Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Marcos

Advisors
  • Content count

    12314
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    16

Marcos last won the day on February 9

Marcos had the most liked content!

Community Reputation

1405 Excellent

3 Followers

About Marcos

  • Birthday 02/12/1981

Location

  • Location
    Porto Alegre, RS

Recent Profile Visitors

1278 profile views
  1. Aqui o tempo fechou de madrugada e até choveu. Acumulei 0,7 mm ou um pouco mais. Mínima de 17,9° (16,9° no INMET). Bom valor. Ontem a máxima foi de 25,9°, mas passou grande parte do dia em 23°/24° e caiu de noite. Mínima de 19,9° à meia-noite. Agora faz 26,7° com 56%. Esperava mais nuvens, mas está bem agradável.
  2. Noite MUITO quente aqui! O tempo começou a nublar no fim do dia (horário perfeito para reter o calor durante a noite), e agora temos muitas nuvens. Faz 28,7° com 64%. Ao menos no domingo a chance de chuva é grande.
  3. Os modelos europeu, americano e canadense concordam da entrada de uma forte mp na Argentina na segunda, com pico de até 1028 mb! A questão é que a mp enfraquece depois e fica mais ou menos estacionada na costa sudeste da América do Sul com pressão em torno de 1020 mb. Os modelos europeu e americano convergiram no quadro: toda a semana com a mp enfraquecida no Atlântico Sul, precipitação no Sudeste concentrada em SP, RJ, ES e S de MG; muita chuva também no PR. O americano dá mais instabilidade em SC e RS. O bom é que teremos bem pouco calor. Na verdade nada, principalmente na faixa E das regiões Sul e Sudeste e nas serras, principalmente devido à posição da alta, com o ar frio em altura pegando a costa do Sul, e o tempo fechado com vento sul no Sudeste. Isso a semana toda. Leve aquecimento, talvez, no início da OUTRA semana! Se esse quadro se mantiver um pouco depois do dia 20, fecharemos fevereiro abaixo do normal, mas ainda assim longe de compensar janeiro. Aqui tive máxima de 37,6° e a u.r. chegou a 38%. Ainda assim um dia sufocante e terrível! Agora faz 32,9° e aumento de nuvens. Mas não vai chover, infelizmente.
  4. Os modelos diminuíram o potencial da mp que entrará dia 11. O europeu ainda dá a alta de mais de 1020 predominando no Sul se instalando no oceano; já o americano dá bloqueio no RS forçando a mp ir pro mar, diminuindo a chuva no Sudeste e dando mais chuva no Sul. O Foreca diminuiu o frio também. Essas rodadas me parecem anômalas, mas vamos ver.. Hoje um dia terrível aqui: mínima de 22,7°, mas agora já tenho 32,7° com 54% e cirrus típicos daqueles dias de calorão. Contando os minutos para a chuva.
  5. As médias de Curitiba são uma hecatombe, uma POA com leve anomalia negativa no verão, o que é simplesmente inacreditável. Sem mais.
  6. Idem. Bati 35,5°!! Ao menos a u.r. chegou a 37%. Esses verões vão acabar me convencendo de me mudar daqui.
  7. Além da volta das chuvas no Sudeste, durante TODA a próxima semana a mp atuará no Centro-Sul, principalmente no litoral do Sul e do Sudeste, com a temperatura em 850 hpa se estabilizando em 10°/14° nessa faixa. É um cenário parecido com o do verão de 2013, quando a mTa ficou mais ao sul, com a diferença que será uma mp estacionada na região. Aqui em POA não deve passar dos 26° toda a semana, talvez um pico um pouco maior. Uma MARAVILHA!! Ironicamente, a volta da chuva generalizada no Sudeste será motivo de preocupação, pois vai chover até demais. Aqui mínima de 20,9° e agora faz 30,1° com 58%. Esperando para chegar segunda-feira.
  8. Hoje variação de 19,8° a 33,2°. O maldito calorão já voltou, pelo menos foi um pico mais isolado. Noites agradáveis fazem MUITA diferença. Agora 23,7° com 76%. Vejam só o que se espera para o Sudeste semana que vem. Toda a chuva faltante em MG virá num tapa só!!
  9. Reparem na baixa EXATAMENTE na frente da cidade do Rio. Pelo giro da baixa, a cidade pegou vento úmido de frente, prensando a umidade contra a Serra do Mar exatamente onde está a Baía da Guanabara. Marambaia teve rajada de 116 km/h e acumulado de 65 mm em 1 h!!!
  10. Bertioga bateu 19,2° antes das 13 h com chuva forte! Coitado dos turistas, hehe!
  11. Realmente, o GFS está bem mais agressivo do que o europeu. Pra POA chega a colocar 6° em 850 hpa na terça, dia 12, e variação de temperatura de 17° a 23° tanto terça quanto quarta. Enquanto isso o europeu dá 4 dias de chuva seguidos sempre pouco acima dos 20°. De qualquer forma, os dois casos derrubariam a média do mês. A próxima semana será de absoluta ausência de calor, o pior momento para ficar na praia (e o melhor para todo o resto que não estará lá). Agora 25,1° com 56%.
  12. Esse ciclone repete o mesmo padrão de maio do ano passado, quando o Pacífico estava mais frio e o Atlântico mais quente. Isto reforça um fevereiro abaixo da média, que foi o que ocorreu da metade de maio até o mês de junho. Quiça um outono antecipado. Aqui variação de 19,3° a 29,1°. Máxima um pouco decepcionante, mas com u.r. de 45%. Isto daqui é a Disney perto de janeiro.
  13. Ontem, Comodoro Rivadavia teve 37°!!! Durante a madrugada estava 20°, mas o vento virou e atingiu um pico de 30° no meio da madrugada (!!!!!!!!) caindo em seguida. Coisa de louco!
×