Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Content count

    191
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

910 Excellent

2 Followers

About Peregrine

  • Birthday 08/31/1979

Location

  • Location
    Fortaleza

Recent Profile Visitors

745 profile views
  1. 2020 recorde de chuvas em Novembro no Ceará. Depois vem 1979 (El Nino) e 2018 (El Nino). Seria prudente afirmar que as chuvas neste mês têm influencia de La Nina ? 1998 La Nina forte, pouco ou quase nada choveu em Novembro. 2000, La Nina forte também não choveu no Ceará em Novembro. Vamos monitorando !
  2. Faltando ainda uma semana para o final do mês, Novembro vai batendo o recorde de precipitações aqui no Ceará nos registros da funceme desde 1970. Vou aqui criando meu Modelo tentando projetar a estação chuvosa que se aproxima.
  3. AAS atuando forte na costa Sul brasileira entre o litoral do RS e SC caracterizando condições de Pacífico Frio.
  4. Interessante perceber como são divergentes as previsões dos modelos.
  5. Opa ! desculpa então, achei que era sério. Meteorologista terraplanista seria o fim da Ciência.
  6. Aqui no meu sertão ontém e hoje bastante nublados. Na manhã de hoje tivemos até uma ameaça de chuva mas veio fraquinha. Acredito que em parte do Estado tenha chovido bem. Pela manhã, o radar de Fortaleza mostrava chuvas. Pena o radar de Quixeramobim está fora de operação há dias, com ele é possível identificar todo o Estado, inclusive parte do Piauí, RN e Paraíba.
  7. Eita, meteorologista que acredita em terra plana ! A Ciência tá perdida mesmo...
  8. Sendo assim, mudaram a "regra". Estou aqui com a tabela de anomalias do Pacífico desde 1950 compartilhada aqui mesmo no BAZ. Não vejo nenhum episódio de La Nina com desvios de -0,5 com apenas 3 meses. Aliás, a Circulação Atmosférica demora certo tempo para responder ao aquecimento ou resfriamento do Pacífico.
  9. Não estamos com La Nina. Para que se configure, será necessário que as temperaturas do Nino 3.4 permaneçam com desvios negativos de pelo menos 0,5 até dezembro. Na opinião do velho "Peregrino" não vamos ter La Nina. Entraremos 2021 com neutralidade.
  10. Cedo ainda em Davi ! Os modelos têm errado muito. Melhor aguardar.
  11. Rio Grande do Norte mandando chuva para região jaguaribana cearense !
  12. Chuva aqui no sertão acompanhada de rajadas de vento muito fortes. Nebulosidade observada há pouco pelo amigo Cloud.
  13. Pedindo desculpas aos amigos do BAZ, quando lancei minha previsão de frio tardio no Sul, parte do Sudeste e Centro Oeste, jamais imaginei que pudesse ir tão longe assim. Quanto ao atraso das chuvas, também imaginei que pudesse ocorrer eventos significativos nas regiões citadas já a partir da segunda quinzena de Outubro. A respeito das chuvas que vêm ocorrendo em parte do Brasil e principalmente no Nordeste desde o início de Novembro, tenho minhas cismas quanto a atuação da ZCAS. Escrevi a uma amiga Climatologista com quem tenho trocado e-mails, pedindo a explicação dela sobre possíveis causas. Recebendo resposta, compartilho com os amigos. Hoje por aqui, o Sertão tá com "cara" de Sertão. Apesar de alguma nebulosidade, pense num calorzão !
  14. Aqui no meu Sertão, chuvinha um pouco forte, porém bem rápida (talvez uns 3mm). No Ceará, quase metade dos municípios ultrapassam a média de todo mês nos primeiros 4 dias (apesar da média ser muito pequena). Destaque para alguns município do Cariri cearense. Ipaumirim registrando 100mm. Ainda estou atordoado com os 280mm em tão pouco tempo no interior de Pernambuco. Imagino um extremo desses em Recife, Fortaleza ou em qualquer capital nordestina. Seria o Caos !
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.