Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Posts

    1645
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9

Lucas Centurion last won the day on September 6 2022

Lucas Centurion had the most liked content!

2 Followers

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

2504 profile views

Lucas Centurion's Achievements

Veteran

Veteran (13/14)

  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare
  • Very Popular Rare
  • Dedicated Rare

Recent Badges

17.5k

Reputation

  1. Boa tarde, Aldo! Muito obrigado pelos dados e pela explicação. Realmente existem ciclos que, com nossa pequenez temporal, temos dificuldade de enxergar. Por isso a importância do monitoramento, dos fsdos, da ciência. Você levantou um ponto crucial, seja lá quais os motivos para para essa variabilidade climática e aumento de precipitações intensas, hoje com o aumendo médio da T°C e a população amontoada nos grandes centros qualquer período crítico (estiagem) é elevado a nona potência, gera-se um impacto muito maior do que aqueles observados há várias décadas atrás, em especial com o risco ao abastecimento de água, fora as catástrofes como deslizamentos e enchentes. Tomara que realmente venham anos melhores, ciclos mais úmidos. Aqui no centro-oeste paulista tem áreas que ainda não choveu esse mês, muito seco (postarei fotos logo mais). Meu temor é termos futuramente um El Nino forte e AS quente na costa do SE com bloqueio em setembro e outubro. Imagina as máximas que poderíamos ter nessas condições. Abraço!
  2. Boa noite, Marcio e pessoal do BAZ! Sem dúvidas, um belíssimo evento aí na sua região. Porém a realidade pelo nosso interiorzão é bem difusa e preocupante, Cafelândia mesmo no Cemaden segue com cerca de 40mm nesses 23 dias, e não, esse acumulado não é ruim, está excelente se comparado com outras como a da Usina Lins, que conta com apenas 2,5mm.. quase terminando o mês. Ano Hidrológico 2022/23, em 54 dias vemos que a chuva segue abaixo do normal em diversos locais do estado. Outubro (bem fraco) Novembro (o exemplo claro de que as coisas podem ficar bem piores) Não vejo muito os paulistas se manifestarem a cerca da irregularidade das chuvas, considerando que tem várias estações com outubro e novembro abaixo da média. As chuvas de verão não chegaram direito pelo estado, e hoje a previsão era bem otimista, e na realidade quase que não formou-se Cbs nas porções centrais e norte. Aquela flopada num momento delicado. Mais uma vez, seja por culpa da La Nina, desmatamento, AS mais frio na costa do SE, sazonalidades, SP tem um ano quadro severo de estiagem. Por mais que tenhamos passado por um inverno e outono mais camaradas, essa primavera está detonando feio por cá. Tem plantio de amendoim, soja, milho e sorgo sendo perdidos aqui no zona rural de Cafelândia. Estado de SP tem tido anos difíceis. Nunca imaginei ver estações chegar em pleno 23 de novembro com menos de 5mm, como a da Usina Lins. Bauru (IPMet) com 21,6mm. Mês péssimo! Minha impressão é que aquela mega MP do início do mês ferrou com o corredor de umidade. Deixo com vocês esses gráficos de chuva de 2022 e anual do Sistema Cantareira: 2022 Anual Será que teremos uma próxima década ultra chuvosa em SP? Ou será que essa redução e irregularidade farão parte do novo normal no nosso regime de chuva? https://tempoagora.uol.com.br/noticia/2022/11/09/cantareira-esta-pelo-sexto-ano-com-chuvas-abaixo-da-media-8129 Estamos com pelo menos 9 anos sucessivos de chuvas abaixo do normal, exceto 2016 que foi bom no geral. Sem contar o calor opressivo que vivenciamos anos atrás e que agora em novembro fez questão de aniquilar as médias baixas do primeiro decendio. ---------------------------------------------------------------------------------------- Monitoramento: Pelos radares, metade leste com o avanço das instabilidades que antes estavam no sul e na RMSP.
  3. Boa noite pessoal! Meio sumido do BAZ, estou em Passo Fundo no RS a trabalho. Todo esse sistema (MP) com cavado alongado e baixa se formando na costa do SE é algo excepcional e talvez com um tempo de retorno contável nos dedos de uma mão nesse século XXI. Abrangência, intensidade e duração... Fico me questionando: para o interior de SP, tivemos a mínima Tmáx do ano naquela outra MP histórica de maio, com máxima de 14,6/14,8ºC em Cafelândia, na estação PWS da Usina Cafealcool. Que dia gelado. Mas agora as projeções jogam entre os dias 1 e 2 de NOVEMBRO Tmáx na casa dos 15ºC.... Já pensou termos a mínima de Tmáx do ano em pleno novembro no interior de SP?? E ISSO em um ano em que o que não faltou foram MPs, com uma história em maio..? Isso é um absurdo, algo grandioso... E me lembro de há cerca de 2 meses conversando aqui com o @Aldo Santossobre a menor Tmín do ano em São Paulo em 1949 (0u 1942?, não lembro) que ocorreu em pleno outubro.. E como grandiosa e irônica que é a dinâmica atmosférica, me coloca uma projeção em que podemos ter a mínima Tmáx do ano em pleno mês de novembro. Não parece real, sinceramente kkkkk.
  4. Bom dia, Carlos! Olha, foi bem cansativa na reta final, mas dinâmica não faltou kkk. Na Região de Modelo-SC, neblina muito densa sob rajadas de vento na ordem de 40-60km/h (olhômetro). Daí, se vc estivesse junto, poderia assumir a direção nessa parte kkk. Neblina extremamente densa e ventania muito forte é o tipo da coisa que a gente não vê pelo interior de SP.
  5. Boa tarde! Viajando ontem de Londrina à Cruz Alta no RS a trabalho cruzei com 2 Lis, nunca peguei tanta chuva na vida (600km pelo menos debaixo de muita água). Ventania e raios, um trecho próximo de Foz do Jordão tinha uma árvore inteira estirada na pista, desviando pelo acostamento. Trecho próximo de Faxinal Vi mais chuva nessa viagem que em todo 2020 se duvidar kkkk
  6. Boa noite! Mais um setembro se encerrando, com a diferença da civilidade que esse se apresentou. Em casa foram 11 dias com chuva ≥1mm, 118mm de chuva frente a média de 64,3mm (1971-1999, DAEE), 83,49% de desvio. 989mm no ano! A quantidade de dias nublados e amenos também foram muitos. Hoje foram mais 3mm sem sol. Comparativo entre Tmáx de 2020 e 2022, Borborema (Ciiagro). Notem que no fim do mês quarentou 3x, com máxima de 41,8ºC (2020) nos dias 28, 29 e 30. Em 2022 a Tmáx foi de 37,1ºC (2022) no dia 10 sob uma forte pré-frontal, mas logo veio o alento da chuva. Comparativo 2020 x 2022, Lins (INMet). Notem que muda até a escala do gráfico, olhando a compensada (verde) dá pra notar a aberração que foi 2020 em comparação com o civilizado 2022. Em 2020 compensada passou de 30ºC em três dias (27, 29 e 30), e beliscou nos dias 10, 11, 12, 17, 26 e 28. Já em 2022 não chegou nem perto disso. Absurdos!! Gostaria de ter elaborado melhor esses dados em uma planilha, comparando as compensadas no mesmo gráfico, mas devido a correria vou postar dessa maneira mesmo. Sem dúvidas um mês pra ficar na memória, neve no Sul, geada no sul de SP e Mantiqueira, além dos inúmeros dias nublados com chuvas até no escaldante interior. Nada a reclamar! Obs: na verdade, só uma coisa me incomodou um pouco. Na corrente semana o GFS chegou a prever em apenas 1 dias mais de 80mm aqui na região, mas durante todo o evento ficamos entre 20 e 30mm, bem aquém dos volumes previstos (incluindo Euro, GEM, ICON). Claro, foi muito bom, mas se tivesse vindo esses valores poderíamos estar com 200mm ou mais. Mas ok!
  7. Boa noite! Sobre o último evento dessa semana, sem palavras para descrever. Ontem tivemos uma tarde sub20 em diversas localidades do tórrido interior de SP, Bauru (IPMet) por exemplo, por pouco não teve sub18 com chuva, a máxima foi por volta das 17hs com 18,5ºC. Em Lins (INMet) a Tmáx ocorreu de madrugada com 21,4ºC, durante a tarde não passou de 20,5ºC. Em Marília (INMet)na leitura das 13hs a Tmín foi de 17,5ºC, com chuva fraca. Quase impensável esse cenário em 2020 e 2021. Mas o melhor foi a quantidade de chuva que caiu em partes do MS, oeste/sul/leste de SP, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro e sul de MG.. Simplesmente fantásticos. No mapa abaixo, os acumulados entre terça e quarta (24hs). Pantanal do MS recebeu muuuita água. Aquidauana (gráfico) com 124,2mm em 24hs. Campo Grande foi 112mm em uma das estações do Cemaden, Corumbá 127,6mm. Vale do Paraíba também recebeu muita chuva, Jacareí com 129,8mm e São José dos Campos com 137,9mm (Jd. Santa Matilde, Cemaden). Por cá o dia foi assim, choveu o dia INTEIRO, entre garoa, fraco a moderado sem parar desde às 05am, cessando por volta das 21:50pm. Sensação de frio com a umidade e o vento, que hora se fazia até forte a noite. Pela madrugada, as rajadas superaram os 50km/h em Bauru Bacuriti 11:30am (ontem) Vicinal Humpei Hirano, nesse trecho estava mais seca a pista, único momento sem chuva do dia que presenciei. Proximidades da Usina Lins (essa bandeira no Brasil não saiu de propósito, só para esclarecer) O volume de chuva aqui na vila e região (Lins, Promissão, Borborema..) não foram altos, aqui em Bacuriti tive 21mm ontem e 3,5mm entre segunda e terça. Em Cafelândia, o volume foi de 31,8mm. Esses 21mm de ontem foram distribuídos em 16 horas, ou seja, pouco escoamento com absorção ótima do solo pelo tempo de drenagem adequado (até pelas fotos da a impressão que choveu muito mais do que 20/30mm). Melhor até do que 50mm despejado em 30min, que lixivia nutrientes do solo e boa parte da água não é absorvida, escoando para os rios. Hoje o dia amanheceu nublado e ventoso, mas o sol apareceu pelo meio da manhã. Passamos de 26ºC a tarde e sol brilhou entre nuvens, sem aquela fumaça incômoda da Amazônia. Dia muito bonito hoje, e pelas projeções amanhã pode ter mais chuva! Por fim, deixo com vocês o mapa dos acumulados dessa semana (96horas). Chuvas estratégicas, caíram no lugar certo no melhor momento possível, permitindo o plantio da safra 22/23 e ainda aliviando o setor energético. A região menos favorecia em SP foi o nordeste e centro-lest do estado.
  8. É verdade kkk. Eu utilizei algumas vezes o site para buscar dados de Alice Spring, Canberra, Darwin, Perth... enfim. Em poucos minutos você conseguia navegar em toda a parte de dados climatológicos sem ficar perdido. Mas nem quero entrar no mérito de quando $$$ é investido no BOM, pq provavelmente ciência lá é levado mais a sério por quem governa o país. E de minha parte encerro essa discussão kkk.
  9. Para não só ficar na critica contra o INMet, felizmente eles voltaram com a automática de Lins há uns 4 meses. Torço para que no futuro tenhamos mais estações ativas e as PWS de alta qualidade, sob o crivo metodológico dos institutos, também entrem para o hall das estações oficiais.
  10. E foi o que eu disse, só que certo burocratas do alto escalão não se empenham em arrecadar fundos e viabilizar certas melhorias. Se houvesse comprometimento sério, não haveriam dados ocultos na série histórica bem como o site seria muito melhor planejado, já que para encontrar qualquer coisa lá precisa conhecer bem o mapa do site. Aliás, até parece um certo protecionismo científico, enquanto que em outros institutos e serviços meteorológicos nacionais de outros países (ex o BOM, Bureau of Meteorology da Austrália) você tem toda a série histórica com fácil acesso, permissão de download e bem organizado. EDIT: adiciono tbm o site do CPTEC/INPE, que parece estar literalmente "desmontando" com o passar do tempo, quando outrora era referência, tinha até chat ou bate-papo com metoeorlogista das 13:00 às 15:00 lá pelos anos 2000. Hoje você vai acessar um meteograma a página não existe, os boletins técnicos pararam, o último foi em abril desse ano.. eram excelentes. Uma lástima imensa essa situação. Eu comecei acompanhar o Ciiagro faz três anos apenas, então realmente não conheci essa fase ruim deles. Por fim, sei de situações como a pessoa entrar em contato com eles (INMet) para se disponibilizar em realizar a manutenção de estação e nem sequer receber resposta. $$$ não explica toda a ingerência.
  11. Além desses cortes no orçamento ano após ano, também vejo em algumas situações uma imensa má vontade de alguns servidores. Estações que, por exemplo, ocorre algum entupimento ficam meses (senão anos) sem manutenção, ou que param de reportar dados por falha na bateria. Manutenções essas que não são onerosas, mas dada a burocracia, lentidão, falta de planejamento e aparente falta de vontade continuam como um mero enfeite. Além disso, o famigerado algoritmo que oculta e ocultou diversos dados extremos valiosos das séries históricas, chuvas >100mm, temperaturas extremas... Será que é por culpa dos cortes no orçamento? Me parece ser desleixo de gestores que lá estão por causa do cargo, e não por amor à meteorologia. Daí só quem possui as tabelas antigas para saber desses dados. Me desculpem, mas isso é uma vergonha para um instituto nacional de meteorologia. Veja por exemplo o CIIAGRO, contém inúmeras estações em SP, e uma boa parte delas em pleno funcionamento. Será que é só dinheiro mesmo? Me desculpe se alguém daqui trabalha no INMet, tenho certeza que uma boa parte trabalha muito e é séria, mas existem falhas no instituto que ao meu ver são indefensáveis, com ou sem cortes no orçamento.
  12. Que visu incrível sua amiga registrou Carlos! Acordar e ter um amanhecer assim é se sentir com Deus nos céus (literalmente). Só o frio/vento que deve ser absurdo.
  13. Acumulados de Setembro/2022 em SP! Obs: os valores do mapa na verdade são dos últimos 30 dias, mas como em boa parte de SP depois do dia 20 de agosto não choveu mais, então os acumulados acabam sendo em boa parte dos ocorridos em setembro. Porém, PR, MS e zonas costeiras esses valores NÃO REPRESENTAM os acumulados de setembro. Neste mapa da Cemaden (últimas 24horas) mostram chuvas com elevados volumes chegando no sul de GO, MS e em MG. Isso antes das CBzonas que se formaram hoje. Tem várias estações com 40mm ou mais. Mês memorável! Em diversas estações a média já foi atingida, em algumas os valores passam de 100mm. Aqui em casa o volume de chuva está em 90,5mm, dados do mês abaixo.
  14. E assim a primavera astronômica vai começando!! Intensa atividade convectiva pelo interior do país!🌧️⛈️🌧️ 18:40UTC Por aqui a madrugada foi agitada com a passagem de um grupo de Cbs bem alinhados, provocando vários relâmpagos e alguns estrondos. Pela manhã foram mais duas boas pancadas de chuva, intercalado por chuvisco e garoa. A tarde ocorreu mais uma pancada, e agora o tempo deve firmar. Só hoje foram mais 13mm bem distribuídos Momento da trovoada, por volta das 02am: Chuva.mp4 Agora o tempo ainda segue bem carrancudo, do jeito que eu gostaria de ver por pelo menos mais 1 mês (ao contrário do @Carlos Camposque vivencia isso semanalmente kkk). Faz 21ºC às 16:30. Os ventos provocados pela circulação do ciclone em formação no Sul já começam a dar as caras, com momentos de calmaria. Vento.mp4 Setembro perfeito, sem tirar nem por.
  15. É irritante mesmo contar cada segundo para primeira pancada digna pós estiagem e ter a sensação que estamos a ver navios, com algumas boas oportunidades sendo perdidas. Mas o cenário ainda é bem animador, o Multomodel com 10 modelos colocam as chuvas se concentrando aí entre essa próxima madrugada e o período da manhã. A FF ainda está se configurando e ingressando na divisa do PR, MS e SP.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.