Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pedro Victor P.

Members
  • Content count

    412
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1479 Excellent

About Pedro Victor P.

  • Birthday March 13

Location

  • Location
    Fortaleza (CE)

Recent Profile Visitors

432 profile views
  1. • Fortaleza tem 403,6 mm acumulados em fevereiro de 2020, até às 9h de hoje (26). A normal para o mês é de 186,9 mm. • 24 dos 26 dias registraram alguma precipitação. Os dias sem chuva: 12 e 21. • A maior precipitação diária de fevereiro de 2020, no entanto, não aconteceu no mês em si: os 60,4 mm computados no dia 1º caíram entre a manhã e a tarde do dia 31 de janeiro. • Média das temperaturas mínimas até o dia 25: 24,0°C (desvio de -0,3ºC) • Média das temperaturas máximas até o dia 25: 31,0°C (desvio de +0,1ºC) Todos os dados são da estação automática do INMET.
  2. E Fortaleza ultrapassou os 400 milímetros.
  3. Se fevereiro tem se mostrado predominantemente positivo no norte do Nordeste, as notícias para o resto da quadra chuvosa, segundo o CFSv2, não são lá muito animadoras: Março ainda deverá ter desvios positivos, mas num grau muito menor em relação ao que era previsto nas rodadas de dezembro/janeiro: Em abril (que em Fortaleza é o mês mais chuvoso do ano, com média de 412,8 mm), grande parte da região tende a apresentar desvios negativos, enquanto o Amapá e o Pará terão desvios positivos, o que provavelmente indica que a ZCIT deverá ficar mais pra lá do que pra cá. E por fim, maio, também seguindo a tendência de apresentar desvios negativos por toda a metade norte do Nordeste: Situação atual dos oceanos:
  4. Um núcleo se formou no extremo-sul do Ceará, nas proximidades de Juazeiro do Norte: Na capital, Fortaleza, nada de especial:
  5. Hoje Fortaleza igualou o recorde de menor temperatura do ano: 22,4ºC. Mesma mínima registrada no dia 5 de fevereiro.
  6. O sábado foi bastante curioso aqui em Fortaleza. Tivemos pouca chuva, muita nebulosidade e uma tarde amena. A temperatura não passou dos 27,5ºC, uma queda de quase 4ºC em relação a máxima da sexta-feira. Ainda na madrugada, falei sobre alguns núcleos que se formaram na Região Metropolitana. Pois bem, eles ficaram restritos ao sul da Grande Fortaleza. Fortaleza mesmo teve muitos clarões e pouca chuva, enquanto os municípios de Itaitinga (limítrofe) e Horizonte acumularam de 70 a quase 90 milímetros. Radar da FUNCEME durante a atuação dessa instabilidade da madrugada: E agora, mais uma situação inesperada. Novos núcleos estão se formando no mar e estão avançando em direção à RMF. Esperava-se (pela previsão e pela experiência) que as chuvas (ou os projetos de chuva) não passariam da tarde de hoje. Com isso, Fortaleza teve algumas pancadinhas isoladas/rápidas nesta noite. Nada muito significativo, por enquanto. Sobre o acumulado de fevereiro de 2020: nesses 22 dias foram registrados 356,3 milímetros no posto do INMET. Este valor supera em 0,2 mm o acumulado total de fevereiro de 2004, tornando este o fevereiro mais chuvoso do século neste posto específico. Falta o dado do 1º ano do século, 2001, mas baseando-se nos registros de outros postos monitorados pela FUNCEME, é muito improvável que fev/2001 tenha superado fev/2020. Como expliquei em outra postagem que fiz, no Fantástico Mundo de Bobby do INMET, trata-se do fevereiro mais chuvoso do século, mas na vida real e prática, é apenas o fevereiro mais chuvoso desde... fevereiro de 2019.
  7. Finalmente, fortes núcleos estão se formando nas proximidades de Fortaleza: Acaba de cair uma pancada intensa e com ventania no meu bairro. A varanda do meu quarto aponta para horizonte norte, onde o céu ainda não está tão fechado. No entanto, dá para ver os clarões dos relâmpagos que estão vindo desses núcleos e novas nuvens que estão a caminho.
  8. A quinta e a sexta-feira foram dias meteorologicamente chatos em Fortaleza. Se havia previsão para chuva mais generalizada/duradoura entre quarta (19) e sábado (22), até agora esta ficou concentrada apenas no final da noite de quarta (19), sem sequer expandir pela madrugada da quinta. Impera ainda aquele mesmo padrão de elevada concentração espaço/tempo. Ontem e hoje foram dias restritos a nebulosidade alta. Fortaleza assistiu de camarote núcleos intensos que atingiram Natal, João Pessoa, Recife, Maceió (!), São Luís, o próprio interior do Ceará e agora o Oceano Atlântico. Ainda se fala em chuva para a madrugada e manhã do sábado, mas a julgar pelas imagens de satélite e radar... sei não. A previsão para o domingo desanima, já que deveremos ter um dia de puro sol. Para o período entre a noite de segunda e a tarde de terça-feira, aumentam as chances de chuva. Resta saber se é chuva de verdade (estilo anos 2000) ou se são 35 milímetros em apenas uma hora no posto do INMET ensanduichados entre prolongados períodos de sol e/ou nebulosidade alta. Em linhas gerais, este não será um feriado prolongado ao meu gosto—marcado pela chuva. Pena. Fica a torcida para a Semana Santa.
  9. To até com receio desse absurdo virar moda e se expandir por outras cidades. Lamentável.
  10. O dia inteiro esses núcleos poderosos do lado do litoral do CE desperdiçando chuva no oceano. 😭
  11. Eu ficaria muito bravo se fizessem uma barbaridade dessas por aqui. 😑🤦🏻‍♂️
  12. Em fevereiro de 2019 o posto do Pici, aqui em Fortaleza, acumulou 466,7 mm. Mas, já que a convenção assim manda, vamos falar do INMET. Pois bem, nesses 20 dias, fevereiro de 2020 já tem 351,3 mm acumulados. Isso nos coloca (segundo os dados do BDMEP) no fevereiro mais chuvoso em 16 anos. Fevereiro de 2004 acumulou 356,1 mm. Se superarmos esse valor, vamos ter, de uma forma pra lá de bizarra, o fevereiro mais chuvoso em 35 anos. Claro, assumindo que os desconhecidos (pelo INMET) fevereiros de 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1995 e 2001 não tenham superado esse valor. Pelos dados do INMET, o fevereiro mais chuvoso desde 1985. Pelo dados da FUNCEME, o fevereiro mais chuvoso desde... 2019. E olha que Fortaleza está longe de ser uma cidade enorme. Menção honrosa para fevereiro de 2011, que como 2019, também ultrapassou os 400 milímetros em um dos postos da FUNCEME.
  13. Nesta noite, muita água entre o Cariri cearense e o sertão paraibano.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.