Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Marcos

Advisors
  • Content count

    12360
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    17

Posts posted by Marcos


  1. 1 hora atrás, Tomás WRuas disse:

    Porto Alegre está dentro da previsão do Europeu: chuva de madrugada e começo da manhã, abrindo o tempo perto do meio dia. No decorrer da tarde é esperado que comece a chover de novo. Já está bem nublado e não vai demorar muito pra cair água.

     

    A máxima bateu 24,1°, e não baixamos de 16,6°. Mais um dia bem acima da média pra conta.

     

    Parabéns pra esta b**** que conseguiu ter a máxima do RS, mesmo com Torres tendo aquecimento adiabático e vales próximos. Eu tive 23,4° de máxima e consegui empatar com o INMET na mínima.

     

    Agora muito nublado e 20,6° com 82%.


  2. 52 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

    Como alguns já disseram, Porto Alegre teve mínima de 10,2°. Foi o valor perfeito para:

    • não termos o recorde de mínima absoluta mais alta dos cinco primeiros meses do ano, que segue 10,5° (sofrimento à toa);
    • não termos sub 10°.

    Agora sol e 20,7° com 64%. 

     

    Campo Bom conseguiu a proeza de ficar em 10,4°. 

     

    É a primeira vez na história do INMET da cidade, de 35 anos, que não baixa dos 10° em maio. Mais um dado deste ano escroto.

     

    Aqui em casa tive 11,3°. Foi uma boa queda à noite e o único valor abaixo da média mínima de maio. Agora faz 21,9° com 64%.

    • Like 3

  3. 2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

     

    Nesta manhã, eis que quebrei a cara com meu próprio """otimismo""".

     

    Mínima de 13,4° em Porto Alegre. Não só essa mínima do primeiro dia de MP não bateu a absoluta do ano, como também ficou ACIMA DA MÉDIA pra maio.

     

    O fenômeno das MPs com anomalia positiva segue. Que ano maravilhoso. Pra amanhã, o Europeu coloca mínima de 11° (colocava pra hoje também), mas com nebulosidade. Ou seja: podemos tanto ter uma mínima sub 10° (não kk) como podemos não baixar de 13,0° novamente (sim). 

     

    O fato é: se não baixarmos de 10,5°, iremos quebrar mais um recorde de falta de frio: a mínima absoluta mais alta no período jan-mai é 10,5° em 2002 e 1974.

     

    Pra deixar registrado, pois não duvido de nada: a mínima absoluta mais alta pra maio é de 12,7° em 1967 (estação na Redenção) e 11,0° em 2002 (estação no Jd. Botânico).

     

    Aguardemos o amanhecer de amanhã, pois ele é a última esperança de um sopro de dignidade pra este mês.

     

    A atmosfera secou há pouco aqui em POA. Céu praticamente limpo para sul. Mas tenho sérias dúvidas de que se mantenha assim na noite seguinte. Não teria razão para isso, é pessimismo mesmo. Acredito que vamos ficar em 11° na próxima noite, isto se não nublar e fica acima disto. Mas vamos ver. Em 2019, TUDO pode piorar.

     

    Hoje tive a escrotíssima mínima de 13,9°. Mp fraca com ciclone em cima e Guaíba do lado quase ao nível do mar dá nisso. Situação calamitosa. Esta é minha mínima do ano até agora, batendo os 14,5°.... de 26 de março!!!

     

    Agora 19,6° com 67%. Mais uma máxima em 20°. Ontem tive 17,4°, a menor máxima deste ano.

    • Like 4
    • Thanks 1

  4. 2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

    Em Porto Alegre, vamos chegando em 23/05 sem ainda termos atingido em um dia sequer a média mínima do mês. Aliás, nem chegamos perto disso. Nossa mínima absoluta de maio está em bizarros e inacreditáveis 14,6°, sendo que, na normal 1981-2010, a média mínima de maio é de 13,2°. Portanto, a mínima absoluta do mês está 1,4 grau acima da média mínima que seria normal para o período. E a média mínima até hoje (17,3°) está com +4,1° de anomalia.

     

    Mas, como já diria Douglas Adams, não entre em pânico!

     

    Apesar de muito reduzida e judiada, a onda de frio do fim do mês ainda virá. Mas o que antes era pra ser um evento com mínima abaixo de 8° (ainda fraco pro mês), agora vai ter que lutar muito para baixar de 10°. Ao menos, o padrão de ondas de frio que trazem temperatura acima da média (sim) acabou. E podemos com segurança afirmar que maio de 2019 não será o terceiro mês na história em que nenhuma mínima atingiu a normal de média mínima. 

     

    Para o padrão atual, é uma vitória.

     

    image.thumb.png.33e8933748c46f42fb2cdfe6219beafa.png

     

    Essa situação ABSOLUTAMENTE ESCROTA me lembra outro mês escrotíssimo, setembro de 2017. Na ocasião tivemos mínima absoluta maior do que a média mínima, além de ter sido o setembro mais quente de toda a série histórica de 108 anos.

     

    Este também é o período mais longo que tenho sem baixar de 14°. Meu menor valor foi em 26 de... março!!!!! Quando tive 14,5°.

     

    Agora 18,3° e chuvisco. As mínimas de maio estão lixo puro, chorume podre.

    • Like 5

  5. De acordo com o Météo France, o Idai é um ciclone "muito perigoso" e "o pior cenário possível é muito provável". As paredes do olho se reforçaram, o que indica ainda mais chuva, e espera-se storm surge de mais de 6 m em alguns locais!!!

     

    http://www.meteo.fr/temps/domtom/La_Reunion/webcmrs9.0/anglais/activiteope/bulletins/cmrs/CMRSA_201903141800_IDAI.pdf


  6. Apesar de um ar mais seco por aqui, registrei temperaturas decepcionantes. Variação de 19,6° a 29,9°. Engraçado que no INMET não passou de 28,4°.

     

    Isto é efeito do Guaíba: o ar seco chega aqui depois de passar por este lago maldito. Em todas as regiões à oeste ficou de 3° a 4° mais baixo nas mínimas. De manhã era possível ver os estratocumulus passando sobre a cidade vindo de oeste.

     

    Até agora, este mês está pior (mais quente) do que o esperado. A anomalia está em +0,8°. 

     

    Já começo a temer pela média.

     

    Agora 23,2°. É o local mais quente do RS, certamente um dos.

     

    • Like 1

  7. MUITO infelizmente a chuva não veio até o momento. As previsões (praticamente todas) mostrava chuva em POA já de manhã. Não choveu nada, e ainda por cima a máxima bateu 29,7°. Era para ter ficado em 24°. Dia ruim. 

     

    Inclusive detonou com minha previsão (https://observadordotempo1.blogspot.com/2019/03/terca-e-quarta-com-chuva-e-temperaturas.html).

     

    Ao menos agora temos chuva logo à oeste. Faz 25,5° com 69%.

    • Sad 1

  8. 2 horas atrás, Beto Krepsky disse:

    Aqui 20ºC e chovendo bem, delícia.

     

    Independente do que cada um acredita em transição ou não, mas uma coisa é fato o Core do verão já acabou muitas semanas atrás.

     

    É inegável o clima de reta final do verão. Amanhã já volta o calorão de novo.

     

    O pico do verão acabou com o fim de janeiro. Desde o último final de semana, acabou nosso verão climático (GRAÇAS A DEUS!!!) e começou a transição para o outono.

     

    Agora 27,5° com 65% e nublado. Esperava que fosse chover de manhã. 


  9. Hoje tive variação de 19,6° a 27,1°. Dia típico de março.

     

    Mas o melhor de tudo é que a tendência é que o cenário se mantenha assim até pelo menos a próxima semana. Entramos numa transição para o outono. Ou seja: o verão climático acabou!

     

    Escrevi sobre isto no meu blog: https://observadordotempo1.blogspot.com/2019/03/terca-e-quarta-com-chuva-e-temperaturas.html .


  10. Estou abrindo este tópico para discutirmos a relação entre o comportamento dos animais com as condições do tempo nas semanas e meses futuros.

     

    Observei que no final do ano passado (meados de outubro/novembro) houve um grande aumento de mosquitos aqui em casa. Não é comum eles virem em grande quantidade ainda no meio da primavera. Intui que isto seria sinal de um verão antecipado e muito quente. Bingo! Entre 10 de dezembro e final de janeiro fez MUITO calor por aqui.

     

    Em janeiro, porém, mesmo com todo o calorão, muitos mosquitos desapareceram, e quase por completo. Apostei que isto significaria um março mais ameno. Acerto de novo: estamos observando (e esperamos) desde o fim de semana depois do carnaval um mês bem comportado.

     

    Ainda em fevereiro e agora em março os mosquitos voltaram com força. Se a lógica estiver correta, teremos um abril bem quente no RS.

     

    Parece que o comportamento dos mosquitos antecipam em um mês e meio ou dois o comportamento geral da temperatura. Ao menos no RS. 

     

    Gostaria de saber o que vocês pensam ou sabem do assunto.

    • Like 1

  11. 12 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

    CFS vem batendo o pé a várias corridas que Abril não será dos melhores. Temperaturas acima/muito acima da média em todo o país praticamente , e excesso de chuva no Rio Grande do Sul. Além do mais, se observa anomalias negativas de chuva no Norte do país e Caribe. Todo esse padrão altamente clássico de El Niño.

     

    Enquanto Abril não vem, Março deve ser de frio em boa parte do Sul do país, nessa segunda quinzena do mês, conforme projeção do Modelo Europeu Estendido..

     

    No caso do RS, não adianta nada ter uma segunda quinzena de março abaixo do normal e um abril todo com +2°. É como esse verão tenebroso: o janeiro mais quente da história seguido por um fevereiro de anomalia de +0,2°. Uma porcaria. 

     

    O pior é que também espero um março bom seguido de um abril bem ruim.

    • Sad 1

  12. 8 horas atrás, Valdir disse:

    Em Canela já sentimos mudança no ar. Apesar de quente, uma brisa fresca tornou-se comum despertando todas as "ites" possíveis (rinites e etc.). Calorzinho de dia, algumas vezes com presença da neblina e friozinho a noite.

     

    Aqui foram 3 máximas abaixo dos 25° e hoje este pico de calor, mas abaixo da média do mês. Não só o calor do feriado não será tão intenso como deve voltar a esfriar na quarta. Bom sinal.

    • Like 2
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.