Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

BrunoC

Members
  • Content count

    2304
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Neutral

Location

  • Location
    Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Imagens de satélite do Caribe, antes e depois de Irma (dica do Bruno Maon). https://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=90952
  2. PARABÉNS, O ÚNICO QUE USOU O QUE ESTÁ ENTRE OS OMBROS! Ninguém e nem mesmo na reportagem fala que a culpa desta onda de calor é do aquecimento global, apenas foi destacado que está sendo um forte onda de calor, com quebra de alguns recordes. QUEM ESTÁ PRECISANDO USAR MAIS O QUE ESTÁ ENTRE OS OMBROS É VOCÊ SENHOR RONALDO COUTINHO. DIMINUA SUA ARROGÂNCIA UM POUCO!!! Isso não é com base na essência (não precisa desenhar 'aquecimento global'), mas sim na aparência. O Marinho conseguiu ler a crítica do Coutinho, logo...
  3. ANTES FOSSE APENAS ISTO..... VIU A FIGURA DO ÁRTICO? NENHUMA NOTÍCIA E NOS ANOS 90 DIZIAM QUE POR AGORA NÃO TERIA GELO NO VERÃO....POLITICAGEM MESMO! Corrupção. Calor, caixa alta capa, frio, rodapé minúsculo.
  4. Já recomendei a criação de um tópico sobre psicologia climática, ou algo do gênero. Não faltam evidências para tal. Inclusive a 'verdade' do IPCC por 2 décadas deturpando a ciência.
  5. Sobre neve e pós 2000: as medições do Coutinho demonstram que o pós 2000 para neve em São Joaquim só existiu entre 2001 e 2009.
  6. Como era calor antigamente... Destaque para as décadas de 1910 e 1930.
  7. Existe 2 pontos sobre Santa Bárbara: os Campos de Santa Bárbara em termos de biogeografia e a localidade dos Campos de Santa Bárbara. Se pensar em termos apenas de biogeografia, os Campos de Santa Bárbara são os topos (1600m+/+ou-) e encostas imediatamente próximas, com flora predominante por gramíneas/arbustivas, devido ao solo e condições climáticas. Inclusive nos topos próximo as escarpas ao sul do Morro da Igreja, mesmo mais suscetível a influência do litoral. Já a localidade, basta perguntar para os antigos moradores das proximidades, vai de Vacas Gordas (a atual portaria do ParnaSJ era a antiga fazenda Santa Bárbara, inclusive) até o norte de Bom Jardim da Serra, no caso incluindo as Matas de Araucárias nos vales/encostas, onde o solo é mais favorável, além das condições climáticas. Uma estação em cota 1700m no oeste dos Campos de Santa Bárbara não terá grande diferença do Morro da Igreja, apenas diferenças pontuais, como as vezes acontece em estações inclusive próximas, mesmo o Morro da Igreja estando mais próximo de influência do litoral.
  8. Perfeito Coutinho, sua tabela de medição de neve é sem precedentes em importância para climatologia de SC e até do Brasil. Entretanto, a automática não acusa neve como um anotador de convencional, uma perda incomparável para capital brasileira da neve e para climatologia brasileira.
  9. Ainda falta uma estação nos Campos de Santa Bárbara e no Campo dos Padres. Não seria mais que 2C mais frio no geral nos Padres. A estação em Santa Bárbara do Keiser e o Morro da Igreja demonstram muito bem Santa Bárbara. A chance de ter algum ponto do Planalto Sul SC 2C mais frio que os vários já monitorados e 0,00001%. Os relatos históricos que já escutei de -12/-15C possivemente eram de termômetros mal abrigados. É questão de tempo para dois dígitos negativos nas estações existentes no momento. Ruim é não ter mais a convencional inmet São Joaquim, a estação meteorológica brasileira que mais reportou neve. Uma perda marcante para história climatológica brasileira.
  10. "Sensors situated inside a screen should be mounted at a height determined by the meteorological service (within 1.25 to 2 m as indicated in the WMO Guide to Meteorological Instruments and Methods of Observation (WMO-No. 8)). The height should never be less than 1.25 m. The respect of the higher limit is less stringent, as the temperature gradient versus height is decreasing with height. For example, the difference in temperature for sensors located between 1.5 and 2 m is less than 0.2 °C." "In order to achieve representative results when comparing thermometer readings at different places and at different times, a standardized exposure of the screen and, hence, of the thermometer itself is also indispensable. For general meteorological work, the observed air temperature should be representative of the free air conditions surrounding the station over as large an area as possible, at a height of between 1.25 and 2 m above ground level. The height above ground level is specified because large vertical temperature gradients may exist in the lowest layers of the atmosphere. The best site for the measurements is, therefore, over level ground, freely exposed to sunshine and wind and not shielded by, or close to, trees, buildings and other obstructions. Sites on steep slopes or in hollows are subject to exceptional conditions and should be avoided. In towns and cities, local peculiarities are expected to be more marked than in rural districts. Temperature observations on the top of buildings are of doubtful significance and use because of the variable vertical temperature gradient and the effect of the building itself on the temperature distribution." Fonte: http://www.wmo.int/pages/prog/www/IMOP/CIMO-Guide.html .PDF: https://library.wmo.int/opac/doc_num.php?explnum_id=3121
  11. Quando interroguei sobre a confiabilidade da informação você procurou melhores elementos para comprovar! Parabéns!!! Infelizmente nesses tempos de 'retardados na internet' temos de ser mais 'desconfiados' ainda. Neve na cota 1200m+ ao sul da Serra do Tabuleiro na região do Morro das Pedras, tríplice fronteira Águas Mornas/São Bonifácio/Santo Amaro da Imperatriz, ali fica a Pedra de Cabelo, chegando a cerca de 1265m no pico.
  12. Depende a base comparativa. Para eu que 'sou louco por neve brasileira', sem dúvidas. Mas não é todo inverno que tem uma massa polar de 1040hPa entre as latitudes 30 e 25 Sul no norte da Argentina. Está sendo uma massa polar histórica para a climatologia da América do Sul.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.