Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A rodada das 00Z do modelo europeu não permite descartar neve isolada para os pontos acima dos 1600m em Santa Catarina no amanhecer de sexta-feira.

 

Absolutamente impressionado com esta sua mensagem :shok:

E o GFS coloca o frio chegando aqui também. Vamos ver se o americano

entra em sintonia com o Europeu então.

Link to comment
Share on other sites

Notícia de Hoje:

 

Chega ao Brasil supercomputador para melhorar previsão do tempo

Equipamento de 40 toneladas custou US$ 23 milhões.

Instalações do Inpe em Cachoeira Paulista vão abrigar aquisição.

Chegou nesta segunda-feira (4) a São José dos Campos o supercomputador Cray, adquirido nos Estados Unidos ao custo de US$ 23 milhões (R$ 39 milhões, ao câmbio atual) para refinar a capacidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizar a previsão do tempo. O equipamento, de 40 toneladas, vai ser usado na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista.

 

Em entrevista ao G1 em março deste ano, Gilberto Câmara, diretor do instituto, explicou que a aquisição faz parte da das estratégias do instituto para lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos, como as tempestades que causaram enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008.

 

Com capacidade de processamento de dados muito maior, será possível prever o tempo em uma escala muito pequena, portanto mais precisa. Com a compra de um dos computadores mais rápidos do mundo para essa tarefa, o instituto conseguirá saber, por exemplo, a diferença entre a chuva que poderá cair na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Máxima baixa para os padrões da região em um mês de outubro. A temperatura variou de 14,5°C a 16,8°C, com chuva leve em vários períodos do dia. Agora está ingressando um ar mais estável pelo oeste da região sul, que deve limpar o céu (ou quase limpar) nas próximas horas e talvez baixar um pouco mais a temperatura. Registrando 16,4°C agora com 92% de URA.

Link to comment
Share on other sites

vou procurar contato com ele então. Abrçs

 

Entre em contato com gráfica Evangraf (51) 3336 2466. Peça pelo livro ou o telefone do Nilson. Eu entrei em contato com ele e paguei por vale postal.

 

Ah, aproveite e pergunte se haverá uma segunda edição, pois a primeira acabou de fazer 5 anos. :hi:

 

Conversei com ele por email, ele me disse que esta fazendo um outro livro sobre o assunto. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Notícia de Hoje:

 

Chega ao Brasil supercomputador para melhorar previsão do tempo

Equipamento de 40 toneladas custou US$ 23 milhões.

Instalações do Inpe em Cachoeira Paulista vão abrigar aquisição.

Chegou nesta segunda-feira (4) a São José dos Campos o supercomputador Cray, adquirido nos Estados Unidos ao custo de US$ 23 milhões (R$ 39 milhões, ao câmbio atual) para refinar a capacidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizar a previsão do tempo. O equipamento, de 40 toneladas, vai ser usado na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista.

 

Em entrevista ao G1 em março deste ano, Gilberto Câmara, diretor do instituto, explicou que a aquisição faz parte da das estratégias do instituto para lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos, como as tempestades que causaram enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008.

 

Com capacidade de processamento de dados muito maior, será possível prever o tempo em uma escala muito pequena, portanto mais precisa. Com a compra de um dos computadores mais rápidos do mundo para essa tarefa, o instituto conseguirá saber, por exemplo, a diferença entre a chuva que poderá cair na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo.

 

O PROBLEMA NÃO É COMPUTADOR...........

Link to comment
Share on other sites

Faz frio no Paraná, e o tempo já abriu em uma grande área do interior do estado. Entre Guarapuava e Curitiba há muitas nuvens com trechos de chuvas.

 

Picture13.png

 

Intensos nevoeiros atingiram o Estado essa manhã, e mantiveram as temperaturas baixas em amplas áreas do sul e sudoeste pelo que observei!!

Agora a tarde o sol brilha em Campo Mourão, porém ainda tímido, e as temperaturas estão comportadas!

 

No Mato Grosso, algumas regiões iniciaram o plantio da safra de verão, mas ainda sob grande risco, pois não há umidade suficiente no solo, e vai necessitar de precipitações a frente que ainda se mostram duvidosas!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

NÃO É SÓ CHUVA, FALTA TEMPERATURA NO SOLO PARA UMA BOA SAÍDA.

 

Pois é Ronaldo, mas isso aqui no sul né, principalmente meio oeste de santa catarina e sul do Paraná! Mas no mato grosso tá faltando água mesmo, pois lá o calorão está forte!

Aqui no sul, com esta temperatura desta semana, a soja recém plantada pode vir "falhada" mesmo!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

As últimas saídas do europeu acompanharam o americano e reduziram o frio projetado a partir desta sexta-feira. O fator principal deve-se ao posicionamento da baixa na costa, agora muito deslocada para o norte, quando o ponto ideal deveria ser entre os litorais do RS e SC. Mas vem um bom frio por ai....

Link to comment
Share on other sites

Contraste de ontem pra hoje, ontem dia todo escuro e máxima nao passou dos 16.5°C e dava pra se agasalha como se estivesse no inverno, hoje ensolarado e a temperatura disparou para 26°C da pra ficar tranquilo de bermuda e camiseta curta, dentro de casa ta 21°C, temp ideal pra ambiente interno, embora esteja tudo mto umido ainda.

Link to comment
Share on other sites

Então a aquisição deste super computador é inútil?

Se a Metsul ou a Climaterra tivessem este bichinho não iria ajudar a melhorar a previsão?

Não posso crer!

Expliquem!

Sds.

provavelmente os resultados serão menos bons que o NOAA/NCEP/GFS, Tomasini. Logo, esse investimento de milhões é inútil!

Link to comment
Share on other sites

Então a aquisição deste super computador é inútil?

Se a Metsul ou a Climaterra tivessem este bichinho não iria ajudar a melhorar a previsão?

Não posso crer!

Expliquem!

Sds.

 

 

CLARO QUE AJUDA, POIS TERÁ MODELOS MAIS DETALHADOS, MAIS DADOS....O PROBLEMA ESTÁ NA INTERPRETAÇÃO E NÃO ESQUECER DA CLIMATOLOGIA/GEOGRAFIA, AO MEU VER UM DOS PONTOS CRÍTICOS DA NOSSA MET.

Link to comment
Share on other sites

As últimas saídas do europeu acompanharam o americano e reduziram o frio projetado a partir desta sexta-feira. O fator principal deve-se ao posicionamento da baixa na costa, agora muito deslocada para o norte, quando o ponto ideal deveria ser entre os litorais do RS e SC. Mas vem um bom frio por ai....

 

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

Link to comment
Share on other sites

Então a aquisição deste super computador é inútil?

Se a Metsul ou a Climaterra tivessem este bichinho não iria ajudar a melhorar a previsão?

Não posso crer!

Expliquem!

Sds.

provavelmente os resultados serão menos bons que o NOAA/NCEP/GFS, Tomasini. Logo, esse investimento de milhões é inútil!

 

Se este pensamento fosse correto, jamais progrediríamos. Não se sai de uma posição inferior para a mais elevada num só passo!

Link to comment
Share on other sites

Então a aquisição deste super computador é inútil?

Se a Metsul ou a Climaterra tivessem este bichinho não iria ajudar a melhorar a previsão?

Não posso crer!

Expliquem!

Sds.

provavelmente os resultados serão menos bons que o NOAA/NCEP/GFS, Tomasini. Logo, esse investimento de milhões é inútil!

 

Se este pensamento fosse correto, jamais progrediríamos. Não se sai de uma posição inferior para a mais elevada num só passo!

Desconsiderando este romantismo das coisas, vamos ver a partir de janeiro, quais resultados o INPE irá obter com essa nova máquina.

TORÇO PARA BONS RESULTADOS!!!!

Por fim, não acho correto culpar a todos meteorologistas do INPE/CPTEC pelos resultados da previsão do tempo. Assim como o SIMEPAR, eles "são obrigados" (são?) a seguir o modelo que possuem!

Parece que o novo computador do CPTEC é muitas vezes melhor que o atual

Link to comment
Share on other sites

Eu gostaria de ter que não concordar com o Lucas, mas realmente tenho que concordar, por se tratar dde cptec/inpe esse instituto ainda tem muito que provar para nós, eles já erraram muito e muitas infelicidades, até hoje nao me esqueço daquelas declarações sobre o furacão Catarina. Engraçado que eu acompanho as previsoes do accuweather e eles acertam mais as previsoes pra cá do que a maioria dos institutos brasileiros, e erram menos, fora que forncem informacoes mais detalhadas. Porém, nao é de uma hora pra outra que as coisas se resolvem mas que eles tem que mostrar serviço agora tem :yes:

Link to comment
Share on other sites

As últimas saídas do europeu acompanharam o americano e reduziram o frio projetado a partir desta sexta-feira. O fator principal deve-se ao posicionamento da baixa na costa, agora muito deslocada para o norte, quando o ponto ideal deveria ser entre os litorais do RS e SC. Mas vem um bom frio por ai....

 

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

 

Acho que o fio deverá ser tão bom quanto foi deste último fim desse fim de semana. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

 

Para as serras gaúchas e catarinenses a redução foi drástica. Chegava a colocar 2oC em 850hpa no meteograma para Caxias e agora não baixa nem de 6oC.

Link to comment
Share on other sites

As últimas saídas do europeu acompanharam o americano e reduziram o frio projetado a partir desta sexta-feira. O fator principal deve-se ao posicionamento da baixa na costa, agora muito deslocada para o norte, quando o ponto ideal deveria ser entre os litorais do RS e SC. Mas vem um bom frio por ai....

 

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

 

Acho que o fio deverá ser tão bom quanto foi deste último fim desse fim de semana. :pleasantry:

 

Eu até esperava mais dro frio do findi eleitoral, espero que o deste compense, quiçá até com mínimas bem próximas de 10 na área urbana da RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

 

Para as serras gaúchas e catarinenses a redução foi drástica. Chegava a colocar 2oC em 850hpa no meteograma para Caxias e agora não baixa nem de 6oC.

 

Pra cá, segue apontando um friozinho razoável pra RMSP e início de outubro, prevendo em torno de 10,5 pra noite de domingo. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui pra RMSP a redução no frio foi pífia, creio que seja pelo fato de ciclones mais ao norte da posição inicial, ajudarem a trazer frio pra cá. Como ocorreu em maio, quando SP saiu bem na fita enquanto o RS não experimentava frio adequado pra época.

 

 

Eu até esperava mais dro frio do findi eleitoral, espero que o deste compense, quiçá até com mínimas bem próximas de 10 na área urbana da RMSP.

 

 

Não espero mínimas abaixo dos 10ºC nem para RMSP; perto disso ou mesmo alcançar. Já as máximas serão baixas. Parece que será um pouco mais frio que o fim de semana eleitoral. Mas para esta época do ano já está bom! Curitiba deve seguir a mesma dinâmica com máximas baixas, porém sem mínimas pontuais muito significante para seu potencial.

Link to comment
Share on other sites

Para São Paulo, cidade em que estarei de sexta à terça, coloca frio abaixo dos 10 na segunda e terça. Interessante.

 

Eu acho assim: pra Marsilac/Parelheiros até pode baixar dos 10, mas chegou em área urbana, de maiores extensões, aí complica. Aqui, minha mínima mais baixa neste ano foi de 8,3 e se o sensor ficasse mais desprotegido e ao nível do chão, não creio que teria baixado dos 7. Ou seja, mínimas interessantes comparadas com Santana, Consolação, e dias quentes bem mais brandos que no centrão da capitarrr, mas ainda tá mais pra Paulicéia Desvairada que pra Terra da Garoa. Fico feliz se bater os 13,2 de setembro.

 

Ou seja, eu fico feliz por ter um clima mais ameno que o de Santana, mas fico com uma invejinha :sarcastic: do Evandro e do Caculeto por eles terem mínimas sub-10 adoidado.

Link to comment
Share on other sites

Para quem conhece o material dispobilizado no sítio do CPTEC, acho absurdo que maldigam tanto o instituto. A questão do Catarina tem nada a ver com a notícia do supercomputador. Os modelos que todos acessam na página do CPTEC não crescem em árvore e fazer previsões melhores exige poder de processamento.

 

Obviamente a NOAA é muito melhor, assim como muita coisa fora daqui é melhor. Mas só ficam, como diz a expressão popular, olhando a pinga que os outros bebem, não os tombos que levam! Experimentem ver o tamanho do investimento com máquinas, estações etc por lá e comparem com os nossos! Não se faz milagre em pesquisa. Acordem!

 

Não há romantismo algum aqui. Se há é da sua parte, Lucas. Resultados não brotam do chão fazendo pensamento positivo. Sem investimento, o retorno fica comprometido.

 

Se fazem tudo o que poderiam fazer, provável que não. Mas certamente fazem muito e sabem melhor o que fazem do que eu ou você.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.