Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    91
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

404 Excellent

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Algumas previsões já se confirmam no interior de SP!! Como o ECMWF previu na rodada 12z de ontem (22/01) a respeito dos elevados volumes acumulados em 24 horas no noroeste paulista, em Fernandópolis desde as 20:00 de ontem até agora acumula 81,8mm na estação CEMADEN, foram várias pancadas algumas que chegaram acumular 28,8mm em 20min. Em Lins a chuva alagou o rio Campestre que divide a cidade com a forte pancada, infelizmente a estação automático parou de operar desde as 21:00UTC. Aqui em Bacuriti acumulou 4,8mm, em Cafelândia 2,4mm no CEMADEN. Abaixo foto do alagamento. Realmente a previsão pra cá mudou, e que bom (tirando os extremos). Desde o dia 16 não chovia.
  2. A linha de instabilidade que desde tarde provoca chuva no noroeste do estado de SP desloca-se lentamente em direção sudeste, muito perto daqui de casa, e agora mais organizada e de grande extensão. Acho que finalmente teremos chuva depois de 7 dias de veranico.
  3. Cara isso é bem baixo a nível do mar. Será que isso impulsiona grandes torres de Cbs?
  4. Nesse momento as instabilidades (finalmente) ganham força sobre o interior de SP, regiões do oeste, cetro e sul do estado apresentam núcleos tbm, diferente dos últimos 7 dias (aliás ultima chuva aqui foi dia 15). Bastante chuva na região de José Bonifácio. O modelo GFS da rodada 12z de hoje reajustou o volume de chuva entre hoje e amanha, em 24 horas regiões do centro e sul do estado podem ter acumulados que variam de 30mm a 50mm, ao contrário da previsão feita na segunda-feira, que previa de 7-10mm para 7 dias. De quinta pra sexta os cumulados tbm estão maiores, no leste de SP pode chegar 60-70mm os acumulados. Com essa ZCAS bem consolidada e encostado em SP, somado com essa área de baixa pressão vinda do Paraguai, acredito que podemos ter grandes variações no interior de SP até sexta incluindo chuvas fortes e bem volumosas, que os modelos estão tendo dificuldade de prever com precisão devido a essa dinâmica toda. Qualquer deslocamento desse ZCAS mais ao sul ou a norte a mudanças pode ser brutal nas áreas circunvizinhas, e como já foi dito aqui no BAZ, na borda desse sistema é comum ocorrer chuvas fortes. O modelo euro ECMWF é mais radical ainda, chega a prever até amanha 30mm na porção central podendo chegar a 150mm no oeste do estado (loucura?), e até sexta-feira podendo ultrapassar 60mm na minha região, com picos mais a noroeste de 200mm. Se vai chover muito ou nada isso eu não sei, mas que a atmosfera tá um verdadeiro caldeirão em ebulição isso eu garanto. Monitoramento: amanheceu fresco com 18,9ºC e agora atingiu 29,9ºC, com muitas nuvens no céu, o que está impedindo o excessivo aquecimento pela radiação solar. Vento muito calmo.
  5. É bem por aí mesmo @Carlos Campos. Acredito que nos deixamos levar muito pelo o que marca nossa memória/emocional, romantizando demais o que foi realidade em alguns anos ou mesmo em apenas um mês (nostalgia?), inclusive relacionando com outras coisas desconexas. Sem entrar no mérito do aquecimento global, a nova normal 1991-2020 tá aí para mais documentação a respeito, que demonstra tendência certa de elevação da TºC média em boa parte do Brasil (e acredito do planeta) em relação a normal climatológica anterior. Apesar dessa constatação de aquecimento das TºC médias, esses ciclos de elevação e queda (chuva, temperatura, eventos extremos) que comprovadamente ocorrem e podem explicar pq um período foi, por exemplo, mais ameno ou outro mais úmido, por vezes demoram mais que uma vida humana para se consolidarem em dados factíveis, existem ciclos dentro de ciclos maiores (solar, órbita, oceânico, vulcões, atividade antrópica, etc). Daí que, na minha opinião, acontece toda a confusão.
  6. Então, e não precisa de muito. Se bobear com uns 5 anos de temperaturas mais anômalas acima da climatológica ou mesmo chuva acima da média, com o retorno a normalidade já é o suficiente para o povo sair dizendo que "antigamente o verão era mais quente" ou que "chovia mais antes". Vejo (escuto) muito isso acontecer! Aqui mesmo no interiorzão o pessoal fala que antes o verão "invernava" 2 semanas de chuva sem parar e sem sol até um mês inteiro (belo ZCAS), aí tu vai ver os acumulados de chuva esses eventos aconteceram poucas vezes de forma excepcional, nunca foi regra. Ainda bem que a ciência e os registros estão aí, e é claro, sem se desfazer ou desconsiderar das memórias e da sabedoria popular.
  7. Dependendo da situação essa zona de convergência poderá se tornar um ciclone com características subtropicais, e já no dia 23 podendo ser classificado como tempestade subtropical “Kurumí” se os ventos alcançarem 63km/h. Ondas poderão atingir de 3 a 4m em alto-mar na altura da costa que vai de SC ao RJ, podendo até atingir a costa sul da BA, entre os dias 23 e 25 de janeiro. A Marinha já emitiu um aviso especial. Fonte: CPTEC/INPE Texto na íntegra: https://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/130748
  8. Hoje amanheceu relativamente frio para a época do ano, com 17,6ºC e agora faz 30,5ºC. Totalmente ensolarado! Algumas instabilidades já se desenvolvem pelo norte do estado, principalmente na região de Fernandópolis (NO) e Batatais (NE).
  9. Que bom! Ainda mais São Sebastião do Paraíso que está na transição entre esse corredor de umidade intenso do cento de minas e as áreas mais secas a oeste. Então pode apresentar características de ambas as regiões. Parece que os volumes se tornam mais generosos aqui em SP a partir de terça-feira que vem (dia 28).
  10. Parciais até ontem (19/01) em Belo Horizonte. Se duvidar tem local que vai fechar o mês com mais de 800mm. 😐
  11. Nesse momento duas grandes células de Cb circunvizinham Cafelândia. Infelizmente como o deslocamento está em direção NE, provavelmente não vai chover aqui. O que me chateado (pra não dizer outra coisa). Célula localiza à sudeste de Cafelândia. Célula localizada à noroeste. Dá pra ouvir o barulho dos trovões devido a proximidade, mas isso é só para passar vontade mesmo. Temperatura de 28,2ºC com vento mais fresco devido a presença da chuva próxima. Na INMet automática de Lins na ultima medição deu 2,2mm, essa Cb das ultimas duas fotos passou por lá.
  12. UAALLL. A atmosfera aí tá totalmente propensa msm a tempestades. Todo dia um show diferente!
  13. No momento faz 32,8ºC, com alguns cumulus e Cbs isolados se desenvolvendo no setor sul e sudeste. Seria muito reconfortante se passasse uma aqui, principalmente para aliviar o calor.
  14. Boa tarde, tempo segue quente com 31,6ºC e alguns cumulus para aliviar um pouco essa radiação solar toda. Quase sem vento. Sobre BH, que loucura os volumes de chuva previstos, o GFS prevê para os próximos 7 dias entre 250mm a 400mm em várias áreas da porção central de MG. No Climatempo, nunca tinha visto uma previsão com tantos dias seguido de chuva com +40mm. 👇 A defesa civil e os órgãos competentes devem permanecer em alerta máximo, principalmente do meio da semana para frente. Além das cabeças d'águas, enchentes e desmoronamentos, existe grande preocupação com a situação das barragens, que com toda essa chuva, pode liquefazer como a que ocorreu 1 ano atrás em Brumadinho. Por outro lado, aqui em Cafelândia (e boa parte do interior) a previsão para o mesmo período é entre 7-10mm.😴
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.