Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Content count

    95
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

427 Excellent

2 Followers

About Peregrine

  • Birthday 08/31/1979

Location

  • Location
    Fortaleza

Recent Profile Visitors

348 profile views
  1. Tenho aprendido bastante com os amigos do BAZ. Depois que ingressei no site, aumentaram muito meus poucos conhecimentos sobre Clima. Vez ou outra até me divirto com algumas colocações do tipo: "Nuvens Inúteis", "Frio Fantasma", ou "Massa Polar furando Bloqueio" etc, mais faz parte. Cada comentário que vejo dos amigos, mais me motivam para avançar em meus estudos. Agora vem o mês de Agosto, ou seria o mês de Julho que se atrasou ? sei lá, esse tal de Clima apronta cada uma !
  2. E as previsões do "Peregrino" vão se confirmando !
  3. Aos 41 do primeiro tempo tem gente achando que o jogo já acabou Calma! ainda faltam 45 do segundo e quem sabe rola uma prorrogação. Boa noite a todos.
  4. Peregrine

    Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

    Amigo Samihr, minhas análises partem dos seguintes princípios: 1- O Ciclo Solar 24 é um dos que apresentam menor atividade desde o início das medições (não sei se já entramos no Ciclo 25, parece que o grande Deus Rá não quer acordar) 2- A Lua entre seu ponto médio a caminho do máximo ~4 anos e de volta do máximo ao médio ~5 anos (Ciclo Nodal Lunar) 3- Pacifico em sua Fase Fria (ODP) 4- Ondas de Rossby ou Planetárias em Grandes Amplitudes desde ~ 2002/03, variável de ~25 anos.. Assim a tendência é de que as temperaturas do Planeta se mantenham estáveis pelos próximos 10 anos. Quando tratamos de Meio Ambiente, desmatamentos, crescimento desordenado das grandes cidades etc, ou seja, a forma como o Homem "está" no mundo, aí o problema toma dimensões gigantescas. Em termos de Brasil, estamos numa posição confortável em relação ao Mundo. A EMBRAPA vem desenvolvendo tecnologias que, por exemplo, fazem que nosso país produza 100 sacas de milho/hectare contra 80 dos grandes produtores de grãos do mundo.Falando em EMBRAPA, Quanto ao Artigo, na visão desse "Velho Filósofo", melindrosamente Brilhante ! Controle Populacional, teoria Malthusiana aplicada a contemporaneidade. Como gosto de seguir regras, tratar da Teoria de Malthus no tópico foge do assunto. Abraços !
  5. Quando falei em "friozinho" fiz questão de frisar: parte da região Sudeste e parte do Centro Oeste. Agora, não querendo ser chato, volto ao tema que poucos ainda não atentaram: Ondas de Rossby. Quando em amplitude pequena, ficam presas no HN, quando há aumento de amplitude aí sim, perturbam o Clima de todo o Planeta. https://pt-br.facebook.com/Temponline/videos/ondas-de-rossby-no-hemisfério-sulem-meteorologia-pode-se-considerar-que-a-atmosf/1944385892500113/
  6. Na torcida para que Julho, se não tem sido marcado pelo frio, pelo menos nesse finalzinho possa trazer algumas chuvas para o Paraná. Quando iríamos imaginar um matuto dos sertões cearense torcendo por chuvas no Paraná.
  7. Peregrine

    Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

    Como não me deixo envolver por sites muitas vezes fantasiosos, busquei alguns artigos científicos e tive a oportunidade de conhecer o trabalho a seguir: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v13_3/PDF13_3/td13-3-171-1.pdf
  8. Peregrine

    Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

    Minha curiosidade sobre Poeira Cósmica se deu quando há algum tempo vi esse artigo na Internet: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/poeira-de-asteroides-poderia-resfriar-o-planeta-dizem-cientistas/90488
  9. Fico falando mas ninguém dá ouvidos: Ondas de Rossby em grande amplitude. Dia desses enviei um trabalho ao amigo Vinicius, inclusive um dos autores é uma Dra. de Santa Maria R/S (não recordo o nome), relacionando exatamente os efeitos das Ondas Planetárias nos invernos extremos sobre o sul do nosso continente. Como está o inverno na Patagônia ? Muitos aqui já observaram que a circulação atmosférica está "maluca". Pois bem, essas Ondas "perturbam" o Clima de todo o Planeta. Quanto aquele trabalho que tu me enviou, muito bom !
  10. O amigo Augusto enviou essa imagem. Não sei se é impressão desse "Velho Filósofo", todavia parece haver uma Onda provocando bloqueio no Oceano. Observo também que no extremo Sul do continente as condições de frio continuam inalteradas. Vez ou outra tenho falado aos amigos do BAZ sobre a importância das Ondas de Rossby, principalmente quando em Grande Amplitude, e as "perturbações" no Clima do Planeta.
  11. Amigo Carlos, desculpe a ousadia mas me inclui como seu seguidor. Aprecio seu trabalho nos registros do Tempo, num futuro bem próximo esses registros serão de grande valia. Voltando a "geada" no Ceará, vou te mandando um link, não sei se já assistiu, sobre chuva de granizo no Ceará. Atente a narração ! Agradeço a forma tolerante com a qual você tem se dirigido a mim. Aos que se reportaram ao assunto com certa Intolerância, devo dizer que o Sertanejo veio conhecer o Gelo a partir da geladeira. Assim, pras bandas do sertão, Geada, Gelo, Gelado são tudo sinônimos.
  12. Peregrine

    Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

    Gosto de trocar ideias com pessoas Racionais, ao acompanhar seus posts percebi que sua formação estava ligada a Física ou mesmo a Matemática. Bom conversar com você. Ao citar Karl Popper, um gênio contemporâneo me abre a oportunidade de citar outro gênio, René Descarte. Em sua Dúvida Metódica ou Ceticismo o pensamento de Descartes se assemelha ao de Popper ou vise e versa. Assim, numa visão Cartesiana, chamar alguém de Cético ou Negacionista é um elogio, conhece algum Negacionista mais brilhante que Galileu Galilei ? Entrei na graduação em Filosofia em 1980, nessa época não se falava em aquecimento global, o que assustava o Mundo de então, principalmente os países subdesenvolvidos era a Guerra Fria (antes que me debochem, Fria não tem relação com Clima). Um mestre alertava que Guerra Fria era bobagem, dominaria o Mundo aqueles que dominassem a Tecnologia da Informação. E o que estamos assistindo ? Na visão deste humilde filósofo, o que chamam de Inteligência Artificial (IA) nada mais é do que Condicionamento em Massa. Abraços ao Grande Mestre e por favor não me trate por Sr, passei dos 60 mais ainda me sinto garotão.
  13. Haja lenha pra esquentar mungunzá e disposição do sanfoneiro !
  14. Morei por quase 15 anos na região dos Inhamuns, trabalhava entre Taua, Parambu e Quiterianopolis. Desses 3 municípios, Taua é o que tem as temperaturas mais altas. Por lá, as madrugadas com 22 graus são bem amenas. Agora, 16,5 é matar o matuto de hipotermia. Aí vem o "Peregrino" há semanas fazendo observações que as temperaturas no semiárido estão bem abaixo da média (se é que podemos falar em temperaturas médias ) e logo se torna alvo de contestação. Por outro lado, o amigo Carlos Campos (que muito admiro ) queixando-se de "calor" de 4 graus. Já pensou se esse "calor" pega a gente por aqui ? Escapa ninguém !
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.