Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínimas expressivas para outubro. Destacando que há frio em altitude mediante a temperatura registrada no Morro da Igreja, com provável tempo encoberto da borda da serra em direção ao litoral como consigo observar aqui pela Grande Florianópolis. A neve pode ter sido um detalhe...

 

-1,2oC Morro da Igreja

-1,0oC Urupema

0,3oC São Joaquim/Inmet

0,8oC São Joaquim/Cetrejo

Link to comment
Share on other sites

Nada de mais na metade norte do Paraná. O céu nublado frustrou, mas já era esperado. Mesmo assim as rajadas de vento sudeste eram frias ao amanhecer. Aqui em casa deu 15,9°C. A chuva pode retornar ainda hoje.

 

Viram o ciclone que o GFS está projetando para o próximo sábado?? É de acompanhar a evolução nas próximas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Pelo europeu a semana será fria para os padrões de outubro, tendo outra importante invasão polar no final da semana. esta que aliás aparece acompanhada de um ciclone frente a costa do RS/SC. Pelos mapas temperaturas entre 0oC e 5oC em 850hpa sobre a serra no final de semana. Vem mais frio por aí...

Link to comment
Share on other sites

Pelo europeu a semana será fria para os padrões de outubro, tendo outra importante invasão polar no final da semana. esta que aliás aparece acompanhada de um ciclone frente a costa do RS/SC. Pelos mapas temperaturas entre 0oC e 5oC em 850hpa sobre a serra no final de semana. Vem mais frio por aí...

 

Enquanto em SJ e região tivemos geada e agora as temperaturas já colam em 15oC por causa do tempo bom, aqui em Ctba o tempo amanheceu nubladasso, e agora a temperatura é de 10oC no aeroporto de SJP!

Link to comment
Share on other sites

Nossa, foi um amanhecer de Julho nas regiões mais altas do Sul !

 

Por aqui começou um vento moderado de sul/sudoeste desde o amanhecer, o que indica que o ar frio

está chegando... já diminuiu bem a temperatura e principalmente a sensação de calor. Em Sâo Paulo,

tempo nublado e faz 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Que coisa impressionante: a última vez que baixei dos 10° foi no dia 21/8 quando tive 9,2°. Antes disso só em 15/8 quando atingi 9,1°. É meu novo recorde de encerramento mais cedo das mínimas de um dígito, vencendo mesmo 1998!! Naquele ano a minha última mínima abaixo dos 10° foi no dia 28/8 com 9,8° (e foi a mínima daquele mês, pasmem!!). :negative: :negative: :negative: Revendo meu dados pude perceber que o período de bom frio foi de 12/7 a 21/8. Ou seja: nosso período propenso a frio intenso durou 40 dias!! :negative:

 

Em compensação temos um dia frio para os padrões de outubro, ainda mais com sol. Agora tenho 17,7° com 61% e venta de NNE a 6,4 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Que coisa impressionante: a última vez que baixei dos 10° foi no dia 21/8 quando tive 9,2°. Antes disso só em 15/8 quando atingi 9,1°. É meu novo recorde de encerramento mais cedo das mínimas de um dígito, vencendo mesmo 1998!! Naquele ano a minha última mínima abaixo dos 10° foi no dia 28/8 com 9,8° (e foi a mínima daquele mês, pasmem!!). :negative: :negative: :negative: Revendo meu dados pude perceber que o período de bom frio foi de 12/7 a 21/8. Ou seja: nosso período propenso a frio intenso durou 40 dias!! :negative:

 

Em compensação temos um dia frio para os padrões de outubro, ainda mais com sol. Agora tenho 17,7° com 61% e venta de NNE a 6,4 km/h.

Em compensação as máximas estão muito comportadas, Marcola!

 

Será que as mínimas ruins na tua região não são resultado do boom de urbanização que vem ocorrendo no teu bairro nos últimos anos?

Link to comment
Share on other sites

Que coisa impressionante: a última vez que baixei dos 10° foi no dia 21/8 quando tive 9,2°. Antes disso só em 15/8 quando atingi 9,1°. É meu novo recorde de encerramento mais cedo das mínimas de um dígito, vencendo mesmo 1998!! Naquele ano a minha última mínima abaixo dos 10° foi no dia 28/8 com 9,8° (e foi a mínima daquele mês, pasmem!!). :negative: :negative: :negative: Revendo meu dados pude perceber que o período de bom frio foi de 12/7 a 21/8. Ou seja: nosso período propenso a frio intenso durou 40 dias!! :negative:

 

Em compensação temos um dia frio para os padrões de outubro, ainda mais com sol. Agora tenho 17,7° com 61% e venta de NNE a 6,4 km/h.

Em compensação as máximas estão muito comportadas, Marcola!

 

Será que as mínimas ruins na tua região não são resultado do boom de urbanização que vem ocorrendo no teu bairro nos últimos anos?

Creio que não. Me refiro ao crescimento do Jardim Europa. Mas se formos comparar com 20 anos atrás, aí sim a região esquentou: a frente da minha casa tinha 200 m de terreno baldio!

 

A frustração na mínima foi por causa do vento, e pelos meus registros o vento norte. A minha casa pega o vento norte de frente, enquanto que o INMET está ao sul do Morro Petrópolis. Por isso lá a queda foi maior. Aqui em casa a mínima foi de 10,2° e na RBS deu 10,3°. Maldito vento. Podia ter marcado um dígito.

 

Quanto à urbanização, ainda assim temos o Country Club aqui do lado. É 0,5 km² só de verde.

 

Minha máxima já foi: 20,5°. Uma ótima máxima com sol. Agora faz 19,7° com 44%. P.o. em 7,1°. Venta de ESE a 8,4 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Pena a anotadora do Castelinho estar de férias. Imagino algo ao redor de 1C por lá nesta madrugada. Em casa mínima de 4,3C e agora faz 12,5C, e olha que estamos perto do meio-dia e faz sol!

 

Brunão, hj a previsão errou feio. Colocaram chuvoso e abriu um solzão. Talvez tenhamos pancadas de chuva à noite.

Acho que já pode trocar o texto: tricolor, tu não presta mas gosto de ti. Teu time reagiu e muito. :good2: :good2: Não fará companhia ao meu ano que vem na segundona.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

14h

 

Ctba com céu encoberto, ventosa e muito frio. AGORA: 10,6ºC. Deve ser a cidade mais fria do Brasil agora.

 

A máxima da tarde de hoje ocorreu às 12h com 11ºC. A do dia às 21h (00 UTC), com 13.2ºC

 

Já em SP, a máxima ocorre agora, 16.5ºC. Muita diferença...

 

Eita clima bom Shima. Ano que vem conhecerei sua city. Já tô programando o roteiro: Curitiba, Joinville, Floripa, São Joaquim, Vacaria, Caxias do Sul, Solecity, Bagé, Livramento e Porto Alegre.

abração

Link to comment
Share on other sites

Dia de inverno em pleno início de outubro em Ctba.

Máxima de 11oC e mínima de 9oC no aero até agora! Sinistro! Pelo visto o resto do ano pode ficar bem parecido com o restinho de 1999 aqui pelo sul, para comemorar os 12 anos do Ronaldo em SJ!!!!

E que o ano seguinte pareça com o que veio depois de 1999, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Ano que vem conhecerei sua city. Já tô programando o roteiro: Curitiba, Joinville, Floripa, São Joaquim, Vacaria, Caxias do Sul, Solecity, Bagé, Livramento e Porto Alegre.

abração

 

Por micro-segmentos climáticos eu dividiria a sua viagem assim:

 

Grupo 1: Curitiba

Grupo 2: Joinville e Florianópolis

Grupo 3: São Joaquim, Vacaria, Caxias e Soledade.

Grupo 4: Bagé e Livramento.

Grupo 5: Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante as máximas em Curitiba....O tempo nublado com chuviscos e vento devem ter deixado a sensação térmica beem baixa...

Meus pais estavam em Campo Alegre e relataram temperaturas e sensação baixa também, mesmo ao meio dia, quando desceram a serra...

 

Por aqui, a máxima ficou em 19 graus, quando o tempo abriu bastante, mas com o sol não aparecendo diretamente...

 

Agora registro na minha estação 14 graus...um valor bem interessante para o horário e especialmente para Outubro...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas muito interessantes mesmo!!!

 

Não sei como está na terra do Beto, mas o dia aqui está como ele tinha pensado: nublado e com um friozinho para relembrar o inverno:

 

Registrei mínima de 13 graus, nublado pra variar, e agora tenho 16....

Fui votar logo cedo, com uns 14 graus....maravilha!!!

 

E segue a relativa paridade entre Mauá e as áreas de baixa altitude do leste de SC. Indício de que a dinâmica de verão ainda não fincou raízes, já que essas bandas aí de Jlle e vale são bem piores que Mauá nos piores dias do verão.

Aqui, carrancudo com momentos de garoa, mínima de 14,3 a máxima de 16,4. Agora faz 14,7.

Link to comment
Share on other sites

14h

 

Ctba com céu encoberto, ventosa e muito frio. AGORA: 10,6ºC. Deve ser a cidade mais fria do Brasil agora.

 

A máxima da tarde de hoje ocorreu às 12h com 11ºC. A do dia às 21h (00 UTC), com 13.2ºC

 

Já em SP, a máxima ocorre agora, 16.5ºC. Muita diferença...

 

Bem isso... as 2 regiões metropolitanas são muito parecidas na maioria do tempo, mas nos extremos de frio, Sampa deixa a desejar. Se somarmos a absurda ilha de calor paulistana então...

Link to comment
Share on other sites

Dia de inverno em pleno início de outubro em Ctba.

Máxima de 11oC e mínima de 9oC no aero até agora! Sinistro! Pelo visto o resto do ano pode ficar bem parecido com o restinho de 1999 aqui pelo sul, para comemorar os 12 anos do Ronaldo em SJ!!!!

E que o ano seguinte pareça com o que veio depois de 1999, he he he!

 

Pedrão te ouça! Afinal, em 2000 a estação do IAG, no meio do Parque do Estado, chegou a -0,2 em julho/00 e se ocorresse isto novamente, eu teria chances concretas de ter mínima sub 5 na minha "isteichion"! Até porque, minhas mínimas tem sido muito parecidas com as de Santana, e mesmo lá baixou dos 5 naquele ano.

Link to comment
Share on other sites

Final de semana estive em Porto Seguro, por la muito sol durante todo final de semana, com temperaturas acima de 30ºC, e o sol a cada semana que passa vai ficando mais "ardido" :heat:

E o clima de "bahia" também, ta começando a ficar mais forte, outubro é considerado o inicio da alta temporara na região, ja tem bastante turista.

Falei com minha familia ao telefone, e foi dificil imaginar que estava 11ºC em Curitiba, na mesma hora que eu estava numa praia lotada, escutando axé (a contra gosto hehe), com um sol de verão. :prankster:

 

Hoje ja amanheceu chovendo por aqui. Espero que sobre um pouco desse frio todo pra semana que vem, quando estarei em Ctba...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui mínima de 13,3° logo à 0:35. Depois até esquentou com o aumento da nebulosidade e o vento E e NE.

 

Agora faz 23,1° com 54%. Estamos com a temperatura mais alta do RS no momento, junto com a fronteira oeste (e ainda assim só a região de Uruguaiana). A diferença é que aqui está nublado e na fronteira o céu é limpo. Indo para leste ou oeste a temperatura está 4° mais baixo do que em POA. Impressionante. E com tempo, repito, nublado!

 

Venta de NO a 9,8 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tive mínima de bons 13ºC, nublado e chovendo..Viva Joinville hahah...

 

A máxima até o momento foi ao meio dia, com temperatura de 18ºC, justamente quando o tempo pareceu que ia abrir, mas ainda sim continuou nublado.

 

Interessante que a temperatura está numa descendente legal...agora registro temperaturas entre 15 e 16ºC...com chuva/chuvisco na maior parte do tempo...as vezes um ventinho para dar uma gelada no ambiente...

 

A estação da RBS está fora do ar desde 13:10....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.