Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

Viva a chuva em SP!! Quando fico uns 20 dias sem ver chuva em POA já fico com saudades da água caindo.

 

Meu professor de filosofia que mora em Curitiba e veio nos dar aula no sábado disse que ele mesmo traz chuva! Choveu um bocado por aqui na noite e manhã de sábado. Garanto que ele voltou para Curitiba e pegou tempo fechado por lá no domingo.

 

Mínimas em Canela hj:

 

INMET: 9,3C

Em Casa: 7,6C

Castelinho: 3,4C

O Castelinho certamente estava protegido do vento E. No Litoral Norte não baixou dos 16° tanto em Tramandaí quanto em Torres, e sempre com vento E moderado (em Torres um pouco fraco). Aqui em casa também não esfriou direito pelo mesmo motivo: mínha mínima foi de 14,4°; fazia 15,8° à meia-noite.

 

Agora tenho 23,6° com 56% e venta de E a 3,4 km/h com sol e nuvens. Pressão em 1018,9 mb. Típico dia de primavera.

 

Abraços de leste!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Acabando de chegar as terras tropicais da bahia, depois de uma maratona de viagens, e horas de espera em aeroporto (mas claro que até 2014 vai ta tudo resolvido :rtfm: ).

 

Estive em Curitiba e Floripa, onde peguei um frio até que razoavel em ambas, talvez minha ultima amostra de inverno esse ano.

 

Aqui na bahia, onde a seca começava a preocupar, ja esta com bastante instabilidade vinda do mar, mas que se concentra na faixa litorania. No interior, a situação não deve estar muito diferente do centro-oeste...

Link to comment
Share on other sites

Ubatuba, aqui no litoral norte de SP, tem praias lindas; mas, quando passa uma FF, é impressionante como chove naquela cidade; muito mais do que aqui no Vale.

 

O dia por aqui, foi de sol, muito vento frio e temperatura agradável.

 

No momento, 16°C ; mas, a sensação é bem mais baixa por causa do vento frio.

Link to comment
Share on other sites

POA é a cidade que mais faz frio no Brasil sob 17C!!! Impressionante o frio que passei ontem no Estádio Olímpico. Estava apenas com uma camisa de manga cumprida e quase congelei devido ao vento constante e forte que fazia lá. :girlwitch: A sensação era de menos de 10C!! Tive que levantar da minha cadeira, deixar os meus amigos sozinhos e ir para atrás de uma coluna me proteger do vento. :unknn:

Link to comment
Share on other sites

POA é a cidade que mais faz frio no Brasil sob 17C!!! Impressionante o frio que passei ontem no Estádio Olímpico. Estava apenas com uma camisa de manga cumprida e quase congelei devido ao vento constante e forte que fazia lá. :girlwitch: A sensação era de menos de 10C!! Tive que levantar da minha cadeira, deixar os meus amigos sozinhos e ir para atrás de uma coluna me proteger do vento. :unknn:

 

Ontem tinha um vento constante no estádio que me fez pensar que baixou Soledade no Olímpico! Impressionante mesmo! Depois conferi na tv que o narrador informava 15 graus no campo.. mas a sensação bem abaixo disso por conta do vento que não parava nunca!

Link to comment
Share on other sites

Ontem tinha um vento constante no estádio que me fez pensar que baixou Soledade no Olímpico!

 

Hehehehehehe. Era mais parecido com a Rodoviária ou com o "Topinho Baixo"?

O dia que baixar Soledade no Olímpico tanto ele quanto o Beira-Rio serão arremessados em Uruguaiana. :laugh:

 

Ontem à noite tinha um bom vento, quase sempre moderado. A madrugada toda foi ventosa e freou o resfriamento noturno. É a típica alta subtropical atuando na primavera. Com o aquecimento do continente e o oceano ainda frio, venta mais.

 

Hoje não baixei dos 14,8°. Agora está 24,7°com 51% e venta de ENE a 6,9 km/h. No final do dia o vento deve aumentar.

 

Abraços ventosos!

Link to comment
Share on other sites

No resumo agosto postado percebi que Tramandai foi mais fria que Lagoa Vermelha e Soledade na media das máximas 16,9 x 18,2.....bem interessante, já que ainda estamos no inverno

 

Interessante, mesmo!

 

Porém, é facilmente explicado. No litoral norte não há veranicos. Se vc olhar Torres, acho que a média das máximas será ainda menor. Tenho, inclusive, uma pulga atrás da orelha se em alguns anos a máxima absoluta das cidades do litoral norte gaúcho no trimestre JJA não é menor que todas as cidades serranas do RS, inclusive SJ.

Link to comment
Share on other sites

No resumo agosto postado percebi que Tramandai foi mais fria que Lagoa Vermelha e Soledade na media das máximas 16,9 x 18,2.....bem interessante, já que ainda estamos no inverno

 

Interessante, mesmo!

 

Porém, é facilmente explicado. No litoral norte não há veranicos. Se vc olhar Torres, acho que a média das máximas será ainda menor. Tenho, inclusive, uma pulga atrás da orelha se em alguns anos a máxima absoluta das cidades do litoral norte gaúcho no trimestre JJA não é menor que todas as cidades serranas do RS, inclusive SJ.

 

Acho que em todo o litoral gaucho ocorre o mesmo não?

Rio Grande tem máximas absolutas bem baixas também...Santa Vitória do Palmar então, nem se fala (alias, seria interessante ver esta tabelão do Carlos também :ok: )

Link to comment
Share on other sites

Ontem tinha um vento constante no estádio que me fez pensar que baixou Soledade no Olímpico!

 

Hehehehehehe. Era mais parecido com a Rodoviária ou com o "Topinho Baixo"?

O dia que baixar Soledade no Olímpico tanto ele quanto o Beira-Rio serão arremessados em Uruguaiana. :laugh:

 

Ontem à noite tinha um bom vento, quase sempre moderado. A madrugada toda foi ventosa e freou o resfriamento noturno. É a típica alta subtropical atuando na primavera. Com o aquecimento do continente e o oceano ainda frio, venta mais.

 

Hoje não baixei dos 14,8°. Agora está 24,7°com 51% e venta de ENE a 6,9 km/h. No final do dia o vento deve aumentar.

 

Abraços ventosos!

Eu disse ,eu disse :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Vento pra nós é como feijão,tem quase todos os dias :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Lotfi, penso que apenas o litoral norte gaúcho está protegido da atuação das massas de ar quente vindas do Chaco. Os litorais médio e Sul já estão bem mais expostos à atuação deste sistema causador de veranicos.

 

 

Mas o que salva mesmo o litoral de RS e SC dos veranicos é a temperatura da água! Alguns dias atrás Criciúma tinha 32oC e ao mesmo tempo Santa Marta tinha 17oC. O Fator determinante para aberrante diferença era, obviamente, a temperatura da água! Acho que as massas que vem do Chaco também pegam o litoral norte. Aliás, acham que pegam tanto quanto o sul do RS, uma vez que existem momentos em que o sul nem chega a receber o jato de frente! Para variar, penso que a latitude do RS que mais sofre com o ar quente do Chaco é a latitude 30, he he he, ou seja, POA! Qual é a praia nesta latitude? Tem estação?

Link to comment
Share on other sites

Agora 2h da matina

 

Inmet M.I 3.6°C

Inmet SJ 7.3°C

Inmet Indial 12.5°C

Inmet Poa 16.0°C :D

 

Entre 00:00 e 2:00 da madrugada minha PWS registrou 11, 6ºC, a mínima de Setembro!

 

São Francisco do Sul registrou 8,9ºC às 3:00 da madruga, e Itapoá as 2:00 horas registrou 10,1ºC

 

Indaial as 5:00 registrou 11,7ºC, a mínima do dia até então...

Link to comment
Share on other sites

Agora 2h da matina

 

Inmet M.I 3.6°C

Inmet SJ 7.3°C

Inmet Indial 12.5°C

Inmet Poa 16.0°C :D

Ah... que novidade. Ao menos tivemos uma boa queda de madrugada. O INMET atingiu 13,0° e deu 14,3° aqui em casa. Ainda assim foi menos frio do que quase todo o litoral de SC. Em Floripa deu 13,0° e, expliquem-me, fez 8,8° em Araranguá! :clapping: Ausentes teve 4,6° de manhã.

 

Agora tenho 19,5° com 68% e venta de NNE a 9,0 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Chega a ser interessante ver o vento soprando constantemente aqui em Joinville desde as 8 da manhã....

Picos da mais de 20 km/h tem ocorrido, carregando muitas nuvens e deixando o céu de nublado a parcialmente nublado.

 

Não é nenhuma Soledade, mas para quem é acostumado com pouco vento, até que tá valendo :laugh:

 

Não tenho acompanhado o deslocamento de frentes frias ou MP´s ultimamente, mas olhando o deslocamento das nuvens percebe-se claramente a predominância de ventos de norte/nordeste por aqui.

Engraçado que se olharmos o deslocamento da nebulosidade mais ao sul (RS) percebe-se que ela se desloca para o norte, sendo que aqui ela está se deslocando para o sul/sudoeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Est de São Paulo - Chuva acumulada Setembro 2010 (até dia 09):

 

Ubatuba: 83,6 mm

Santos: 72,1 mm

São Sebastião: 63,1 mm

Iguape: 33,4 mm

Cananéia: 15,0 mm

Registro: 7,8 mm

 

São Paulo: 15,0 mm

Campos do Jordão: 9,4 mm

Taubaté: 7,0 mm

 

Piracicaba: 13,6 mm

Sorocaba: 9,0 mm

Campinas: 6,3 mm

Bragança Paulista: 4,8 mm

Limeira: 4,4 mm

 

Franca: 10,8 mm

Ribeirão Preto: 5,4 mm

Bebedouro: 1,3 mm

 

Bauru: 15,8 mm

Marília: 11,0 mm

São Carlos: 9,2 mm

Araraquara: 6,0 mm

 

Adamantina: 3,0 mm

Presidente Prudente: 1,8 mm

Votuporanga: 0,8 mm

São José do Rio Preto: 0,3 mm

Araçatuba: 0,0 mm

 

Litoral bombando, hein? Isso se deve também à orografia, certo?

Link to comment
Share on other sites

É Shimutz, o litoral norte de SC, o litoral do PR e o litoral de SP são uma nojeira em termos de falta de sol. E tu sempre morou nessas regiões! Vai gostar assim de tempo nublado lá nas quinquinchinas!

 

Acho que antes de mim, apenas o Marcos consegue ser ainda menos apreciador de MMs e tempo encoberto!! hehehehe

 

POA agora não tem nenhuma nuvem no céu! :beach:

Link to comment
Share on other sites

Número de horas de sol por dia em POA:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83967

 

Número de horas de sol por dia em Floripa:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83897

 

Número de horas de sol por dia em Ctba:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83842

 

Número de horas de sol por dia em SP:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83781

 

Número de horas de sol por dia no Rio:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83743

 

Número de horas de sol por dia em BH:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83587

 

Número de horas de sol por dia em BSB:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83377

 

Agora, apenas por curiosidade (não é capital), Bagé:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83980

 

Conclusões:

 

1- O número de horas de sol por dia em POA e Bagé é inversamente proporcional ao verificado em BH e Brasília.

2- POA é a capital mais ensolarada do Brasil nos meses de verão (DJF)

3- POA é a capital menos ensolarada do Brasil nos meses de inverno (JJA)

4- Floripa, Ctba e SP são bastante homogêneas em horas de sol por dia ao longo do ano.

5- Bagé tem pouquíssimo sol nos meses de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, sabia que nos trimestre JJA POA é a cidade com menor insolação e número de horas de sol/dia no país?

 

Já em dezembro/janeiro/fevereiro, não tenho certeza, mas acho que é a capital com mais horas de sol.

 

Os extremos estão aqui.

Brunão, Curitiba tem menos insolação no trimestre citado que POA, além de ter nebulosidade igual ou maior.

Vou por todas essas normais em breve no site!

 

POA horas insolação

Jun 136.0

Jul 148.6

Aug 151.1

CTBA horas insolação

Jun 129.7

Jul 147.6

Aug 148.3

 

POA cobertura nuvens

Jun 4.6

Jul 4.6

Aug 4.6

CTBA cobertura nuvens

Jun 4.6

Jul 4.8

Aug 6.1

 

Normal 1961-90

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, sabia que nos trimestre JJA POA é a cidade com menor insolação e número de horas de sol/dia no país?

 

Já em dezembro/janeiro/fevereiro, não tenho certeza, mas acho que é a capital com mais horas de sol.

 

Os extremos estão aqui.

Brunão, Curitiba tem menos insolação no trimestre citado que POA, além de ter nebulosidade igual ou maior.

Vou por todas essas normais em breve no site!

 

POA horas insolação

Jun 136.0

Jul 148.6

Aug 151.1

CTBA horas insolação

Jun 129.7

Jul 147.6

Aug 148.3

 

POA cobertura nuvens

Jun 4.6

Jul 4.6

Aug 4.6

CTBA cobertura nuvens

Jun 4.6

Jul 4.8

Aug 6.1

 

Normal 1961-90

 

Então era o contrário! POA é absoluta em horas de sol no verão e perde por pouco para Ctba no inverno no quesito menos horas de sol/dia. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Agora olhem a tristeza que é morar numa cidade com Ubatuba/SP:

 

http://pt.allmetsat.com/clima/brasil.php?code=83786

Que droga no verão, hein? Isso é efeito da serra do mar. A vantagem é que chove bem e isso ameniza o calor, a desvantagem é na atuação das frentes e mP´s marítimas que deixam o tempo fechado por dias mesmo no verão.

 

Quanto à POA, reparem que a insolação salta entre setembro e outubro. Setembro já é entrada da primavera (+- 12 h/dia de luz solar), mas é o mês mais chuvoso. Ainda temos atuação significativa das mP´s com maior turbulência atmosférica em função do aquecimento do continente. Em outubro a atividade das frentes diminui e a primavera avança um pouco mais.

 

Hoje foi um dia tipicamente primaveril por aqui: variação de 14,3° a 25,9° com u.r. mínima de 44%, vento E constante e tempo bom com muita estabilidade. Agora faz 20,9° com 67% e venta de SE a 6,4 km/h.

 

Abraços ensolarados!

Link to comment
Share on other sites

Pena não ter os dados de Joinville, mas certamente eles se assemelham aos do litoral de São Paulo e Paraná.

 

Opa, é pra já meu amigo. 4 anos estudando geografia na Univille, pelo menos alguma coisa eu tinha que conseguir né.

Os dados são da estação da univille/epagri 1995 a 2006.

 

..........Insolação..Nebulosidade

Jan.....123,7........7.8

Fev......85.1........7.9

Mar......75.7........7.2

Abr......88,5........6.8

Mai......89.3........6.4

Jun......74.6........6.7

Jul.......95.9........6.9

Ago......81.1........6.9

Set......29.9........8.5

Out......10.5........8.7

Nov......58.8........7.7

Dez.....111.7........7.4

Link to comment
Share on other sites

Os dados são da estação da univille/epagri 1995 a 2006.

 

..........Insolação..Nebulosidade

Set......29.9........8.5

Out......10.5........8.7

Creio que a maior nebulosidade deva ser efeito da alta marítima jogando umidade para a borda da serra, efeito esse mais acentuado na primavera.

 

Por aqui o primeiro decênio de setembro foi bem comportado. A mínima ficou em 10,7° dia 6 e a máxima em 25,9° hoje, dia 10.

 

As médias até o momento são:

 

mínima: 14,3°

 

máxima: 22,1°

 

simples: 18,2°

 

Isso daria compensada de 17,2°/17,5° no INMET. Dentro do padrão do mês.

 

Agora tenho 18,7° com 68% e vento ENE a 5,3 km/h. A MetSul prevê chuva forte para o final de semana. E teremos frio em parte do país na semana que vem.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde

 

Tarde quente em Curitiba...Aqui em casa 26°C

 

Simepar prevê chuva na terça-feira à tarde aqui na Capital.

 

Chuva essa causada por um belo ciclone mais ao sul. Uma pena que a barreira Brasil Tropical segue imperando com mãos fortes e ar frio quase não chega direito ao PR, no máximo um bom vento SW pra refrescar o pré-frontal do dia anterior. Que a situação melhore nas próximas rodadas... No mais, ao que parece pelo GFS segue uma tendência de aumento de umidade em TODO o sul do Brasil no decorrer de setembro.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

tô ficando preocupado com o que dizem os mapas de previsão. Nada de chuva para cá nos próximos dias e a situação vai ficando cada vez pior. Não choveu nada em junho, julho, agosto e até agora setembro. Aqui o calor tá insuportável e o ar muito seco. E quando o tempo está assim e ocorrem chuvas em nossa região, elas costumam ser muito violentas.

Ô saudades da época do encontro do BAZ, quando eu peguei uma temperatura máxima de 14ºC. :laugh: :laugh:

Abraços goianienses

Link to comment
Share on other sites

Um pouco quente só. Tenho 35,4°C agora e URA de 20%, com vento norte constante. Sol, mas com céu todo enfumaçado. Ninguém merece.

Aqui estamos com condições parecidas. A máxima até as 14h foi de 32,0°C no SIMEPAR e de 32,4°C aqui no centro da cidade. Venta forte e constante de Norte

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma semana espetacular e bastante fresquinha em POA. As máximas não passaram dos 23C/25C e as mínimas ficaram ao redor dos 13C/15C. Porém, estamos num fim-de-semana, logo chove sem parar! Temperatura de 16C em POA.

Repare que a tua estação em Canela e POA têm a mesma temperatura: 16°! Aqui em casa a mínima ficou em 15,8° às 14:08. Começou a chover só depois do meio-dia e só acumulei 3,5 mm até o momento.

 

Agora venta um bocado. Já tive rajada de 35,6 km/h. Faz 16,1° com + de 89% e venta de ESE a 26,6 km/h. Ainda vai chover mais, já que a pressão está caindo e o vento oceânico aumento. Valor em 1009,1 mb.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.