Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno Maon

Members
  • Content count

    314
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Bruno Maon last won the day on February 14

Bruno Maon had the most liked content!

Community Reputation

39 Excellent

About Bruno Maon

  • Birthday 11/28/1991
  1. As instabilidades não deram trégua ontem sobre Campo Grande/MS e por isso a cidade teve uma tarde muito fria para os padrões de fevereiro. A temperatura máxima diurna na estação automática do INMET foi de apenas 19,6°C!
  2. Balanço parcial das temperaturas nas estações da CETESB em São Paulo até ontem (19/02): Todo o estado tendo um mês com temperaturas abaixo da média. Obs: as estações de Araraquara, Pico do Jaraguá, Piracicaba e São José dos Campos apresentaram muitas falhas e por isso não foi possível calcular as médias.
  3. Voltou a chover forte entre a noite de ontem e madrugada de hoje no litoral norte paulista. Abaixo os maiores acumulados em 24h (aproximadamente das 12h00 de ontem as 12h00 de hoje) pelas estações do CEMADEN:
  4. Araçatuba teve hoje um dia bem nublado e com chuva fraca agora a partir do fim da tarde. Temperaturas por lá na estação da CETESB: 20,2°C/28,2°C. Com isso a média mínima está em 21,3°C, o que significa 1,1°C abaixo da média 2009-2017 para essa estação. E a expectativa para os próximos dias é de mínimas entre 19-21°C. A título de curiosidade: no período 2009-2017 a menor média de mínimas em um fevereiro foi 22,1°C, em 2013. Se continuar desse jeito, Araçatuba vai quebrar com folga essa marca em fevereiro de 2018.
  5. Olá a todos, Venho aqui mostrar um site muito interessante com climatologia detalhada de milhares de cidades no mundo todo. É o WeatherSpark. Dá para entrar por este link (https://weatherspark.com/) e procurar pelo nome da cidade ou por este (https://weatherspark.com/map) e procurar pelo mapa. Eu recomendo a segunda opção (mapa), pois fica mais fácil visualizar quais cidades realmente tem dados observados (pelo que percebi, só de aeroportos) e quais tem apenas estimativas climatólogicas. Usando como exemplo o estado de São Paulo: Os pontos amarelos são os que tem climatologia feita com dados observados e os pontos em laranja são as climatologias feitas com estimativas. Temos como fontes de dados, vendo por esse mapa, os aeroportos de Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Pirassununga, Viracopos, São José dos Campos e Guarulhos. Dando um zoom maior sobre a cidade de São Paulo dá pra ver que Congonhas e Campo de Marte também são fontes de dados. Basta clicar em algum desses pontos e abrirá uma página com informações detalhadas e gráficos muito interessantes sobre a climatologia de 1980 a 2016. Vou colocar abaixo alguns dos gráficos do aeroporto de Guarulhos: Médias de temperaturas mínimas e máximas ao longo do ano Cobertura de nuvens Possibilidade de precipitação Média de chuva mensal Níveis de conforto por umidade Coloquei apenas alguns aqui. Tem vários outros gráficos anuais muito interessantes. E é possível também ver os dados específicos para um mês ou dia, bastando clicar em cima do mês ou dia de interesse. Exemplo para fevereiro em Guarulhos/SP: Exemplo de climatologia para o dia 14 de fevereiro em Guarulhos/SP: Elevação solar para o dia 14 de fevereiro: Vento médio predominante no dia 14 de fevereiro: Acima de cada gráfico há uma descrição detalhada do método utilizado e a importância de cada um dos parâmetros avaliados. No fim da página (em Data Sources) eles especificam de qual local foram obtidos os dados. Outra função muito interessante é que logo abaixo da seção de Temperaturas eles colocam um link com acesso à uma comparação de cidades distantes com gráficos de temperatura anual muito semelhantes ao local de interesse. No caso de Guarulhos é Marolambo/Madagascar: E nessa área você pode deletar ou acrescentar quaisquer outras cidades à comparação, ou seja: dá pra comparar qualquer cidade com qualquer outra cidade à seu critério. E pra finalizar: embora eu tenha usado nos meus exemplos a versão original do site em inglês, é possível também visualizar o site em PORTUGUÊS. Basta clicar no topo da página e selecionar o idioma desejado: E dá pra mudar também as unidades de medida: Qualquer dúvida, podem mandar! Espero que gostem bastante e mandem aqui os gráficos de lugares com climas que vocês achem interessantes.
  6. A máxima absoluta de 2018 no estado de São Paulo por enquanto pertence a Sete Barras/CIIAGRO, no Vale do Ribeira: 39,3°C
  7. ARAÇATUBA/SP - CETESB em Janeiro/2018: Média das mínimas: 22,1°C (-0,1°C) Média horária: 26,4°C (+0,2°C) Média das máximas: 32,3°C (+0,4°C) Extremos: 20,0°C/37,2°C ***Anomalias em relação à média 2009-2017
  8. Resumos Climatológicos - 2017

    CARDOSO/SP - CIIAGRO - 2017 *** Localizada no extremo norte do estado de SP, na divisa com MG *** As médias mensais são simples. *** Registrou a máxima absoluta do estado de São Paulo em 2017 dentre as mais de 300 estações de órgãos oficiais (INMET, CIIAGRO, CGE, CETESB, UNESP): 40,9°C
  9. Resumos Climatológicos - 2017

    ILHA SOLTEIRA/SP - UNESP - 2017 *** Fica localizada no extremo noroeste de SP, na divisa com MS. *** É uma das cidades mais quentes do estado. *** As médias mensais são horárias.
  10. Resumos Climatológicos - 2017

    SETE BARRAS/SP - CIIAGRO - 2017 *** A cidade fica localizada no Vale do Ribeira, próxima a Registro *** As médias mensais são simples.
  11. Resumos Climatológicos - 2017

    APIAÍ/SP - CIIAGRO - 2017 *** As médias mensais são simples.
  12. Resumos Climatológicos - 2017

    INDIAPORÃ/SP - CIIAGRO - 2017 *** As médias mensais são simples. *** Está localizada no extremo norte do estado de São Paulo, na divisa com MG. *** É uma das cidades mais quentes do estado e provavelmente a que registra as maiores médias de máximas.
  13. Resumos Climatológicos - 2017

    SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - CETESB - 2017 ***A estação é urbana, e fica a 2,9 km do centro de Rio Preto.
  14. Resumos Climatológicos - 2017

    ARAÇATUBA/SP - CETESB - 2017 ***As médias mensais são horárias. ***A estação é urbana, e fica a apenas 1,8 km do centro de Araçatuba.
  15. Temos uma grande área de instabilidade avançando lentamente para sudeste no interior de São Paulo nesta tarde. As temperaturas estão agradáveis na maior parte do estado, exceto no extremo norte, onde o sol está predominando e o ar está mais quente. Imagem de satélite e algumas temperaturas às 12h:12h: Fonte: INMET/CIIAGRO/CETESB
×