Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    1295
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Lucas Centurion last won the day on January 20

Lucas Centurion had the most liked content!

Community Reputation

12047 Excellent

3 Followers

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

890 profile views
  1. Maio foi excelente aqui no interior, registrei sub 10 mais de uma vez pelo que me lembro (falando aqui sem vasculhar os dados, só vendo no tópico de maio2020). Pra ter idéia Borborema chegou a sub 9 com 8,6°C às 21:40 na noite do dia 26, e a mínima na manhã seguinte (dia 27) foi de 3,07°C na automática da Ciiagro. Sensacional! Mesmo Promissão que não é boa com Tmín teve 6,5°C, a mesma T°C que observei no meu termômetro de mercúrio. Maio "gastou" tanto com aquelas duas Mps que depois praticamente não teve mais frio aqui...
  2. Bom dia! Hoje amanheceu geladinho aqui no centro-oeste paulista, céu plenamente azul. Algumas mínimas: 15,5°C Borborema 16,6°C Bacuriti (06:10) 16,7°C Pindorama 17,2°C Promissão Ontem no fim da tarde um Congestus bem desenvolvido e extremamente isolado chegou a ocasionar alguns pingões em Bacuriti, mas bem espaçados (não acumulou nada). Os radares IPMet não identiricaram pois estavam com monitoramento horário (quando não há chuva no estado eles deixam de gerar imagens a cada 8minutos, ficando apenas horário. Só volta quando há áreas de instabilidades significativas). Considerando o forte bloqueio, foi uma nuvem bem "tinhosa" para chegar nesse estágio.
  3. Durante a tarde chegamos a 30,8°C, mas com o vento que ora vinha e ora acalmava tornou o dia mais agradável. Devido ao aquecimento e a maior quantidade de umidade presente no ar (em razão das últimas chuvas) alguns Congestus conseguiram ganhar altitude até tornarem-se Cbs, porém todas de vida curta e baixa "estatura". Era notável a presença de um certo bloqueio (subisidência) nas camadas acima de 5000-6000m. Chegou a chover sobre o rio Tietê a NE daqui da vila. Na foto abaixo uma das Cbs em estágio prematuro ainda (direção ENE). O fim da tarde foi assim, com boa parte das Cbs já dissipadas, camadas de Cirrustratus e o que parece ser alguns Stratocumulus. Foto tirada enquanto eu e meu irmão retornávamos de uma caminhada/corrida. Infelizmente a partir de agora as chuvas serão cada vez mais ausentes e distantes.
  4. Bom dia! Hoje amanheceu fresco (19,1°C) com sol e bastante névoa úmida, que em alguns momentos tampava sua luz. Agora o sol segue forte sem nuvens, faz 25,6°C. Fiz esse GIF da forte instabilidade que atingiu Bacuriti ontem no início da tarde, veja que por bem pouco (cerca de 4-5km) não fomos atingidos. Mais ao sul no distrito de Simões houve relato de granizo miúdo. Por aqui não observei nada. Chance de chuva agora aparentemente só no dia 16 com a aproximação de uma FF, mas com discordância entre os modelos. Hoje ainda há alguma pequena chance de chuva, mas deve ficar restrita ao N e NE do estado. Infelizmente as projeções são de aquecimento gradual podendo chegar aos 35°C no fim de semana.
  5. Seja bem-vindo!! @Otavio Cyrino Além do que já foi dito acima (e da exuberância natural), sua região praticamente não tem estiagem. Mesmo nas FF mais fraquinhas e marítimas aí costuma chover, e bastante. Deve ter uma média pluviométrica bem elevada!
  6. Alguns acumulados mais expressivos pelo estado hoje a tarde: 100,8mm Cubatão (Cemaden EE DUarte Caetano) 81,98mm Ubatuba (Cemaden FIgueira) 48,01mm Frutal (pws) 45,97mm São Paulo Interlagos (pws) 36,7mm Ribeirão Pires (Cemaden) 32,77mm Jaú (pws) 32mm São Roque (pws 16,6°C) 28,96mm Caçapava (pws) 28,7mm Avaré (pws) 28,19mm Ubarana (pws) 26,42mm Brodowsky (pws 18,7°C) 21,4mm Barretos (INMet) 15mm Pindorama (Ciiagro) 14,2mm São Pedro (pws) 11,8mm Ribeirão Preto (Cemaden Distrito Norte) 11,6mm Cafelândia (Cemaden) 10,29mm Porto Ferreira (pws) Muitos locais não tiveram chuva, principalmente no oeste do estado. Mesmo assim estações como em Bauru (IPMet) teve apenas 1mm depois de 18 dias sem chuva, Marília e Barreiras (INMet) não caiu uma gota. Noite segue fresca agora com 19,5°C e céu totalmente estrelado (e nítido).
  7. Bom demais! Deve ser quase a média de abril. Aqui a normal é 80,12mm (DAEE, 1971-1999).
  8. @Maicon Hoje choveu bem aí pelo que observei. Você sabe qual o acumulado?
  9. Noite começa com chuva fraca agora. Cidades mais a oeste, como Lins, Promissão e Sabino, que não tinham ainda recebido chuva tiveram uma boa pancada nessa última hora. Às 17:50 um núcleo fortíssimo passou por Lins, pela imagem certamente caiu algum granizo por lá.
  10. Cerca de uns 4 minutos antes do término da chuva, o sol saiu e permitiu um visual belíssimo que só a natureza poderia oferecer. Em meio a essa loucura toda que vivemos é um momento que eu sinto muita paz e felicidade. E por último a chuva se despedindo... A tarde segue agora muito serena com 23,4°C. Edit: voltou a chuviscar nesse momento devido a uma Cb em dissipação a leste daqui, sem sol.
  11. E a chuva veio!!! Aquela instabilidade que estava mais ao sul de forma surpreendente conseguiu atingir Bacuriti, o deslocamento que antes era a NE virou a N e fez com que ela passasse muito bem sobre a vila, uma das partes mais intensas da Cb (o núcleo de convecção mais ativo). No radar chegou a ficar vermelho. A pancada veio simplesmente de uma vez, com muito vento no início, despejando enorme volume d'água. A calha aqui de casa não venceu a vazão (foto abaixo). O total acumulado foi de 24,5mm, apesar de apenas 15 minutos de chuva. Acredito que nos instantes mais intensos o rain rate tenha batido mais de 100mm/h. Pouco antes de chegar (14:14). Cerca de 8 minutos após essa foto começou o aguaceiro. Vídeo feito instantes após o começo da chuva (dá pra perceber que sob as árvores não estava totalmente molhado ainda). Após esse vídeo choveu por mais cerca de 15minutos. WhatsApp Video 2021-04-06 at 16.08.08.mp4 Imagem dos radares UNESP no momento do temporal. CONTINUAÇÃO....
  12. Belas torres em desenvolvimento. Lado sul.
  13. Chuva bem intensa entre Simões e Pongaí, passando pela SP333. Chega a sair fora da escala, categoria 3 com 70% de granizo pelo Titan. Já começo a ouvir trovões!
  14. Por aqui ainda nem sinal de chuva, só é possível ver as torres de Cbs longe daqui a NW e SE. O deslocamento das chuva está a NE, o que diminui minhas expectativas, já que a SW daqui não há nenhum núcleo formado.
  15. Bom dia! De acordo com o previsto, hoje amanheceu mais quente em razão da aproximação de um cavado, às 06:40 fez 19,1°C. Segue a manhã com muita nebulosidade e algumas aberturas de sol. No momento chove entre Taquaritinga e SJRP, alguns núcleos bem grandes até. Torcendo muito pela chegada da boa chuva.🌧️⛈️🌦️
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.