Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Content count

    307
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

3057 Excellent

About Matheus b Santos

  • Birthday 04/27/1997

Location

  • Location
    Adamantina-SP

Recent Profile Visitors

737 profile views
  1. Em 850hPa continua o padrão observado no começo do mês, a partir do dia 15 as projeções de chuva começam melhorar, no fim da grade o GFS indica uma MP um pouco mais potente adentrando o cone-sul.
  2. Bom dia. Em Adamantina mínima hoje de 19,2ºC aqui essa subsidência sobre o SE não está conseguindo atuar com força, a gente entra mais na rota do calor mesmo. O destaque mesmo fica para Rancharia (baixada) com 11,5ºC. Outras marcas do oeste paulista hoje: 21,4ºC - Presidente Prudente/UNOESTE 21,1ºC - Sandovalina Faz. Taquarussu 20,6ºC - Presidente Prudente/INMET 15,9ºC - Valparaíso/INMET 15,3ºC - Marabá Pta. Faz. Boa Fé Olhando as demais mensagens do fórum é visível o quanto nosso inverno está virando uma porcaria, hoje torcemos e imploramos para uma MP, detalhe (mediana), como por exemplo em 2019 ano de uma MP só, o normal há 30 anos atrás eram várias MPs algumas fracas, outras moderadas e algumas fortes, e em alguns anos as extremas (recordes). Ainda é muito cedo para qualquer previsão de inverno e de MP, dizer que serão oceânicas só porque abril está sendo assim é um tanto errado. Já esse abril ai sim, quase podemos declarar como quente, exceto para algumas regiões.
  3. É isso mesmo, não atoa as cidades daqui recebem os apelidos de PrudenTexas(Presidente Prudente), AraçaTexas(Araçatuba), AdamanTexas, mas é normal mesmo, esse mês ainda costuma ser quente até o dia 15, a mudança é depois do dia 15.
  4. Rapaz, se POA e Santiago está assim imagine o oeste paulista... KKKKKKK Vai positivar legal as temperaturas aqui!!! Aliás, abril se tornou uma extensão de março no oeste paulista, ano passado tivemos um ótimo abril o mais frio da série, esse ano tudo indica ser acima da média. Não vejo chances para recordes de calor por enquanto, até nesse dia 12/04, mas podemos chegar nos 36ºC que até o momento não atingimos. Bom a preocupação é a chuva, está absurdamente seco no oeste paulista, muitas pessoas vão perder produção principalmente Milho... Mas o GFS dá uma bela esperança depois do dia 16/04 com uma chuva mais espalhada por todo centro-sul. A AAO deve entrar em queda nos próximos dias o que deve favorecer chuvas no Centro-Sul.
  5. Matheus b Santos

    Monitoramento e Previsão - Europa 2021

    Nevando em Munique agora jogo Bayern x PSG pela UEFA champions League.
  6. Bem vindo, interessante alguém do Vale do Ribeira aqui no forum região mais subtropical do estado de SP. Eu tenho tabelada a estação de Eldorado-SP no meu notebook, tem bons registros a cidade compatíveis com geada bem como temperaturas elevadas por conta dos ventos adiabáticos.
  7. Anomalias negativas de temperatura na América do Sul atualmente em Junho/Julho/Agosto significam anos de invernos fracos ou medianos das décadas de 70/80. 90 já começou esquentar legal, década de 60 para trás então melhor nem comentar. Como previsto núcleos de chuva e tempestades estão se formando no estado de SP por conta da atuação de um cavado. A chance de chuva era baixíssima no oeste paulista, não há núcleos de chuva por aqui, já que estão atuando no Norte e Noroeste do estado. Próximos 10 dias pelo GFS (12z), situação complicada.
  8. Bom dia, Adamantina vem tendo dias outonais, ou seja, amanhece com temperatura na casa dos 16ºC e sobe a tarde ultrapassando os 30ºC dias sempre de sol com vento e algumas cirrus por conta da corrente de jato. Hoje amanhecemos com 16,7ºC e muito vento de ESE. Mesmo ultrapassando os 30ºC a sensação não é de calor já que a umidade é baixa e o vento impede o abafamento. Agora quanto a chuva a situação volta ficar preocupante, há uma ligeira previsão para amanhã, mas que dificilmente irá se concretizar e ainda que se concretize será bem localizada. Nos próximos 10 dias a previsão indica quase nada de chuva no oeste paulista. HOJE COMPLETAMOS 16 DIAS SEM CHUVA SIGNIFICATIVA. Entramos atrasados no período chuvoso e saímos adiantados. A saída do GFS/FV3 mostra que os maiores acumulados para o Sudeste ocorrerão na faixa litorânea, o que indica frentes frias passando pela costa sem influência no interior e MPs marítimas. Observem que os menores acumulados são previstos para a faixa oeste do estado. Quanto as temperaturas devem ter uma elevação durante a semana com o afastamento do anticiclone marítimo.
  9. Mínima de 16,4ºC em Adamantina. Achei que a queda seria maior, até meia noite estava caindo bem, interessante destacar que a mínima ocorreu por volta das 2h-3h da madrugada, provavelmente o vento estragou uma queda maior. Quanto a esse mês agora sim podemos começar notar uma mudança por aqui, as manhãs começam ficar mais frescas e as tardes ainda que ultrapassem os 30ºC já não são mais insuportáveis como nos primeiros meses do ano, mas o mais notável é a diminuição da chuva em Adamantina saímos de uma média de 132,8mm em março para a média de 59,8mm em abril. A chuva diminui bem por aqui, e agora dependemos quase que exclusivamente de Frentes Frias. Gostaria de desatacar que abril chove menos que maio por aqui no período 1993-2019, maio tem média de quase 70mm (68,4mm). A mínima absoluta média de abril gira em torno dos 12ºC, ano passado tivemos 8,7ºC, em 2016 tivemos o recorde de 3,8ºC. Previsão do euro mostra temperaturas abaixo da média no sul e leste do SE, dentro da normalidade no restante do país e acima da média entre (SP,MS,GO,MG) parte continental. Chuva acima da média somente no extremo norte do país e no extremo sul:
  10. Matheus b Santos

    Resumos Climatológicos 2021

    Março em Adamantina terminou com temperaturas levemente acima da média e chuvas também acima da média. Quanto a chuva: Podemos dividir o mês em três partes, os primeiros 10 dias úmidos e chuvosos que garantiram bons volumes deixando próximo da média climatológica, depois um período de estiagem, uma nova passagem de um período úmido e por último a seca. Foi um março acima da média porém com chuvas irregulares já que a maioria dos eventos foram localizados, logo, muitas regiões do estado de SP tiveram menos chuva que o esperado. Aqui tivemos então o seguinte: 147,9mm acumulados contra média de 132,8mm (1993-2019) Desvio de 11,37%. Os primeiros três meses do ano: JAN: 330,4mm FEV: 53,7mm (segundo mais seco da série) MAR: 147,9mm No ano: 532mm ESTAMOS DENTRO DA MÉDIA ATÉ O MOMENTO (534,2MM) - A MÉDIA DOS TRÊS PRIMEIROS MESES. Quanto as temperaturas: Começamos o mês com anomalias negativas por conta da nebulosidade e da chuva, mas com os dias mais ensolarados e sem chuva bem como dias sob atuação forte do bloqueio tivemos tardes e noites quentes neste mês. Também tivemos a máxima absoluta anual até o momento (35,5ºC). A não ser que abril saia da casinha não teremos 36ºC nos primeiros 7 meses do ano, voltando a possibilidade em agosto. As anomalias desse mês: Média máxima: 32,2ºC (+0,6) Média mínima: 19,8ºC (-0,1) Média simples: 26ºC (+0,25) Mês monótono e chato, mas não da para esperar muito de março. Quanto ao ano até o momento: JAN: (-0,2) FEV: (-0,7) MAR: (+0,3) ANO: (-0,2)
  11. O CFS está num delírio com o interior do país já faz mais de um mês, na sua projeção para março previa um mês tórrido para essa mesma região, no entanto o que se viu, principalmente na primeira quinzena foi temperaturas dentro da normalidade. Pela reanálise até o dia 26/03: Agora a projeção que coloquei no dia 01/03: Aqui apesar da onda de calor que vivenciamos nos últimos dias do mês ainda tivemos um mês praticamente dentro da média com desvio de só +0,25 na média simples, porém abril tende a ser mais quente sim nessas áreas que o CFS prevê dessa vez. Aguardemos.
  12. Bom dia. Parece que o padrão outono irá se instalar de vez no centro-sul brasileiro. Mínima hoje aqui foi de 17,3ºC a nebulosidade que o @Maicon citou atrapalhou uma queda maior, no entanto, a previsão é que na próxima madrugada ela não apareça. A previsão do WRF/SIGMA coloca mínimas na casa dos 12ºC - 14ºC para o o oeste paulista:
  13. TEMPO SEVERO NA REGIÃO DE PARANAPANEMA - AVARÉ E OURINHOS/SP CÉLULAS COM POTENCIAL PARA GRANIZO BEM COMO RAJADAS DE VENTO.
  14. Matheus b Santos

    Semi normais climatológicas

    Realmente Aldo, e a menor temperatura registrada por lá foi -1,7°C em 20/07/1981. Já passei muito frio em uma viagem que fiz para MS, fui em maio sai daqui com calor e cheguei lá com calor, mas houve a entrada de uma forte MP na época, passei muito frio.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.