Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

Convecção severa em andamento no sul do Paraguai. Parece tomar formato de CCM! Risco de tempo severo nas próximas horas no oeste dos três estados sulistas. Do leste do MS avança outra linha de instabilidade em direção ao norte do Paraná que igualmente pode causar problemas, mas de forma mais localizada.

 

2ivk378.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Para São Paulo, cidade em que estarei de sexta à terça, coloca frio abaixo dos 10 na segunda e terça. Interessante.

 

Eu acho assim: pra Marsilac/Parelheiros até pode baixar dos 10, mas chegou em área urbana, de maiores extensões, aí complica. Aqui, minha mínima mais baixa neste ano foi de 8,3 e se o sensor ficasse mais desprotegido e ao nível do chão, não creio que teria baixado dos 7. Ou seja, mínimas interessantes comparadas com Santana, Consolação, e dias quentes bem mais brandos que no centrão da capitarrr, mas ainda tá mais pra Paulicéia Desvairada que pra Terra da Garoa. Fico feliz se bater os 13,2 de setembro.

 

Ou seja, eu fico feliz por ter um clima mais ameno que o de Santana, mas fico com uma invejinha :sarcastic: do Evandro e do Caculeto por eles terem mínimas sub-10 adoidado.

 

Luciano, eu ficarei neste bairro aí que você citou, o Santana. Mais especificamente numa parte chamada "Santa Terezinha". Como é o microclima dessa região ? Abs

Link to comment
Share on other sites

Para São Paulo, cidade em que estarei de sexta à terça, coloca frio abaixo dos 10 na segunda e terça. Interessante.

 

Eu acho assim: pra Marsilac/Parelheiros até pode baixar dos 10, mas chegou em área urbana, de maiores extensões, aí complica. Aqui, minha mínima mais baixa neste ano foi de 8,3 e se o sensor ficasse mais desprotegido e ao nível do chão, não creio que teria baixado dos 7. Ou seja, mínimas interessantes comparadas com Santana, Consolação, e dias quentes bem mais brandos que no centrão da capitarrr, mas ainda tá mais pra Paulicéia Desvairada que pra Terra da Garoa. Fico feliz se bater os 13,2 de setembro.

 

Ou seja, eu fico feliz por ter um clima mais ameno que o de Santana, mas fico com uma invejinha :sarcastic: do Evandro e do Caculeto por eles terem mínimas sub-10 adoidado.

 

Luciano, eu ficarei neste bairro aí que você citou, o Santana. Mais especificamente numa parte chamada "Santa Terezinha". Como é o microclima dessa região ? Abs

 

Santana, bairro da capitarrr? É algo entre pau-a-pau ou até uns décimos mais quente que JDF.

Em 2000 o máximo de frio que Santana teve foi 4,X. Até me surpreende que tenha dado 0,8 por lá em 94, já que lá é um parto pra baixar de 10.

Link to comment
Share on other sites

Luciano e ph garisto98+, obrigado pelas informações.

 

Bom, eu levarei meu termômetro, quem sabe não consigo uma mínima ao menos próxima de 10ºC na

terça, hehehe.

 

Por aqui o tempo escureceu à oeste, tem cara de chuva !

Pelo satélite posso perceber uma célula convectiva mais intensa se desenvolvendo sobre a zona da mata, então aí está a explicação.

Link to comment
Share on other sites

A chuva foi boa na madrugada, a rajada máxima de 59 km/h!

To atrás do ganhador da Mega Sena de Fontoura Xavier, tenho muitos amigos e parentes por lá,tomara que seja um deles :good2: :good2: :good2: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

 

 

Vai que da Picada Rosa... :ok:

 

Pelo jeito o milionário vai mandar timbrar em tudo quanto é livro o título de 'Serra do Botucaraí', no lugar de Planalto Médio... :sarcastic:

 

Vai lá PHP! Precisamos de mais dinheiro para o modelo do BAZ ! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

O modelo europeu reduziu mais um pouco a expectativa de frio, em altura e superfície para esta próxima erupção de ar frio. Já deu perto de 2oC em 850hpa e agora não baixa de 7oC para Caxias do Sul, um ponto de referência na serra. Em superfície chegou a colocar cerca de 5oC para o amanhecer de terça-feira na saída das 00Z de hoje, agora nas 12Z pulou para 8oC! Sheet!

Link to comment
Share on other sites

É Shimutz.....estou com uma noite de verão mesmo, tenho 28,4 agora mas venta muito e está tudo fechado por aqui...abraço

 

Por aqui, cheguei em casa às 17h já com uns 21,5, e entre 22 e 24 ficou encalhado nos 19,5.

 

Carlos, quais os valores de média das mínimas e média das máximas que você tem, no seu histórico, pros meses mais frio e mais quente do ano? É que eu reparei que, na maioria do tempo, fico a uns 2 graus de distância de você, mas a diferença parece que se amplia pacas num ambiente de pré-frontal ou de chegada de ff, devido ao aquecimento adiabático do ar descendo velozmente a Serra do Mar.

Link to comment
Share on other sites

Na leitura das 8h00 4oC e chuva no Morro da Igreja. Belo vórtice sobre as serras gaúchas e catarinenses. Ah se o europeu de dias atrás estivesse certo...

 

Deixa estar, Caio... só temos a comemorar este ano, pois saímos em grande estilo da má-fase, hehehe ! Acho que agora inicia-se novamente

o ciclo normal de nevadas no planalto da neve. Ano que vem tem mais ! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Deixa estar, Caio... só temos a comemorar este ano, pois saímos em grande estilo da má-fase, hehehe ! Acho que agora inicia-se novamente

o ciclo normal de nevadas no planalto da neve. Ano que vem tem mais ! :hi:

 

Tá certo, Renan. Mas um evento fora do comum, tipo Abril de 1999, ocorrendo em outubro não seria nada mal. Se for pra ocorrer um dia, que ocorra enquanto eu possa ver, prever, fotografar, vivenciar. Ano que vem tem muito mais!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Para quem conhece o material dispobilizado no sítio do CPTEC, acho absurdo que maldigam tanto o instituto. A questão do Catarina tem nada a ver com a notícia do supercomputador. Os modelos que todos acessam na página do CPTEC não crescem em árvore e fazer previsões melhores exige poder de processamento.

 

Obviamente a NOAA é muito melhor, assim como muita coisa fora daqui é melhor. Mas só ficam, como diz a expressão popular, olhando a pinga que os outros bebem, não os tombos que levam! Experimentem ver o tamanho do investimento com máquinas, estações etc por lá e comparem com os nossos! Não se faz milagre em pesquisa. Acordem!

 

Não há romantismo algum aqui. Se há é da sua parte, Lucas. Resultados não brotam do chão fazendo pensamento positivo. Sem investimento, o retorno fica comprometido.

 

Se fazem tudo o que poderiam fazer, provável que não. Mas certamente fazem muito e sabem melhor o que fazem do que eu ou você.

 

Certo, mas a previsão do tempo deles a numérica são péssimas, o famoso são muito "pitocos", ele botaram pra cá que hoje ia ser de tempo fechado com pancadas de chuva, dá pra contar de dedo as nuvens lá fora, isso previsão com menos de 24h, mais de 3 dias vale nem a pena ver hauhauha

Link to comment
Share on other sites

Bem, deixem que o INPE/CPTEC avance nas suas aquisições, muitas vezes para alimentar seu prórpio ego, pois a capacidade de gerar boas previsões do tempo pode ainda ficar muito aquém do que já temos via NCEP.

 

A massa de ar polar toma conta do Paraná... menos do litoral onde a tarde com certeza vai dar praia!

 

Picture49.png

 

Na beira do mar faz 29°C!!!!!!

Em Morretes 28,7°C e na Ilha do Mel 27°C.

 

Já de Cascavel até Inácio Martins as máximas ainda não passaram dos 20°C. Guarapuava tem 18°C e Cascavel 19°C em plena tarde de outubro!

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul tem média de 15,5C em Outubro. São Francisco de Paula tem média de 13,3C no mesmo mês. Chuto, portanto, uma média de 14,4C para Canela para este mesmo período.

 

Com os dados acima, penso que a anomalia em Canela esteja na casa dos -1,5C depois do fechamento de ontem. Com os próximos dias este desvio deve ultrapassar os -2C.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Se não entrar nenhuma onda de calor a tendência é terminar assim mesmo, Bruno.

 

O Mbar indica vento muito intenso na costa de SP e especialmente do RJ na próxima noite/madrugada e durante todo o sábado. Deve repercutir com transtornos e cobertura na imprensa.

 

Aqui em Floripa tivemos a passagem de nuvens negras, chuva e vento forte. Situação de circulação ciclônica que quando ocorre no auge do inverno costuma trazer notícias interessantes. Situação típica!

 

A madrugada de terça tende a ser a mais gelada desta onda de frio. Mínimas negativas nos pontos mais frios não podem ser descartadas. O frio e o vento sul persistem durante todo o feriadão. Ficar na cadeira de praia a beira mar em Floripa vai ser no limite, apenas das 11h as 15h e olhe lá... entrar na água nem pensar!

Link to comment
Share on other sites

Se não entrar nenhuma onda de calor a tendência é terminar assim mesmo, Bruno.

 

O Mbar indica vento muito intenso na costa de SP e especialmente do RJ na próxima noite/madrugada e durante todo o sábado. Deve repercutir com transtornos e cobertura na imprensa.

 

Aqui em Floripa tivemos a passagem de nuvens negras, chuva e vento forte. Situação de circulação ciclônica que quando ocorre no auge do inverno costuma trazer notícias interessantes. Situação típica!

 

A madrugada de terça tende a ser a mais gelada desta onda de frio. Mínimas negativas nos pontos mais frios não podem ser descartadas. O frio e o vento sul persistem durante todo o feriadão. Ficar na cadeira de praia a beira mar em Floripa vai ser no limite, apenas das 11h as 15h e olhe lá... entrar na água nem pensar!

 

 

O RECORDE NO INMET É 7,8°C. EM OUTUBRO DE 1987 REGISTREI 7,8°C NO CETREJO AO LADO DA AGRONOMIA NA CAPITAL. MUDOU O TEMPO SEM CHUVA OU NUVENS. APENAS ENTROU O VENTO SUL +- AS 20 HORAS E DESPENCOU, FORAM DUAS MÍNIMAS ABAIXO DE 9°C

Link to comment
Share on other sites

Com esta onda de frio que se estenderá até quarta-feira e mais outra possível apontando no horizonte nos modelos em 216/240h, este mês de outubro tem tudo pra fechar bem abaixo da média. Interessante vai ser a média do Morro da Igreja, que pode até desbancar algum mês com característica mais invernal.

Link to comment
Share on other sites

Terei de me acostumar com o clima quente de POA pois deverei ir muitas vezes à Capital nos próximos 4 anos... :good2: :ok: :laugh: :mail: :onthequiet:

Boa sorte. REALMENTE boa sorte!!! Aqui é o anti-frio do RS, não só porque as máximas são umas das maiores do Estado como é o local que mais segura a queda de temperatura.

 

Hoje tive mínima de 15,2° de manhã. A máxima foi de 22,1°. Mas a mínima será à noite. Agora faz 18,3° com 62% e venta de SE a 22,1 km/h. Céu limpinho. Talvez vá a 12° na próxima noite.

 

Ontem acumulei 17,9 mm de chuva.

 

Abraços de boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive mínima de 11,9°C e máxima de 25,3°C com céu azul e vento SW o dia todo, situação que mais parecia a entrada do outono. E hoje fui de 13,5°C a 27,6°C. Manhãs bem amenas para outubro!

 

Essa sequência de sistemas de baixa pressão está me lembrando de maio passado, quando literalmente "brotavam" a todo instante do Pacífico ou norte da Argentina. E como o Caio já disse, já há insinuações de outra baixa por volta de quinta-feira que vem.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.