Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Daniel Lisboa

Members
  • Content count

    501
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Daniel Lisboa

  1. Acaba de sair no site da Metsul. Sim, já estão deixando a gente sonhar. A MetSul Meteorologia observa há muito tendência de repetição de padrões do inverno da América do Norte meses depois no inverno do Sul do Brasil. Anos de eventos muito extremos de frio em janeiro e fevereiro, de caráter histórico, acabaram tendo depois nos meses do nosso inverno também eventos de grande intensidade e marcantes no Sul do Brasil. Casos de 1918, ano de inverno incrivelmente rigoroso nos Estados Unidos e que depois teve entre junho e julho neve na cidade de Buenos Aires e o recorde de mínima de toda a série histórica de Porto Alegre com -4ºC. Ou 1962 que foi outro ano congelante no Hemisfério Norte e após teve um inverno rigoroso no Sul do Brasil. Chama a atenção que vários anos foram mencionados nas últimas horas em informes sobre o frio nos Estados Unidos e na Europa. Apareceram 1955, que teve uma onda de frio excepcional com recordes de temperatura mínima no Rio Grande do Sul e uma grande precipitação de neve, o ano de 1994 que foi marcado por uma grande tempestade de neve na Serra Gaúcha no mês de julho.
  2. De todas as previsões precipitadas feitas pela Climatempo, essa me parece a mais absurda por simplesmente não haver indício algum que sustente a previsão. Claramente é uma tentativa desesperada de repercutir na mídia depois que a Metsul teve grande visibilidade com a última MP.
  3. Meu Deus, de onde a Climatempo tá tirando isso? GFS e Euro não mostram nada de especial, muito menos pro feriado.
  4. Pela Metsul, começando a nevar em Gramado, Canela e Cambará do Sul. Pode não ser tão bom quanto 2013, mas já está superando os modelos.
  5. O ar polar está induzindo a formação de nebulosidade? Foi o que entendi pelas matérias da Metsul, mas confesso que fiquei confuso (sempre associei formação de instabilidade a calor, claro)
  6. Onde está indicada a "neve líquida"? É o montinho azul escuro?
  7. Por que a previsão está tão ruim pro interior de SP? Pela posição da alta, era pra esfriar bem mais. Parece que a MP só será significativa pro leste e sul do estado.
  8. Qual foi a máxima em SP hoje? Tempo bem mais carrancudo e frio que o previsto. Europeu previa 29...Pode ser um indício do que está por vir.
  9. Cara, eu não consigo entender a Climatempo. A maior empresa de meteorologia do país se baseia só em um modelo, o GFS? Olha o mapa de neve deles
  10. Que absurdo completo, essa MP não vai chegar à unha do pé dessas ondas de frio citadas
  11. Mas pra neve, neve mesmo essa última rodada do Euro continua ruim?
  12. Ou seja, havia consenso. Noaa (GFS) e Euro (que eu me lembre) previam neve. Não é o caso agora.
  13. Em 2013 havia consenso entre os modelos? Tá aí uma comparação importante
  14. O Euro deixou de ser o modelo mais estável desde o ano passado. E neste ano tá completamente maluco (na minha modesta opinião)
  15. Galera, o nome do canal é "colapso mundial". Pelo amor de Deus, ignorem. A imprensa em geral entende pouco de meteorologia, mas neste caso aí é só um brother sem noção falando asneira. A matéria da Metsul é super correta, explica o cenário didaticamente e deixa bem claro que ainda não dá pra fazer nenhuma previsão sobre onde e o quanto vai nevar.
  16. Isso que eu ia dizer. Está havendo um certo desespero antecipado. O GFS melhorou bem para MG e RJ, e ainda coloca outra MP marítima no final da grade que seria ótima pra MG. CALMA GENTE!
  17. Prova de que os modelos, em especial o Europeu, continuam confusos é o Euro do nada meter um 6C pra SP domingo. Até ontem não baixava de dez. Acho que teremos que esperar ainda, principalmente no Sudeste.
  18. O GFS e o CMC continuam bons para SP e o centro-oeste. Para o resto do Sudeste, de fato deu uma leve piorada.
  19. O Euro realmente não tá afim de colaborar. Voltou a amenizar o frio.
  20. Renan, você tem acesso ao 00z do Europeu pra gente saber se melhorou?
  21. Acho que essa é a tal da rodada 12z (me corrijam se eu estiver errado) que ou tá bugada ou então só o Euro tá certo
  22. O Euro é sempre o último a entrar na brincadeira e o primeiro a querer acabar com ela. Pegarei birra eterna se ele acertar, haha. O Tempo.com sempre atualiza a previsão às 18:30. Nesse caso, vão colocar os dados da 12z, alguém sabe?
  23. Bom, pelo visto CMC e GFS continuam firmes. Só a mala do Euro tá com frescura.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.