Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Marcos

Advisors
  • Content count

    11620
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Marcos last won the day on March 24

Marcos had the most liked content!

Community Reputation

171 Excellent

2 Followers

About Marcos

  • Birthday 02/12/1981
  1. Última postagem: o GFS/Avn, louco que é, devolveu a forte mp no fim da grade. Dá uma belíssima alta de 1033 mb entrando pelo S do Chile e a frente bem ativa no N do Uruguai, já na divisa com o RS. Isso dia 30. É a porrada polar clássica. O BAM do Ceptec pega um forte resfriamento no S da Argentina do dia 30 para 1º/5. Hoje variação de 19,1° a 32,3°. Agora faz 20,7° e CHOVE!!!! [foguetes] Acumulado de 15,5 mm até agora.
  2. Olha, Atântico Sul muito quente da Patagônia até o Sul do Brasil; Antártida com gelo abaixo do normal; entrada da neutralidade; oceano mais quente ao sul e mais frio ao norte, o que fortalece a ASAS pelo aumento da diferença de pressão. A vantagem é que a AAO caiu e tende a ficar negativa, quiçá ainda mais baixo. A negativação foi em abril, talvez haja efeito agora em maio... Vamos ver. Mas se a AAO não melhorar o quadro, a minha perspectiva é de uma tragédia tipo 2017, OU MESMO PIOR.
  3. Cara, minha mínima absoluta deve ficar em 17,7°. Preciso dizer algo mais? Catástrofe, pra dizer o mínimo.
  4. Pegando carona no Vinicius, dificilmente teremos um mp antes da segunda semana de maio. E dado que o cenário é péssimo para a Argentina, faço minha aposta: frio significativo só aqui a um mês, SE tiver. Eu nem considero a primeira quinzena de maio, cujo início já vem se consolidando como muito quente dado que os prognósticos não mostram SEQUER UMA mp entrando no continente até virada do mês. Se bobear, maio vai para o saco junto. Aqui 32,0° com 50%. Absolutamente horrível. E vai piorar.
  5. Normal. O calorão começa mesmo do RS para baixo. Os locais menos afetados são o E do Sul. Curitiba que o diga. Agora um dia "maravilhoso" e faz 29,9° com "excelentes" 54%. Mas ainda vai "melhorar".
  6. Hoje não baixei de 19,1°. E dado os prognósticos, tudo indica que minha mínima do mês (salvo chance na virada para maio) deve ficar em inacreditáveis 17,7°. Isso mesmo: mínima ABSOLUTA de abril pode ficar em 17,7° nos meus dados. Se me perguntassem há 5 anos atrás a possibilidade disto, diria que é virtualmente impossível.
  7. Isso se não voltar um setembro de 2017 ou um agosto de 2012 ou 2015. Ou mesmo os dois. O mais impressionante neste abril é tudo isto ocorrer sob La Niña. Tivemos algum recorde de anomalia positiva sob La Niña de 2012 para cá? Sei que teve sob neutralidade. Agora 22,3° com 74%.
  8. Engane-se quem acha que o RS é o pior quadro. O pior é o da Argentina e Paraguai. Agora 25,5° com 62%.
  9. Sim, é vero. Ontem o modelo dava uma mp de 1030 mb e hoje tirou praticamente por completo. Acontece que o Cosmo e o Esemble concordam com ele, e a MetSul, na previsão de 7 dias para POA, não dá nem mesmo um aumento do calor num pré-frontal até quinta da semana que vem (dia 26), o que indicaria uma frente entrando dias 27 ou 28. Não há esperança que se sustente com isso. Sem contar que já vimos este filme em vários meses de 2012, jan-fev/2014, ago/2015, abr/2016 e set/2017. Mesmo contra todas as expectativas (La Niña, mp´s entrando regularmente desde dezembro até março), MESMO ASSIM estamos com o quadro atual. Espero estar errado sobre os últimos dias, mas para mim acabou. Espero mudança só em maio.
  10. A nova rodada do GFS/Avn simplesmente SOTERROU a mp que projetava ontem e que começaria a entrar dia 28. No lugar colocou uma série de baixas pressões na costa sul do Chile, o PIOR CENÁRIO POSSÍVEL para o frio, dado que não só força o jato a passar pelo sul da Patagônia como elimina a fábrica de mp´s da região. No fim da grade o modelo mostra uma frente bem ativa no Prata, mas uma mp pífia na retaguarda. O Cosmo do INMET mostra exatamente o mesmo: um enorme baixa na costa do Chile no dia 26, quinta-feira. Se aparecesse uma mp no dia seguinte, ela levaria no mínimo 5 dias para chegar ao RS. O Esemble do CPTEC dá o mesmo cenário, sem qualquer resfriamento significativo até o início de maio. Uma catástrofe, um horror, dos piores cenários de 2012, 2015 e 2017. Não preciso dizer mais nada.
  11. Não está em azul no mapa porque é fria, e sim porque está com anomalia negativa. O mapa é de ANOMALIAS, não temperaturas médias ou do momento. Ademais, a Argentina está quente até a Patagônia, e tem se mantido assim desde o verão. Este 2018 está muito quente em todo o país. Aqui 30,8° com 49%. A máxima foi 31,4°.
  12. Mínima de 17,8°. Foi até uma boa queda. Agora faz "maravilhosos" 31,0°. Mas não basta estar calor, tem que ter umidade de 49%. Que coisa "boa"!!! p.s.: o GFS/Avn tirou todo o frio da virada do mês. Mas a rodada da manhã é sempre pior para mp´s. Vamos ver como será a do fim da tarde.
  13. Já. Já, já, já. E por uma razão simples: os prognósticos apontavam longo período seco há uns dias atrás, mas soava MUITO improvável que um novo abril/2016 se repetiria. Mas os modelos surpreenderam e consolidaram o calor por aqui até o final do mês. E agora teremos um abril ainda pior do que 2016. É impossível manter otimismo nessa situação, onde todos os anos um recorde histórico de anomalia positiva é batido. Se fosse pico de calor seria mais compreensível, mas quando se trata de média se trata de dinâmica, de um padrão que se mantém por dias a fio. Se isso está ocorrendo de novo, eu espero QUALQUER coisa, inclusive um inverno pior do que 2017 e uma média anual pior do que 2012 e 2017. Mas é melhor não falar muito, né............ vai que o recorde desaba de novo e a média anual de POA bate os 21°. A máxima foi 29,8°. Agora 26,0° com 59%. "Tri bom."
  14. A previsão do Foreca para POA é igual a de Umuarama, porém com algumas mínimas de 17°. Meu palpite é de que entrará uma frente no feriadão. Depois de duas semanas quentes e secas, quando todo mundo estiver de folga, a chuva vai atrapalhar os planos de muita gente. Mas é só um palpite, já que este mês simplesmente soterrou o pouco de otimismo que eu tinha para 2018. De agora em diante só espero o pior mesmo, tipo 2017 pra baixo. Ao menos fico imune às frustrações. E pra completar, agora faz 29,7° com 52%. Que "maravilha"!!!
×