Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marcoseojr

Members
  • Posts

    144
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by marcoseojr

  1. Essa chuva veio na hora certa. O ruim é que o distrito de meteorologia de São Paulo não conseguiu contato com o observador e, por isso, não divulgou a máxima da estação convencional. Mesmo assim já sabemos que a máxima de hoje foi menor que as dos últimos dois dias.
  2. Máxima de hoje no Mirante de Santana foi de 37,7 °C novamente. Sendo assim, São Paulo ainda não bateu o recorde histórico de 2014.
  3. Eu sou contra mudar o Mirante de Santana de lugar. Se a estação fosse mais a sul talvez os parques da Aclimação fossem fosse as melhor áreas.
  4. Fiquei até pensando se a estação desse aeroporto representaria São Paulo melhor que o Mirante de Santana kkk
  5. Máxima das 18 UTC foi de 37,5 °C. Como observado, a temperatura começou a baixar na zona sul. Interlagos já baixou de 29 °C. Faço aqui outra pergunta: é se a estação da IAG/USP seria representativa para São Paulo.
  6. Ontem a automática registrou máxima de 37,4 °C e hoje já chegou a 37,5 °C. Em comparação com a estação convencional foram 37,7 °C, será que hoje vai igualar os 37,8 °C de 17/10/2014? Veremos quando for lido o termômetro às 21h. Aproveito e faço uma pergunta a vocês: o Mirante de Santana é uma estação ideal para representar o clima paulistano? Vejo alguns criticando, porém em minha opinião ela fica em um local ideal, sem obstáculos que possam interferir diretamente na temperatura. O ruim mesmo é quando a chuva que cai forte numa área de São Paulo não atinge a área da estação.
  7. São Paulo quase bateu hoje o recorde de calor histórico de 2014. A marca não foi atingida por apenas um décimo. Há mais de dois anos tenho contato com uma funcionária do distrito de meteorologia local e ela me disse que muitas vezes o pessoal digita o dado, porém o sistema considera como suspeito e por isso fica omitido até ser validado. Não sei se o pior desta onda de calor foi hoje ou se é ainda possível haver outro recorde.
  8. Você considera como recorde o da estação convencional? Na Wikipédia está o recorde da automática, que inclusive fui eu quem coloquei lá. Considerei o dado de 35,5 °C porque a estação convencional estava sem operar de maneira integral, com apenas um observador. Curitiba foi uma das primeiras estações a lidarem com o problema da falta de pessoal, como Florianópolis.
  9. Novo recorde de chuva em João Pessoa no mês de julho: em 24h o INMET registrou 178,4 mm na estação convencional, superando os 150,1 mm em 05/07/1963.
  10. Aqui em João Pessoa só parou de chover agora pouco depois de umas doze horas. Começou fraco e se intensificou a partir das 4/5 horas. Recife dessa vez não foi muito atingida, enquanto Natal pegou um pouco mais dela.
  11. Balanço das temperaturas na estação automática da UFPB de João Pessoa/PB. As médias mínimas e máxima do último mês de abril foram, respectivamente, de 24,1 °C e 31,7 °C, com apenas um dia abaixo dos 30 °C. Quanto à chuva, a estação falhou algumas na transmissão, incluindo uma muito importante, das 22 UTC do último 16 de abril, durante um intenso evento de chuva, portanto o total apresentado no site do INMET, de 43,8 mm, está bem abaixo do ocorrido. Um pluviógrafo automático que fica a menos de cem metros da estação registrou, neste mesmo evento de chuva, 85,3 mm, o maior do mês. O total mensal medido por este pluviógrafo foi de 232,4 mm, dentro da média de 235,7 mm de 1991 a 2020. A estação convencional registrou o abril mais chuvoso em cinco anos, com 312,7 mm, sendo o maior acumulado registrado em 25 de abril, de 64,8 mm.
  12. Balanço das temperaturas mínima e máxima em João Pessoa/PB (estação A320) Março apresentou uma primeira quinzena relativamente quente, com máximas frequentemente acima de 32 °C, e com pouca chuva, que só veio com maior frequência na segunda quinzena. A média das mínimas foi de 24,4 °C e máximas 31,6 °C. Quanto à chuva, o mês terminou com 217,2 mm, sendo o maior acumulado de 100 mm entre os dias 18 e 19, quando um pequeno núcleo vindo do oceano atingiu a cidade e provocou chuva forte, especialmente no local da estação automática.
  13. Balanço da temperatura do ar nas duas cidades no mês de fevereiro, com os valores absolutos em negrito
  14. Está sim, em anos bem secos cai pra 500 mm. Aqui em João Pessoa é outra história, temos ao menos 1000 mm mesmo em anos abaixo do normal.
  15. Minha cidade fica na latitude de 6S, então é quente o ano todo, acontece que nos meses de maio e junho as temperaturas máximas já não sobem tanto. E no segundo semestre é pouca ou nenhuma chuva, às vezes passa de quatro a cinco meses sem dar as caras (2021 passou de 11/07 até 25/12/ assim).
  16. Balanço de 2022 na estação automática do INMET de João Pessoa/PB, que fica no Centro de Tecnologia da UFPB, onde estudo. Assim como fiz pra minha cidade, apresento aqui o balanço diário de janeiro de 2023.
  17. Já que não apareço muito por aqui, apresento o balanço das temperaturas de 2022 na estação meteorológica de Pau dos Ferros/RN, minha cidade de origem (moro em João Pessoa-PB desde abril de 2022). Ainda mostro aqui o balanço de janeiro de 2023, que encerrou com médias mínima e máxima, respectivamente, de 23,19 °C e 36,46 °C, respectivamente.
  18. Tem alguém aqui de Florianópolis? Estava observando aqui os dados do CEMADEN de Florianópolis e acreditava que Coqueiros representava bem as chuvas da cidade. Porém, observando os dados, percebe-se que em mais de 80% dos casos esse local registra acumulados diários inferiores ao INMET. Seria defeito no pluviômetro ou porque esse local realmente é assim?
  19. Tempo na BR-101/304 em Natal/RN às 12:08 do último dia 13/09. A foto foi feita quando estava partindo de volta para minha cidade e o local fica a apenas 300 metros do estádio Arena das Dunas. Bairro Lagoa Nova, zona sul. .
  20. Estive em Natal entre os dias 10 e 13 deste mês e, no dia 12, tive a oportunidade de registrar essas fotos da estação meteorológica do INMET na cidade que fica na UFRN. Na minha opinião muito bem localizada.
  21. Está usando Ponta Negra por ser o mais chuvoso? Pq Neópolis parece estar mais próximo da realidade por ficar mais próximo da estação.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.