Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    469
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Lucas Centurion last won the day on February 4

Lucas Centurion had the most liked content!

Community Reputation

2920 Excellent

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Lucas, realmente o resfriamento foi muito forte nesse mês, com máximas relativamente elevadas. Dei uma pesquisada aqui e certifiquei mesmo que fica em uma bela baixada essa estação da Ciiagro. No maps dá no que parece ser uma fazenda ou cooperativa, mas não conheço o local. A cota nesse local chega a 410m no Google Earth, enquanto nas redondezas passa de 430 até 450m. Ou seja, forma uma bela canalização e represamento de ar frio, a cidade em si já fica em um baixadão. Tá explicado, nessa condição de ar subsidiente e baixa umidade. Abaixo os mapas com a localização. Nesse lugar faz frio pra mais de metro pelo visto kkkkk.
  2. Balanço de Temperaturas Mín e Máx, Médias e Desvios Pelo Interior de SP As referidas estações compreendem cidades próxima daqui de Bacuriti, setores do noroeste paulista, norte, nordeste, centro e serra da mantiqueira. A RMSP, sul de SP e litoral não fazem parte do levantamento. O objetivo é comparar as diferenças nessas regiões, usando como base cidades tipicamente quentes do interior, localidades frias e também aqueles com grande amplitude térmica (por exemplo Borborema e Votuporanga). Faço essa descrição para deixar claro que não peguei essas estações de forma aleatória. O único registro negativo foi (sem surpresa) em Campos do Jordão com -0,4ºC no dia 27, dia em que boa parte das estações registraram a mínima absoluta do mês e do ano. Já a maior máxima foi em Borborema com 32,9ºC no dia 6 de maio. Essa última incursão polar foi responsável por derrubar e muito as médias máximas e principalmente as médias mínimas. Os desvios são muito significativos, chegando a alcançar -3,3ºC em Borborema -2,9ºC em Votuporanga. Para se ter uma idéia o menor desvio de Tmín foi de -0,7ºC em Catanduva. Infelizmente algumas estações não dispõem de série histórica consistente. Mesmo para as Tmáx os desvios ficaram comportados, apenas Bauru e Catanduva registraram desvio positivo significativo, ambos com +0,7ºC (e isso mesmo na predominância de ar seco, que favorece as mínimas e prejudica as máximas). O destaque do mês vai para Borborema, que registrou mínimas consecutivas muito baixas e essas não frequentes de serem observadas em maio (vide as médias dessa estação Ciiagro (2011-2020, tudo bem, só 9 anos, mas é um "termômetro"), com -3,3ºC de desvio na Tmín). Ibitinga não fica atrás, a cidade conseguiu um cifra muito marcante, atingiu 4,8ºC de mínima em pleno maio. Outro dado marcante é em Marília com Tmáx de 13,8ºC na tarde do dia 24 de maior, uma máxima sub 14 em maio é impressionante. Para o próximo mês, insisto ainda em dizer que fico mais na expectativa de bons volumes do que propriamente para o frio. Claro que ambos seriam perfeito, mas estamos precisando de chuva. Tomara que assim aconteça hehehe. Mas se não der, que pelo menos tenhamos o frio para contar história depois. Atualização: infelizmente as estações INMet de Lins e José Bonifácio saíram totalmente do ar não inseri na tabela.. Uma pena em um mês de excelente marcas como esse.
  3. Boa tarde! Hoje às 06:30 registrei aqui 10,4ºC, isso depois de 5 dias consecutivos sub 9, e assim esse ciclo foi quebrado. Ontem próximo desse horário estava em 8,8ºC. Agora a tarde faz até um calorzinho bom, com 26,2ºC. Torcendo para a próxima FF, que deve chegar na terça, trazer mais chuva à cá.
  4. Boa noite! Dá uma olhada nesse tópico, eu pesquisei alguns para comprar e recentemente publiquei lá. Talvez te dê uma ajuda. Eu estou entre o TH-200 da Instrutherm e HTC-2A, ambos com sensor externo e interno e na faixa de 60-80 pilas.
  5. Aqui quando sob efeito de uma MP, céu sem lua e o mínimo possível de luminosidade dá pra ver muito bem a poeira cósmica e esse mundaréu de estrelas. Não tem o contraste como na foto. Mas se não tiver luz de poste, cidade perto e nada no local o céu fica perfeito para observação!
  6. Aconteceu algo engraçado aqui.. Às 22:30 fazia 11,9ºC, agora às 00:50 com 12,4ºC. Curioso pois a queda estava forte. Daí fui ver no Ciiagro em Promissão quando era 23:00 tinha 12,1ºC com 75% de UR, agora está com 12,6ºC e 76,5%. Aumentou TºC e UR juntos. A diferença é boa, o centro da MP tá longe parece até que chegou uma outra massa porém mais úmida.
  7. Provavelmente mais uma sub 8! 22:05 --> 13ºC 22:30 --> 11,9ºC Oloco meu❄️❄️
  8. CloudCb, vejo pelas suas postagens que aí na sua região tem chovido de forma frequente, com alguns acumulados bem volumosos. Esse ano tá sendo muito bom de chuva aí no sertão de Paraíba né? Pelo visto a vegetação vai ficar verdinha por mais tempo que o normal. 2020 vc tem 920,8mm e estamos nem em junho direito. Só que no restante do ano praticamente não chove certo? Correção: Paraíba não Pernambuco
  9. Depois de medir 24,2ºC a tarde (e deve ter subido mais que isso) agora já caiu para 15,8ºC. Tô sentindo mais frio hoje que ontem. Eta friozinho persistente esse, estamos com sub 9 de mínima desde segunda-feira dia 25. 11ºC Borborema (19:40) 16,2ºC Promissão (19:40)
  10. Fala Matheus, como os colegas já explicaram, TºC do ponto de orvalho é a temperatura em que uma parcela de ar atinge 100% de UR, ou seja, o vapor de água contido nesse ar torna-se saturada e portanto condensa (passa para a fase líquida na forma de minúsculas gotículas). Esses dias a estação PNI chegou a registrar 14% de UR com uns 3ºC de temperatura do ar, para atingir o ponto do orvalho precisaria (na teoria) chegar alguma coisa em torno de -20ºC (claro estaria tudo congelado nesse caso kkkk). Se estivesse em 97% esse valor estaria perto de 1,5ºC para atingir os 100% de UR. Dá uma olhada em temperatura de bulbo seco e de bulbo úmido (Psicrômetro). Eles servem para indicar essa diferença entre TºC do ar normal e ponto de orvalho a partir da diferença de temperatura dos dois (esse psicrômetro era muito usado em estações convencionais). O de bulbo úmido tem esse algodão molhado na base para obter a perda de temperatura por meio da evaporação dessa água. Se estiver muito seco evapora mais e a perda de caloria é maior, e daí maior a diferença. Com esses dois valores (seco e úmido) você pode utilizar um gráfico que chama "gráfico psicrométrico", com ele você descobre várias propriedades do ar como: - Volume Específico - Entalpia - Ponto de Orvalho - Umidade Específica ou Absoluta - Umidade Relativa - Processos Adiabáticos Em termos práticos, se você quiser por exemplo saber com quantos graus a UR vai a 100% tendo a temperatura do ar e a UR do momento vc consegue utilizando esse gráfico. Veja no link abaixo um site com uma boa explicação de como usar o gráfico. São diversas variáveis, vc trabalha com elas para descobrir um determinador valor (seja TºC, UR, resfriamento adiabático, entre diversas coisas). Esse gráfico também é utilizado não só na meteorologia, mas tbm por exemplo em secadores agrícolas para saber qual a quantidade de energia necessária para retirar por exemplo 10% de umidade específica de um determinado produto armazenado em um silo (café, soja, milho, etc..) http://www.resfriando.com.br/psicrometria-aplicada-a-refrigeracao/ Sobre o que é ponto de orvalho (explicação mais técnica). https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap5/cap5-5.html
  11. Mínima de hoje, recorde de novo! Aqui em Bacuriti atingiu 6,4ºC (por 0,1ºC) na minha leitura das 06:30. Sem nevoeiro e com vento fraco (a sensação que eu tive é que o resfriamento foi bem maior que ontem, já que a noite começou mais quente que na terça). Agora já esquentou bem e a temperatura é de 24,2ºC. Outras estações próximas daqui: 3,1ºC Borborema (igual ontem)* 4,8ºC Ibitinga (menor mínima do ano até agora) 5ºC Pindorama* 6,7ºC Promissão* 8,9ºC Bauru (IPMet) 10ºC Catanduva 12ºC Marília (estação de topo tá foda) 12,3ºC Tupã >> * Ciiagro >> INMet as demais
  12. Caramba Carlos, Piraquara virou um congelador a céu aberto. Impressionante esse frio, essa geada. Belos registros!
  13. Acumulados Parciais Pelo Interior de SP Em relação ao mês anterior foi ligeiramente mais chuvoso. Os acumulados em geral encontram-se próximo da média, uma vez que maio já é considerado mês de pouca chuva a medida em que avançamos para o inverno climatológico. A boa notícia foi a ultima mega FF que finalmente conseguiu trazer um alento para várias cidades do estado (inclusive região Sul e centro-sul), que de forma geral não registravam chuvas significativas desde 14 de abril (aqui em Bacuriti foram 38 dias sem chuva acima de 2mm). A FF passou pelo o país no dia 14 deu uma flopada legal e diversos municípios nem chuva receberam. Aqui na ocasião foram míseros 1,8mm. Os destaques vão para Presidente Prudente, Tupã e Marília, que receberam na ordem 72mm, 56,8mm e 45mm. Por outro lado Ribeirão Preto, Votuporanga e Barretos receberam pouca chuva (<20mm), com 13mm, 17,6mm e 19,4mm. E não há perspectiva de chuva para os 4 dias restantes do mês.
  14. Boa tarde! Registrei hoje a primeira sub 7 do ano aqui, às 06:40 marcou 6,5ºC, a menor do ano. Por mais que ainda não estejamos vendo um frio completo (em altitude) como muito bem explicado pelos colegas, nas regiões mais baixas e em áreas mais ao norte como em MG e centro-oeste as mínimas tem sido muito boas para maio. Ano passado só cheguei a ver leitura sub 7ºC em julho. Passamos todo o mês de junho sem sub 10 (pelas estações de INMet Lins e Promissão Ciiagro). Sei que para os amigos de altitude isso é chato, mas pelo o que estamos vendo sobre a configuração de uma eventual La Niña e pelo histórico de 2020 até agora junho ou julho deve ter episódios bem amplos e intensos. Aqui em SP se eu fosse apontar um defeito que pra mim me incomoda bastante é sobre a escassez de chuva após fevereiro. Muitos vão me bater sobre o que vou dizer agora kkkkk, mas eu trocaria fácil um outono com chuvas acima da média por esse frio típico seco de relva em baixitudes.
  15. Muito bom ler essas explicações!! Mas chegar a 14% de mínima eu nunca imaginei!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.