Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GabrielG.

Members
  • Content count

    128
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

517 Excellent

Location

  • Location
    Ponta Grossa/PR

Recent Profile Visitors

644 profile views
  1. Bom dia! Hoje tivemos mínima de 0,7°C o tempo nublado impediu uma queda mais acentuada. Agora temos 6,5°C. Se continuar nesse ritmo de tempo encoberto, talvez teremos a 1° máxima sub-10 do ano.
  2. Bom o 1° que eu vi foi por este link. Infelizmente não sei quem foi o autor até pela simplicidade e surpresa que ele gravou o vídeo não mencionou o dia que estava acontecendo. Em SJ estava garoando madrugada e não nevou. Em Palmas aconteceu a mesma coisa que aqui, houve relatos muito escassos porém o autor do vídeo foi técnico e relatou dia e hora. E comprovou que houve tal evento Como eu citei quando postei esse vídeo, não era de alta confiabilidade e abre muitas brechas para divergências. Se você conseguir nos mostrar a fonte que é de 2013, ficarei agradecido. Me parece que não até pela surpresa do autor do vídeo. Em 2013 foi amplamente divulgado que haveria chance de neve e outra a precipitação invernal aconteceu pela manhã ao contrário desse que foi de madrugada.
  3. O vídeo não é meu. Eu retirei dos veículos de comunicação aqui em PG. E também é difícil de crer até pela resolução da imagem e da filmagem amadora mas vamos levar a alguns fatos. A estação do simepar fica um pouco distante da onde ocorreu o fato no TCP=Terminal de Contêineres de Ponta Grossa. Na questão da temperatura. Hoje de madrugada antes de eu dormir a temperatura aqui perto de casa estava na casa dos 4°C com nuvens no céu. Isso era por volta das 2 da manhã. Eu levantei dados de uma estação PWS (CTR Vila Velha) que fica mais próxima do local onde houve a suposta "neve" e às 4:45 a temperatura estava na faixa dos 2-3°C A temperarura mínima nessa estação PWS mais perto ficou em 0,9° às 7:55 da manhã. (Normalmente as mínimas ocorrem logo após o sol nascer com tempo limpo. Por volta das 7:10) A queda acentuada ocorreu depois das 5 da manhã o que poderia indicar uma ausencia de nebulosidade após esse horário. Eu tentei procurar mais informações a respeito disso. Até imagens de satélite nesse horário para ver se havia alguma banda de nuvens, porém não achei os frames nesse horário. Caso algum colega conseguir imagens de satélites nesse horário das 4 até as 6 da manhã. Já daria para sanar algumas duvidas.
  4. Bom dia! Tivemos hoje tivemos uma mínima de -0,5°C aqui na cidade. Aqui em Ponta Grossa/PR também houve relatos isolados de chuva congelada/neve durante a madrugada. Entre às 4-5 da manhã. Bom, achei um vídeo mostrando isso, a vericidade não é alta e a resolução não ajuda. Mas eu acho interessante compartilhar esse fato com vocês. 105847263_1213016752374061_1448709084127193959_n.mp4
  5. Neve/Chuva congelada em Palmas/PR !!! HgiNDqxR1CL9LPxp.mp4 83099581_313390766732674_910136434320245724_n.mp4
  6. Boa tarde! Hoje durante a tarde tivemos sol com algumas nuvens no céu com 10-11°C. Agora durante o fim da tarde o tempo limpou completamente e se continuar nesse ritmo e o vento cessar, amanhã teremos uma marca bem expressiva na mínima. Acompanharemos.
  7. GabrielG.

    Ciclone Bomba - 30/06/2020

    Boa tarde! A linha de instabilidade chegou aqui na cidade e conseguiu baixar 10°C em apenas 1 hora. Depois de muita ventania, temos chuva fraca com 9,6°C.
  8. Também tenho a mesma impressão sobre isso. Eu acho que seria super benéfico para o frio se a Cordilheira na porção 25°S para baixo fosse mais baixa ou não existisse. Agora a cordilheira nas bandas equatoriais faz um bem danado para nós, graças a ela evita que nosso clima se tornasse um deserto. Seria bom se a América do Sul tivesse uma porção de terra conectando à Antártica penso que assim poderia haver mais eventos extremos e um frio mais continuo. Mas também se lamentar não vai adiantar nada, não vamos conseguir mover nada, e ela está bom do jeito que está, kkkkk. Só comparar nossos vizinhos em nossas latitudes. ~~~~~~~~~~~~~~ Voltando ao assunto do monitoramento. Agora temos 15,5°C com tempo nublado. A partir de amanhã teremos dias amenos/frios até onde a grade alcança.
  9. Tempo bom para pegar uma praia em pleno soltísicio de inverno 🏖🌅🔥
  10. Realmente, a nível mundial as baixas latitudes se sobressaem. Porém se for comparar latitudes vs latitudes a Região Sul perde para a Austrália no quesito constância e média de frio. Porém o verão deles...
  11. GabrielG.

    Resumos Climatológicos 2020

    O mês de maio para Ponta Grossa/PR foi marcado pela secura e pela grande amplitude térmica. As minimas foram excelentes. Abaixo os dados das estações que eu monitoro. Na estação de baixada e na zona Rural PWS(Corteva), tivemos os seguintes valores: Estação do Simepar:
  12. Realmente, Montevidéo tem uma constância de frio bem maior do que Curitiba e é até covardia comparar uma cidade que está a 35°S e colada na corrente fria das malvinas. Montevidéo tem obrigação de se sair bem. Mas também não podemos esquecer de dar as menções honrosas à Curitiba e a região. Uma cidade que volta e meia tem geadas e temperaturas negativas. É só olhar pelos registros diários que o nosso amigo @Carlos Campos traz. Talvez uma coisa que Curitiba consiga bater contra montevidéo, é as minimas.
  13. Boa tarde! Como que andam as dança dos modelos para semana que vem? Pelo que eu vi, o GFS se mantém firme e forte na tendência de um bom resfriamento no dia 15, já o europeu está totalmente contrário a isto. O engraçado é que falta apenas 7 dias para esta data chave, e os modelos ainda não entraram em um consenso... Será que o coronavírus está deixando eles biruta? 🤣🤣
  14. Mas o intuito do fórum não é mostrar variedades do clima indeferindo do centro urbano ou não? Então se for seguir essa lógica, não seria válido trazer dados da estação de baixada de pinheiro machado também.
  15. Que dados interessantíssimos! E ali podemos ver a força que as latitudes baixas tem sobre as máximas. Mesmo com seus 3400m de altitude essa cidade ainda consegue ter máximas acima do 15-16°C com uma facilidade, ainda mais sob efeito de uma MP.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.