Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Daniel Lisboa

Members
  • Content count

    506
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

2608 Excellent

1 Follower

About Daniel Lisboa

  • Birthday 08/07/1981

Location

  • Location
    São Paulo-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Divagações: em tempos recentes, quando um ano tem um forte MP tardia (agosto, setembro), quase sempre o ano seguinte tem um inverno frio. Exemplos: 1984: forte MP em agosto (neve em Porto Alegre) 85: inverno frio 87: forte MP em agosto 88: inverno frio 93/94: iden 99/2000: iden 2006/2007: iden Só o pavoroso 2015 não teve nada de bom, mas foi seguido por um ótimo 2016. Alguma lógica nisso? Acho que não, mas...
  2. Agora a Climatempo CRAVA que o Pacífico não terá influência ALGUMA sobre o nosso outono, só o Atlântico. O que vocês acham? Faz sentido ou é só mais uma aposta arriscada?
  3. Acabo de ouvir o podcast da Climatempo e eles reafirmaram a previsão de um outono quente. Não tenho nada pessoal contra os profissionais de lá, mas é preciso lembrar o quanto eles erraram nos últimos anos. Em 2019, CRAVARAM que não teríamos mais frio algum após a MP do início de julho e tivemos pelo menos mais 3 boas MPs (a Metsul até mandou uma indireta pra eles). Ano passado, previram um junho cheio de frentes frias e uma MP forte pro início de julho. Praticamente NADA disso aconteceu e a única MP forte veio no final de agosto. Pode ser que acertem este ano, claro. Mas o histórico recente é péssimo. A ver.
  4. Pois é, achei inclusive a linguagem muito estranha. Aliás, como anda o CFS?
  5. Que previsão mais estranha e superficial. Até achei que era fake. Basicamente vai fazer calor no outono todo, é isso?
  6. Acaba de sair no site da Metsul. Sim, já estão deixando a gente sonhar. A MetSul Meteorologia observa há muito tendência de repetição de padrões do inverno da América do Norte meses depois no inverno do Sul do Brasil. Anos de eventos muito extremos de frio em janeiro e fevereiro, de caráter histórico, acabaram tendo depois nos meses do nosso inverno também eventos de grande intensidade e marcantes no Sul do Brasil. Casos de 1918, ano de inverno incrivelmente rigoroso nos Estados Unidos e que depois teve entre junho e julho neve na cidade de Buenos Aires e o recorde de mínima de toda a série histórica de Porto Alegre com -4ºC. Ou 1962 que foi outro ano congelante no Hemisfério Norte e após teve um inverno rigoroso no Sul do Brasil. Chama a atenção que vários anos foram mencionados nas últimas horas em informes sobre o frio nos Estados Unidos e na Europa. Apareceram 1955, que teve uma onda de frio excepcional com recordes de temperatura mínima no Rio Grande do Sul e uma grande precipitação de neve, o ano de 1994 que foi marcado por uma grande tempestade de neve na Serra Gaúcha no mês de julho.
  7. De todas as previsões precipitadas feitas pela Climatempo, essa me parece a mais absurda por simplesmente não haver indício algum que sustente a previsão. Claramente é uma tentativa desesperada de repercutir na mídia depois que a Metsul teve grande visibilidade com a última MP.
  8. Meu Deus, de onde a Climatempo tá tirando isso? GFS e Euro não mostram nada de especial, muito menos pro feriado.
  9. Pela Metsul, começando a nevar em Gramado, Canela e Cambará do Sul. Pode não ser tão bom quanto 2013, mas já está superando os modelos.
  10. O ar polar está induzindo a formação de nebulosidade? Foi o que entendi pelas matérias da Metsul, mas confesso que fiquei confuso (sempre associei formação de instabilidade a calor, claro)
  11. Onde está indicada a "neve líquida"? É o montinho azul escuro?
  12. Por que a previsão está tão ruim pro interior de SP? Pela posição da alta, era pra esfriar bem mais. Parece que a MP só será significativa pro leste e sul do estado.
  13. Qual foi a máxima em SP hoje? Tempo bem mais carrancudo e frio que o previsto. Europeu previa 29...Pode ser um indício do que está por vir.
  14. Cara, eu não consigo entender a Climatempo. A maior empresa de meteorologia do país se baseia só em um modelo, o GFS? Olha o mapa de neve deles
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.