Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

sjmolive

Members
  • Content count

    81
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

224 Excellent

About sjmolive

  • Birthday 03/31/1966

Location

  • Location
    Juiz de Fora MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. @Tassio Amaral, @Renan - os relatos de frios de vocês são memoráveis - geada na Zona da Mata e no Vale do Rio Doce. Não resisti e postei nas redes sociais dando os créditos das imagens a vocês... 😉 Obrigado, amigos, por compartilhar esta experiência única aqui no sudeste e leste de MG. Continuem acordando bem cedinho para nos dar imagens do frio, ok? rsrsrs Abraços daqui de Porto Velho RO Samuel
  2. Fantástico, geada no leste de Minas, nunca tinha visto!!! Parabéns pelo registro!
  3. Fantástico... Entramos definitamente no circuito das geadas de MG este ano... Saudações aqui de Porto Velho RO, que registrou 19C hoje pela manhã... Agora às 11 h um lindo céu azul e 30 C - está esquentando...
  4. Bom dia BAZianos! Parabéns a todos pelos relatos e ao amigo Renan em particular, de novo, pelo memorável registro de nossa geada na Zona da Mata . Excelente! Saí de Juiz de Fora rumo a Rondônia na quinta passada. Encontrei com o frio em Mato Grosso - 7 C em Alto Araguaia (17S, 700m) e 9 C em Pontes de Lacerda (17S e 300m) no sábado e domingo, respectivamente. Até em Rondônia deu vento sul... Aqui em Porto Velho hoje já esquentou um pouco, 18 C hoje pela manhã (9S e 100m). O céu tem estado azul, muito bonito de se ver, com vento suave do quadrante sul. Seguem fotos de Porto Velho, RO, onde cheguei ontem... A tarde, ontem na hora da foto, a temperatura passou um pouco dos 30 graus, já se aproximando das máximas normais de julho por aqui. Um típico "banho" rondoniense em um olho d'água (sim, a água brota da terra). O céu está bem azul, sob influência do ar polar já bem enfraquecido que chegou aqui no sábado/ domingo, quando registrou-se 16 C. Não foi uma friagem excepcional - frio intenso aqui é algo entre 12 e 13 graus, que acontece em alguns anos.
  5. PARABÉNS PELO REGISTRO RENAN!!! Ótimas fotos, vamos guardar a geada da zona da Mata 2019... Aqui em Rondônia também teve vento sul e 16 graus em Porto Velho ontem...
  6. É mesmo? Uma baixadona? Por que neste momento Capelinha e Diamantina têm 18 C...
  7. O Europeu está prevendo mínimas expressivas para Juiz de Fora - entre 5 e 8 C na madrugada de domingo. O que chama mais atenção, no entanto, são as máximas de sábado - entre 11 e 18 graus, ainda com grande variação. Já pensou se a máxima não passar de 11 C?!! Em Ubá, aqui na zona da Mata, a 400m a máxima deve ser sub-20 no sábado, entre 16 e 19 C. A mínima também no domingo deve estar entre 6 e 9 C. Em Barbacena, já nas Vertentes, a 100 km daqui, acima de 1100 m, a máxima no domingo deve estar entre 12 e 15 C. A mínima no domingo deve estar entre 3 e 7 graus. Um senhor frio, não?!
  8. Já estão precificando o frio - o mercado de café está reagindo... Não prevêem geada extrema mas já o suficiente para mexer na produção deste e do próximo ano... https://www.cnbc.com/2019/07/03/reuters-america-softs-arabica-coffee-rebounds-to-set-new-7-month-high.html
  9. Pois é, muita chuva e temperaturas no máximo até 25 C pelo menos por 4 dias em meados da semana que vem... Acompanhemos.
  10. Prezados BAZianos, Vocês viram que a FF pode chegar lá em Sergipe, próximo à foz do S Francisco, em meados da semana que vem? Aqui em Juiz de Fora temos vento do quadrante norte mais persistente - deve ser a advecção pré-frontal por aqui... para esquentar um pouco para depois gelar de vez. Aqui na Cidade Alta, a cerca de 900 m, as 13h a temperatura estava na casa dos 26 C - dois graus acima de ontem. Um bom frio a todos!!!
  11. Bom dia, pessoal, vamos de frio?! Sim!E vejam duas coisas curiosas que estou observando nos modelos. 1 - Aqui em MG - o frio pode ser mais duradouro que inicialmente previsto - parece que de sábado a terça o frio fica bem intenso, mas de quarta para frente vai se dissipando muito lentamente - frio persistente a vista? 2 - Parece que a isoterma de 15 graus/ 850 hPa avança no Nordeste e chega até à PB e ao RN!! Na BA e SE - máximas sub-20 em Vitória da Conquista e sub-25 em Feira de Santana BA e Palmeira dos Indios AL por quatro dias consecutivos na semana que vem!! A MP pode atingir de cheio o sul e leste do Nordeste... vai ser interessante acompanhar a dinâmica da temperatura no Nordeste, próximo ao Atlântico na semana que vem. Hoje no Centro de Juiz de Fora a mínima foi 14 C. Amanhã eu viajo e vou me encontrar com a bomba polar provavelmente passando pelo CW... rumo a Rondônia. Infelizmente não estarei aqui para presenciar o espetáculo da natureza... Mas contem tudo aqui, ok?! PS nem falei do Sul porque lá é consenso - vai ser A bomba gelada!!!
  12. Prezados, boa noite. Estou acreditando em maior anomalia de temperatura no RS e SC. Nos demais estados, a medida que vimos para o norte, menor anomalia, é o que vejo nos modelos. Aqui em JF os modelos jogam 5 C ou mais, só o canadense, sozinho, insiste em menos de 3 C. Vi o Sul de Minas, Lavras, idem - previsões entre 5 e 8 C - só o canadense jogando 0 C. Quanto a MG, vejo o maior pulso frio dos últimos três anos, mas não O FRIO dos últimos tempos. Já tiraram até a neve na Mantiqueira... (GFS e Europeu) #xatiado rsrsrs Vamos aguardar as próximas rodadas... Agora uma curiosidade. O tempo está cada vez menos nublado e parece que tivemos leves incursões de ar frio nos últimos dias (do Oceano? Só pode) pois as temperaturas médias desceram 3 graus em cinco dias. Assim, desde o dia 27, quando tivemos mínima de 18 C aqui no centro de Juiz de Fora, a cada dia a mínima baixa 1 C - 17...16...15...14...hoje chegou a 13 C. Parece ser o piso antes do forte resfriamento do final de semana. Enfim, hoje a temperatura oscilou entre 13 e 25 graus... no momento, 21 h, céu claro e 20 C.
  13. Aqui no Centro de Juiz de Fora mais um dia de alta amplitude térmica - a mínima foi 13 C - a máxima pode chegar a 26 C ou mais. Um dia típico de inverno para o leste do estado, Valadares a 200 m de altitude, por exemplo 😁. Registrava estas marcas lá nos anos 80 com frequência, na cidade.... Ou seja, ainda continua mais quente que o normal. A temperatura cai no fim de semana. Aguardemos.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.