Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - NOVEMBRO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Reproduzo as minhas extremas e médias de outubro nesse tópico para manter os dados acessíveis:

 

Fechamento do mês de OUTUBRO - 2010 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 10,2° (dia 3); 11,1° (dia 12) e 11,5° (dia 2)

 

Máxima absoluta: 28,4° (dia 21); 28,3° (dia 6) e 27,6° (dia 22)

 

Maior mínima: 18,4° (dia 30); 17,9° (dia 16) e 17,5° (dia 15)

 

Menor máxima: 17,0° (dia 2); 19,5° (dia 17) e 20,5° (dia 3)

 

Maior amplitude: 13,7° (dias 6 - 14,6°/28,3° - e 31 - 13,8°/27,5°); 13,1° (dia 21) e 12,5° (dia 5)

 

Menor amplitude: 3,4° (dia 17: 16,3°/19,5°); 4,4° (dia 7) e 5,5° (dia 2)

 

Amplitude absoluta: 18,2°

 

Umidade relativa mínima: 28% (dia 31); 39% (dia 11) e 41% (dia 12)

 

Umidade relativa mínima média: 53,2%

 

Média mínima: 14,6°

 

Média máxima: 23,9°

 

Amplitude média: 9,3°

 

Média simples: 19,25°

Link to comment
Share on other sites

Não consigo acreditar! Em todos os dias em que há possibilidade de se ter uma temperatura amena por aqui minha estação fica fora do ar..o azar!!

 

Hoje ela marcou até as 2 da madrugada, e já baixava dos 16ºC, valor considerável...

 

A julgar pela temperaturas em cidades próximas daqui, chuto em um valor bem baixo para novembro. Vejam só:

 

São Francisco do Sul: 12,1ºC

Massaranduba I: 13,4ºC

Massaranduba II: 13,7ºC

Itapoá: 11,5ºC

 

Claro, tudo frio vampiro, mas os valores de mínima muito interessantes!

 

Outro detalhe: o topo do INMET de Rio Negrinho marcou 7,5º! Não posso deixar de considerar que as baixadas da região tenham marcado valores mais baixos que isso.

 

Minha família está em Campo Alegre (e eu trabalhando ahahha), vou verificar com eles se obtiveram algum valor interessante com o termômetro instalado na parede da casa mesmo :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Não consigo acreditar! Em todos os dias em que há possibilidade de se ter uma temperatura amena por aqui minha estação fica fora do ar..o azar!!

 

Hoje ela marcou até as 2 da madrugada, e já baixava dos 16ºC, valor considerável...

 

A julgar pela temperaturas em cidades próximas daqui, chuto em um valor bem baixo para novembro. Vejam só:

 

São Francisco do Sul: 12,1ºC

Massaranduba I: 13,4ºC

Massaranduba II: 13,7ºC

Itapoá: 11,5ºC

 

Claro, tudo frio vampiro, mas os valores de mínima muito interessantes!

 

Outro detalhe: o topo do INMET de Rio Negrinho marcou 7,5º! Não posso deixar de considerar que as baixadas da região tenham marcado valores mais baixos que isso.

 

Minha família está em Campo Alegre (e eu trabalhando ahahha), vou verificar com eles se obtiveram algum valor interessante com o termômetro instalado na parede da casa mesmo :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estou na serra e está difícil ficar na rua. Não pela temperatura (15C), mas pelo vento que torna a sensação térmica bastante baixa.

 

#vemcalor!

"#vemcalor" uma ova, né? :negative: Deixa como está. Só parando de ventar e está ótimo.

 

Aqui tive mínima de 15,4° com vento moderado de madrugada. Deu 13,5° no INMET. Menos frio do que aqui só Tramandaí que deu 15,5°. Todas as demais regiões ficaram em 12° ou menos. Deu 10,1° em Canela. As mínimas daqui em relação ao restante do RS continuam péssimas, mesmo se comparado às diferenças normais.

 

O ar seco fez afundar a temperatura nos locais onde o vento diminuiu ou parou. Uruguaiana tinha 17,2° à meia-noite e caiu a até 9,7°. Erechim afundou de repente e chegou a 7,4°. Santa Rosa teve 7,6° e Foz do Iguaçu 11,3°.

 

Agora tenho 21,5° com 54%. Sol e nuvens. Venta de ONO a 18,7 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Incrível, nem no inverno deu dias assim tão seco, a ponto do meu nariz está ressecado por não estar acostumado com isso. Eu sei que os profissionais que lidam com agricultura e afins não irão gostar mas, La Niña Eu Te amo!

 

haha, que coisa mais gostosa estar com 27/28°C sem uma nuvem no céu, com vento constante la fora, a sensação na sombra parece menos de 27°C, agrada tanto pra quem gosta de torrar no Sol quanto pra quem quer só ficar na sombra curtindo uma cerva, é o meu sonho de consumo de verão.

 

Abril e Novembro são meses muito estáveis, com exceção de nov de 2008/2009, se por natureza já são mais secos, imagina com forte la nina, acho muito legal esses meses de transição climática.

 

Esta La Nina está parecida por demais com a de 1999!

Link to comment
Share on other sites

Extremas de Canela hj:

 

Castelinho: 5,2C / 20,9C

Em Casa: 9,4C / 20,7C

INMET: 10,1C / 19,3C

 

Um dia de Novembro que é facilmente confundível com um dia de meados do outono.

Por aqui, chuva quase o dia todo, um canal de umidade mantém umidade constante

numa grande faixa do sudeste. Temperatura amena, 21ºC no aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

- Forte anticiclone polar de 1028mb com centro localizado no Pampa Argentino.

 

- Influenciado por outro anticiclone de 1036mb no Pacífico Sul, que atinge até 1040mb de pressão máxima no oceano.

 

- Linha de 0oC em 850 cruzando a Pca. Buenos Aires alcançando o Uruguai e próxima ao sul gaúcho.

 

- Frente-fria clássica e ativa cruzano o centro-sul do Brasil.

 

- Neve em partes baixas dos Andes na passagem do sistema.

 

Acreditem se quiser: a data é 09/11/2010

 

primavera.gif

Link to comment
Share on other sites

Meteograma de Ezeiza, Buenos Aires. Mínima próxima a 4oC nos arredores da capital argentina. Frio invernal especialmente em altura.

 

+174.   1013.5           15.2            5.1            0.7          548.9          560.1           0.00
+177.   1015.4           13.3            4.0           -0.2          546.2          559.0           0.00
+180.   1019.0            9.1            2.7           -1.4          544.2          560.0           0.00
+183.   1021.3            6.8            3.0           -1.2          543.7          561.1           0.00
+186.   1022.4            5.6            3.6           -0.7          542.9          561.1           0.00
+189.   1023.9            4.7            3.7           -0.9          541.9          561.5           0.00
+192.   1026.2           11.5            4.1           -0.0          541.3          562.9           0.00

Link to comment
Share on other sites

Aqui propriamente dito, o calor como estou conhecido, ainda não fez nesta primavera, na verdade o calor típico primaveril só agora começo, esse calor já era pra ter começado muito tempo atrás, a diferença é que o sol agora está mais forte.

 

Eu gosto da previsão do tempo da RBS, mas hoje escutei uma besteira, disseram que essa semana as temperaturas serão típicas de primavera, quente de dia, e frio à noite, legal realmente é assim mesmo, só se esqueceram que já estamos em NOVEMBRO!

Link to comment
Share on other sites

Aqui propriamente dito, o calor como estou conhecido, ainda não fez nesta primavera, na verdade o calor típico primaveril só agora começo, esse calor já era pra ter começado muito tempo atrás, a diferença é que o sol agora está mais forte.

 

Eu gosto da previsão do tempo da RBS, mas hoje escutei uma besteira, disseram que essa semana as temperaturas serão típicas de primavera, quente de dia, e frio à noite, legal realmente é assim mesmo, só se esqueceram que já estamos em NOVEMBRO!

 

 

ISTO É FALTA DE CONHECIMENTO DA CLIMATOLOGIA.

 

UM DIA SECO COM PLENO SOL E MÁXIMAS DE 28/30 NO VALE EM NOVEMBRO, SÃO DIAS AMENOS, AINDA MAIS COM MÍNIMAS ENTRE 10/13.

 

POR ISSO QUE TE DISSE QUE ESTÁ ABAIXO DO NORMAL A TEMPERATURA NESTE FIM DE OUTUBRO E COMEÇO DE NOVEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

Só estão esquecendo que boa parte do Conesul vai torrar nos próximos dias. Vem aí calor como ainda não fez nesta primavera na região.

 

Tem razão, mas o calor para essa época do ano é absolutamente normal. Chamou-se atenção para uma situação de possível ingresso de anticiclone polar muito intenso para a época do ano. O que é um fato notável agora, ao contrário do calor.

Link to comment
Share on other sites

Instalei a nova estação meteorológica Davis Vantage pro 2 em Cascavel e os dados começam a ser transmitidos.

 

As 14h os dados eram os seguintes:

 

Davis Vantage pro 2: 24.0°C / 34%

Aeroporto: 24°C / 34%

 

Maravilha né! Precisavamos de uma estação precisa!

O único valor que não está de acordo com o aeroporto é a pressão atmosférica. Está 4mb a menos. A direção do vento está ajustada, mas como hoje venta muito, calibrarei novamente para deixar o valor mais preciso.

 

Neste momento céu sem nuvens e a temperatura é de 24,3°C. Ar seco com 35% de umidade

Link to comment
Share on other sites

A 1° imagem da nova estação:

 

img1057rf.jpg

 

Será necessário instalar cabos pra sustentar melhor, pois venta muito aqui em Cascavel e ela balança com facilidade

 

img1053ph.jpg

 

O anemômetro ficou a 7m de altura.

 

Agora faz 24,8°C (máxima do dia) com 31% de umidade. A velocidade máxima do vento foi de 26km/h. No aeroporto 25.9km/h

 

Nos últimos 10 minutos a velocidade média do vento foi de 6km/h. O vento sopra predominantemente de SE

Link to comment
Share on other sites

COMPARANDO

 

2009/2010 EM OUT/NOV NA CLIMATERRA

 

28; 23,0/08,9 E 20,4/7,0

29; 27,6/10,6 E 23,3/8,3

30; 28,1/10,1 E 19,2/12,3

31; 30,6/12,1 E 18,4/8,1

01; 28,4/12,4 E 18,3/6,9 GEADA

02; 29,7/11,9 E 19,2/3,2 GEADA

03; 27,9/16,5 E --/--

04; 28,6/15,1 E --/--

05; 30,1/17,2 E --/--

06; 25,1/16,4 E --/--

 

28,0/12,1/19,9 E --/--/--

Link to comment
Share on other sites

Estive em Caxias do Sul nesse dia de Finados. Lá não deve ter passado dos 20°. Onde eu estava, no 6º andar de um prédio em parte alta da cidade fazia 18° às 13 h com vento moderado e sol direto. No sol era uma maravilha, mas à sombra sentia-se frio só de manga curta. Ao sair de tarde dava para ficar de manga curta porque geralmente eu pegava sol. Estava muito bom!!

 

O pessoal lá em Caxias reclamou do frio nesses dias. Disseram que fazia 7°/8° de manhã e sempre com vento. Domingo estava muito ventoso e frio.

 

Caxias estava em contraste forte com POA. Aqui em casa deu máxima de 27,4° e u.r. de 33%. Minha mínima foi de 14,5°.

 

Agora tenho 16,4° com 72% e venta de ENE a 3,5 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de temperaturas amenas e pouco vento em Cascavel. Entre 0h e 2h a rajada máxima foi de apenas 13km/h

 

As 2h as temperaturas em algumas estações Davis eram:

 

16.9°C em Cascavel

17.0°C em Chapecó - RBS

16.5°C em Erechim - RBS

16.9°C em Porto Alegre - RBS

14.2°C em Passo Fundo - RBS

10.8°C em Lages - RBS

11.5°C em Canela - Bruno

Link to comment
Share on other sites

Poxa Bruno, que pena! Tinha tudo pra chegar lá, mas acho que o vento nordeste entrou primeiro na Serra Gaúcha atrapalhando as mínimas.

 

Por aqui em SC Urupema registrou 0,2oC e São Joaquim chegou em 2,1oC no buraco do Cetrejo. Conde Drácula, mas frio para começo de novembro. Muito longe de qualquer recorde, logo antecipado pelo erro dos modelos com relação ao vento em SC e as primeiras temperaturas mínimas observadas desde domingo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.