Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caio César

Advisors
  • Content count

    12244
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Caio César last won the day on July 9 2018

Caio César had the most liked content!

Community Reputation

174 Excellent

6 Followers

About Caio César

  • Birthday 01/26/1982

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Perfeito, já pode ter alguma ocorrência na manhã pela região de SFP.
  2. Rapidamente: 1 - Há chances se resumem a algo como: não se pode descartar alguma queda de neve de forma muito isolada e fraca a partir das 15h de sábado. 2 - Fraca e isolada porque não há nenhum modelo sustentando instabilidade no avançar do final da tarde/noite de sábado e madrugada de domingo. 3- A atmosfera tende a secar rapidamente com o avanço do pico da advecção de frio. Ou seja, faltará sincronia. 4- O que pode ocorrer é alguma ocorrência na tarde de sábado ou até quando a instabilidade conseguir se sustentar com algum desenvolvimento sobre a serra. 5- De modo geral as chances são pequenas, mas é possível que alguns relatos desde a serra gaúcha até o Mundo Novo possam ocorrer na janela entre a tarde e a noite de sábado. 6- Não vale a pena nenhum deslocamento para observar o fenômeno, pois há também chances de nem ocorrer.
  3. Acumulação excelente. Isso que pelo que eu acompanhei, mesmo na madrugada já derretia rápido, pois estava muito úmido, imagino a força da nevada ali...
  4. Que top o que esses caras fizeram. Em breve teremos um belo vídeo de snowboard no Brasil. É só acabar essa seca...
  5. Pelas últimas atualizações, a janela para a neve pode se abrir já no meio da tarde, próximo das 15h.
  6. Sobre a chance de neve: - Um episódio interessante e de curta duração vai se formando nas próximas horas. - O aprofundamento da baixa na costa ativará a passagem de um cavado em altos níveis. - As perturbações acentuadas do cavado devem provocar instabilidades em altura, propiciando umidade em abundância por todo o centro e serra do RS e SC. - O frio em altura que acompanha este sistema estará homogêneo nas camadas para a formação da neve, porém terá rápida passagem. - A janela se abre entre o final da tarde e vai se fechando no inicio/meados da madrugada de sexta. - Com o frio ainda concentrado nas camadas mais altas durante a janela indicada, as chances reais de ocorrência do fenômeno estão restritas aos pontos mais elevados do Planalto Sul de SC e Serra Nordeste do RS. - Mesmo com uma janela curta, nos pontos mais altos, acima dos 1200/1300m no RS e 1400m em SC, não dá pra descartar chances de ocorrência de até alguma acumulação. - No decorrer da madrugada de sexta o frio nas camadas mais altas (700mb) vai perdendo força, enquanto vai se intensificando logo abaixo (850mb), podendo virar de neve para chuva ou sleet/freezing rain em alguns pontos, caso esteja ocorrendo. - No geral o cenário para a neve na janela entre 18h quinta -03h sexta está muito bem consolidado na dupla GFS-Europeu. Sendo que se o cenário real pender para o Europeu, é possível a ocorrência de um episódio interessante, mas que infelizmente tende a ser estragado pela entrada de ar mais quente em altura no meio/final da madrugada. - Uma bela e interessantíssima erupção está a caminho. Vamos acompanhar!
  7. Eu também, Renan. É inacreditável isso. Ainda mais porque o europeu seguindo a sua linha de instabilidade neste ano, ajustou severamente a posição da baixa em altitude que vinha indicando, posicionando de forma a desfavorecer o ingresso do ar frio em altos e baixos níveis que vinha indicando. Mais uma vez o grosso do frio deve tangenciar o RS, a isoterma de 0oC em 850 praticamente nem chegará ao Brasil e um frio raso e seco deve ser a tônica desta próxima erupção. Padrão 2018 frio xoxo bombando!
  8. Felipe, não há qualquer semelhança entre esse episódio projetado pelo europeu e a nevasca de 1965, a não ser apenas pela baixa pressão projetada em altura. O frio e a duração do sistema são incomparáveis. Portanto nem adianta sonhar por hora.
  9. No mínimo muito curiosa a formação que o Europeu vem indicando há algumas rodadas, variando o posicionamento e intensidade, mas que caracterizam a possível formação de uma baixa pressão em altos níveis, fechada e bem organizada, com elevadíssimo índice de instabilidade, e que carregaria consigo uma bolha de ar gelado. 12Z 00Z Interessante notar que em uma proporção grotescamente maior, um bichinho com esta característica parece ter trazido a famosa nevasca em agosto de 1964. Uma baixa bem organizada e fechada em altos níveis, que naquela oportunidade era acompanhada de uma potente erupção.
  10. Não consigo enxergar neve neste cenário que tem sido falado. Acho que é preciso reavaliar parâmetros, pois é preciso muito mais do que os modelos vem apontando há muitos dias.
  11. Vini, observe a despencada da temperatura em 500mb. Vai de -15oC nesta manhã para -25oC no amanhecer, com a passagem do cavado. É muito interessante a passagem desse ar frio gelado em altos níveis. Grande contraste com 700, vai causar instabilidade e cúmulos.
  12. Bom dia amigos: - GFS e Europeu seguem com o cenário estável, finos ajustes na precipitação e temperatura. - GFS reduziu ligeiramente entre 850 e 800 na 00Z, quando se esperava algum incremento. Dado negativo. - GFS aumentou muito o frio em 500mb, o que é muito interessante e importante no contexto do cavado e instabilidades. Dado positivo. - A baixa pressão vai se formar bem próximo a costa. O aprofundamento da baixa deve causar a passagem de um vórtice e um cavado em altos níveis. Dado positivo. - No momento temos um cenário bem limítrofe, como em agosto de 2016. - Pra quem for caçar sugiro aguardar um cenário mais consolidado ao longo do dia. - Janela acima de 1600/1700m se abrindo no final de tarde/início da noite.
  13. 00Z deve martelar a real da chance de neve para os caçadores.
  14. Ano passado errei feio. Acreditava em boa neve...
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.