Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    734
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Lucas Centurion last won the day on February 4

Lucas Centurion had the most liked content!

Community Reputation

5653 Excellent

2 Followers

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

509 profile views
  1. Previsão de 118,1mm para Cafelândia nos próximos 10 dias pelo modelo BAM (Brazilian Global Atmospheric Model). Será? Na verdade não gosto muito desse modelo, já presenciei várias galhofadas dele no quesito precipitação. Mas pela quantidade presume-se que coisas boas virão. O GFS pelo TropicalTidBits também prevê volumes bem expressivos (100-300mm) para diversos locais do Brasil, com exceção do Sul e do extremo norte e nordeste do país. Sol voltou aparecer forte aqui na vila, apesar dos trovões ao fundo!
  2. Boa tarde! Mais uma chuvinha abençoada caiu aqui no distrito Bacuriti. Não foi nada demais, uma pancada forte porém bem rápida. O acumulado foi de 2,6mm apenas, mas já voltou a molhar bem o solo, e que apesar dos volumes baixos tem tornado-se mais frequente. Até agora nenhuma chuva ocasionou escoamento superficial intenso (ou enxurrada). Mostra que de certa estamos tendo sorte, pois além de evitarmos estragos (como granizo e rajadas) o solo tem absorvido quase que a totalidade dos acumulados, embora muito longe de qualquer reposição significativa de água. Abaixo os acumulados aqui na vila Bacuriti: 09/10 - 1,2mm 10/10 - 1,8mm 15/10 - 16,8mm (primeira chuva diária >10mm desde o dia 27 de junho) 19/10 - 6,5mm 20/10 - 2,6mm 28,9mm Abaixos os acumulados de Cafelândia (Cemaden): 08/10 - 1mm 10/10 - 0,2mm 15/10 - 7mm 19/10 - 5mm 20/10 - 10,2mm (atualizado às 16:00) 23,4mm No momento segue variando de nublado a parcialmente nublado, temperatura de 26,2ºC (ante os 29ºC antes da chuva) e quase sem vento. Diversas instabilidades atuam pelo estado de SP nesse momento (radar IPMet). Provavelmente teremos mais pancadas ao longo da tarde.
  3. Realmente o deslocamento foi pífio. Pela extensão dessas instabilidades hoje diversos locais poderiam ter recebido chuva, mas devido o caráter estacionário as cidades a leste e sudeste daqui não caiu uma gota. Se o deslocamento tivesse sido padrão (E, SE ou NE) provavelmente veríamos algo como uma LI atravessando o estado.
  4. Granizo também em Guararapes! Granizo.mp4 Fonte: Regional Press (Facebook). A região de Araçatuba, Buritama, Adolfo e Promissão a chuva chegou muito forte. As fotos abaixo são de promissão, as rajadas chegaram a tombar um contêiner e destelhou algumas casa. Imagens da página NovaTV Aqui a coisa foi bem diferente, a chuva chegou bem mansa e tranquila (apesar dos trovões que se ouvia ao longe dos núcleos mais severos). O acumulado foi de apenas 6,5mm, mas bem distribuído ao longo da tarde. A tarde foi de longe a mais amena de outubro, não passamos dos 21ºC. No momento faz 19,8ºC, um dia super agradável comparado ao inferno que passamos. Apesar dos 6,5mm que registrei aqui e dos 5mm que caiu em Cafelândia (Cemaden), em alguns locais os acumulados foram expressivos (notável pelas imagens de satélite). Em Parapuã choveu 63mm entre as 15:00 e 18:00.
  5. Boa tarde! Diversas áreas de instabilidades atuam na porção central e oeste do estado formando uma LI com deslocamente leste, já caiu uma chuva fraca passageira aqui e ouve-se trovões longe. Tempo totalmente nublado, temperatura agradável com 22ºC e vento fraco. Parece teremos uma boa pancada de chuva pelo menos.
  6. Boa tarde! Voltamos a torrar um pouco aqui no centro-oeste paulista, mas nada comparado ao que passamos recentemente. Segue a tarde com 31,2ºC aqui, quase sem nuvens e calmaria (ao contrário da noite anterior que foi de fortes rajadas, chegou a 42,3km/h na mdrugada em Bauru no IPMet). Abaixo algumas Tmín e Tmáx pela região. Máximas do dia até agora: 34,2ºC Valparaíso (INMet) 34,1ºC Votuporanga (INMet) 32,8ºC Borborema (Ciiagro) 32,7ºC Promissão (Ciiagro) 32,3ºC Ribeirão Preto (Ciiagro) 31,8ºC Ibitinga (INMet) 30,5ºC Presidente Prudente (INMet) 30,5ºC Rancharia (INMet) 30,3ºC Bauru (IPMet) 30,0ºC Marília (INMet) 28,2ºC São Carlos (INMet) 29,6ºC Rio Claro (Ciiagro) Mínimas: 17,0ºC Votuporanga 16,9ºC Promissão 16,6ºC Presidente Prudente 16,5ºC Ribeirão Preto 16,4ºC Borborema 15,8ºC Rancharia 15,7ºC Catanduva (conv. INMet) 15,5ºC Bauru 15,2ºC Ibitinga 14,8ºC Marília 13,8ºC São Carlos 12,8ºC Rio Claro Edit: mesmo com o ar mais frio, no momento já tem formações de Cumulonimbus no nordeste de SP. Os modelos indicam o retorno das chuvas entre a noite de domingo para segunda aqui.
  7. Temperatura interessantíssima depois de 6 semanas sob temperaturas escaldantes! Faz agora 18ºC em Bacuriti e com o vento a sensação térmica é menor ainda, apesar de agora a calmaria ser maior. As flutuações do tempo com a La Niña não negam mesmo, costumam ser bem intensas. Na madrugada de quarta antes da chuva estávamos com cerca de 27ºC, hoje estamos com 18ºC. Diferença de quase 10ºC para o mesmo horário em pleno outubro.
  8. Tentei hoje e não consegui tbm, mas achei que era meu navegador desatualizado já que to usando um pc Dell antigo de 2010. Meu Mac infelizmente inchou a bateria e agora esse tá quebrando o galho.
  9. Alguns acumulados pela região: 25,8mm Marília (INMet) 16,8mm Bacuriti 13,2mm São Carlos (Cemaden) 12,8mm Jaú (Cemaden) 12,6mm Tupã (INMet) 8,9mm Catanduva (INMet, até as 12z, depois disso choveu mais) 7,0mm Cafelândia (Cemaden) 5,4mm Borborema (Ciiagro) 5,0mm Votuporanga (INMet) Destaque para Franca com 46mm de chuva, o maior acumulado das últimas 24 horas em SP das estações INMet. E segue a tarde com muita chuva no MS, radar de Jaraguari.
  10. Boa Tarde! Finalmente a chuva chegou aqui, começou por volta das 02:30 e choveu por uns 40 minutos. Ao contrário do que esperava, sem vendaval e descargas fortes, apenas chuva moderada e alguns relâmpagos. Na parte da manhã voltou a chover de fraco a moderado, parou por volta das 11:00. O acumulado total foi de 16,8mm. A agricultura local agradece pois o medo de chuva muito forte era grande, como ela chegou mansa não causou nenhum dano nas lavouras e de quebra o solo conseguiu infiltrar bem esse acumulado em razão do baixo escoamento superficial. Ou seja, uma chuva amiga. Segue agora com apenas 25,2°C, um oasis comparado ao inferno recente que passamos. Muito bom também ver que as instabilidades foram amplas aliviando a estiagem em locais onde ainda havia fogo.
  11. Muitos trovões aqui mas até agora nada de chuva!!
  12. E a surpresa vai aparecendo. Pancadas de chuva começam a pipocar pelo centro-oeste paulista!!!
  13. Imagem de satélite finalmente com cara de primavera/verão! A chuva ainda não chegou por aqui e em diversas localidades, mas vê-se que é uma questão de tempo (com o perdão do trocadilho). As instabilidades que seguem pelo MS, PR e países vizinhos parecem ganhar alguma força a medida em que avançam, apesar da tendência de desintensificação dessas instabilidades. Abaixo animação dos radares IPMet, mostra o avanço das instabilidades pelo quadrante W-SW de SP. Nordeste e norte de SP (região de Catanduva, SJRP e Ribeirão Preto) também com chuva. ppicomp.webm No momento céu começa a ficar parcialmente nublado (por nuvens aparentemente do tipo Cirrostratus), faz agora 28ºC aqui no distrito.
  14. Boa tarde e parabéns aos profissionais da meteorologia pela dificílima tarefa de decifrar o nosso tão querido tempo. Hoje estava na expectativa de alguma pancada isolada, porém o estado de SP segue em boa parte sem nada de instabilidade (exceto o nordeste e extremo oeste do estado). Pelo da fato de não haver nebulosidade, o dia foi escaldante hoje e aqui atingimos 38,4ºC a tarde. Em Lins teve máxima de 39,9ºC (INMet). O calor está insuportável, com sensação maior de abafamento comparado aos dias anteriores. Abaixo a imagem de satélite mostra que no quesito chuva estamos uma verdadeira lástima, o lado bom é o fato da chuva estar caindo em áreas do pantanal, centro-oeste e em minas Quem sabe a noite não surge alguma novidade inesperada. A grande expectativa segue para amanhã, que deve ter chuvas mais generalizadas pelo estado. Mais algumas máximas pela região: 39,4ºC Borborema (14:20) Ciiagro 39,3ºC Promissão (14:00) Ciiagro 38,7ºC Ibitinga (17 e 18z) INMet 37,5ºC Marília (18z) INMet Achou que o pior do calor tinha passado? ACHOU ERRADO OTÁRIO! Previsão do Europeu para 7 dias (incluindo próxima quarta). Segue a previsão que por hora tem sido de muita espuma pra pouco chopp. Até agora são 3mm acumulados em outubro, estiagem segue extremamente preocupante aqui.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.