Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - Outubro de 2010


Marcelo
 Share

Recommended Posts

400x400_vulcaoindonesia.jpg

 

Número de mortos por tsunami atinge 113 na Indonésia

Ondas gigantes seguiram-se a terremoto de magnitude 7,7 da véspera.

País também é castigado pela erupção de vulcão que deixou um morto.

 

 

 

Pelo menos 113 pessoas morreram e entre 150 e 500 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas remotas na Indonésia, segundo as autoridades locais.

 

A informação é de Mujiharto, chefe do centro de crise do Ministério da Saúde.

 

Ao menos dez povoados foram destruídos, e as autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas à medida que mais informação chegue.

 

As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente, seguiram-se a um terremoto ocorrido na costa da Ilha de Sumatra na véspera.

 

 

O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

 

Quatro fortes réplicas de magnitude 6,1, 6,2, 5,3 e 5,3 foram registradas durante a madrugada e esta terça-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

 

A Indonésia também era afetada nesta terça-feira pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, que obrigou a retirada de milhares de moradores, causou a morte de um bebê e ferimentos em 13 pessoas.

 

Terremotos, Tsunami e vulcão, tudo no mesmo dia!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma bóia em Slate Island, lado Canadense do Lake Superior e local para onde o vento estava soprando de frente (direção SSW), chegou a registrar ondas de 26,6 pés as 8h00 da manhã do dia 27!!! Ao mesmo tempo tinha-se vento de 35 nós com rajadas de quase 45. Ondas havaianas e vento de furacão. Uma condição grotesca se pensarmos que a bóia de medição está localizada dentro de um lago.

 

10 27 8:00 am    SSW 35.0 44.7 26.6

Link to comment
Share on other sites

Mas tambem... olha o tamanhito dos lagos, tem lago que chega a ter quase a área de SC!

Aqui... Mínima de 13,1 hoje e poucas nuvens. O Acoplado do Cptec insiste na tendência de temperaturas amenas e quase ausência de calor até 17/11, e hoje ele está comportado. Anteontem e ontem ele estava prevendo temps em patammares setembrinos até 20/11.

Link to comment
Share on other sites

Ondas de 27 pés em nossa costa nem no mais forte dos ciclone extratropicais. Eu nunca ví nenhum modelo de onda colocando isso. O máximo que já observei nos modelos foi algo por volta 18 pés, e olhe lá...

É um grande lago? Sem dúvida, mas produzir ondas maiores do que um oceano é demais. É loucura.

Link to comment
Share on other sites

Ondas de 27 pés em nossa costa nem no mais forte dos ciclone extratropicais. Eu nunca ví nenhum modelo de onda colocando isso. O máximo que já observei nos modelos foi algo por volta 18 pés, e olhe lá...

É um grande lago? Sem dúvida, mas produzir ondas maiores do que um oceano é demais. É loucura.

 

EM 2002 OU 2004, NÃO LEMBRO EXATAMENTE O ANO, O MODELO DE ONDA DO INPE DAVA ONDAS DE 6/8 M PARA O NOSSO LITORAL, QUEBROU ONDAS DE ATÉ 7 M NA JOAQUINA, FOI A MAIOR RESSACA EM DÉCADAS NA NOSSA COSTA, EM SETEMBRO.

 

AQUI É DIFÍCIL POR NÃO TER ESTE TIPO DE BAIXA, A LATITUDES DELES É MUITO FAVORÁVEL A ISTO.

Link to comment
Share on other sites

Ondas de 27 pés em nossa costa nem no mais forte dos ciclone extratropicais. Eu nunca ví nenhum modelo de onda colocando isso. O máximo que já observei nos modelos foi algo por volta 18 pés, e olhe lá...

É um grande lago? Sem dúvida, mas produzir ondas maiores do que um oceano é demais. É loucura.

 

EM 2002 OU 2004, NÃO LEMBRO EXATAMENTE O ANO, O MODELO DE ONDA DO INPE DAVA ONDAS DE 6/8 M PARA O NOSSO LITORAL, QUEBROU ONDAS DE ATÉ 7 M NA JOAQUINA, FOI A MAIOR RESSACA EM DÉCADAS NA NOSSA COSTA, EM SETEMBRO.

 

AQUI É DIFÍCIL POR NÃO TER ESTE TIPO DE BAIXA, A LATITUDES DELES É MUITO FAVORÁVEL A ISTO.

 

Foi em 2004 e não chegou a 7m pois eu fui na Joaquina ver de perto. O relato máximo neste episódio que já acham exagerado foi de 5m e há muita controvérsia sobre esse tamanho de ondas por aqui.

Link to comment
Share on other sites

nada mal para um outono, hein? Mas Fairbanks é fria por natureza... :ok:

 

 

Quanto a esse ciclone...ele trouxe bastante ar frio também, certo? Teve alguma quebra de recorde pela região mais afetada?? Alguém sabe??

 

Pelo que eu ví, o único recorde foi o de baixa pressão extra tropical. Aqui em Kentucky esfriou, mas nada anormal pra epoca. Devemos ter temperaturas negativas nas próximas duas noites...

Link to comment
Share on other sites

nada mal para um outono, hein? Mas Fairbanks é fria por natureza... :ok:

 

 

Quanto a esse ciclone...ele trouxe bastante ar frio também, certo? Teve alguma quebra de recorde pela região mais afetada?? Alguém sabe??

 

Trouxe ar frio para as localidades situadas à oeste deste ciclone, porém trouxe ar quente para as cidades à leste do mesmo, vide o caso de Boston, que tem 25C neste momento.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul está colocando no Twitter a notícia da nevada em... Santiago do Chile!!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

http://twitter.com/metsul

 

A neve atingiu as partes altas da capital chilena. Ainda assim, impressionante!!!!

 

Aí vão os links com as fotos e notícias:

 

http://www.elparadiario14.cl/admin/render/noticia/21173

 

http://www.emol.com/noticias/nacional/detalle/detallenoticias.asp?idnoticia=444243

 

http://www.emol.com/noticias/nacional/detalle/detallenoticias.asp?idnoticia=444171

Link to comment
Share on other sites

A mínima no aeroporto de Santiago hoje de manhã foi de 4°! Sendo que à 1 h ainda chovia com 6°!

 

Às 11 h fazia 9° e nublado. Impressionante! Um dia invernal às vésperas de novembro!!

 

Aqui em casa já está 24,4°. Só 15° mais quente que Santiago, hehe.

 

Dizem que a sensação térmica em Santiago é terrível, devido aos dias muito ventosos!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ondas de 27 pés em nossa costa nem no mais forte dos ciclone extratropicais. Eu nunca ví nenhum modelo de onda colocando isso. O máximo que já observei nos modelos foi algo por volta 18 pés, e olhe lá...

É um grande lago? Sem dúvida, mas produzir ondas maiores do que um oceano é demais. É loucura.

 

EM 2002 OU 2004, NÃO LEMBRO EXATAMENTE O ANO, O MODELO DE ONDA DO INPE DAVA ONDAS DE 6/8 M PARA O NOSSO LITORAL, QUEBROU ONDAS DE ATÉ 7 M NA JOAQUINA, FOI A MAIOR RESSACA EM DÉCADAS NA NOSSA COSTA, EM SETEMBRO.

 

AQUI É DIFÍCIL POR NÃO TER ESTE TIPO DE BAIXA, A LATITUDES DELES É MUITO FAVORÁVEL A ISTO.

 

Foi em 2004 e não chegou a 7m pois eu fui na Joaquina ver de perto. O relato máximo neste episódio que já acham exagerado foi de 5m e há muita controvérsia sobre esse tamanho de ondas por aqui.

 

Mas botar Fé nos dados deles (ter 100% de certeza) e questionar os nossos não soa estranho?

Link to comment
Share on other sites

Não me soa estranho quando os dados deles são aferidos por diversa bóias espalhadas equipadas com estações automáticas on-line. Enquanto que por aqui não se tem conhecimento de um unica bóia que esteja funcionando ou que tenha aferido dados minimamente confiáveis em eventos extremos.

Link to comment
Share on other sites

Não me soa estranho quando os dados deles são aferidos por diversa bóias espalhadas equipadas com estações automáticas on-line. Enquanto que por aqui não se tem conhecimento de um unica bóia que esteja funcionando ou que tenha aferido dados minimamente confiáveis em eventos extremos.

 

Outro mundo mesmo

Link to comment
Share on other sites

Esta manha tivemos a segunda tempertura negativa do outono: -2,0 com geada forte.

 

Que beleza, Neil. Uma pergunta: Durante o inverno as geadas continuam sendo mais comuns do que neve, ou não ?

 

Em qualquer lugar que tenha temperaturas baixas no inverno, as geadas sao sempre mais comuns do que a neve, porque toda noite de ceu claro vai haver geada...uma boa comparacao seria a de chuva vs. orvalho...o orvalho vai occorer mais frequentemente que a chuva...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.