Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Paulo Vítor

Members
  • Posts

    36
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Paulo Vítor

  1. Segundo página no instagram, registro de geada em carros no Hospital Regional em Volta Redonda.
  2. É provável, entretanto ainda há dúvidas. Pelo que entendi da reportagem e verificando os dados nos seguintes sites, a estação do campo belo não reportou dados durante a madrugada, somente no período de 06:09 até as 07:34, sendo os -12°C registrados às 06:14. Aliás, a estação não está reportando dados no momento. Logo, fica a dúvida: será que em algum momento de madrugada a temperatura foi menor? Talvez o @Gabriel Cardoso tenha informações mais precisas. https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRESEN9/table/2021-07-1/2021-07-1/daily https://www.weatherlink.com/embeddablePage/show/461062c2c2ae4bfebc3913877303670b/summary
  3. Ainda sobre os valores registrados no PNI, a reportagem abaixo explica bem de onde vieram os -14,8°C: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2021/07/01/com-temperatura-de-99c-parque-nacional-do-itatiaia-registra-madrugada-mais-fria-desde-2017.ghtml Pra quem não quer ler a reportagem, vou citar um trecho dela: "a chefia do parque informou que em um GPS da equipe, alinhado à estação do Campo Belo, a temperatura chegou a -14,8°C na madrugada."
  4. Só pra não deixar passar em branco: Hoje de manhã, a estação PNI/INMET registrou -5,1°C. Pelo que acompanho é a menor temperatura do ano até aqui.
  5. Abalo de 2.1 na Escala Richter em Paracambi. Tremor também foi sentido em Seropédica. https://globoplay.globo.com/v/8695269/
  6. Sabe qual foi a causa do deslizamento? Não parece que ocorreu por fortes chuvas.
  7. Renan, não é somente nessa previsão que podemos ver essa diferença do ingresso de ar frio. Em várias outras MP's eu já vi essa característica: o frio entra bem até o estado de SP, quando chega no RJ ele enfraquece.
  8. No PNI/INMET num intervalo de 1h a temperatura baixou de 11,7°C para -0,3°C. No momento, temperatura está em -3,3°C. Vamos ver até onde vai rsrsrs.
  9. Aqui o dia ficou bem abafado até às 16hrs, quando começou uma chuva fraca e trouxe uma temperatura mais agradável. Parecia que choveria bem mais... só que não. Uma estação relativamente próxima daqui, Santa Cruz em Volta Redonda, registrou 17,2mm. Essa estação fica há 4km à direita da imagem.
  10. Também já notei o mesmo diversas vezes, nuvens carregadas só precipitarem após um trovão. Além disso, também já notei que varias rajadas de vento ocorrem depois de um forte relâmpago. É como vc disse, parece que essas descargas elétricas causam grande vibração no ambiente ocasionando outros fenômenos ou os intensificando.
  11. 30/31 graus depende da umidade e da situação que vc está no dia, mas no geral é uma temperatura bem suportável. Posso estar enganado pois não compilei dados, mas este dezembro parece ser um dos mais agradáveis dos últimos anos por aqui. Esse Natal foi um dos poucos que não passei xingando pelo calor rsrsrsrs. Além das temperaturas máximas não estarem muito altas, algo em torno de 31°C, percebo que está ventando bem mais que nos anos anteriores, dando uma sensação mais agradável.
  12. Os do FB e os que são upados aqui diretamente ficam bem distorcidos, apenas os do Twitter e youtube ficam certinhos. No caso dos vídeos do FB é só pegar a url dele, copiar e abrir em outra guia. Nos vídeos upados diretamente é só abrir em uma nova guia. Bom, é assim que tenho feito para assisti-los.
  13. Realmente pode atrapalhar estes eventos esportivos, por outro lado podemos ter ótimos vídeos do tufão.
  14. Dia muito quente, mas no início da noite deu uma boa refrescada. Temperaturas Máximas no Sul Fluminense (18/09): Barra do Piraí (PWS): 38,6°C Valença (INMET): 38,2°C Rio Claro (INMET): 37,2°C Três Rios (INMET): 37,1°C Resende (INMET): 37°C
  15. Previsão bem interessante pra cá. Ainda fico com um pé atrás sobre os 40ºC, mas é certeza de uma semana bem incomoda.
  16. Aqui no sul do estado as estações registraram máxima em torno de 36/37°C. A PWS do @Andoni registrou 38,6°C (Barra do Piraí - RJ).
  17. Rio e baixada com temperaturas menores que no sul fluminense, difícil isso acontecer. Temperaturas máximas por aqui ficaram em torno de 33/36°C.
  18. Estou muito confuso, não vi previsão nenhuma falando de chuva pra cá, mas no momento está trovejando! Ainda não começou a chover mas já tem alguns pingos. Aliás, descargas elétricas por aqui no inverno são de difícil ocorrência.
  19. Mais uma reportagem do PNI : https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/07/08/parque-nacional-do-itatiaia-quebra-novo-recorde-e-marca-81oc-segunda-menor-temperatura-do-brasil.ghtml @Gabriel Cardoso e a estação campo belo PNI, foi desativada ou os dados dela só são retirados no local?
  20. Por aqui a única certeza é de calor até quinta. Quanto ao frio, ta variando demais ainda entre os modelos e suas saídas. Soluções mais conservadoras colocam mínima entre 7ºC à 10°C pros dias 8 e 9, e nas soluções mais agressivas colocam entre 3°C à 6ºC no sábado e domingo. No accuweather vi mínima de -1°C, pode esquecer, nem nos melhores sonhos, bug total.
  21. Bom, não vou dizer que é totalmente fora do comum termos por aqui temperatura máxima próxima ou acima de 30ºC nesta época, mas o que impressiona é a quantidade de dias, fora os que já ocorreram neste junho. A partir disso, tive um pensamento: essa temperatura elevada pode ser explicada não somente pelo padrão de 2019, como também associado às pré-frontais que irão influenciar a região no fim deste mês. Lembrando que de acordo com as previsões as MP's do fim de junho irão afetar o centro-sul, mas não irão esfriar aqui. O que vcs acham? Há outros fatores?
  22. Nos últimos três anos que venho acompanhando as previsões frequentemente, o normal é sair a previsão de um bom frio de início e conforme vai chegando realmente a MP, as previsões enfraquecem o frio, e quando ele chega realmente vem bem mais fraco do que era previsto. Óbvio que houve exceções. Uma delas foi essa primeira MP no início de junho, pelo menos aqui pra região foi bom, e as previsões não mudaram tanto ao longo da chegada da MP. Acredito também que venha alguma MP forte pro RJ e MG, que pode ser essa prevista para início de julho, mas ainda não acredito que irá mudar o padrão geral, devemos ter um bom frio pontual e permanência de temperaturas acima da média na maior parte do inverno.
  23. Normalmente, os alertas não são publicados pelas defesas civis de cada local? Por aqui a temperatura vem esquentando dia a dia. As tardes já estão ficando desagradáveis. Esperando mais uma MP...
  24. Agora já está em -2,5°C. Vamos ver até onde isso vai... parece que vai dar uma belíssima mínima, mas por histórico de observação, tenho a sensação de que quando cai rápido até nesse horário, no início de madrugada a temperatura estabiliza ou sobe. Espero que eu esteja observando errado rsrsrs.
  25. Me desculpem, mas saindo um pouco do tema do tópico, tenho uma curiosidade: qual a data de criação do BAZ?
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.