Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leandro Leite

Members
  • Content count

    168
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Leandro Leite

  1. Assim espero, quero um Pacífico assim em julho, pra ''Cuiabrasa'' virar ''Cuiabice''' (Ler-se ''Cuiabaice'', ''ice'' é gelo em gelo em inglês) e Primavera virar ''Gelovera'' do Leste. ''Vamos pra frente Pacífico e volte para a cor azul, La Niña, a menina que faz o Mato Grosso virar Sul!''⛄☃️❄️
  2. A menor máxima aí foi 16 C? Parece que este ano foi marcado pela ausência de máximas baixas do período da tarde na faixa oeste do País, incluindo norte e noroeste do Paraná, o frio na faixa oeste foi seco com noites frias e tardes amenas, bom, Primavera não teve máxima sub 20, mas isso não significa que não fez frio, o que pensar de Patrocínio em Minas Gerais que teve geada e não teve tarde com máxima sub 20.
  3. Brasil em si não podemos generalizar, pois o País é enorme e tem muitos climas diferentes, no caso você deve se referir à sua cidade, 2008 não foi grande coisa em matéria de frio em Cuiabá, mesmo com La Niña, os dois anos seguintes, mesmo 2009 tendo El Niño, foram mais excepcionais, com frio à tarde até então não ocorrido depois que entrou o século XXI.
  4. Na verdade foi por analogia ao Super El Niño 1997/98, pois daquela vez teve uma La Niña forte que durou até 2001, iniciada em 1998, responsável pelo inverno forte do ano 2000, mas dessa vez a La Niña foi fraca e já em 2018 entrou outro El Niño só 2 anos e meio após o término daquele El Niño muito forte, da outra vez levou 4 anos pra começar outro El Niño, o que se deu em 2002, mas vale ressaltar que até 2013 o Oceano Pacífico estava predominantemente frio desde 2007, mas a chave virou em 2014, desde então o Pacífico tem estado predominantemente quente, na época o ceticismo com relação ao aquecimento global havia aumentado, pois, houve nevadas no Sul do Brasil em 2010 e 2013, aqui em Cuiabá houve uma boa frequência de tardes com 12 C/13 C, Primavera também teve, além de temperaturas de 1 dígito com tempo nublado, com neblina, garoa, em ambas as cidades, de 2014 pra frente só 2017 teve menos de 10 C em Cuiabá, entre 2009 e 2013 teve na maioria dos anos, a resposta está no Pacífico, uma La Niña mais forte é uma questão de tempo pra acontecer, talvez 2020 ou pouco depois.
  5. Volta padrão 2007-2013☃️❄️🌧️ em 2020!
  6. Isso ia trazer sofrimento para os mais pobres, que em boa parte vivem em áreas que sequer esfriam, eles nem têm agasalhos.
  7. Boa tarde, estou criando esse novo tópico para falar de algumas divergências que existem entre termômetros de álcool, estacões meteorológicas que podem ser absurdas, bom eu tenho um termômetro a álcool de madeira e outro de plástico, quando a temperatura está por exemplo entre 25 C e 30 C eles são compatíveis, mas eu fiz vários testes com eles, e as divergências aumentam em ambientes muito frios e muito quentes, no meu quarto eu os coloquei em baixo do ar split com a pá virada em cima deles durante mais de um hora, o de madeira não baixou de 20 C e o de plástico chegou a 18 C, coloquei no controle em 18 C; outra vez em julho eu passei uma semana em Primavera e os termômetros divergiam em 1 C, mas no último dia esfriou e o de madeira marcava 17 C e o de plástico 15 C, vale ressaltar que época do de plástico estava com um tracinho deslocado de álcool, que equivale a uns poucos décimos, menos de 0,5 C, depois de um tempo o traco colou, agora, o teste com o ar condicionado falado acima foi sábado e o de plástico não tinha mais o traco, agora é na geladeira, mesmo depois que não tem o traco, que eles divergem em até 4 C, 5 C, o de madeira marca mais, já no sol, isso eu testei em Cuiabá num dia não muito quente e o de plástico chegou a 45 C enquanto o de madeira não passou de 38 C, fiz também testes no ar condicionado antigo de caixa em Cuiabá, contava até 60 ou 120, um minuto ou dois, o de plástico ia baixando até 12 C, enquanto o de madeira demorou pra baixar de 15 C, os expunha pelo mesmo tempo ao vento do ar condicionado. Obs: A tecla do c-cedilha não funciona nesse notebook.
  8. https://www.google.com.br/maps/place/Primavera+do+Leste+-+MT,+78850-000/@-15.4964774,-54.1284894,755m/data=!3m2!1e3!4b1!4m5!3m4!1s0x93772b77a30b69eb:0x5175ed20dec62814!8m2!3d-15.4964506!4d-54.1261896
  9. Rio Sapé: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMAVE5 Fazenda Cidade Verde: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPOXORU2 Fazenda São Luiz: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMAVE4 A mínima este ano na fazenda no Rio Sapé foi de 4,3 C no dia 8 de julho ❄️
  10. Até lembra os Estados Unidos por causa da casa, mas as araucárias são tipicamente brasileiras.
  11. Esse modelo aponta uma previsão de La Niña, cenário previsto é favorável a uma mínima sub-10 e uma máxima sub-15 em Cuiabá e Primavera ☃️
  12. Previsão boa pra quem gosta de frio aqui no Mato Grosso, espero que se concretize.
  13. Eu gostava desse blog, nem estava mais achando, está abandonado há anos, mas tem umas informacões muito interessantes, porém os links do tópico neve diz que não existe quando você clica.
  14. 37 C em Curitiba no século XIX? Se der hoje todo mundo vai falar que é o aquecimento global.
  15. Voltando pra Primavera do Leste, no sábado 6 de julho a PWS do Rio Sapé e a da Fazenda São Luiz, que é perto dali marcavam a mesma temperatura durante a noite, entre 12 C e 13 C, mas de madrugada a São Luiz marcou 9 C e a do Rio Sapé 6 C, porém a discrepância foi na noite seguinte, quando a do Rio Sapé baixou pra 4 C e a São Luiz não baixou sequer de 12 C, e ao amanhecer enquanto a do Rio Sapé marcava 4 C, a São Luiz marcava 14 C, a do Rio Sapé fica a 600 m e a São Luiz a 700 m de altitude, bem essa São Luiz não é muito confiável, e faz tempo que não funciona, em marco chegou a passar dos 40 C, nunca que vai ter um calor desse em Primavera essa época, nas piores ondas de calor é 38 C em setembro e outubro, em marco nem chega a 35 C, olhando os dados da automática do INMET em Primavera, inoperante desde maio, você verá que os valores eram bem mais amenos.
  16. Falando em PWSs achei mais interessante é o que acontece nos EUA, que tem literalmente uma estacão meteorológica em tudo que é esquina, vi no wundermap divergências de até 2 C ou 4 F em Manhattan em Nova York numa distância de 4 quadras, em San Francisco perto do aeroporto internacional vi divergirem em 1 C ou 2 F numa distância também de 4 quadras, já em Los Angeles num bairro chamado Paramount eu vi uma diferenca de 2 C ou 4 F em quadras vizinhas, vale ressaltar que eu verifiquei os valores e estavam atualizados pro mesmo minuto.
  17. Bom, no sábado em que estava frio em Primavera no comeco de julho meu termômetro de plástico aferiu 11 C 20 pras 10 da noite, com o tracinho teria que está uns poucos décimos a mais, mas as PWSs do entorno de Primavera, 3 delas, estavam acima de 12,5 C, mas não chegavam a 13 C, no mesmo horário, depois lá pras 11 uma delas, a Fazenda Cidade Verde, baixou pra 11 C, mas as outras não baixaram de 12 C antes da meia noite, da outra vez que esfriou, 25 de julho, quando os termômetros meus marcavam 15 C e 17 C, duas PWSs do entorno estavam 15 C, depois no carro marcava isso, o que deveria aumentar a minha confiabilidade no termômetro de plástico, já num dia de julho, entre a primeira e a segunda vez que esfriou, num dia mais quente, durante a noite, perto de 9 e meia, meu termômetro de madeira marcava 23 C e o de plástico 22 C, enquanto nessas mesmas duas PWSs, em área rural, marcavam 20 C, voltando praquele primeiro sábado de julho, durante o dia 3 PWSs no entorno de Primavera passaram dos 22 C chegando até a 23 C, enquanto no meu termômetro de madeira não passou de 21, 5 C-22 C, e o de plástico a máxima ficou em 20 C, com o tracinho deslocado alguns décimos a mais.
  18. Até Brasília que é tão seco choveu mais que Floripa! Mas a capital mais seca do Brasil este ano está sendo BH, e a mais chuvosa Belém, tem chovido melhor nas capitais do eixo Norte-Nordeste que nas do Centro-Sul.
  19. Cuiabá choveu mais que Florianópolis? Mas Florianópolis é litoral, tem muita mata, Cuiabá é interior, é cerrado, que tem estacão seca definida.
  20. Pior que eu detesto esse conceito de que cidades com alta qualidade de vida não parecem Brasil, eu sou de Primavera do Leste, que com 70 mil habitantes tem uma alta qualidade de vida, e isso não me faz em nada me sentir fora do País, as cidades brasileiras desenvolvidas não se assemelham com cidades americanas ou ainda mais europeias, que é tudo antigo, mas tem uma característica própria e pelas fotos você identifica que é Brasil.
  21. ''É noite o carro vai rugindo parecendo fera, voando baixo em Campinas na via Anhanguera... Ei Goiânia, não deu pra segurar a barra então eu voltei, ei Goiânia, avisa aqueles olhos lindos que eu já cheguei '' Rumo a Goiânia de Leandro e Leonardo
  22. O Pacífico Equatorial parece está esquentando novamente, segundo eu vi num site em inglês há um tempo, teve um especialista que tem outro site, que comentou que o Pacífico ficaria com El Niño fraco ou com neutralidade positiva até o primeiro semestre de 2020 quando começaria uma transição para La Niña em resposta à atividade solar, é possível que as águas frias no entorno da Indonésia migrem para leste e tragam uma La Niña mais forte no próximo ano, e com isso o inverno 2020 pode ser mais frio.
  23. E hoje Cuiabá tá até fresco, choveu de madrugada com 23 C e agora tá 28 C, ontem chegou a 40 C e a essa hora já estava 37 C.
  24. Difícil alguém dormir sem ar condicionado, nem Cuiabá esquenta tando assim de madrugada, temperaturas assim no horário são comuns em locais como o Vale da Morte, na Califórnia, ou Phoenix, no Arizona, EUA.
  25. Difícil alguém dormir sem ar condicionado, nem Cuiabá esquenta tando assim de madrugada, temperaturas assim no horário são comuns em locais como o Vale da Morte, na Califórnia, ou Phoenix, no Arizona, EUA.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.