Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frost

Members
  • Content count

    1918
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Frost

  1. Pessoal, isso aqui é uma continuação da planilha que eu tinha feito no ano passado que trabalhava os dados de estações convencionais a partir dos dados diários de temperatura baixados no BDMEP. Eu baixei todos os dados diários de temperatura de todas as estações desde 1961 e coloquei dentro de uma planilha na qual você escolhe a estação que você quer ver os dados trabalhados/gráficos/evolução temporal. Resumindo, você não precisa fazer nada além de escolher o estado e então a estação que deseja ver os dados trabalhados. OBS1: Certamente ainda tem uma série de erros de programação e imperfeições, isso é muito difícil de identificar sozinho, preciso que me informem o que forem encontrando na medida em que vocês usarem a planilha, se usarem ela, é claro. OBS2: A planilha ficou bem pesada, ela tem quase 190 MB e pode demorar bastante pra abrir e pra calcular os dados dependendo do poder de processamento do seu computador. OBS3: Eu comecei a desenvolver um método para corrigir a falta de dados e isso deixou a planilha um pouco menos precisa no que diz respeito às médias, se você estiver interessado no valor mais preciso para as médias (médias das médias anuais, médias das máximas, minimas, etc) use o botão "Tentar arrumar erros através de interpolação" e reveja os resultados na aba "Resultados". Ainda tem um monte de coisa pra corrigir referente a esse método, podem testar mas não garanto que ajuda a melhorar os gráficos, dados, assim como não garanto a precisão dos resultados, afinal é uma aproximação que é feita em cima dos dados faltantes e não dados reais. OBS4: Recomendo que após utilizarem a opção "Tentar arrumar erros através de interpolação", fechem a planilha (nunca salve a planilha) e abram novamente para fazer outras pesquisas. LINK PARA BAIXAR: https://drive.google.com/file/d/1ssZ2ADJNVk8Yd78GG0t_r2iUVhPsoNoj/view?usp=sharing FOTOS
  2. Muito legal, sempre imaginei essa região do Rio como muito quente em toda sua extensão
  3. Impressionante! Depois que vi as fotos eu abri a região de Ipiabas no Earth para procurar altitudes elevadas e não tinha encontrado nada muito acima de 500 metros, devo ter procurado no lugar errado! Baixada a 700 com morros a mais de 1000 realmente já dá uma diferença!
  4. Eu levei a localização da estação de Resende em consideração... acho curioso de qualquer forma... Não disse que é impossível, só que nas fotos não me parece claro ser geada, se bem que a cor está bem clara mesmo em partes das plantas.
  5. Olha, meio estranho, tem certeza que não se trata de orvalho apenas? Não consigo imaginar como pode ter havido geada 3 dias seguidos nessa região sendo que a temperatura em Resende sequer baixou dos 7 graus ao longo desses dias.
  6. Surreal... existe a possibilidade de o recorde de média ser quebrado em 2 graus de uma só vez... Tem algo muito errado com esse planeta, não é possivel
  7. Acho que só com muita altitude pra acontecer algo parecido... Se bem que a altitude que precisa pra algo assim acontecer provavelmente não permitiria uma máxima de 28.5
  8. Depois da marítima do ano passado em que deu aquele sincelo brutal no pico da bandeira não dá pra dizer que marítima nunca é "decente"
  9. Foi um dia estranhamente fresco mesmo com muito sol em pleno janeiro aqui em SP!
  10. Fala galera, tudo bom? Eu tinha um projeto na universidade em que eu iria levantar uns dados climatológicos para desenvolver um projeto de pesquisa, acabou que eu fiz coisa além do que precisava, mas continuei o trabalho por que achei que seria útil para nós do fórum, porem tenho certeza de que ela tem muitas coisas ainda por corrigir Para levantar os dados eu desenvolvi uma planilha que devolve diversos dados climatológicos baseado nos dados brutos que são disponibilizados no bando de dados do INMET. Depois de inseridos os dados e o ano de inicio a planilha devolve informações por ano separadamente e informações em função de todos os anos juntos. Exemplo dos resultados (dados da estação de são lourenço) BAIXE A PLANILHA AQUI: https://drive.google.com/open?id=0B86MyCvmlCuua3VZV0MtRG9mZDQ INSTRUÇÕES Primeiramente, certifique-se no seu Excel que a opção "Usar separadores de sistema" dentro de "opções" e "avançado" está desmarcada e que na primeira caixa está escrito "." e na segunda "," Entre no site do BDMEP, escolha dados diarios e marque as opções "Temperatura Maxima" e "Temperatura Minima", assim como a data dos dados que você quer analisar e clique em pesquisar. Encontre a estação desejada no mapa, aperte nela e clique em baixar dados. Pressione Crtl + A e clique com o botão direito, clique em copiar Cole dentro de um bloco de notas e depois tire a parte de cima, ficando somente com os dados, como na imagem. Abra uma nova planilha excel e clique em abrir (open), vá até a pasta onde está o aquivo .txt, selecione "todos os arquivos" (all files) e clique no arquivo Na primeira janela, clique em "Avançar" (Next) Então, na nova janela, marque a caixa "ponto e virgula", depois clique em "Avançar" novamente e então em "Concluir" ou "Finish" Agora pressione Ctrl + A, copie todos os dados e cole na primeira linha da primeira coluna na planilha que você baixou, depois digite o ano de inicio dos dados, como indicado na figura Pronto, depois de alguns segundos os dados devem aparecer! Peço que me informem sobre duvidas, bugs e imperfeições. Os dados, especialmente de médias (em função de todos os anos) tendem a ser um pouco distorcidos pois sempre existem buracos nos dados, que acabam enviesando os resultados, mas eu fiz alguns algoritmos tentando minimizar esses erros. Espero que gostem
  11. Frost

    Ouvidoria do BAZ

    Se até a discussão sobre a criação do bate papo já foi suficiente para alguém fazer um post ENORME sobre politica, imagina os demais temas? Infelizmente é difícil achar um tema que seja possível se aprofundar sem acabar esbarrando em questões politicas. Eu até entendo a ideia de se ter um bate papo monitorado, acontece que isso já foi tentado aqui, o que sempre acaba acontecendo é que os usuários tentam viver às margens das regras, de tal modo que não é simples definir quem de fato infringiu ou não as regras, o que leva a constantes requisições por parte dos usuários para que os moderadores tomem providencias, e essas providencias acabam caindo em arbitrariedades ou polemicas, algo que é exaustivo para todos.
  12. Frost

    Ouvidoria do BAZ

    Antes mesmo de qualquer decisão já começaram a tratar de politica no tópico da ouvidoria com uma passionalidade absurda, como se o bate papo tivesse sido fechado ontem e houvessem alfinetadas a serem rebatidas. Não dá.
  13. Calor opressivo em SP nessa noite, que horror... Estações marcando 30 graus no wunderground, quase 10 da noite
  14. Frost

    Ouvidoria do BAZ

    Eu participo do grupo mas não consigo acompanhar... muitas mensagens relevantes se perdem por lá, a galera fala d+ :laugh: , chega na casa de milhares ao dia
  15. :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Nazar, também estou presente agora kkkkk
  16. Meu deus, esse ano está 10/10... quando você acha que é a ultima frente fria do ano chega outra logo em seguida
  17. Frost

    Vulcões

    Informação relevante! :good:
  18. Se vocês tiverem dificuldade em usar a planilha e quiserem que eu faça aqui para alguma estação eu posso fazer e tirar uma foto dos resultados.
  19. Adicionei à planilha algumas colunas com médias compensadas. No BDMEP só existem dados de máximas e minimas, então eu fiz na verdade uma aproximação multiplicando a máxima por 2, minima por 3 e dividindo por 5... Apesar disso os valores ficam MUITO SIMILARES às normais climatológicas do INMET quando você joga apenas dados de 1961 a 1990. Assim ficaram os resultados para São Joaquim, usando apenas os dados de 1961 a 1989 (1990 não existe nos dados do BDMEP e também tem um buraco SEM DADOS entre 1984 e 1987) Alguém bem entendido como o Coutinho poderia avaliar esses resultados e ver se está certo mesmo!
  20. Galera, estou numas pequenas ferias então consegui adicionar algumas coisas à planilha e corrigi alguns erros, agora tem uma tabela com as as menores e maiores minimas, máximas e médias para cada mês e os respectivos anos para cada uma dessas informações Para São Paulo (Mirante) os dados ficaram assim.
  21. Pra não dizer que passou julho inteiro sem uma nuvem no céu, eis que hoje elas aparecem aqui em SP
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.