Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Marcos

Advisors
  • Content count

    12132
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Marcos last won the day on December 13

Marcos had the most liked content!

Community Reputation

961 Excellent

3 Followers

Location

  • Location
    Porto Alegre, RS

Recent Profile Visitors

1098 profile views
  1. Eu já estava pessimista no dia 10, mas a coisa está indo MUITO além do esperado! A esta altura a anomalia pelo menos se anulou e caminha pra reversão. Ao menos a tendência é termos dias dentro da normalidade depois do dia 20. A questão é como será o final do mês. Temos um histórico de ondas de calor entre o Natal e o Ano Novo. Se vier calor de novo, poderemos sair de -2,6° até o dia 10 para +1°. Agora 35,5° com 52%. Sensação de 42°/43°!
  2. Agora incríveis 34,7°! Sendo que é o sol das 10:35 pelo horário normal!! Vai pulverizar a previsão de hoje, que era máxima de 35°/36°. Vamos aos 38° pelo menos, a não ser que o excesso de calor cause instabilidade. U.r. em 54% e vento N com rajadas moderadas. Mês de dezembro sendo PULVERIZADO!!
  3. Hoje variação de 21,9° a 33,3° sem baixar dos 54%!! Amanhã vamos a 35°/36°. Quem sabe amanhã reverteremos a anomalia negativa, haha. Agora 26,3° com 78%. Esse calor e essa umidade é típico de janeiro. Lá pelo dia 21 deverá haver algum "refresco".
  4. Agora 32,8° com 58%. P.o. em 23,4°. A mínima foi 21,8°, a mesma do INMET. Com grande probabilidade de El Niño e o Atlântico Sul mais ao sul bem quente, o quadro parece ser de um verão como o dos anos de 2015 a 2017: muito abafado e sem refresco. Vamos ver.
  5. Bom aqui foi Jan/Fev e o trio JJA. Além de parte de maio e 20 dias entre novembro e dezembro. O resto foi um lixo, uma coisa escrota. Deste setembro a sensação de frio aqui DESAPARECEU. Não tivemos UM dia frio de meados de setembro para cá, apenas noites frias. Ademais, abril foi de calor histórico (de novo após 2016), setembro foi MUITO acima da média e outubro e novembro bem acima.
  6. Graças a esta "excelente" semana a anomalia de POA disparou de -2,6° para -0,5°. Ou seja: o desvio positivo dos últimos 5 dias (11 a 15/12) foram quase equivalentes aos desvio negativo dos 10 primeiros dias de dezembro!! Está se confirmando o que esperava já em meados do dia 10: mais um mês indo para o buraco.
  7. Depois de uma manhã de tempo bom e um pouco de sol, agora o tempo fechou aqui e temos trovoadas. Faz 27,5° com 68%. A variação até agora foi de 22,5° a 30,1°. Pelo jeito vai ficar nisso mesmo. O Sul do Brasil, mais especificamente RS e parte de SC, serão beneficiados por esse bloqueio no Sudeste, com chuvas de verão e calor padrão.
  8. O pior é que essa "mediterranização" do Sudeste NÃO tem a contrapartida no inverno. ASAS é sempre, sempre, SEMPRE uma desgraça! Em qualquer época, em qualquer situação. Aqui tempo bom e 23,4° com 82%. Típica noite de verão.
  9. Todos os modelos, fora o canadense, enterraram qualquer refresco pra cá até o Natal. Aquele ar mais agradável da semana que vem desapareceu. Agora é só calor até o dia 25 praticamente sem baixar dos 20°. Verão pleno. Com esta semana terrível e o calor contínuo até o Natal, se a última semana for muito quente é capaz de dezembro em POA ficar com anomalia positiva, o que seria uma virada incrível dado os 10 primeiros dias bem "frios". Mas é melhor não falar muito........
  10. Nova Délhi é esta monotonia graças ao Himalaia. A alta siberiana fica bloqueada na Ásia Central (onde está Astana) e não chega na Índia. Volta e meia dá um frio mais intenso, algo como 5° a 15°, mas é incomum. Há uma cidade bem ao norte da Índia chamada Srinagar. Fica a 1.585 m de altitude e neva no inverno. É a única região onde há neve na Índia fora dos altos do Himalaia.
  11. Por sinal, bati primorosos 35,7° antes de desabar um toró em POA. Não baixei dos 47% e a sensação atingiu 43°!! O sistema que estava ao oeste ganhou muita força ao chegar perto da Região Metropolitana, e foi mais forte no Vale dos Sinos. Aqui teve muitos raios, e muito potentes!! Um estourou a rede elétrica e fiquei +-1 h sem luz. Acumulei 12,7 mm. Agora faz 24,4° com 77%. Muito mais tolerável.
  12. Bom, se quiserem que avacalhe aí, rezo pelo oposto aqui. Se há tendência de calor, torço pelo contrário, sempre. Ao menos a tendência no Sul é de mais chuva até meados do Natal, ou seja, mais tempo fechado e menos calorão. Mas não tem jeito: mesmo sendo um país enorme, o Brasil é predominantemente tropical, e basta um bloqueio nas bandas do Prata para que fique totalmente tropical. Felicidades pra nós é fora daqui.
  13. Gente, como é que vamos querer dias decentes no Brasil com quase a totalidade da América do Sul cercada por águas acima ou muito acima do normal? Só alguns pontos do nosso litoral escapam, além do que águas mais quentes ao sul do que na zona tropical facilitam bloqueios atmosféricos. Só pode dar m**** mesmo!
  14. A única vantagem que vejo nos mapas de chuva é o tempo fechado aqui no RS e SC, mas o quadro será PÉSSIMO para boa parte do Brasil. Hoje variação de 22,0° a 31,5° sem baixar dos 59%. Agora faz 26,2 com 72% e nublado. Se não fosse o vento E moderado boa parte do dia teríamos máxima perto de 35° e sensação térmica de 2 milhões.
×