar condicionado nao esta dando conta!!

 

To fora...uhhhh... :girlwitch:

A exemplo do Carlos, aqui também só uso AC no meu quarto direto. Passo parte do dia lá dentro lendo alguma coisa, ou mesmo deito um pouco. A conta vai estourar nesse mês!! Essa madrugada foi a segunda nesse ano que acordei com calor às 4:40 e tive que ligar o AC o resto do sono (geralmente eu gelo o quarto e depois ponho para ventilar).

A máxima hoje foi 30,6°, isso que estávamos com nebulosidade e vento SE moderado!! Maior rajada de 33,0 km/h . A u.r. não baixou dos 60%!! :rtfm: Ah, e claro, NÃO choveu, ao menos não aqui na minha zona.

 

Agora faz 26,6° com 67% e venta de SE a 15,3 km/h. Tem chuva leve vindo de leste.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

É Marcos , aqui está insuportável mesmo..!! Quase 10 da noite e tenho 28,4 com 84% de umidade e céu nublado...está terrivel..!!

Uau!! Pior do que qualquer noite por aqui! Nunca tivemos essa temperatura com essa umidade e ainda por cima nublado. Não nesse verão.

 

Vou rezar por ti. :good2:

 

Aqui o ar seco na retaguarda da frente que passou em alto-mar está baixando um pouco a temperatura. Faz 23,9° com 78% e venta de ESE a 13,2 km/h. Ainda quente, mas nem tanto.

 

Abraços sufocados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Temporal chegando em Sarandi. Registrando em fotos.

Sds.

 

Posta aí!

Acumulado das últimas 24 horas aqui em casa está em 59 mm! E vem muito mais.. Registro 24,0°C agora, com URA de 91% e pressão ainda um pouco alta de 1011 hPa. Post da Metsul sobre a baixa pressão e a possível transformação do ciclone de extra para sub, imperdível!

Link to comment
Share on other sites

É Marcos , aqui está insuportável mesmo..!! Quase 10 da noite e tenho 28,4 com 84% de umidade e céu nublado...está terrivel..!!

 

Isso é opressor... :sad:

 

Aqui em Curitiba, 22h10, chove fraco, venta um pouco e faz 19ºC no Centro Cívico.

 

SP, com 26ºC. Absurdo!

 

No MI, 13ºC, chuva forte e rajadas de 100km/h.

 

Aqui de fato estava surreal domingo de noite. Passava das 1h de segunda no horário de verão e fazia 24 out!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha!! Acordei e senti aquele ar resfrescado e úmido. Finalmente tivemos uma boa chuva por aqui!! Depois das 8 h ela caiu bem forte! Acumulados de 10,6 mm até o momento. Agora sou um homem feliz! :good2:

 

Agora faz 23,4° com + de 91%. Venta de NNE a 7,6 km/h. Pressão em 1008,3 mb. A mínima até agora foi de 23,3°. Começa a chover fraco.

Link to comment
Share on other sites

Existem apostas para esse inverno seja com bons extremos mas não tão constante. Mas torço para que o recorde de 13/07/1923 seja quebrado em Blumenau/SC qdo chegou a -02,8ºC. Nosso amigo D Soares ficaria muito feliz, pois faria um bom frio na sua região...

 

Pois olha, Carlos...os dados meteorológicos históricos em Joinville são uma lástima...mas espero que possamos repetir ao menos 2008, que zerou em diversas áreas de Joinville....

 

Estou apostando nesse ano mínimas melhores daquela que eu consegui em julho desse ano, quando fez 5,7ºC...ano passado foi fraquinho em termos mínimas absolutas....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.