Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Content count

    578
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Lucas Centurion last won the day on February 4

Lucas Centurion had the most liked content!

Community Reputation

4017 Excellent

1 Follower

About Lucas Centurion

  • Birthday 07/07/1991

Location

  • Location
    Cafelândia-SP

Recent Profile Visitors

414 profile views
  1. E pelo visto vai sobrar até para o extremo oeste de SP. Ao contrário do que parecia, instabilidades que se deslocavam pelo MS ganharam força ao se aproximar de SP. Pelos radares UNESP varia de fraco a moderado-forte. Agora temperatura no modo pré-frontal com 21,1ºC, bem abafado para a época.
  2. Boa tarde! Ainda é quinta-feira e já estamos nitidamente sentindo os efeitos da pré-frontal no centro-oeste paulista. Agora às 14:30 tenho 33,5ºC aqui em casa e a TºC deve subir mais ainda. A expectativa é grande com a chegada desse lindo sistema frontal que vai ficar semi-estacionário, podendo levar chuva depois de semanas de estiagem em regiões mais ao norte de SP, Triângulo Mineiro, e até em Goiás, com forte declínio das máximas e mínimas a partir do meio da próxima semana. No entanto, a última rodada do GFS tirou um pouco aquele volume que variava entre 40-60mm na minha região, agora está entre 10-15mm. Os maiores volumes devem cair entre terça e quarta, muito urgente já que completamos 48 dias sem chuva. Agora: 31,7ºC Marília (INMet 17z) mín 21,2ºC 🔥 32,9ºC Bauru (IPMet 14:00) mín 17,5ºC 34,3ºC Borborema (Ciiagro 14:20) 19ºC às 07:00 34,9ºC Promissão (Ciiagro 14:20) 13,4ºC às 06:00🌵 GFS 12z ECMWF 00Z Entre amanhã e sábado podemos atingir máximas superiores a 34ºC podendo passar até de 35ºC. O ar polar está previsto chega na quinta que vem, com mínima podendo atingir os 9-10ºC de acordo com o WRF.
  3. Boa tarde, Maicon! Parece que finalmente teremos chuva e de quebra baixas temperaturas, com excelentes máximas! 44 dias sem chuva aqui.
  4. Boa noite! Segue abaixo dados da estação da UNESP Bauru desse. Vejam que o ano de 2020 começou ameno na região central de SP, com vários desvios negativos das médias mínimas (em especial abril e maio, com -1,8ºC e -1,5ºC). Porém justo no core do inverno a coisa desandou legal, com junho tendo +1,8ºC de desvio das mínimas, seguido por julho com 0,6ºC. O problema fica mais evidente com as médias máximas, muito acima da média para o período, a partir de junho o aumento foi significativo, com +1,6ºC e seguido por julho, com +2,4ºC acima da média máxima simples (compreendendo médias entre 2001-2019). Ou seja, uma aberração pra mais de metro. Se a normal fosse de 30 anos, pegando os anos 90, esses valores seriam ainda piores. Com relação às chuvas percebe-se que a partir de março foi péssimo de chuva, salvo por junho com episódio de boas chuvas entre os dias 25-26, com acumulado de 75,9mm (média de 40,9mm). Se somarmos o acumulado total do ano até julho choveu 734mm, 47,7mm abaixo da média. Até que olhando assim não parece muito, no entanto, se somarmos a partir de março temos apenas 156,9mm, contra 352,4mm da média, demonstrando com clareza a irregularidade das chuvas desse ano. Apesar do total anual não estar distante da média (fortemente amortecido pelas chuvas de fevereiro), a sensação é de um ano muito seco no interior de SP com um inverno fraquíssimo. Abaixo seguem os dados desse mês de julho: Foram 4 mínimas sub10, salvo pela MP do início do mês. Depois disso a tabela fala por si só. Aqui um pouco mais ao norte do estado, pelo centro-oeste paulista, o inverno ficou pior ainda, pois no início do mês não tivemos essas mínimas tão baixas como lá em Bauru (exceto em locais de baixada como Borborema). Para o sul do estado o inverno foi bem mais ameno, o que não é nenhuma novidade. Aqui na vila fazem 34 dias sem chuva, sem perspectiva de qualquer coisa para os próximos 10 dias. Posteriormente pretendo postar os dados das outras estações que acompanho.
  5. Boa tarde, Felipe. Pois é, esses são dados do DAEE Cafelândia que começaram em junho de 1937 até 2019 (infelizmente foi descontinuado por alguma razão em 2020), porém sorte que a estação Cemaden continua, e os acumulados são muito próximos com os da DAEE se comparar. De fato não existe nenhuma tendência clara de aumento ou diminuição de chuvas, o que ocorre são períodos com eventos mais extremos mas nada além disso. Como é apenas chuva fica mais fácil de comparar, já com TºC as variáveis são muito maiores e qualquer alteração sensível de localidade ou mesmo no local (construções) interfere nas mínimas e máximas, inclusive do funcionário que faz os levantamentos. Nossa memória entra com grande influência ao tornar marcantes eventos extremos com momentos de nossas vidas, eternizando-os e criando uma falsa memória de que antes era melhor ou antes era diferente (geralmente sempre para melhor). Sobre as temperaturas a coisa já muda, tudo indica que a progressão do aquecimento médio está em curso mesmo, apesar da disponibilidade escassa de estações com mais de 30-60 anos aqui sem ter sofrido qualquer alteração que impacte nos dados. Aqui segue com sol forte, faz 26ºC no momento. Às 07:20 estava marcando 14,2ºC.
  6. Cacetada!? Esse cenário não muda nunca! A última chuva significativa aqui foi dia 27 de junho, em 48h choveu 41,8mm e em Cafelândia 55mm no Cemaden. Capaz de passar de 45 dias sem nada de chuva. Agora com 17,2ºC.
  7. Boa noite! Apesar das previsões (CPTEC, CLIMATEMPO, IPMet), em especial o WRF, não indicarem nada de chuva para boa parte do interior, na região entre Marília, Garça e Penápolis no ponto limítrofe entre a atuação do ar quente com o ar mais frio da MP formou-se um núcleo convectivo bastante severo e isolado, de duração aproximada de 1 hora (30 minutos bem intenso), por volta das 17:00. Vou procurar registros em vídeos se tiver, mas pela tonalidade vermelha do radar pode ter gerado granizo intenso em alguns pontos. Aqui segue com céu totalmente azul, agora com 24ºC mas a tarde cheguei a ler 30,8ºC (julho absolutamente ridículo aqui, postarei as temperaturas em breve). Algumas rajadas começaram a dar as caras com a aproximação do ar mais frio (vento SE). Abaixo seguem alguns prints do núcleo. Cor vermelha indica possibilidade de granizo e ventaval. Tempestade muito forte! Nessa última imagem já em processo de desintensificação.
  8. Bastante vento nesse momento em Bacuriti vindo de SE. Temperatura de 18,4ºC, que com o vento dá uma pequena sensação de frio. Outras estações próximas: 14,8ºC Bauru (IPMet) 15,7ºC Marília (Ciiagro) 17,8ºC Borborema (Ciiagro) 18,7ºC Promissão (Ciiagro) O gradiente de temperatura entre o sul e norte do estado está bem grande. Em Botucatu com 11,2ºC, Itupeva 12,4ºC, Salto do Pirapora 12,8ºC e Caporanga com 13ºC agora nas PWS. Enquanto isso no norte do estado temos Batatais com 20,2ºC e Novais faz 19,1ºC (PWS).
  9. Boa noite! Depois de vários dias ausentes, aqui não mudou muita coisa. Com a passagem da fraca FF ontem pelo interior paulista algumas instabilidades conseguiram se formar no período da tarde. Aqui em Bacuriti chegou a cair uns pingões mas logo parou, tanto que não apresentou lâmina significativa no pluviômetro. A noite começou quente ontem e só a partir da madrugada de hoje que o ar polar conseguiu influenciar a queda de temperatura. Abaixo algumas fotos que fiz ontem a tarde perto daqui da vila em uma região cercada por mata e um canavial recém colhido. Apesar da pouquíssima previsão de chuva, algumas instabilidades conseguiram dar as caras pelo centro-oeste do estado (alguns núcleos de intensidade moderada). Não ouvi trovões. Hoje por volta das 06:30 fazia 15ºC aqui, já em Bauru (IPMet) atingiu 13,9ºC. Nas estações Ciiagro em Borborema teve 13,2ºC e em Promissão com 15,3ºC. Agora temos 20ºC (que ar polar impressionante hein?), mas na próxima manhã é bem provável que tenhamos sub15 (o que para julho é quase piada). Fora isso, o que mais me deixa aporrinhado com esse marasmo meteorológico (além da ausência de MPs democráticas) é a não previsão de chuva até o fim da grade (fim do mês) pelo GFS. Claro que até lá muita coisa pode mudar, mas além da ausência de frio, também teremos total ausência de chuvas (o que, convenhamos, é normal para a época, mas esse clima de pré-verão com altas temperaturas é difícil de digerir). O que está salvando são as excelentes temperaturas na região Sul e mínimas absolutas do ano em várias localidades, com uma negativa de dois dígitos apresentada aqui no fórum, algo incrível e rico para se registrar. Bom, enquanto isso o mundo continua parolando e vamos enfrente!
  10. Lucas Centurion

    Espaço para dúvidas de leigos em Meteorologia

    Muito bacana a idéia. Pode ser extremamente útil para muitos!
  11. Bom dia!! Hoje registrei outra sub10 aqui, às 06:50 fazia 9,3ºC (conseguimos mínima menor que na estação UNESP Bauru). Alguma outras mínimas: 11,6ºC Marília (INMet) 10,6ºC Promissão (Ciiagro) 9,5ºC Bauru (IPMet) 7,4ºC Ibitinga (INMet) 6,2ºC Borborema (Ciiagro) Torcendo pela paulada polar das últimas rodadas! #Helenaacreditoemvocê
  12. É o site do INMet. O link direto é esse: https://mapas.inmet.gov.br/ Pela homepage https://portal.inmet.gov.br/ você vai em "mapa de estações meteorológicas"
  13. No momento tenho 11,8ºC aqui. Borborema já ultrapassa sub8 com 7,9ºC (00:20)!
  14. Nani, você citou "congelamento do asfalto" e fiquei curioso como seria uma geada no asfalto, e acabei achando uma notícia de hoje (ou melhor, ontem) sobre a pista escorregadia na RS-235 entre Gramado e Canela que acabou causando um acidente. Deve ser bem perigoso/escorregadio andar nesse gelo..❄️😬 link: https://www.jornalnh.com.br/noticias/regiao/2020/07/03/gelo-na-pista-provoca-acidentes-nesta-manha-na-rs-235-entre-gramado-e-canela.html
  15. A MM ontem deu uma atrapalhada boa na queda de temperatura (chegou a produzir até chuva fraca no oeste paulista) mas hoje com céu limpo estamos com uma boa queda. Abaixo os dados de Bauru IPMet hoje (vermelho) e ontem (cinza), a diferença de queda é notável. Hoje estou sentindo muito mais frio que ontem. Cheguei até a "tirar onda" com o CPTEC por prever 13ºC de mínima hoje mas na real eles não estavam tão errados assim, aqui a mínima foi de 9,8ºC, e eu acreditando que teríamos algo em torno de 7ºC (acabei queimando a língua). Agora tenho 12,6ºC e muito provavelmente a queda será maior que ontem.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.