Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

lucasfumagalli

Members
  • Content count

    4017
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Posts posted by lucasfumagalli


  1. Alta noite no Paraná, com temperatura de 4,8°C em Toledo; 4,5°C em Palmas; 3,8°C em Guarapuava; 2,2°C em Laranjeiras do Sul; 2,0°C em São Mateus do Sul e 0,0°C em General Carneiro;

    Uma observação interessante de como o relevo influencia facilmente no comportamento da temperatura noturna é a cidade de Laranjeiras do Sul, onde a estação do SIMEPAR tem agora 9,9°C e a do INMET 2,2°C. As duas estações NÃO estão no mesmo local.

    topo.png

    • Like 2

  2. Brincando com o desvio padrão eu e meus amigos encontramos uma importante perturbação no campo de 500 hPa, pelo visto bem persistente nos últimos 30 dias. O forte gradiente de pressão apontando para fora dessa área perturba todo o escoamento ao longo do hemisfério sul e ondas longas são guiadas pelos guias de onda (jato subtropical e polar) e explica (em parte) o frio quase constante a sul da latitude de 30°S e as friagens nas regiões tropicais.. O efeito dos Andes também é bem bonito!

    pert.png

    • Like 5

  3. Dos 8 dias de julho até agora, 8 foram de chuva aqui em 32°S. Este gráfico mostra 3 variáveis: precipitação, pressão e temperatura. Todos medidos na janela do meu apartamento no 4° andar, portanto, podem ser usados como uma aproximação. Ontem tivemos um mínimo de pressão, mas ainda não saímos do vale de nuvens e chuvas 

    corrente.png

    agora.png

    • Like 2

  4. 4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

    Lucas, não tenho nenhum interesse "científico" sobre a questão. Baseio-me mais pela minha percepção mesmo. E limito-me (para minha análise) a região de interesse: Belo Horizonte/Brasília a BsAires/Montevideo. Em termos de dinâmica atmosférica de massas de ar, vejo mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que esta última com Pelotas, por exemplo. 

    Justo. Bem, por aqui uma sofrida elevação de temperatura agora noite, após uma certa precipitação que perto do meio-dia foi mais forte.

     

    tempohj.png

    • Like 1

  5. 33 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

    Pelotas é "BEM mais para PoA" do que para Curitiba, por exemplo, assim como para o PR. Para mim: PoA - 100% Subtropical; Pelotas +-95% subtropical e 5% temperado; Curitiba 80% subtropical e 20% tropical de altitude; São Paulo = 60% tropical altitude e 40% subtropical. Pode-se discutir o percentual das "porcentagens", mas a ideia geral é essa.

    Rapaz, bem complexa sua análise, mas acredito que esteja fazendo um pouquinho de confusão. Um artigo interessante e relativamente recente sobre classificação climática é "World Map of the Köppen-Geiger climate classification updated" de Kottek et al. (2006). Vale a pena a leitura. Na minha humilde opinião os padrões em escala sinótica (que respondem as interações de escala planetária) determinam as regiões com características de latitudes médias, e aí sim Pelotas abre vantagem sobre outras cidades, mas mesmo para Curitiba as diferenças não são assim tão grandes, com regimes subtropicais bem característicos, a exemplo de outras regiões em latitudes semelhantes (EUA, Europa, Sul da Ásia, parte da Oceania e Sul da África, entre outros).

     

    Por aqui o inverno permanece constante, veja só:

     

    data.png

×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.