Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nicolas Fernandes

Members
  • Content count

    13
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

91 Excellent

Location

  • Location
    Pedro Canário - ES

Recent Profile Visitors

212 profile views
  1. Após um dia quente, as instabilidades começaram crescer aqui no norte do Espirito Santo, trazendo muita chuva aqui onde eu moro. E depois de muitas instabilidades chegando com chuva fraca ou desviando da região, hoje ela atingiu com tudo a cidade, acumulando 29,6 mm, sendo que 22,4 mm caiu em apenas 10 minutos. Essa provavelmente foi a ultima chuva antes do tempo seco voltar predominar na região, espero que esteja errado e tenhamos mais chuva 😂. Imagens de Satélite: A previsão do GFS pros próximos 15 dias não ta muito animadora pra região, mas como falta um tempinho, só resta torcer para que essa previsão melhore. Em contrapartida, maior parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espirito Santo e São Paulo terão bons acumulados de chuva.
  2. Na cidade de Aracruz teve muita chuva e vento. No pluviômetro de Jacupemba, do Cemaden, até o momento já acumulou 36,6mm.
  3. Após uma tarde muito quente, tivemos grandes núcleos de chuva se formando aqui no norte do Espirito Santo, até o momento a chuva não atingiu a cidade onde eu moro. A temperatura caiu um pouco por causa da nebulosidade, mas continua muito abafado.
  4. Feliz Ano Novo !! O Ano começou quente aqui no norte do Espirito Santo com algumas pancadas de chuva localizada. O Litoral do estado teve a sorte de ter um céu limpo durante a virada, deixando a queima de fogos mais bonita. Para os próximos dias a expectativa é da chuva começar a generalizar fazendo a temperatura diminuir um pouco. Espero que esse ano de 2020 seja melhor que os outros anos. No ano passado tivemos um forte calor nos meses de janeiro, fevereiro e novembro e chuva abaixo da média em áreas do norte e oeste do estado(cidades que fazem divisa com minas).
  5. Volume bastante alto, Renan. Esse mês de dezembro está sendo muito bom de chuva ai na região de Juiz de Fora. Depois do começo de primavera escaldante, a gangorra mudou de lado e parece que vai continuar durante o mês de Janeiro.
  6. Noite calma. Céu Limpo. Lua Brilhando. Este é o cenário aqui no norte do Espirito Santo, bem diferente do que tínhamos na semana passada. Durante o dia não foi nada diferente: Tivemos até algumas nuvens do tipo cumulus que não cresceram o suficiente para causar precipitação. No meio da tarde o vento de leste começou a soprar com mais força, aliviando um pouco do calorão que estava fazendo. O mês de novembro despejou bastante chuva no estado capixaba. A chuva ficou concentrada no centro-sul/leste, enquanto no norte/noroeste tivemos chuva, porém com acumulados inferiores. Aqui em Pedro Canário, no mês de novembro choveu 100.4 mm. Em Pinheiros, cidade próxima daqui, o acumulado ficou em 84,4 mm com uma média mensal de 175 mm. Enquanto isso em Alegre, no sul do estado, o acumulado foi de 183.5 mm. O Cenário para os próximos dias ainda mostra que teremos muita chuva no sul do Espirito Santo, centro-sul de Minas, Zona da Mata Mineira e boa parte do Rio de Janeiro. GFS:
  7. O último mês dessa década começou quente aqui no norte do Espírito Santo. A madrugada foi abafada, com pouco ou nenhum vento para refrescar, com bastante nebulosidades de áreas de instabilidades que se formaram no leste mineiro e avançaram para o estado. Mesmo com a janela aberta e um ventilador, a noite ainda foi desagradável. Durante a tarde a temperatura disparou, chegando aos 30ºc em Marilândia às 11 horas da manhã e batendo os 35ºc às 15 horas. A chuva ainda caiu no sul do estado durante o fim da madrugada e começo da manhã deste Domingo. Afonso Cláudio, que fica na parte mais alta do estado, registrou 34.2 mm entre as 06:00 e 08:00, sendo que 20.6 mm caiu em apenas 1 hora. A noite segue quente, até pior que ontem, porém áreas de instabilidades já podem ser observadas no centro-sul do estado, dando um sinal de que poderemos ter um alivio mais tarde. Imagens de satélite do sudeste: Grandes núcleos sobre o leste mineiro e o estado capixaba. Raios na Praia de Itaparica, Vila Velha:
  8. O tempo nesses últimos dias no norte do Espirito Santo continuou instável. A chuva ficou frequente no centro-sul do estado, voltando aquela situação de chuva muito volumosa agravando ainda mais a situação que já não estava boa. Ontem estive na região de Pavão, no nordeste de minas, próximo a Teófilo Otoni, e deu para perceber a diferença da chuva: Enquanto áreas do Espirito Santo está tendo um diluvio, parte da região nordeste de minas ainda está sofrendo com acumulados baixos e mal distribuídos. Infelizmente meu celular quebrou quando estava viajando e não deu para registrar a beleza das montanhas da região. Acumulado dos últimos 3 dias pelo CEMADEN; Grande Vitória: Serra(Centro): 121.3 mm Vila Velha(Centro): 81.6 mm Cariacica(Jardim Botânico): 90.1 mm Vitória(Jardim Camburi): 148.8 mm Viana(Jucu): 68.4 mm Fundão(São José): 184.2 mm Imagens de Satélite da região sudeste nesta tarde: Grandes núcleos na divisa de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
  9. Ontem tivemos um dia agradável aqui no norte do Espirito Santo. A chuva ocorreu em algumas áreas do centro sul e norte do estado, porém de forma mais localizada e sem volumes expressivos. A temperatura ficou amena em todo o estado, chegando nem se quer aos 30ºC. Temperatura segundo o INMET: Marilândia: 27.3ºC Afonso Claudio: 26.8ºC Ecoporanga: 26.7ºC São Mateus: 26.0ºC Linhares: 25.9ºC Em questão da chuva, segundo o INMET: Ecoporanga: 30.8 mm São Mateus(AUTO): 19.2 mm Nova Venécia: 15.8 mm Venda Nova do Imigrante: 11.2 mm Hoje a infiltração de ar marítimo está forte, o dia está bem nublado, com garoa em alguns momentos e temperatura amena. A chuva diminuiu bastante neste domingo, um alivio momentâneo para as áreas mais afetas pelo diluvio que ocorreu na semana passada. O modelo americano GFS continua colocando muita chuva para região nos próximos dias, o que poderia piorar ainda mais a situação do solo extremamente encharcado. Projeção para os próximos 15 dias pelo modelo americano GFS:
  10. Hoje o sol apareceu com mais força aqui no norte do Espírito Santo. A chuva diminuiu no centro-sul do estado, mesmo assim áreas que já registraram muita chuva durante a semana, ainda teve alguma chuva, porém com um volume mais baixo que os dias anteriores. O risco de deslizamento de encostas está muito alto, solo está muito encharcado e qualquer volume de chuva no momento é um perigo. A temperatura passou dos 30ºC no norte/noroeste do estado, sendo a maior delas em Ecoporanga, 33.4ºC(INMET). Por outro lado, a cidade de Santa Teresa, na região serrana do estado, a temperatura não passou dos 20.2ºC(INMET). No final da tarde e começo da noite, tivemos alguns núcleos de chuva formando na divisa do estado de Minas Gerais e avançando pelo norte do estado. Aqui onde eu moro, acumulou cerca de 4.6 mm entre as 22h e 23h. segundo o pluviômetro do CEMADEN. Imagens de Satélite de algumas áreas do Sudeste:
  11. O dia hoje no Espirito Santo foi mais calmo: A chuva persistiu durante a manhã, mas foi diminuindo no decorrer do dia até o sol voltar aparecer. A tarde esquentou em algumas áreas do estado com a diminuição da nebulosidade, atingindo valores acima dos 30ºC . As maiores temperaturas foram registradas no norte/noroeste do estado: Ecoporanga: 32.1ºC Nova Venécia: 31.1ºC Alegre: 30.9ºC Marilândia: 29.6ºC São Mateus: 29ºC O acumulado diminuiu em algumas áreas, mas ainda assim foram altos, aumentando ainda mais os riscos de deslizamentos de encostas principalmente na região serrana. Grande Vitória: Vitória(Convencional): 103.4 mm Vila Velha: 60,4 mm Vitória(Automática/INMET): 34 mm CEMADEN: Viana(Jucu): 104.6 mm Fundão(São José): 56.8 mm Cariacica(Centro): 51.5 mm Serra(Centro): 29.7 mm Vitória(Jardim Camburi): 25.4 mm Vila Velha(Centro): 23.6 mm Regiões mais altas do estado ainda tiveram volumes expressivos: Santa Leopoldina(Centro): 104.8 mm Domingo Martins: 89.3 mm
  12. Obrigado! A cidade tem entre 62 e 70 metros de altura. Perto da cidade tem alguns vales, o maior deles é o Vale do Rio Itaúnas. A cidade não tem uma estação meteorológica, apenas um pluviômetro do Cemaden. Até um tempo atrás, tinha uma estação em uma fazenda na zona rural, cerca de 15km de distancia da cidade, mas o dono não deixava acessar os dados (não sei o motivo). Os extremos que eu conheço e tem uma certa "veracidade" são: Minima: 9.8Cº Máxima: 40.2Cº A Minima foi registrada na madrugada de 23 de Agosto de 2016, nesta mesma fazenda. No caso da máxima, ela foi registrada na segunda-feira da semana passada, 4 de Novembro 2019, por um termômetro digital.
  13. Olá, Boa noite! Participo do Fórum ABZ desde Março deste ano, porém apenas como espectador. Agora que já estamos na primavera e as chuvas voltaram (mais tarde que o normal), resolvi participar. -- Aqui onde eu moro em Pedro Canário, no norte do Espirito Santo, o tempo ficou chuvoso durante todo o dia. A chuva variou de intensidade durante o dia, começando com uma bela pancada de chuva na manhã, acumulando 10mm entre as 9 e 10 horas, ficou fraca durante o fim da manhã até o meio da tarde, e cessando no comecinho da noite. Na parte centro-sul do estado, a chuva veio com mais intensidade e volumes bem altos, causando transtornos em algumas localidades. A chuva ficou mais concentrada na parte mais próxima do oceano. CEMADEN nas últimas 24 horas; Grande Vitória: Fundão(São José): 161.4 mm Viana (Jucu): 152.2 mm Cariacica (Jardim Botânico): 133.8 mm Serra (Centro): 117.3 mm Vila Velha (Centro): 93.6 mm Vitória (Jardim Camburi): 76.7 mm Demais locais do Estado: Santa Leopoldina(Centro): 110.1 mm Marechal Floriano: 70.4 mm São Mateus: 62.8 mm Linhares: 55.6 mm Colatina(Centro): 26.1 mm Afonso Cláudio: 19.9 mm Pedro Canário: 17.2 mm INMET Convencional: Vitória: 114.8 mm São Mateus: 85.8 mm
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.