Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GabrielG.

Members
  • Content count

    61
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

148 Excellent

Location

  • Location
    Ponta Grossa/PR

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Boa tarde! Na estação do Simepar temos 33,3°C não sei qual é o recorde dela no geral e neste mês, visto que não tenho os dados e também não sei se ela disponibiliza dados históricos. Na estação PWS que eu monitoro a temperatura já bateu 34,8°C. Nisso o recorde de Setembro que pertencia a 2015 foi quebrado e estamos perto de bater a temperatura máxima nessa estação a qual pertence ao janeiro deste ano. E o mais impressionante que ainda não acabamos o inverno astronômico.
  2. Bom dia! Infelizmente começamos a sentir os efeitos dessa onda de calor. Algumas estações aqui na região estão reportando 28°C e ainda é 10hrs. Fora que o tempo está totalmente aberto e mais uma grande margem de isolação que teremos a receber e com tudo isso, é muito provável que chegaremos até uns 33°C. O que torna esse calor mais insuportável é o nosso corpo a se adaptar as baixas temperaturas e de repente subir tanto assim. Até uns dias atrás a temperatura estava batendo 10-11°C no meio da tarde e como nossos corpos estavam acostumados tornava-o suportável, muito diferente das primeiras ondas de frio que a situação era diferente onde estávamos habituados com o calor. Agora o que nos resta é aturar essa onda de calor.
  3. Que incrívell, obrigado por responder e fornecer detalhes de como é o lugar e de suas medições. Quando você tiver um momento oportuno e conseguir achar um livro com suas anotações de antigamente, eu teria um imenso prazer de ler. Também eu desejo parabéns pelo seu trabalho aqui no fórum, nos proporcionando belas imagens e inúmeros registros. Abraços.
  4. Saudações. Eu andei observando nas suas anotações que você mora em um lugar privilegiado de Curitiba, onde ocorre geadas e máximas baixas também. Você poderia contar mais sobre a sua região onde você mora? Como você estipula a média de temperatura quando é comparado à Curitiba tantos nas máximas, mínimas e a temperatura média durante o inverno e até mesmo o ano. Altitude e a localização se é mais afastada ao leste, ou ao oeste, sul, etc?
  5. Boa noite! Hoje amanhacemos com o dia nublado e uma a temperatura era de 6,2°C o tempo foi limpando ao decorrer da manhã. A máxima foi com sol a pino, porém não foi tão espetacular como Curitiba. Aqui máxima foi de 14,9°C. Uma máxima comum em uma MP desse calibre. A temperatura agora segue baixando e temos 6,3°C e nas estações de baixada já temos 3,8°C. Muito provavelmente amanhã teremos uma marca bem expressiva nas mínimas caso o tempo continue aberto e nesse ritmo de queda.
  6. Realmente. O que me intriga é que a dinâmica atmosférica ta bem maluquinha e para o nosso lado e por consequência sempre somos afetados. Meses e meses acima da média. Para a minha região a última vez que registrei um mês abaixo da média foi agosto do ano passado. Os episódios de calor são completamente normais para a nossa região, porém não tanto na frequência que ocorre hoje. E na questão do clima tropical ter migrado, eu falo em algumas características como: Sequência de dias ensolarados, baixíssima precipitação acumulada no mês e dia com grandes variações térmica devido ao tempo aberto, infelizmente ou felizmente dependemos muito de MPs para manter a temperatura baixa e principalmente em dias ensolarados. Mas espero que essa dinâmica mude e tudo volte aos conformes. Abraços.
  7. Bom dia! Aqui em Ponta Grossa os último dias vêm tendo dias enrolados com temperaturas acima da média e a tendência é haja um resfriamento pontual e logo depois volte esse padrão. Eu andei notando que nos últimos meses, os dias nublados e com chuva sumiram. Parece que o clima tropical está rumando para o sul.
  8. Boa tarde! A MP chegou antes do previsto aqui no PR e desabou a temperatura. Agora estamos com 10°C nas estações mais próximas de casa e com tempo completamente nublado, a chuva ainda não caiu. Caso caia uma chuvinha congelada, já ficarei feliz.
  9. Espero que esse erro atinga nós aqui no PR. Os modelos subestimam o frio aqui na minha região, a minha esperança é que errem como de costume e caia uma chuvinha congelada ou até neve. A previsão é que a chuva pegue no fim da tarde/começo da noite e que pendure durante a madrugada onde tem a projeção de chuva com 4°C. Espero registrar belas fotos
  10. Boa tarde! Aqui em Ponta Grossa/PR as previsões erraram feio ontem e hoje pela manhã. Ontem a máxima ficou em 17°C, sendo que durante a tarde ficou na casa dos 13°C. Os aplicativos de temperatura que não tinham base de alguma estação, estavam repassando 22°C no mesmo horário. Hoje amanhacemos com 6°C e agora temos 19°C com tempo limpo. As previsões de neve segundo o GFS bate quase no limite daqui, o meteoblue está indicando chuva com 4°C, ou seja, estará faltando frio caso a previsão se concretize. Espero que os modelos errem como fazem de costume e que a neve pinte de branco a cidade.
  11. O europeu pelo windy também aponta neve para a região de Curitiba. Como estamos longe do evento, o negócio é não se empolgar pois a previsão de neve é complicado. Mas os dados brutos já são animadoras.
  12. Algum especialista no assunto poderia explicar o porquê dessa MP não ter conseguido avançar mais para o Leste? Seria o ASAS que estaria atrapalhando?
  13. Kkkkkk, eu me refiro dos vulcões perto que são no Chile/Peru, eu li um artigo esses tempos atrás que quando há erupções eles liberam as cinzas e dióxido de enxofre, esse último, reage com o vapor de água/oxigênio e forma o H2SO4(Ácido Sulfúrico). e que essa substância em forma de gás, juntamente as cinzas vulcânicas, elas refletem a luz solar é um bom gradiente para o resfriamento. Também há pesquisas que mostram que após super erupções lá no hemisfério norte houveram verões amenos e invernos rigorosos.
  14. É benéfico para nós caso haja alguma super erupção de vulcão aqui por perto?
  15. Boa dia. Hoje tivemos uma mínima de 3°C na davis que eu monitoro e 5,9°C na estação do Simepar. Eu gostaria de saber se dar para ver a temperatura com a unidade décimal na Davis? Eu monitoro pelo aplicativo weather-link e só aparece os números inteiros.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.