Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael MG

Members
  • Content count

    473
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Rafael MG last won the day on June 6 2018

Rafael MG had the most liked content!

Community Reputation

1411 Excellent

About Rafael MG

  • Birthday 03/26/1976

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Fantástico o dado! Só não podemos esquecer de mencionar que Diamantina está a quase 1300 metros de altitude. De toda forma, dada a latitude e a época do ano é um dado incrível, pois 14 C ao meio-dia por lá não é comum nem no inverno. Agora aqui em BH o tempo está nublado com 24 graus, sendo que a mínima foi de 16,2⁰ C.
  2. Após um fim de semana com tempo chuvoso e encoberto em quase todo o período, BH amanheceu com lindo céu azul e alguns resquícios de nevoeiros nas regiões serranas da capital. A mínima em casa foi de ótimos 15,5⁰ C, frio para a época, e agora temos 20 graus. Ontem em casa a variação foi de 17 a 22 graus
  3. Excelente mês em Floripa até o momento! Seria praticamente um mês de janeiro na Flórida, se não fosse pelos 34 C do dia 1º. Realidade bem distante daquele calorão excessivo que dominou quase todo o Brasil semanas atrás. BH nesse fds também tá com uma vibe de Floripa, com céu encoberto e agradáveis 21,8º C no momento, após boa mínima de 16,5º C. Ontem BH variou entre 16º C e 23º C, com céu nublado, tempo típico do nosso mês de maio, como lembrado pelo colega Leo P.
  4. Calor forte em BH hoje, com mormaço e minha máxima do ano registrada hoje: 35,2⁰ C (moro.perto de uma encosta de uns 150 metros, seria aquecimento adiabático?). Agora nublou um pouco e está menos quente, com 30,9⁰ C. Posso ver cúmulos nimbus ao sul, a uns 70 km daqui.
  5. Concordo com você. Inclusive hoje eu tive minha máxima nessa onda de calor, com 33,9⁰ C aqui no São Bento, em um ponto a 970 mts. e que tem registrado máximas geralmente de cerca de 2 graus e meio menores (bairro residencial, com muito verde, poucos prédios e um pouco fora da ilha de calor). A mínima, contudo, foi alta, ficando em 21,0⁰ C. O céu, aliás, ficou muito embaçado hoje. Que calor bruto!!
  6. Mais uma tarde quente em BH, mas felizmente, aqui, o calor perdeu um pouco de força. Os picos de calor em BH foram observados na segunda e terça, com 36 graus na área central, 37 na Pampulha e 33 aqui em casa (970 metros) e no Cercadinho. Agora tenho 30,8⁰ C, após máxima comportada de 31,9⁰ C, malgrado o céu esteja um pouco esfumaçado e a mínima tenha sido de abafados 22,5⁰ C (Ontem foi ainda pior, com mínima de 23,1⁰ C e máxima de 32,4⁰ C; minha casa, contudo, costuma registrar máximas de cerca de 2 a 3 graus mais baixas que a área central nessas condições). Abaixo, foto tirada há pouco.
  7. Muito calor mesmo em BH, como já postaram alguns colegas. Moro a 970 mts. em uma área amena da Zona Sul, e aqui tenho escaldantes 33,0⁰ C no momento, sendo que a noite foi bem abafada, embora tenha chegado a 19,5⁰ C. O céu está ensolarado, mas bem tingido pela fumaça de queimadas. O forno tá ligado, e pelo visto vamos assar nos próximos dias!
  8. BH hoje teve um dia cinzento e bem nublado, sendo que temos chuva fina desde as 18:00 horas, com 18,1⁰ C no momento. A mínima em casa foi de 16,5⁰ C, com máxima de 23,2⁰ C. Ontem o dia foi chuvoso em toda a região, com amplitude térmica muito baixa, variando entre 18,2⁰ C e máxima de apenas 20,8⁰ C. Abaixo, algumas fotos de BH hoje (a primeira) e ontem.
  9. Na mega onda de frio de julho do ano 2000, São Joaquim teve um dia com máxima de -2º C, sendo que nesse mesmo dia a mínima foi de -7º C. Se você consultar os dados do BDMEP, no portal do INMET, poderá ver a sequência. Só não me lembro o dia exato do mês de julho em que houve esse registro (acho que foi em meados de juilho), mas é um dado muito MARCANTE e do qual tenho CERTEZA. Em BH segue o calor e tempo seco, com 29º C no momento aqui na zona sul. Ontem BH variou entre 19,9º C e 31,7º C. Apesar do calor nessa semana, pelo menos as noites ainda tem sido relativamente frescas, e ainda temos uma brisa leve que ajuda a amenizar o calor.
  10. Boa noite, pessoal! Hoje e ontem foi muito corrido, então posto agora algumas observações que fiz em BH e região. Hoje o ar frio perdeu força, mas ainda tivemos um friozinho bom de manhã com céu limpo e mínima de 13,5⁰ C em casa e 13,8⁰ C na área central de BH. Minha máxima foi a 23,5⁰ C, ao passo que na área central esquentou um pouco mais e chegou a mornos 26 graus. Estive ontem no meu sítio em Igarapé, a 50 km de BH, e 800 mts. de altitude, e lá meu termómetro registrou excelentes 5,4⁰ C, mas fazia 26 graus quando voltei de lá 1 da tarde, ao passo que em BH a variação, na minha casa, foi bem menor, com 10,2⁰ C de mínima e 21,7⁰ C de máxima.
  11. Rafael MG

    Neve em Anitápolis, SC - agosto de 2020

    Sensacionais fotos, relato e local!! Já estive na Serra Catarinense (Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, Canion das Laranjeiras) e peguei geada forte com -3º C, mas nada se compara a esse registro com neve, visto de um local pouco conhecido. Na próxima vez que for a SC, farei de tudo pra conhecer essa região. Valeu demais!!
  12. Demais mesmo, meu amigo! Faltou só a mínima na minha casa baixar dos 10 C e a mínima na Pampulha chegar aos 7 C pra ser perfeito. Na área central, BH foi de 11,2⁰ C a 24,4⁰ C. Mesmo assim, deu pra usar roupa de frio à tarde toda no trabalho, aqui no Santo Agostinho, bairro próximo à estação central do Inmet.
  13. BH no momento tem 20,4⁰ C, com lindo céu azul sem nenhuma nuvem. Minha mínima foi de 10,9⁰ C, mas nas áreas mais altas de BH e na Pampulha chegou a 8 graus, como já informado por colegas anteriormente.
  14. Excelente relato, Leo! Aqui em casa, no São Bento (970 mts.), tive mínima de 11,7º C, mas sensação térmica muito mais baixa devido aos ventos. Agora tenho 17,5º C e céu parcialmente nublado. A máxima aqui em casa, geralmente mais baixa que na área central, deve ir a 20º C, e em BH deve ir a 22º C. Ontem variei entre 12,0º C e 20,3º C, com céu nublado.
  15. Ano passado e em 2014 tivemos máximas de 17 graus. Em 2017 tivemos um dia com máxima de 18,0º no INMET (na minha casa foi 17 graus, e com sol), e, nos demais anos, nesse período de 1999 a 2020, pelo que me recordo, as máximas mais baixas foram de 18 ou 19 graus.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.