Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    1040
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Lucas Centurion last won the day on January 6

Lucas Centurion had the most liked content!

Community Reputation

9008 Excellent

3 Followers

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

679 profile views
  1. Muita chuva em partes do estado de SP nesse momento!! Aqui em casa, depois de volumes pequenos, finalmente tem muito água caindo. Começou a chover por volta das 23:30 e não parou mais (já tinha chovido por volta das 22:20 de forma rápida). Em alguns momentos a chuva foi torrencial. O acumulado até agora há pouco estava em quase 50mm. Disparado o maior volume em 24 horas do mês. Temperatura de 21,3°C.
  2. Chuvinha boa agora em Bacuriti! WhatsApp Video 2021-01-16 at 23.02.09.mp4
  3. 32,2mm em praticamente 30 minutos em Cafelândia, agora pelo radar segue chovendo fraco por lá. Aqui apenas algumas gotas, não pegou nada dessa instabilidade.
  4. Chuva muito forte em Cafelândia agora!! 30% de risco de granizo pelo radar (categoria 2)! Daqui de Bacuriti dá pra ver muitos relâmpagos!
  5. Peregrine, Sobre se essas ondas de frio mais fortes do HN ter alguma influência nas chuvas ou temperatura aqui no Sudeste eu não tenho a menor idéia, nunca li nada a respeito nem ouvi sobre. Mas taí algo a se pesquisar. Abraços e boas chuvas aí no seu sertão!
  6. Olhando a animação dos radares, o deslocamento é na direção sul dessas instabilidades. Novamente não vai sobrar nada pra cá! Nem ligo mais.... Excelente acumulado aí depois de meses com chuva abaixo da média. Muito bom!
  7. Instabilidade parruda próximo do distrito!! Muitos relâmpagos nesse momento, no entanto calmaria total ainda.
  8. Com a chuva fraca porém persistentes, acumulamos 4,2mm aqui na vila. Não é aquela chuva mas um belo descanso para a evaporação e alívio para culturas como o milho que está em fase de granação das espigas. Agora com 23,1°C, a tarde com a menor temperatura constante do ano. Não passamos disso hoje ainda. Em Cafelândia o acumulado é de 2,8mm.
  9. É apenas uma média, não significa que todo ano rigorosamente deve chover esse valor. Serve apenas para dizer de qual lado da balanço estamos em um histórico de 30 anos, uma orientação do que em geral acontece. Em hidrologia esse tipo estatística é importantíssima para determinar o tempo de retorno de eventos extremos, elaborar projetos como por exemplo na área da construção civil. Em junho de 2012 choveu 211,2mm em Cafelândia, a média de 1937-2020 (DAEE) para esse mês é de 39,1mm. A mídia que custa entender quando diz "choveu 30% apenas do esperado", quando na verdade no meio profissional ninguém espera esses valores. Mas a mídia em geral sempre foi ridícula quando se trata de meteorologia, música, ufologia, entre outros assuntos. Edit: entendo que as vezes falamos esse termo "esperado" como uma força de expressão, o esperado em relação a média, mas não que estamos esperando que o volume mensal seja exatamente esse.
  10. Bom dia! Manhã de chuva fraca e persistente em Bacuriti. O acumulado ainda segue baixo, mas fazia tempo que não via esse tipo de chuva persistente. Tomara que a previsão confirme essa convergência de umidade. Temperatura de 20,8°C, muito agradável.
  11. Já vai para 146mm no mês, aliás preciso arrumar o nome na tabela. Aqui por enquanto nada..
  12. Putz, a LI que vinha de NW é so chegar na represa de promissão que se desorganiza e divide em dois, adivinha quem fica bem no meio dessa divisão?? Aff.... Começou a ventar muito e vários Congestus surgindo. Vamos ver.. Temperatura de 28,5°C em queda! Promissão saiu de 30,6°C às 15:00 para 23,3°C às 15:40.
  13. Panorama das Chuvas pelo Interior de São Paulo (parciais até hoje de manhã) Boa tarde! Com os volumes parciais apresento parte do cenário que vem ocorrendo pelo interior de SP. A região nordeste de SP e parte leste apresentam volumes que tendem a variar de dentro a acima da média, com destaque para Ribeirão Preto que já acumula 190,2mm na estação Cemaden Centro. Barretos com 139mm e São Carlos com 135mm, estando estes ligeiramente acima da média. Por outro lado, os setores centrais e oeste do estado apresenta grande variabilidade de chuvas, alguns locais com muita chuva e outros com irregularidade acachapante. A exemplo de Marília com 47,8mm (Cemaden), parecida com a do INMet no valor de 51,4mm. Araraquara segue também com apenas 54,4mm. Bauru IPMet seguia até dia 13 com pouquíssima chuva, e mesmo com os 24,4mm da chuva de ontem segue com parcial de 40,9mm. No entanto, a PWS de Ubarana dispara na frente com 134,1mm e Presidente Prudente com praticamente 100mm. Adamantina segue ligeiramente abaixo da média com 80,6mm. Aqui em Bacuriti e também no município de Cafelândia os valores estão bem abaixo da média, apesar das previsões otimistas que insistem em não se concretizar, respectivamente com 54,1mm e 63mm. Promissão segue com o menor valor considerado, de 30,4mm. Borborema foi desconsiderada pela evidente falha apresentada pelo equipamento (acumulados repetitivos e fora da realidade, sugerindo entupimento). Acho curioso a dificuldade de chuvas mais volumosas aqui como se observa em outras localidades, com acumulado diário superior a 30-50mm (aqui parece ter entrado em extinção esse padrão), apenas chuvas mais fracas e brandas (o que me deixa muito entediado e desgostoso). Em suma, janeiro não conseguiu ainda prover chuva suficientemente volumosa e generalizada, apesar de não estarmos diante de nenhum bloqueio e as temperaturas estarem dentro da média (muito embora o abafamento devido a alta UR ser terrível). A ausência de sistemas frontais mais intensos e o mal posicionamento da AB não tem conseguido criar uma convergência de umidade apesar da grande nebulosidade presente nos últimos dias. Destaque para São Carlos com a maior chuva diária entre todas as estações, com 80,4mm no dia 10.
  14. Chuva fraca nesse momento em Bacuriti, faz 25,6°C. Fotos tiradas por volta das 17:20 de formações a leste de onde eu estava. Até agora a chuva volumosa não deu as caras. Radar UNESP mostra instabilidades avançando de SE e ganhando intensidade. Se chover assim por horas será o must!
  15. Chuva segue muito irregular em partes do estado de SP!! Apesar das previsões animadoras pelo estado, ontem choveu aqui na vila apenas 5,6mm e hoje um chuvisqueiro que não deu conta de acumular nem 1mm (0,6mm no visual). Climatempo previa 90% de 30mm e WRF (IPMet) 17,3mm. Bauru IPMet mesmo choveu apenas 2,5mm hoje, total nesses 13 dias de 16mm. Dados de Bauru (IPMet) Cafelândia (Cemaden) choveu 1,6mm de manhã, e a última chuva do mês foi dia 6 de janeiro (1 semana já), com total de 36mm no mês (Janeiro?). Por outro lado SJRP na última hora acumulou 40,8mm, com total de 104,6mm nos último 4 dias. Janeiro costumava ser um mês democrático e sem frescura, claro, com exceções. Acontece que o os únicos meses mais democráticos que tivemos nos últimos 13 meses foi em Janeiro, Fevereiro e Dezembro de 2020. A irregularidade está demais e parece que não acaba nunca. Torço para que os acumulados de amanhã se confirmem aqui e em boa parte do estado. Nunca vi tamanha dificuldade em ocorrer chuva generalizada!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.