Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco

Members
  • Content count

    3252
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Sabia que a Capela ficava mais distante do centro em relação a São Mateus, mas ao mesmo tempo imaginava que São Mateus ficasse "bem mais distante do centro" por apresentar mínimas tão baixas. O que uma grande área verde não proporciona ao clima, hein? Mínimas tão mais baixas...Incrível. O mesmo se aplica ao IAG. Que eu saiba os extremos da ZLeste são Guaianazes, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes. Itaquera seria o "início" do extremo da Z/Leste. Itaquera e São Mateus ficam o mesmo tanto a leste, porém as mínimas em São Mateus são excepcionalmente mais baixas.
  2. Todas estações da Capital Paulista entre 10/13ºC neste momento. Aqui em Pinheiros, 11,6ºC. Os extremos e mais frios: Santana Parnaíba (RMSP/Oeste) 7,7ºC Capela Socorro (Extremo ZSul) 7,8ºC São Mateus (Extremo ZLeste) 8,7ºC
  3. Outro bairro muito populoso é São Mateus..., na Zona Leste. Mas concordo, que, tanto São Mateus quanto Capela do Socorro, estão bem mais afastados do centro do que o Mirante, por exemplo. Sofrem bem menos efeito da "ilha de calor". Diria que talvez preservam mais o clima da "São Paulo de antigamente". Esse é o ponto central.
  4. Essa MP está sendo melhor do que eu esperava, especialmente em relação às mínimas. Estava esperando MM. Excelente início de julho; aliás este mês parece que será MUITO BOM para cá. Muito bom questionamento do Coutinho sobre do porquê "considerar" apenas a estação do Mirante para SP. O bairro mais populoso da Capital (Grajaú), fica mais próximo da estação Capela do Socorro do que do Mirante. Enfim, são vários os critérios.... No caso de São Paulo, acho que deve se dar atenção a todas às estações, com seus microclimas.
  5. Mínimas baixas neste horário na Capital Paulista, entre 8/11ºC em todas estações. Destaque para: Santana Parnaíba (RMSP-Oeste), com 5,6ºC e São Mateu (Extemo ZLeste Capital), com 6,5ºC. Pinheiros com 11,1ºC no momento.
  6. Praticamente todas estações da Capital (inclusive a mais quente, Pça Sé), entre 10/11ºC neste momento. Santana Parnaíba, oeste RMSP, com 9ºC. Como vc disse..., rezar para MM não atrapalhar. Não sei se no extremo sul da Capital está nublado e sob efeito de MM (Capela Socorro tem 9ºC).
  7. Se nós mesmos já ficamos "excitados" com a POSSIBILIDADE de nevar, o que dirá as pessoas leigas em meteorologia? Sinceramente, achei tudo muito natural essa ida em massa ao PNI. O que de tão mau isso causou? Não entendo...
  8. Vai dar o que falar amanhã cedo. Talvez uns -6ºC? (ou quem sabe menos...)
  9. Em Sampa, a torcida será para a primeira sub-15ºC do ano entre amanhã e 2ªfeira. Mas será uma semana fria (se bobear até 10 dias), especialmente com máximas baixas;as mínimas pontuais não serão nada demais, acredito, mas ficarão na casa dos 9/10ºC por um bom período. A palavra certa será duração e abrangência de frio "considerável", e não extremos de mínima para cá. Bom para as médias.
  10. Muito embora, nas previsões emitidas pelo JN já há 3 dias sobre a POSSIBILIDADE de ocorrência de neve no PNI, tenho observado a insistência deles em relação a palavra: CAUTELA E "CONTINUAR O MONITORAMENTO". Em nenhum momento foi dito "VAI NEVAR". Sinceramente, não vejo nada de errado. Se é uma situação quase limítrofe, e estão utilizando as expressões "CAUTELA", não consigo ver erro. Vejamos pelo lado contrário: e se não antecipassem a previsão de POSSIBILIDADE de nevar (como vem fazendo), e realmente nevasse? Complicado... Eu às vezes tenho até a nítida impressão que alguns institutos utilizam o BAZ como "instrumento" e "ferramenta" de trabalho, seja para ouvir opiniões de "pessoas mais "especialistas" em meteorologia" (que somo nós!), ou INCLUSIVE para fazer as próprias previsões! Juro que acho isso! Aquele dia em que a Maju comentou sobre o "frio de baixada"; PUTZ, pensei:" tirou isso do BAZ!". A própria previsão de neve no PNI... de onde surgiu primeiro???? No próprio BAZ!!! Depois Climatempo, depois JN, e por aí vai... Tem muita gente aqui que não trabalha na área que é MUITO MELHOR do que gente que trabalha na área e faz previsão do tempo...(fora o Coutinho, que já é macaco velho e fora de série). Caio (mais antigo) e Viny (mais recente, mas nem tão recente assim...) são dois caras SENSACIONAIS em termos de modelos, previsão, etc, etc, enfim, meteorologia, sem comentários. BAZ É PHODA!!!
  11. Nublado em Sampa! Mínima de 13,6ºC em Pinheiros e 17,6ºC no momento. Cara que alguns pingos de chuva cairão do céu. Estamos precisando de água!
  12. 02:30 Olhem isso: Pça Sé 17,5ºC Capela Socorro 9ºC Pinheiros 13,9ºC Tatuapé 15,2ºC. 8,5ºC de diferença entre o ponto mais quente da Capital e o mais frio nesta madrugada!!!! Só ar seco possibilita isso + ilha de calor. IMPRESSIONANTE. Tempo nublado e chuvoso isso não ocorre; frio de advecção a diferença no máximo é de 4/5ºC.
  13. Mas vou contar: Não sei se estou equivocado, mas deu para sentir a entrada de ar mais frio em São Paulo lá pelas 22hs. Estava BEM MAIS QUENTE ANTES DESTE HORÁRIO. Ou ainda é efeito do ar mais seco? Não tenho certeza... Previsão amanhã é máxima abaixo dos 19ºC. Por hora céu limpo. AGORA, 02:10 MADRUGADA: Pinheiros 14ºC Santana Parnaíba RMSP (Oeste) 10,3ºC Capela Socorro 9,1ºC ZSul do Município Sampa
  14. Aldo, tem a média Junho para Sampa? Se possível do Mirante e IAG. No Mirante, creio: +0,5 nas máx e +1,5 nas mín. Nos locais mais afastados (São Lourenço Serra, Itapevi, Ibiúna, Cotia, Capela Socorro, Santana Parnaíba, São Mateu, Peus) o mesmo valor nas máx (que não foram ruins!) e anomalias não ruins nas mín. O destaque Junho sem dúvida vai para Mantiqueira, Sul de MG, Zona Mata Mineira, os quis serão os maiores beneficiados nesta próxima MP tamb´rm e leste Sudeste. Assim como maio, nota 6 neste junho para Sampa. Nesta MP, espero mais por máximas baixas, no domingo e 2ª feira. Não acredito em mínimas muito baixas devido à MM. Mas teremos temperaturas médias abaixo da média até os 10 primeiros 10 dias de julho. Máximas aquém e mínimas relativamente baixas; não creio em sub-10ºC no MIRANTE neste período. Está muito bom para início de julho em termos médios. Quem sabe uma sub-15ºC de máxima. Seria ótimo!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.