Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GabrielG.

Members
  • Content count

    69
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

167 Excellent

Location

  • Location
    Ponta Grossa/PR

Recent Profile Visitors

329 profile views
  1. Boa noite! Hoje tivemos um dia extremamente agradável. A temperatura variou de 14°C-27°C na estação do simepar e nas estações de baixadas, a temp variou entre 10-27°C. A perpesctiva é que o resfriamento de amanhã seja maior do que foi hoje. A atmosfera aqui, está totalmente limpa, o que deverá favorecer uma queda acentuada nas temperaturas, principalmente em baixadas.
  2. A mesma coisa está ocorrendo aqui. Foi uma boa surpresa.
  3. Boa noite. Como relatado por nossos colegas paranaenses, o dia foi de muito abafamento no estado. Aqui em PG, relatei uma máxima parecida com a de Curitiba, a nossa foi de 31.5°C. Porém a sensação de calor foi bastante grande devido a umidade. Agora passando um pouco da 00hrs, estamos na casa dos 20-21°C, uma temperatura bem incomum neste horário para a nossa região.
  4. Boa tarde! Ontem e hoje tivemos uma surpresa bastante agradável. Ontem, os modelos não apontavam precipitação para a minha região e acabou no fim caindo uma chuvinha boa. Hoje foi a vez da temperatura. Os modelos climáticos de temperatura e próprio simepar, cravavam que a temperatura mínima não baixaria da casa dos 18-20°C O resultado foi que as temperaturas ficaram na casa dos 13°C-14°C nas estações. Creio que na máxima não subirá tanto como os modelos estão apontando, agora temos 25°C e o tempo está se arrumando para chover.
  5. Perfeito. Frio é bom para curtir quando não temos nada o que fazer, frio moderado e dentro de interiores aquecidos. Falo por experiência própria, eu sempre e torcia e torço para haver temperaturas próximas de 0 durante o inverno aqui na minha cidade. Porém esta temperatura é muito boa quando estamos sem nada para fazer, debaixo das cobertas ou em interiores com temperatura regulada, uma leve exposição ao frio por um curto período de tempo eu acho válido também. Mas agora eu acho um pouco de surrealismo afirmar que aguentaria temperaturas próximos de -20, -30°C. Nem o pessoal que já estão acostumados a isso toleram. Eu tive a oportunidade de experimentar temperaturas <5°C, ao ar livre por algumas horas. Mesmo bem agasalhado, o frio passou a ficar incômodo a medida que passava-se o tempo exposto a esta temperatura. Pessoas que já estão "adaptadas", nasceram e vivem por lá eles sofrem para viver naquela região. Nosso frio perto desses países é fichinha.
  6. Infelizmente é isso que está acontecendo. Fazendo um gancho nesse assunto, tenho um link da reportagem que foi gravada aqui na minha cidade e foi exibida à TV. O vídeo contem cerca de 4minutos e fala sobre o problemas ambientais que ela sofre aqui na região. No final do vídeo fala da possibilidade da extinção das araucárias a partir de 2070, provocada pelas mudanças climáticas. Também vale apena dar uma olhadinha e desfrutar das belas paisagens registradas pela equipe de filmagem. A reportagem é esta https://globoplay.globo.com/v/7950496/
  7. Bom dia! O negócio aqui na minha cidade está feio. Agora temos 28,2°C e ainda são 9:30 da manhã. Detalhe, o céu totalmente aberto lembrando muito um dia ciclonico, favorecendo ainda mais a elevação de temperatura. A única coisa que poderia segurar essa subida de temperatura seria uma mudança dos ventos e trazendo nebulosidade porém, até agora, não há nenhum sinal que o cenário modificará nas próximas horas. Nas estações mais quentes já estamos na casa do 29°C.
  8. Boa noite, seja bem vindo ao fórum. Aqui na nossa região o verão foi tenebroso, e como nosso colega citou anteriormente, não houve outono e praticamente e o calor se prolongou até final de junho. Julho teve uma MP que trouxe uma mínima muito boa de -5,6°C na PWS que eu monitoro. E esta MP, mesma que envelhecida conseguiu ainda trazer mínimas boas em baixadas por vários dias. Tirando junho, inverno não foi ruim. Comparando com alguns anos anteriores. O que pode caracterizar esse ano foram os extremos registrados. Um caso recente é setembro. Conseguimos bater a máxima absoluta deste mês. Superando 2015. Foi marcado pelo famoso ditado "É 8 ou 80" Tivemos vários dias com máxima abaixo dos 20°C e quando a temperatura resolveu subir, tivemos muitos dias consecutivos com máxima acima de 30°C. Variações de temperatura no inverno é perfeitamente normal para as nossas bandas. Claro que não nas proporções que estamos tendo nos últimos anos. Afinal, o que da graça ao nosso clima na nossa região, são essas variações. Eu não conseguiria imaginar morar em um local que seja um frio rigoroso e constante. Ou numa monotonia climática em que praticamente todos os dias são iguais. Abraços.
  9. Boa tarde! Na estação do Simepar temos 33,3°C não sei qual é o recorde dela no geral e neste mês, visto que não tenho os dados e também não sei se ela disponibiliza dados históricos. Na estação PWS que eu monitoro a temperatura já bateu 34,8°C. Nisso o recorde de Setembro que pertencia a 2015 foi quebrado e estamos perto de bater a temperatura máxima nessa estação a qual pertence ao janeiro deste ano. E o mais impressionante que ainda não acabamos o inverno astronômico.
  10. Bom dia! Infelizmente começamos a sentir os efeitos dessa onda de calor. Algumas estações aqui na região estão reportando 28°C e ainda é 10hrs. Fora que o tempo está totalmente aberto e mais uma grande margem de isolação que teremos a receber e com tudo isso, é muito provável que chegaremos até uns 33°C. O que torna esse calor mais insuportável é o nosso corpo a se adaptar as baixas temperaturas e de repente subir tanto assim. Até uns dias atrás a temperatura estava batendo 10-11°C no meio da tarde e como nossos corpos estavam acostumados tornava-o suportável, muito diferente das primeiras ondas de frio que a situação era diferente onde estávamos habituados com o calor. Agora o que nos resta é aturar essa onda de calor.
  11. Que incrívell, obrigado por responder e fornecer detalhes de como é o lugar e de suas medições. Quando você tiver um momento oportuno e conseguir achar um livro com suas anotações de antigamente, eu teria um imenso prazer de ler. Também eu desejo parabéns pelo seu trabalho aqui no fórum, nos proporcionando belas imagens e inúmeros registros. Abraços.
  12. Saudações. Eu andei observando nas suas anotações que você mora em um lugar privilegiado de Curitiba, onde ocorre geadas e máximas baixas também. Você poderia contar mais sobre a sua região onde você mora? Como você estipula a média de temperatura quando é comparado à Curitiba tantos nas máximas, mínimas e a temperatura média durante o inverno e até mesmo o ano. Altitude e a localização se é mais afastada ao leste, ou ao oeste, sul, etc?
  13. Boa noite! Hoje amanhacemos com o dia nublado e uma a temperatura era de 6,2°C o tempo foi limpando ao decorrer da manhã. A máxima foi com sol a pino, porém não foi tão espetacular como Curitiba. Aqui máxima foi de 14,9°C. Uma máxima comum em uma MP desse calibre. A temperatura agora segue baixando e temos 6,3°C e nas estações de baixada já temos 3,8°C. Muito provavelmente amanhã teremos uma marca bem expressiva nas mínimas caso o tempo continue aberto e nesse ritmo de queda.
  14. Realmente. O que me intriga é que a dinâmica atmosférica ta bem maluquinha e para o nosso lado e por consequência sempre somos afetados. Meses e meses acima da média. Para a minha região a última vez que registrei um mês abaixo da média foi agosto do ano passado. Os episódios de calor são completamente normais para a nossa região, porém não tanto na frequência que ocorre hoje. E na questão do clima tropical ter migrado, eu falo em algumas características como: Sequência de dias ensolarados, baixíssima precipitação acumulada no mês e dia com grandes variações térmica devido ao tempo aberto, infelizmente ou felizmente dependemos muito de MPs para manter a temperatura baixa e principalmente em dias ensolarados. Mas espero que essa dinâmica mude e tudo volte aos conformes. Abraços.
  15. Bom dia! Aqui em Ponta Grossa os último dias vêm tendo dias enrolados com temperaturas acima da média e a tendência é haja um resfriamento pontual e logo depois volte esse padrão. Eu andei notando que nos últimos meses, os dias nublados e com chuva sumiram. Parece que o clima tropical está rumando para o sul.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.