Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael MG

Members
  • Content count

    418
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Rafael MG last won the day on June 6 2018

Rafael MG had the most liked content!

Community Reputation

792 Excellent

About Rafael MG

  • Birthday 03/26/1976

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Bellas fotos de Montevideo y los datos que vos nos enviás sobre el clima en el Uruguay son muy interesantes y precisos. Todas las veces que veo esas fotos de Montevideo me acuerdo de las 2 veces que estuve en la agradable capital uruguaya, en julio de 2005 y septiembre de 2006. Experimenté un tiempo muy similar al de eses dias en julio/2005, con un dia en especial en que la mínima fue de 4º C y la máxima de solo 8º C, con un viento terrible en la Rambla de Pocitos que hacía la sensación térmica mucho más baja. En septiembre/2006 fue algo más calido, pues era fin de invierno y hubo días con máximas alrededor de 18º C, pero aún frío. Gracías por compartir todo eso con nosotros, hermano celeste! Acá, en Belo Horizonte/Minas Gerais, tuvimos un día un poco cálido para esa epoca en esas latitudes (19º Sur), con 14,1º C de mínima y 25,1º C en mi casa (970 metros de altitud), mientras en la región mas central de la ciudad tuvimos mínima de 14,9º C y máxima de 27,3º C (900 metros).
  2. BH tem hoje uma bela manhã de inverno, com céu limpo e mínima de 14,0⁰ C aqui em casa (970 mts.), com 16,3⁰ C no momento. Hoje, ao contrário de ontem, o frio está maior em áreas mais baixas, poi s a parte mais alta de BH (cerca de 1.200 mts.) registrou 14,2⁰ C, ao passo que a Pampulha (800 mts.) teve boa mínima de 12,7⁰ C. Ontem, a título de comparação, tivemos as seguintes variações, sem os décimos: Casa e área central - 24⁰ / 16⁰ Cercadinho - 23⁰ / 13⁰ Pampulha - 26⁰ / 16⁰ Abaixo, dois belos registros, mostrando a manhã de hoje e o nascer da lua cheia ontem, sobre a Serra do Curral.
  3. BH amanheceu com céu parcialmente nublado e mínima de 15,4⁰ C em casa e 14,5⁰ C na Pampulha. Hoje a máxima deve ir a 23 graus aqui. Tempo normal para a época, após o dia paulistano que tivemos ontem, com mínima de 15,3⁰ C e máxima de 20,5⁰ C em casa. Na área central, BH também variou de 15 a 20 graus, e foi possível usar casaco o dia todo (me senti em Porto Alegre andando pelo centro ontem hehe), devido ao tempo encoberto. Seguem, abaixo, duas belas vistas de BH no dia de ontem.
  4. E hoje, dia de São Pedro, ele nos brindou com uma garoa fria, que começou a uns 10 minutos e ainda cai aqui na Zona Sul de BH, onde temos 17,5⁰ C no momento, sendo que a mínima foi de 15,3⁰ C aqui em casa. A máxima hoje deve ficar baixa, ao redor dos 20 graus.
  5. Pelas lembranças que tenho, creio que você está certo. Alguns dos últimos grandes eventos de neve no Brasil tiveram mais relação com bons eventos de neve no Chile e no oeste da Argentina (Mendoza). Em 2010 estava eu estava no Chile (Atacama), quando tivemos aquele evento no Sul do Brasil (SC). Voltei na sequência num voo Santiago-SP e havia neve acumulada em regiões planas próximo a Mendoza (não apenas nas montanhas dos Andes). Em 2013, peguei neve consistente no Valle Nevado (Chile) e houve neve inclusive em bairros mais altos de Santiago e temperatura de -4º C nos arredores da capital chilena. Na sequência o ar polar rumou em direção ao Brasil e causou aquela nevada histórica na região de Guarapuava/PR. Eu sobrevoei o Paraná no dia daquela nevada, num voo de Santiago para SP (que vontade que deu de estar uns 10 mil metros abaixo pra ver a neve cair forte em solo brasileiro). Hoje BH teve um dia ameno, com mínima de 16º C e máxima de 26º C na estação do INMET (região central da capital).
  6. Leo, realmente a observação que fiz segunda cedo no gramadp aqui de casa foi uma das coisas mais inusitadas que já presenciei, pois jamais imaginei ver geada no gramado aqui de casa, em plena Zona Sul de BH, ainda mais numa noite fria, mas ainda bem distante de Zero grau (já tive dias mais frios aqui, com até 8 graus, mas a quantidade de orvalho me chamou a atenção e resolvi conferir o gramado, numa baixada do terreno, depois de avistar umas partes da grama com bem mais orvalho que o normal, e vi essas folhas bem esbranquiçadas). Se tiver interesse, mando a coletânea de fotos e vídeos que fiz, pra vc conferir. De toda forma, não posso afirmar que seja geada, mas no mínimo houve uma situação bem limítrofe em alguns poucos e muito específicos pontos do gramado. Hoje estive em SP e peguei um dia frio, cinzento e com garoa por lá, com mínima de 15 C e máxima de apenas 18 C. Na estrada, choveu fino até Extrema/MG, por volta das 18 horas. Na região de Três Corações até uns 70 km de BH fez muito frio à noite, com temperaturas variando de 14 a 11 graus entre 8 e 10 da noite. Na chegada à área industrial entre Betim e BH esquentou um pouco, de 16 até 19 graus, às 23 horas, e na zona sul de BH, em casa, cheguei com 17 C e céu estrelado. Agora faz 15,4 graus aqui, com céu bem limpo.
  7. Estou em São Paulo no momento, onde temos tempo encoberto e 16 graus. Abaixo, algumas fotos da cidade, vistas do alto do prédio em que estou, em Pinheiros (zona oeste da capital).
  8. Bom dia, meus caros! Ontem BH teve mais uma noite gelada, com mínima de 10,9⁰ C em casa, no São Bento (Não chequei a máxima da tarde, pois tive de vir a São Paulo ontem, de onde falo no momento). Até minha cadela, que deu à luz alguns filhotes e fica na casa de bonecas da minha filha no quintal, sentiu frio e procurou outro lugar pra ficar com os filhotes Mas uma coisa me intrigou: observei no meu gramado uma parte com orvalho mais grosso e vi algumas folhas com.uma película esbranquiçada, semelhante a geada. Achei bem curiosa a observação e confesso que me parece geada, algo que salvo em alguma situação excepcionalíssima (como a dos 3 graus em 01/06/1979), jamais esperava ver em BH. Mas fica a pergunta: é possível a temperatura da relva atingir zero grau com uma temperatura do ar na casa dos 10 graus? Aguardo a opinião de vocês (se alguém tiver interesse, tenho mais fotos e vídeos da observação)..
  9. BH hoje teve mais um dia frio e ensolarafo, fechando com chave de ouro o mês de maio. Tive mínima de 10,8⁰ C em casa, com máxima de 21,9⁰ C. Já tenho 15,1⁰ C no momento! Na convencional do Inmet, em área mais central, a mínima foi de 12,7⁰ C e a máxima chegou a 23,2⁰ C. A região de Florestal, a 60 km de BH, continua com mínimas na casa dos 5 a 6 graus. Impressionante a duração dessa onda de frio! Abaixo, seguem algumas fotos da bela tarde que tivemos:
  10. BH teve mais um dia lindo, com céu limpo e algumas poucas nuvens (as primeiras em uns 5 dias).Ainda faz um bom frio! Agora tenho apenas 15,6 graus. Tivemos as seguintes variações: (CASA) - 21,3⁰C / 10,7⁰ C (Inmet Convencional - área central) - 23,1⁰ C / 13,1⁰ C (Pampulha) - 23,6⁰ C / 11,3⁰ C (Ontem houve registro de 8 graus lá) (Cercadinho - área alta de BH) - 20,7⁰ C / 10,6⁰ C Florestal, a 60 km de BH: 24,0⁰ C / 5,8⁰ C (Lá houve seguidos registros de 4 graus nessa semana). Abaixo, temos uma foto daqui, tirada há uns 40 minutos.
  11. Creio que possa ser uma baixada, mas não sei ao certo. No entanto, a região tem potencial para bom frio em baixadas. Tenho um sítio em Igarapé, a uns 60 Km de Divinópolis, em linha reta, e hoje mesmo peguei 6 graus lá, às 7 da manhã. De toda forma, lancei errado a máxima em Varginha, que ficou na casa dos 22,x graus, e não 23. Creio que Varginha também teria mínimas mais baixas se a estação ficasse em área de baixada (a topografia e localização fazem uma diferença grande nesses eventos de frio com ar estável).
  12. Mais uma noite bem fria e de céu limpíssimo em BH, com apenas 11,7º C no momento aqui em casa. Houve uma queda abrupta no fim da tarde e início da noite, e depois houve estagnação na queda, ao redor de 13 graus, com algumas subidas pontuais de meio grau, para a temperatura cair bem na última hora. O Aeroporto da Pampulha também reporta 11 graus no momento, e Confins, a 45 Km ao norte daqui, reporta 13 graus. Hoje MG teve um dia bem frio, inclusive em cidades do centro-norte, norte e leste, onde geralmente faz calor, mas mesmo assim tivemos contrastes dignos de um país continental, que mostram como Minas Gerais é uma espécie de resumo do Brasil, tanto em aspectos socioeconômicos, como geográficos e climáticos (temos matas de araucária no extremo Sul, Mata Atlântica no sudeste e leste do estado, cerrado no centro e oeste, caatinga no extremo norte, além de regiões bem prósperas e outras bem pobres, influências baiana ao norte, paulista ao sul e triângulo (onde também há muitas semelhanças com os goianos), fluminense na Zona da Mata e diferenças regionais que acredito não haver em nenhum outro estado). Para ilustrar, seguem algumas máximas e mínimas registradas no estado, segundo verifiquei no INMET (desconsiderei os décimos): BH - INMET (Pampulha) - 23º / 09º BH (Em casa) - 21º / 09º Florestal (60 Km de BH) e Sete Lagoas (70 Km de BH) - 24º / 05º Divinópolis - 23º / 04º Patrocínio - 23º / 03º Uberlândia - 23º / 08º Varginha - 22º / 05º Monte Verde - 17º / - 01º Maria da Fé - 19º / 00º Juiz de Fora - 20º / 10º Barbacena - 20º / 07º Timóteo - 26º / 11º Governador Valadares - 27º / 10º Teófilo Otoni - 25º / 14º Diamantina - 20º / 11º Curvelo - 23º / 07º Pirapora - 26º / 10º Montes Claros - 28º / 13º Januária - 28º / 16º Itaobim (600 Km de BH, no Nordeste de MG) - 31º / 18º
  13. Também tive essa percepção. As folhas ficaram com uma película esbranquiçada com uma característica diferente da grama. Sim, é Igarapé/MG, a 50 km de BH. Com 6 graus às 7 da manhã, acredito que tenha feito algo em torno de 4 a 5 graus um pouco mais cedo (e até um pouco menos em algumas baixadas localizadas), mas não tenho monitoramento lá ainda. De BH para lá, hoje no trajeto pela estrada, ficou nítido o contraste entre áreas mais baixas e áreas mais altas, e entre Igarapé e a ilha de calor da Cidade Industrial, em Contagem/MG. Saí de casa com 10 graus, a temperatura chegou a 12 graus próximo à Mata do Cercadinho (1200 metros) e manteve-se nesse patamar de 12/13 graus nas áreas mais altas de BH e descida do Anel Rodoviário,, subiu para 14 graus na Cidade Industrial e foi caindo progressivamente ao sair dessa área tendo caído para 8 graus numa baixada próximo em Betim (via conhecida como Contorno de Betim), sob forte neblina. Em Igarapé continuava 8 graus na zona urbana, já com sol e, a 7 Km da cidade, a temperatura caiu para 6 graus no meu condomínio, por volta de 7:10 da manhã. Voltei de lá no final da manhã, já com 22 graus.
  14. Boa tarde, meus caros! BH hoje teve um belíssimo dia, com mínima de apenas 9,0⁰ C e máxima de 21,7⁰ C aqui em casa, no Bairro São Bento, a 970 mts. O frio hoje é das baixadas, com microclimas atuando fortemente (agora tenho apenas 16,1⁰ C aqui em casa, área bem arborizada e abaixo de uma encosta maior que chega a 1100 mts.). Hoje cedo fui ao sítio em Igarapé, a 50 km daqui, e lá fazia 6 graus às 7 da manhã - Florestal, não muito longe dali, teve mínima de 5,1⁰ C). Fui ver se achava alguma geada, e encontrei muitos trechos de grama com orvalho espesso, quase congelado, e vi cheguei a ver algumas folhas com uma película bem esbranquiçada, sugerindo que fosse geada ou algo bem limítrofe. Gostaria da opinião dos experts a respeito. Saudações a todos!!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.