Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Samuel

Members
  • Posts

    29
  • Joined

  • Last visited

Samuel's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Show de bola o post, Bruno. Não teria sido também o mês de inverno mais quente de todos os tempos? Agosto, se encerrado hoje, seria o mês de maior anomalia (módulo) em Porto Alegre desde o início dos registros, correto?
  2. Segundo a projeção do modelo Europeu para os próximos dias, em 19/08, a média de Porto Alegre seria de 22,3°, o que corresponde a uma anomalia, até tal data, de +7,0°. Portanto, a anomalia deve manter-se em patamar semelhantes ao atual, tendo sido transcorridos quase 2/3 do mês. Como as perspectivas, baseadas nos parâmetros ENSO e AAO para o último terço de agosto não são de temperaturas muito abaixo da média, possivelmente será a maior anomalia positiva de temperatura média da história da cidade, para qualquer mês. Estamos diante de um cenário único quiça em várias décadas ou, até mesmo, séculos. Abraços à todos!
  3. No que se refere à precipitação, o padrão é semelhante no Rio Grande do Sul e Santa Catarina:
  4. Estamos falando dos meses de primavera. Temos os mapas de anomalias de pressão no período SON de 1997?
  5. Perfeito Samuel. Mapa de Precipitação pra completar teu comentário: Rodolfo, Estamos falando de correlações estatísticas apenas. Está claro que as chuvas em excesso sobre Nordeste da Argentina, Norte do Uruguai e Sul do Brasil são função de um bloqueio atmosférico sobre o Centro do Brasil, que represa os sistemas frontais. Porque, de fato, o bloqueio adota esse posicionamento em períodos de aquecimento da região Nino 3.4 do Pacífico?
  6. Os mapas de primaveras sob El Nino mostram claramente o quadro característico: ar frio predominantemente retido no Centro da Argentina e parte do Uruguai, onde as anomalias de temperatura foram negativas, calor no Sudeste e Centro-Oeste e, entre ambos, chuva represada no Norte do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em função do bloqueio.
  7. Ahhhh, essa é uma boa, heim? O Mafili tem como ajudar.. Excelente trabalho Vini. Qual é o padrão atmosférico que próximo a essas datas favoreceu a formação dos centros de baixa no Atlântico Sul?
  8. Quem pode disponibilizar dados de temperatura do Atlântico Sul nas datas da reanálise do Vinicius?
  9. Características atmosféricas gerais: Alta pressão com deslocamento continental; Baixa pressão no Oceano Atlântico, próximo à costa da Região Sul; Linha de 0°C em 850 mb cobrindo boa parte do Rio Grande do Sul (dia -1); Altura Geopotencial 500 mb em patamares entre 5500 m a 5600 m no Rio Grande do Sul (dia -a). Incríveis os valores de anomalia no centro do continente, compreendendo Norte do Paraguai, Sudeste da Bolívia e Mato Grosso do Sul!
  10. Isso sim é um inverno e um verão de qualidade .... Veja as mínimas do verão, absurdo, e com UR muito alta, na média. Zhangzhou - China 24°31'N 117°39'E 14 m D J F 14.9 13.0 13.2 Isso é algo próximo a POA em termos de temperatura nos meses de inverno, na Ásia. Palm Coast - USA 29°32'N 81°13'W 1 m D J F 14.6 13.5 14.5
  11. Em São Leopoldo, sol com poucas nuvens. Temperatura de 21,4ºC. Umidade relativa do ar em 41%. Ponto de orvalho de 7ºC, o que pode fazer com que a mínima amanhã seja muito baixa, desde que não haja banda de nebulosidade sobre o leste do estado. Abraços.
  12. Em São Leopoldo, chuva forte com trovoadas. A cidade está às escuras. Temperatura de 24,5°C. Pressão atmosférica de 1009 hPa. Umidade relativa de 83%.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.