Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Content count

    103
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1013 Excellent

About Matheus b Santos

  • Birthday 04/27/1997

Location

  • Location
    Adamantina-SP

Recent Profile Visitors

308 profile views
  1. Sim, nem de longe é ar polar. Até porque está absolutamente restrito aos baixos níveis, em 850hPa praticamente desaparece a linha mais fria, mesmo assim, é interessante ver a condição que se criou.
  2. O pior que ele não está louco, cidades dentro da Amazônia na Bolívia tiveram uma queda expressiva na temperatura essa madrugada. A entrada de ventos de sul e um aumento da pressão atm. indicam a chegada precoce de ar menos aquecido em baixas latitudes. Só de exemplo: San Javier/BOL teve hoje mínima de 16,2ºC na latitude 16º Concepcion/BOL teve 16,6ºC. Pelo euro os ventos menos aquecidos atingem a Bolívia nessa manhã chegando já ao sul do Peru e adentrando MT, isso em 925hPa, ou seja, em baixos níveis.
  3. Noite nublada e com garoa aqui. Temos 22,4ºC e 97,8% de U.R. Hoje o tempo permaneceu nublado em quase todas horas do dia, somente em alguns momentos observou-se pequenas aberturas de sol. No fim da tarde como tem sido comum, chuva, porém essa pegou mais o norte do município (zona rural) na estação somente uma garoa. A lagoa aqui perto de casa "encheu" bem depois da chuva de ontem, acredito que os rios que cortam o município estejam bem cheios também: Chuva a norte por volta das 19h: Para os próximos 16 dias o GFS coloca os maiores acumulados entre AM, PA, MA, ou seja, Centro-Norte brasileiro, e MS, PR, SC. Uma convergência de umidade forçada pelo bloqueio sobre MG.
  4. Bom dia, Chuva ontem acumulou 96,5mm em Adamantina. Alagamentos ontem aqui: Satélite mostra um sistema entre PR/MS e Paraguai. Há previsão de mais chuva hoje por aqui, pelo radar há chuvas fracas próximas, no entanto há formação de instabilidades no MS:
  5. Sim, um bom acumulado, mas para a agricultura, principalmente a familiar, péssimo.
  6. Segue chovendo de forma volumosa em Adamantina, em 1h e 40min já choveu 90,1mm. Isso mesmo, o que não choveu em 15 dias choveu em 1h e 40min.
  7. A instabilidade que provoca chuva forte e muitos raios eclodiu bem próximo daqui e resolveu estacionar sobre a cidade. Temos muita chuva ainda e raios, o que garantirá acumulados elevados. Pelo satélite é possível observar a CB que se formou por aqui: Resolveu ficar por aqui mesmo: Já choveu 59,2mm em 1h e ainda tem mais chuva por vir! Só para lembrar até agora pouco o acumulado mensal era de 88mm.
  8. Forte instabilidade chegando aqui. Muitos raios a oeste. Edit: 18:40 Chuva forte a caminho, raios continuam. 17mm em 20minutos na estação. Edit: 18:50 Chuva muito volumosa em casa nesse momento, muito volumosa mesmo. Trovoadas continuam fortes. Edit: 19h Mais 21,6mm em 20 minutos, uma baita instabilidade, agora está ficando mais fraca a chuva, porém segue caindo muitos raios. em 40min choveu 38,6mm
  9. Boa tarde, Os últimos dias foram parecidos em Adamantina/SP, amanhecemos com muitas nuvens e umidade alta, a temperatura se eleva e com a umidade disponível temos chuvas no período da tarde e noite, no entanto, ainda deixando a desejar, no geral são chuvas fracas, que duram por poucos minutos e não acumulam muito. Quanto aos primeiros 16 dias de janeiro a chuva foi abaixo da média em Adamantina, as temperaturas estão dentro da média para o mês, não tivemos nenhuma onda de calor expressiva até o momento e tivemos dias com bastante nebulosidade, que de fato segura bem a temperatura, principalmente as máximas: No total 88mm acumulados. As projeções mudaram, observe que o deslocamento da umidade está mais a sul agora, pegando com mais força o centro do PR e MS, SP aos poucos está sendo mais influenciada pelo bloqueio em 500hPa sobre a costa do SE. O FV3 0.25º indica melhores acumulados para o estado de SP, o euro não segue o GFS nessa. O resultado de um bloqueio com + 5900 de Geopotencial na costa do SE, pela projeção do EURO: Pelo YR(euro) Adamantina terá chuva nesse fim de semana, no entanto, a partir de terça com a aproximação do referido bloqueio deve haver uma diminuição dessas pancadas e um aumento de temperatura. Me chamou a atenção a previsão de temperatura máxima para amanhã de apenas 25ºC, é relevante para janeiro. Quanto a hoje, no momento céu bem nublado vento moderado de NE, e chance alta de chuvas nas próximas horas, já choveu de manhã. Temperatura agora de 27,2ºC e umidade relativa em 80,2% . No radar:
  10. Pancada de chuva chegando agora 18h em Adamantina, hoje 1,8mm acumulado de pancadas isoladas.
  11. Realmente, para sua região o euro está ruim, para cá ele está um pouco melhor, quanto mais para oeste mais chuva atuação da ASAS sobre o Leste do SE. Próximos 10 dias pelo euro mostra uma convergência de umidade pegando MS/SP e PR. Já como você disse o multi-models prevê essa convergência por todo estado de SP norte do PR e centro-leste de MS, interessante que a maioria dos modelos preveem bons acumulados aqui para o oeste paulista (que está com falta de chuva).
  12. Matheus b Santos

    Semi normais climatológicas

    Exato, outubro de 2020 e julho de 2000
  13. Hoje começou cedo por aqui, já temos alerta para granizo na zona rural, uma bonita instabilidade a nordeste da cidade. Tempo abafado no momento.
  14. Matheus b Santos

    Semi normais climatológicas

    Semi-normal de Adamantina CIIAGRO (1993-presente) os dados foram analisados por mim detalhadamente, haviam vários erros em comparação com estações vizinhas, ainda que permaneçam alguns erros, está bem perto da realidade: Latitude: -21,6824831 Longitude: -51,0741711 Localização
  15. Tempo severo a sul de Adamantina, o começo da formação de um mesociclone: Aliás o radar do IPMET continua péssimo, apesar de mostrar que chove intensamente na estação do município a mais ou menos 30 min, o acumulado é de 0mm, mostra que chove aqui também, mas não está chovendo, o defeito foi depois da atualização.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.