Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SIMEPAR, final da madrugada:

 

Na última hora houve o desenvolvimento de várias tempestades na região norte do estado do Paraná e também no sul do estado de São Paulo. Além da chuva forte também são observadas muitas descargas atmosféricas e com potencial para ocorrência de rajadas de vento forte e queda de granizo.

Link to comment
Share on other sites

Tópico de monitoramente e previsão para o mês de outubro.

 

Mês totalmente primaveril: aumenta o calor e voltam as chuvas em boa parte do país.

Ah, já existia o tópico. Onde estava?

 

Bom, outubro começou fresco, e parece que a mínima do mês será menor do que a de setembro. Aqui em casa não baixei dos 10,1°. Foi o único setembro junto com o de 1998 (pra variar) que não baixei dos 10° de mínima.

 

Hoje tive mínima de 13,4°. Agora faz 22,3° com 62%. Venta de SSE a 10,0 km/h.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

É galera, desta vez Setembro ficou nos devendo uma incursão forte de ar frio. :cray:

 

E Outubro começou com tudo por aqui. Neste momento o céu está 100% encoberto por nuvens altas

do tipo "alto-stratus", que estão trazendo uma terrível sensação de abafamento. No aeroporto está

27ºC, mas a sensação é de mais calor.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de SETEMBRO - 2010 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 10,1° (dia 18); 10,7° (dia 6) e 11,5° (dia 19)

 

Máxima absoluta: 27,2° (dia 20); 25,9° (dias 10 e 29) e 25,0° (dia 9)

 

Maior mínima: 18,1° (dias 1º e 21); 17,7° (dia 3) e 17,3° (dia 2)

 

Menor máxima: 17,3° (dia 12); 18,1° (dia 23) e 18,9° (dias 4 e 13)

 

Maior amplitude: 14,3° (dia 20: 12,9°/27,2°); 12,2° (dia 19) e 11,6° (dia 10)

 

Menor amplitude: 1,2° (dia 23: 18,1°/20,3°); 1,5° (dia 12) e 2,2° (dias 2 e 21)

 

Amplitude absoluta: 17,1°

 

Umidade relativa mínima: 42% (dia 19); 44% (dias 10, 15 e 16) e 45% (dias 18 e 30)

 

Umidade relativa mínima média: 61,5% - incerteza quanto à u.r. mínima do dia 2, de 89%.

 

Média mínima: 14,6°

 

Média máxima: 21,7°

 

Amplitude média: 7,1°

 

Média simples: 18,15°

Link to comment
Share on other sites

Provavemente o INMET fechou entre 17,3°/17,5° na média ponderada, tendo em vista que aqui em casa a simples fica 1,0° acima da ponderada do INMET em meses mais quente e secos. Esse mês foi muito nublado e estável nas temperaturas.

 

Reparem na contenção das extremas. A menor e a maior máxima não variaram mais do que 9,9°, sem contar que esse setembro foi o único, junto com o fatídico 1998, que não baixei dos 10°.

Link to comment
Share on other sites

Minha memória visual aponta quadro com estiagem já se estabelecendo.

 

De jeito nenhum Soledade pode estar com um quadro de estiagem de estabelecendo se há apenas uma semana choveu aí 200 milímetros.

Não confunda AAA eu falei quadro visual, e me refiro a início dos sinais de estiagem foi isto que quis dizer.Por exemplo, este dias o tempo nublou ocorreram uns pingos e mais nada, é o primeiro sinal de que a estiagem se aproxima.

Link to comment
Share on other sites

Uma intensa instabilidade passou sobre a minha região, e aqui para JF trouxe uma rápida, porém muito forte pancada de chuva acompanhada

de ventos intensos e granizo pequeno. Alguns postes tombaram com o vento, o que gerou blecaute por 3 horas em boa parte da cidade. Agora

ainda chove moderado, e a instabilidade ganha força na zona da mata.

Link to comment
Share on other sites

Show de horror esse setembro, hein, Igor? Quais foram as tuas médias? Deve ter passados dos 20° na simples.

 

Hoje tive máxima de22,7° às 14:39. Maior rajada de 30,8 km/h. Agora faz 15,5° com 73% e cheio de nuvens. Não fosse a MM e apostava uns 11°/12° amanhã de manhã. Venta de ESE a 3,1 km//h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Show de horror esse setembro, hein, Igor? Quais foram as tuas médias? Deve ter passados dos 20° na simples.

 

Hoje tive máxima de22,7° às 14:39. Maior rajada de 30,8 km/h. Agora faz 15,5° com 73% e cheio de nuvens. Não fosse a MM e apostava uns 11°/12° amanhã de manhã. Venta de ESE a 3,1 km//h.

 

Abraços calorosos!

 

Já tivemos setembros bem melhores.. Nesse ano os meses foram mais quentes que o habitual, até os considerados frios, sem exceção.

Link to comment
Share on other sites

Minha memória visual aponta quadro com estiagem já se estabelecendo.

 

De jeito nenhum Soledade pode estar com um quadro de estiagem de estabelecendo se há apenas uma semana choveu aí 200 milímetros.

Não confunda AAA eu falei quadro visual, e me refiro a início dos sinais de estiagem foi isto que quis dizer.Por exemplo, este dias o tempo nublou ocorreram uns pingos e mais nada, é o primeiro sinal de que a estiagem se aproxima.

 

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação. O vento sul (repelente de chuva) mesmo que fraco, tem sido uma constante últimos dias por aqui. A virada do tempo sem chuva também é outro indicativo. Tudo confirmado pelos modelos, ao menos nos próximos 15 dias, quando as instabilidades deverão se concentrar de Santa Catarina/Paraná para cima.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação.

 

Publicado pela MetSul no Correio de Povo de 30/9:

 

Inversão no regime de chuva no Brasil

 

Muitas cidades do Centro-Oeste do Brasil não registraram uma gota sequer de chuva nos últimos três ou quatro meses. Nesta semana, contudo, tudo mudou. A umidade está de volta ao Brasil Central e junto a chuva. É uma mudança no regime de chuva no país que terá importante impacto aqui no Sul do Brasil. Se as precipitações vão aumentar e muito por lá, tendem a diminuir bastante aqui. Como se opera esse processo ? É o que, popularmente, já se chamou de “cobertor curto”. Quando se puxa para um lado, o outro lado acaba descoberto. A chuva no território brasileiro está muito ligada ao denominado canal de umidade que vem da Amazônia. Até agora ele vinha atuando no Rio Grande do Sul, o que proporcionará que este mês termine com volumes de 200 a 300 milímetros em grande parte do Estado, mas na primeira metade de outubro este verdadeiro corredor de ar úmido tende a se concentrar sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, onde vai chover bastante com muitos temporais. O modelo computadorizado americano GFS em sua saída da manhã de ontem projetava 1,9 milímetro para os próximos sete dias em Porto Alegre enquanto para o mesmo período indicava 80,1 para a cidade de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Minha memória visual aponta quadro com estiagem já se estabelecendo.

 

De jeito nenhum Soledade pode estar com um quadro de estiagem de estabelecendo se há apenas uma semana choveu aí 200 milímetros.

 

ALÍ NÃO SEI, MAS AQUI CHOVEU 120/160 mm EM 4 DIAS.....MAS NO MATO ESTÁ "SECO', OU SEJA, BASTA 3/5 DIAS SEM CHUVA PARA COMEÇAR A TER PROBLEMAS DE ÁGUA P/AS PLANTAS.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação. O vento sul (repelente de chuva) mesmo que fraco, tem sido uma constante últimos dias por aqui. A virada do tempo sem chuva também é outro indicativo. Tudo confirmado pelos modelos, ao menos nos próximos 15 dias, quando as instabilidades deverão se concentrar de Santa Catarina/Paraná para cima.

 

 

MESMO PARA NÓS A CHUVA SERÁ POUCA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS E NÃO CHOVEU MUITO NOS ÚLTIMOS 50 DIAS.

Link to comment
Share on other sites

A tempestade que eu havia relatado por volta da meia noite, na verdade acabou pegando o extremo leste da cidade. Houve queda de granizo. Mas foi por volta das 02h30 que o bicho pegou: forte vendaval, chuva torrencial e descargas elétricas ininterruptas. Registrei 65 km/h aqui no meu quintal que é fechado.

 

Mas o sistema de alta pressão já começou a empurrar as instabilidades mais ao norte. Parte da manhã teve forte neblina, mas agora só está nublado e com vento sul, fraco. Faz 21,8°C. Deve fazer um friozinho legal para a época na próxima madrugada! Chuva também acredito que não faltará ao menos até dia 20.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação. O vento sul (repelente de chuva) mesmo que fraco, tem sido uma constante últimos dias por aqui. A virada do tempo sem chuva também é outro indicativo. Tudo confirmado pelos modelos, ao menos nos próximos 15 dias, quando as instabilidades deverão se concentrar de Santa Catarina/Paraná para cima.

Perfeito amigo Delcio! :ok:

Aqui os agricultores chamam este vento sudeste em outubro/novembro/dezembro de "boca seca" :russian:

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação. O vento sul (repelente de chuva) mesmo que fraco, tem sido uma constante últimos dias por aqui. A virada do tempo sem chuva também é outro indicativo. Tudo confirmado pelos modelos, ao menos nos próximos 15 dias, quando as instabilidades deverão se concentrar de Santa Catarina/Paraná para cima.

Perfeito amigo Delcio! :ok:

Aqui os agricultores chamam este vento sudeste em outubro/novembro/dezembro de "boca seca" :russian:

 

heheh acho massa essas percepções da natureza sem precisa olhar para modelos e computador, eu apesar de nao viver no campo tbm consigo perceber alguns prenuncios e sinais que a natureza emite, principalmente no comportamento dos animais e os tipos de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Como diz o triple A, o quadro atual está longe de estiagem. Mas, concordo com o PH quanto aos primeiros sinais de uma mudança no regime de precipitação.

 

Publicado pela MetSul no Correio de Povo de 30/9:

 

Inversão no regime de chuva no Brasil

 

Muitas cidades do Centro-Oeste do Brasil não registraram uma gota sequer de chuva nos últimos três ou quatro meses. Nesta semana, contudo, tudo mudou. A umidade está de volta ao Brasil Central e junto a chuva. É uma mudança no regime de chuva no país que terá importante impacto aqui no Sul do Brasil. Se as precipitações vão aumentar e muito por lá, tendem a diminuir bastante aqui. Como se opera esse processo ? É o que, popularmente, já se chamou de “cobertor curto”. Quando se puxa para um lado, o outro lado acaba descoberto. A chuva no território brasileiro está muito ligada ao denominado canal de umidade que vem da Amazônia. Até agora ele vinha atuando no Rio Grande do Sul, o que proporcionará que este mês termine com volumes de 200 a 300 milímetros em grande parte do Estado, mas na primeira metade de outubro este verdadeiro corredor de ar úmido tende a se concentrar sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, onde vai chover bastante com muitos temporais. O modelo computadorizado americano GFS em sua saída da manhã de ontem projetava 1,9 milímetro para os próximos sete dias em Porto Alegre enquanto para o mesmo período indicava 80,1 para a cidade de São Paulo.

 

Pelo menos aqui, já faz mais de 1 semana que a grama baixa está viçosa. Já o capim alto ainda está seco.

Link to comment
Share on other sites

Acho espetacular esses dias em que a diferença entre POA e Canela fica ao redor de 10C. É algo que me impressiona. Em POA faz 17C e em Canela faz 7C!

 

Que frio nas serras do RS e SC, realmente é como se o inverno tivesse voltado. Este frio será capaz de chegar até aqui, pois para amanhã o ETA não dá máxima superior a 18ºC.

Particularmente fico mais com o GFS, cuja isoterma que passa aqui em cima às 18Z de domingo é a com intervalo de temperatura em 18/21ºC. Deve passar dos 20 amanhã sim,

porém já será um belo refresco para nós. Agora 24ºC ainda, com 80% de UR. Amazônia...

Link to comment
Share on other sites

No Morro da Igreja impressionantes 2,9oC e 1.2mm.

 

Caio, esse lugar é realmente imbatível. Aqui em casa ontem caiu chuva de granizo, mas de curta duração e não chegou a provocar maiores danos. Hj amanhecemos com chuva e a temperatura não passou de 26ºC, o que é uma diferença de 10ºC em relação ao sábado passado.

Não preciso mais regar meu jardim à noite. :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços goianienses

Link to comment
Share on other sites

A grande curiosidade é que a eleição presidencial deste domingo será inédita desde a redemocratização do país sob o ângulo meteorológico, conforme levantamento da MetSul Meteorologia com apoio do Oitavo Distrito de Meteorologia. A diferença em 2010 é o frio que se espera seja intenso ao amanhecer, o que não ocorreu em prévias eleições presidenciais aqui no Rio Grande do Sul. Em 1989, na eleição de Fernando Collor, a temperatura variou em Porto Alegre de 12,2ºC a 29,6ºC em 15 de novembro, primeiro turno, e de 20,3ºC a 33,4ºC em 17 de dezembro, no segundo turno. Em 1994, quando Fernando Henrique se elegeu, fez entre 15,2ºC e 18,9ºC em 2 de outubro. Na sua reeleição, em 4 de outubro de 1998, a temperatura na Capital oscilou de 15,2ºC a 30,0ºC. Em 2002, quando da eleição de Lula, fez entre 18,4ºC e 32,2ºC em 6 de outubro, no primeiro turno, e entre 10,0ºC e 19,0ºC em 22 de outubro, no segundo turno. Em 2006, reeleição de Lula, a variação foi de 15,3ºC a 25,4ºC em 1º de outubro e de 17,5ºC a 31,6ºC no dia 29. É provável, assim, que Porto Alegre e o Estado registrem hoje as menores marcas em dia de eleição presidencial na era democrática após o regime militar.

 

Publicado no Correio do Povo de domingo 3/10/2010

Link to comment
Share on other sites

Última hora:

 

Canela: 6,8C

Soledade: 11,4C :heat:

 

PHP, queremos explicações! :clapping:

Pra começar eram 9.3º no horário referido e muito mais vento que Canela, agora faz 7º aqui em casa, no Inmet não atualizou, mas estava 8.1º às 20 hs e continua com vento, sensação de bastante frio.

Link to comment
Share on other sites

Meus dados nos dias das eleições:

 

Data: casa - INMET

 

4/10/1998: 18,1°/19,5° - 15,2°/30,0°

6/10/2002: 18,3°/30,6° - 18,4°/32,2°

22/10/2002: 11,2°/19,0°- 10,0°/19,0°

1°/10/2006: 15,8°/24,3° - 15,3°/25,4°

29/10/2006: 18,1°/31,1° - 17,6°/31,2°

 

E tudo indica que será, sim, o dia mais frio das eleições! A temperatura cai a 0,5°/h. Céu limpo e sem vento! U.r. em 79% e faz belos 11,9°! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Acho espetacular esses dias em que a diferença entre POA e Canela fica ao redor de 10C. É algo que me impressiona. Em POA faz 17C e em Canela faz 7C!

Eu acho uma merda, hehe. Só mostra como aqui é ruim de frio!! Essas diferenças são marcadas em advecção de ar frio, e acima de tudo em atuações de ciclone! É quando temos uns 15° aqui à tarde e a serra está com 5° no mesmo momento.

 

3/10/1999 NEVOU

Aqui em casa tive variação de 8,5° a 16,9° nesse dia (um domingo). No dia seguinte fui de 7,4° a 16,4°. É meu recorde de frio até hoje em outubro.

 

Ambos os dias foram com sol, algo incrível para o nosso padrão!!

 

Agora tenho 11,8° com 79% e p.o. em 8,2°. Sem vento.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.