Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Jorge Barfknecht

Members
  • Content count

    5
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Neutral

1 Follower

About Jorge Barfknecht

  • Birthday 01/17/1958

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Jorge Barfknecht

    Montanhas - Assuntos gerais

    Caro amigo, voce está em uma excursão: olha para 'uma coisa", esperando uma d definição dos geógrafos se é Montanha? Jamais Isso é masturbação mental. Proeminência com relação a uma "montanha" a centenas, milhares de Km? Furada. Não importa a definição, é amplo demais o aspecto, então classificar algo que abrange tão vasto campo?
  2. Jorge Barfknecht

    Montanhas - Assuntos gerais

    Coutinho, Bom Retiro está longe do Morro da Igreja. Já faz 4 anos e voce já deve saber disso. Olhe a carta topográfica-IBGE- Folha AIURÊ que diz tudo. Mas um prefeito de Orleans, resolveu "abrir mão da área do município nele".
  3. Jorge Barfknecht

    Morro das Torres - Urupema

    Não caro amigo, nenhuma dessas "estalactites de gelo," é uma nascente, mas o escoamento gravitacional da enorme turfeira. O solo é de pouca espessura, a rocha é uma vulcânica ácida tipo Palmas, Riodacito, com fraturamento preferencialmente horizontalizado, o que explique o escoamento sub-superficial. Mas leve em conta, que o morro, é uma gigantesca esponja (seu topo) e do lado do poente, nasce o rio que abastece Lages com população superior a 100 mil, e essas águas do rio da Cachoeira que congela, se encontram nos estômagos daqueles que bebem cerveja por lá na região. O Rio Caveiras. Sugiro-lhe uma visita por lá, antes de descrever e se já foi, quem sabe o amigo se depare com o chato aqui e então, poderemos conversar sobre as singularidades locais. Um exemplo, esses barrancos, são antrópicos e naturalmente, esses pingentes de gelo, ocorrem apenas na cachoeira voltada para SE.
  4. Jorge Barfknecht

    Medição correta dos Picos Brasileiros

    1398 m é o mais provável. Mas enquanto não tivermos uma medição de alta precisão, vamos ficando vendo nuvens. 1398 m, vi várias vezes, 1401, 1403 umas medidas, mas ficaria ainda abaixo de 1400 m. E o segundo, terceiro....? A diferença entre os 20 visitados, pode não ser superior a 20 m. Não tem sentido, por exemplo, "cumes em lista superior a 1368 m no RS, pois esse valor é a estrada mais elevada do estado, não pavimentada, apenas estrada. Em SC, em torno de 1820 m, no Morro da Igreja mas de acesso restrito. Pública, entre aspas (horário e permissão de visita no ICMBIO), acesso ao Morro da Igreja, 1808 m. Estradinha de chão, acesso facilimo ao Morro das Torres, com 1726 m. Mas nesse estado, falta algumas visitas, em estradinhas abandonadas.
  5. Jorge Barfknecht

    O cume do município de São Paulo não é o Jaraguá!

    Caros amigos, apenas levem em conta, que não tendo um marco, medição de precisão, é medida indireta, estimada e portanto, a margem de erro é de +/- 15 m, o que embaralha o dito cume. Mas não é de surpreender, que possa ter mais, pois já vi isso várias vezes. Mas vamos ficar com aquela margem. Procurem outras fontes eletrônica, digitais, satelitais, mas o ideal é ver se em alguns desses cumes tem um marco geodésico. Se alguem for lá. meça por vários minutos, maior tempo, melhor, anote o numero de satélites captados, pois assim terá uma ideia de sua precisão.
×