Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Posts

    866
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by Allef Matos

  1. Bem por aí mesmo, Nestor. Me lembre de te enviar a tabela com os dados faltantes. O Curral fica no interior do Município, uma baixada que é representativa de outras tantas baixadas que existe em PM e na região. Para área urbana, o mais representativo é o Veleda que fica numa fazenda ao lado da cidade. A cidade em si fica em um topo (em um planalto na borda oeste da Serra do Sudeste). Dentro do perímetro urbano existe pontos com a mesma altitude do veleda (460/470 m). Logo essas maximas muito baixas com bastante vento é retrato fiel da cidade, assim como temperaturas negativas com vento. Vale salientar que os atlas eólicos mostram que a região é uma das mais ventosas do Sul do Brasil. PM e arredores não é para amadores.
  2. Lindíssimas fotos mesmo. Formou um nevoeiro intenso sobre essa região na última madrugada. O motivo foi que além de estar úmido há vários dias nesse local, os arroios estão bem cheios, liberando calor latente sobre área. Podia ter caído um pouco mais e quem sabe ido a uns -5,x/-6°C! Ao invés disso formou esse nevoeiro espesso e consequentemente congelamento do que estava sendo depositado sobre as superfícies. Pelo menos rendeu ótimas imagens. Por outro lado os topos começaram a receber uma advecção um pouco mais quente e seca na madrugada, ainda assim conseguiram ter 3/3,x°C. Negativou também em Pelotas (Bairro Colina do Sol) e Jaguarão com -0,6°C e -0,1°C respectivamente. Em Herval fez -3,1°C na baixadinha do Bulbols. O Curral como sempre perdendo sinal durante as madrugada, jogando fora seus -5,x/-6,x°C por conta dos problemas com a pilha. Em breve vamos resolver.
  3. Além da Linha de Instabilidade associada ao ciclone extratropical que provocou destruição no norte/noroeste gaúcho, no seu impacto direto trouxe muitos estragos no sul e leste do RS. A estação do porto de Rio Grande registrou rajadas de 140 km/h, Canguçu 100 km/h e Herval 97 km/h. O município de Pelotas teve 104 km/h na estação da Embrapa. Vale salientar que essa estação fica no interior, mais de 10 km a oeste da cidade, enquanto na porção leste, sul e central não há estações com medição padronizada de vento e é justamente a área onde os danos foram mais significativos e onde as projeções de modelos com maior resolução indicavam rajadas mais fortes. Os estragos são compatíveis com rajadas de 110/120 km/h. Muitas casas foram destelhadas, ocorreram danos em prédios e estruturas, quedas de postes de energia elétrica e centenas de árvores caídas (mais de 300). Em Rio Grande e outros municípios da região também houveram danos significativos e uma grande quantidade de árvores e postes caídos. Registros de estragos em Pelotas: https://www.instagram.com/p/Cuo6eBxrty_/?igshid=YmM0MjE2YWMzOA== Eu estive com alguns amigos em Tapes (outro município da Costa Doce, na orla da Lagoa dos Patos) registrando o impacto do sistema. As rajadas eram compatíveis com valores acima de 100 km/h. Em poucos minutos de vento testemunhos estragos na cidade, além de uma elevação abrupta do nível da lagoa. Estava muito difícil conseguir ficar parado e tivemos que tirar o carro do local onde estava com medo de ser empurrado para dentro da lagoa já que estava balançando muito. VID-20230714-WA0037.mp4 Mais alguns registros de Tapes: https://www.instagram.com/p/CuqLqWELdZv/?igshid=YmM0MjE2YWMzOA== O prognóstico de vento que mais se aproximou do observado foi a 18z do ECMWF do dia 12 de julho. Indicava os ventos mais intensos na parte sul da Lagoa e litoral sul. Foi um evento e tanto.
  4. Pelotas teve hoje 6,5°C na sua área central. Depois ter registrado 40,9°C no último dia 13. Na área rural fez 3,7°C na Chácara dos Pinus.
  5. Keiser, segue fazendo esse trabalho que é bastante louvável em Santa Catarina e não desanime. Não se importe com opinião de terceiros. Pessoas belicosas que encaram tudo com rinha ou como ringue de batalha e gente desonesta tem em todo lugar. Aos reiters não devolvemos não mesma moeda, devolvemos com a verdade e com a hombridade!
  6. Estava lendo as polêmicas sobre Bom Jardim da Serra. Só sei de uma coisa, EU CONSIDERO Águia Dourada e Terra do Gelo. Sempre foi coerente, sobretudo no que refere as condições atmosféricas local. A ônus da prova é de quem ta duvidando, principalmente quem considera dados de estações de marcas questionáveis.
  7. Verdade, Carlos Campos. Foi um mês bonito na região. No Uruguai teve lugares com média máxima entre 13,x/14,x°C. Uma pena a estação do Chuí estar off.
  8. O mês de junho foi bonito e gelado no extremo sul do Rio Grande do Sul. Tabela abaixo de algumas PWS e INMETS da região: **Pinheiro Machado (Curral e Veleda) ** Herval (Guarda Nova) ** Pelotas (Pinus e Colina)
  9. Ali em Pelotas só uma pequena correção no dia 18: -1,8/12,1°C. Quanto ao Curral de Pedras segue a tabela:
  10. Verdade, Nestor. Tem pessoas que faltaram aula de geografia básica, acham que existe só altitude como fator climático. Negócio é só ignorar.
  11. Mais registros de hoje lá no Curral de Pedras em Pinheiro Machado: -5,9°C. 537018618_WhatsAppVideo2022-06-20at08_09_48.mp4 WhatsApp Video 2022-06-20 at 08.09.46.mp4
  12. Geada no amanhecer de hoje no Curral de Pedras, em Pinheiro Machado. Fez -5,9°C. Novamente suscitou alguns burburinhos por aí por conta do topo não ter baixado de 6,3°C. Dona Mariza, que mora lá, fez os registros. Em Pelotas, fez -3,9°C na Chácara dos Pinus e -1,8°C no bairro Colina do Sol, vizinho ao centro da cidade. 33723025_WhatsAppVideo2022-06-20at08_22_57.mp4
  13. Estação da Colina do Sol (1,2 km do Centro de Pelotas) teve -1,7°C hoje. No interior do Município, na Chácara dos Pinus, -3,3°C. Negativa também em Santa Vitória do Palmar, que na beira da praia, teve -0,2°C. Em São José do Norte (entre a lagoa e litoral) 0,4°C. Em Jaguarão -0,1°C e Herval -1,8°C. A menor mais uma vez foi no Curral de Pedras, em Pinheiro Machado, que teve -4.9°C. Um ótimo frio para o extremo sul do RS.
  14. E para o restante dos dois estados sobra mais a máxima né porque as mínimas vão para o saco todo mundo.
  15. Imagem impressionante. Escoamento em 850 hPa do modelo GFS mostra o vento sul cobrindo boa parte do Brasil. Atenção a Cuiabá, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Palmas, e outros locais inusitados que vão ser os grandes destaques. Agradeçam a nossa tentativa de Furaquinho.
  16. Dia geladinho no sul do RS hoje: 2,3/23,6°C Curral (Pinheiro Machado/Baixada) 6,7/20,1°C Veledas (Pinheiro Machado/topo) 5,6/22,8°C Pinus (Baixada de Pelotas) 6,2/22,2°C Colina (Pelotas/centro) 7,2/22,7°C Jaguarão 8,6/20,5°C Rio Grande Pena o Pinus ter flopado hoje. Poderia ter ido a 4/4,x°C. Vamos ver a próxima madrugada. Desta que para os 6,7°C do Veledas que foi com vento de 25/26 km/h de madrugada.
  17. Os oito primeiros dias em parte do sul do RS, bem abaixo da média: Pinheiro Machado (Veleda) Pinheiro Machado (Curral) Pelotas (Pinus) Pelotas (Colina do Sul) O Outubrão que considero kkk
  18. Com certeza. Em médias de inverno no RS é só Ausentes e PM. Esse ano Ausentes está mais fria visto que a anomalia negativa está mais significativa do norte do RS ao PR e em parte do Sudeste/Centro-Oeste.
  19. Sim. Soledade teve -7,0°C em agosto passado. O Curral teve -7,9°C em julho. Na MP de agosto (a MP mais forte) a estação do Curral não tava mais no fundo da baixada como estava na MP de julho e como está agora. No local mais alto teve -6,8°C. Se tivesse no local atual teria dado -8,x°C possivelmente.
  20. Sim, no RS é Vacaria e PM. As vezes Ausentes/Mario. Esse ano por enquanto ta Vacaria com -7,2°C, Ausentes -7,0°C e PM -6,8°C. Ano passado foi PM com -7,9°C.
  21. O cavado que vai se propagar pelo RS na tarde/noite do dia 28 deve gerar instabilidade. O modelo WRF coloca áreas de instabilidade de intensidade moderada se formando em meio piscina fria. A temperatura em 925 hPa na hora dessas instabilidades. E em 850 hPa Isso realmente pode trazer uma boa neve e até com chance de acumulação nos Cerros do sul Gaúcho e nas Hortênsias. Além de neve e precipitação invernal até mesmo para pontos de menor altitude.
  22. Vi que alguém fez uma indagação sobre a estação da Chácara dos Pinus em Pelotas. A estação está corretíssima, o lugar é um buraco a 50 m rodeado por morros de 100/250 m. A estação Davis Pro-2 aspirada mantida pelo laboratório da Embrapa Clima Temperado, na mesma área, teve 6,3/31,2°C. A Chácara por ser baixada e com altitude não muito destoante, teve a mesma máxima só que com a adicional de ter uma mínima de baixada, por ser baixada. Alguém me mandou algo sobre o Curral em Pinheiro Machado, mas creio que foi editado... vou me em eximir de maiores argumentações porque é uma pauta exaustivamente debatida em grupos de WhatsApp, o fórum não merece essa ladainha. Até porque qualquer análise ( nem precisa ser aprofundada ) comparando os dados de temperaturas do local com as estações da região nas maximas e em situação de chuva, vai perceber que não tem nada de errado com o local. Única coisa errada é a ignorância de quem desconhece a dinâmica de uma região com um pouco mais de relevo que está quase no paralelo 32°S. E pouco me importa se a empresa A ou B considera ou não. Sou meteorologista e estudei muito para me qualificar como tal, não preciso da aprovação de terceiros, preciso apenas do respeito, como tenho buscado respeitar a estação de todos. Prova disso é que nas tabelas que divulgamos incluímos geral, sem desdém.
  23. Dia quente hoje no RS. Várias cidades com temperaturas maximas entre 28/30°C. Algumas com mais de 30°C, depois de amanhecer com temperaturas mais baixas nos buracos....resultado são amplitudes gigantes. Curral de Pedras teve -0,5/25,7°C (26,2°C). E Chácara dos Pinus em Pelotas 1,3/31,1°C (quase 30°C)!!!!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.