Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Caetano

Moderators
  • Content count

    721
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Allef Caetano last won the day on July 17 2018

Allef Caetano had the most liked content!

Community Reputation

409 Excellent

2 Followers

About Allef Caetano

  • Birthday 03/12/1994

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. O deslocamento da área de baixa pressão junto a fronteira do Uruguai com RS fez a pressão despencar no sul e campanha. Abaixo os menores valores registrados: 991,0 hPa Chuí 992,3 hPa Pelotas 992,7 hPa Rio Grande 993,2 hPa Aceguá 993,8 hPa Herval 994,9 hPa Pinheiro Machado As rajadas de vento na região ficaram ao redor dos 70/75 km/h. Pontualmente acima.
  2. Impressionante a previsão do Europeu para as mínimas nos próximos dias. Vários dias com mínimas entre 24/26ºC. Considerando que tem feito 1ºC acima nas mínimas do bruto, pode quebrar os 26,0ºC de 25/12/2012 e os 25,8ºC de 30/01/1990 e consagrar a maior mínima absoluta da série histórica. A sequência por si só é bizarra e rara. Além disso pode ter outro pico de 38/40ºC no dia 10. O índice de calor deve passar dos 50ºC em alguns momentos dos próximos dias. Janeiro encapetado, a moda Chucha MeneHell.😈
  3. Uma boa mínima. Efeito da secura?? Aqui foi um ar frio comunzinho de janeiro. Nos mais fortes vai fácil a 10ºC ou sub em toda região.
  4. De fato a neve deixa a desejar, mas é pela questão da umidade. A serra tem o relevo alto como barreira orográfica que força o levantamento do ar. Então é comum ela reter a umidade quando o ar frio ta avançando, o que possibilita "casar" o ar frio com a umidade. Mesmo em situações pós-frontais (quando a frente já passou), mas ainda existe algum resquício de umidade, acaba formando nuvens e consequentemente aumentando as condições para precipitações invernais. Já nos pampas o relevo é baixo. O minuano entra rasgando, rapidamente seca e limpa. A borda oeste da serra do sudeste, que compreende Pinheiro Machado, Pedras Altas e Herval conseguem ter um efeito parecido com o da serra, mas em menor escala. Não é atoa que Pinheiro é a mais nivosa de toda metade sul. Tirando isso, os pampas não deixam em nada a desejar. O clima mais sazonal do país (região que mais se aproxima das estações definidas) e médias de inverno que rivaliza facilmente com a serra. Fora a maior imunidade às entradas de ar quente no inverno. Enfim, no geral ambos os climas são tops, cada um com suas peculiaridades.😁
  5. É bem peculiar mesmo. Totalmente uruguaio.hehe
  6. Hoje mínima de 14ºC. Depois de ter ido a 40ºC. Algumas mínimas na região: 09,8ºC Pinheiro (Passo) 10,2ºC Herval (Guarda Nova) 12,3ºC Pinheiro (Parque) 12,4ºC Chuí 13,1ºC Bagé 13,2ºC Canguçu 13,9ºC Rio Grande 14,3ºC Pelotas A baixada de Herval (Passo dos Vimes) deve ter variado de 37,xºC anteontem para 7,xºC hoje. Pena a internet estar instável lá, só no meio do mês pra saber quando eu for lá.
  7. Pelotas com 19,5ºC e chuva fraca. Ontem a tarde 39,8ºC. Se já é bastante incomum 40ºC na cidade, sub-20ºC a tarde em janeiro é mais raro ainda. Isso depois de registrar 8,1ºC em dezembro na convencional, a menor temperatura para dezembro nos últimos 47 anos. Na PWS fez 6,1ºC. Bimestre de verão rindo da cara do pós-2000.
  8. 40ºC em Pelotas é por demais de significativo.
  9. Amanhecer congelante!! Mínima de 4,2ºC aqui em Pelotas. Em Herval 1,0ºC e Pinheiro Machado 1,7ºC. A próxima noite pode ter mínimas ainda menores.
  10. Allef Caetano

    Tempo Severo - Brasil/América do Sul - 2018

    O deslocamento do Bow echo, sobre Pelotas e Capão do leão, provocaram ventos graves! A estação convencional agroclimatológica, no campus Capão do Leão, registrou 119 km/h. O detalhe é que o anemômetro está a uma altura entre 6/7 m, abaixo da altura padrão que é 10 m. Como o vento tem um perfil de escala logarítmica registraria entre 130/140 km/h, a 10 m. Dada a dimensão dos estragos, é possível que pontualmente tenha passado de 140 km/h. Em pouquíssimo tempo de vento, árvores de mais de 20 m de altura foram arrancadas da raiz, algumas decepadas no meio, postes vieram abaixo, várias casas destalhadas (algumas destruídas), cobertura metálica de uma empresa foi arrancada e arremessada vários metros a frente, além de um posto completamente destruído. Foram mais de 150 árvores derrubadas. O Capão do Leão vai registrar situação de emergência. Abaixo uma foto que tirei da janela do meu condomínio: Abaixo uma foto que um colega meteorologista, Guilherme Schild, registrou em campo aberto de sua câmera profissional: Nas bordas laterais destes sistemas, em virtude do influxo contrário a ele (na dianteira) e dos fortes ventos na parte traseira, podem vir a formar vórtices nessas regiões. De um lado anticiclônico e de outro ciclônico. Eventualmente, nesses vórtices, pode vir a ocorrer tornados ou gustnados, especialmente no flanco onde está o vórtice ciclônico (que tende a ser intensificado depois um tempo, pela força de Coriolis). Dito isso houve um gustnado sobre a Lagoa dos Patos, no deslocamento do sistema. WhatsApp Video 2018-09-30 at 23.58.45.mp4 Vídeo de Valdeir Brasil
  11. Depois dos calorões de fins de setembro (máxima de 31,5ºC dia 22 e outras de 25ºC), e duas tempestades severas com prováveis rajadas acima de 120 km/h (uma dia 23 e outra dia 29), que provocaram vários estragos, agora a temperatura baixou, não só aqui, como na região. As temperaturas ontem: 2,3ºC Herval (Passo dos Vimes) 3,5ºC Pinheiro (Passo dos Pires) 6,2ºC Chuí 6,3ºC Santa Vitória 8,2ºC Pelotas Hoje: 2,8ºC Pinheiro (Passo dos Pires) 4,1ºC Canguçu (Solidez) 4,1ºC Herval (Passo dos Vimes) 5,6ºC Pelotas As temperaturas seguem baixas na região. Podem fazer entre -1,x/1,xºC nos Passos (de Herval e Pinheiro) até sábado, e 2,x/3,xºC aqui em Pelotas.
  12. E o inverno de 2018 terminou no sul do RS com temperaturas abaixo da média. Junho abaixo, julho na média, agosto abaixo, trimestre abaixo. É a primeira vez que agosto termina abaixo da média desde 2013, as normais climatológicas agradecem depois de tanta bizarrice que aconteceu. Entretanto o inverno passou sem nenhum evento expressivo de frio, especialmente de mínimas. No geral, as mínimas absolutas médias anuais vão fechar acima do esperado na região. Pelotas vai encerrar com a quinta maior mínima absoluta do seu histórico de dados (desde 1960 pra cá), com 1,6ºC na convencional. Resultado de um inverno úmido, mmzado e com precipitação acima do normal. O mês de agosto na região: E aí está o inverno mais frio do estado neste 2018. Pinheiro Machado: Comparação de Pinheiro com algumas estações do INMET: No geral, gratidão por esse inverno.
  13. O Passo dos Pires está com dados apenas até o dia 25, problemas com internet. Hoje a noite deve voltar, postarei aqui a tabela completa.
×