Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Paulo Vítor

Members
  • Posts

    36
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Paulo Vítor

  1. 37 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

    Um dos dois está medindo errado e é o GPS 

    É provável, entretanto ainda há dúvidas.

    Pelo que entendi da reportagem e verificando os dados nos seguintes sites, a estação do campo belo não reportou dados durante a madrugada, somente no período de 06:09 até as 07:34, sendo os -12°C registrados às 06:14. Aliás, a estação não está reportando dados no momento. Logo, fica a dúvida: será que em algum momento de madrugada a temperatura foi menor?

    Talvez o @Gabriel Cardoso tenha informações mais precisas.

    https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRESEN9/table/2021-07-1/2021-07-1/daily

    https://www.weatherlink.com/embeddablePage/show/461062c2c2ae4bfebc3913877303670b/summary

    • Like 7
  2. Ainda sobre os valores registrados no PNI, a reportagem abaixo explica bem de onde vieram os -14,8°C:

    https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2021/07/01/com-temperatura-de-99c-parque-nacional-do-itatiaia-registra-madrugada-mais-fria-desde-2017.ghtml

     

    Pra quem não quer ler a reportagem, vou citar um trecho dela: "a chefia do parque informou que em um GPS da equipe, alinhado à estação do Campo Belo, a temperatura chegou a -14,8°C na madrugada."

     

     

    • Like 10
  3. 3 horas atrás, Renan disse:

     

    Varginha será atingida em cheio já nesta primeira leva de ar frio continental. Já a zona da mata mineira e estado do RJ, prefiro não comentar para não ter risco de errar. Pequenos detalhes geográficos, não detectados pelos modelos, poderão determinar um avanço maior ou menor ao leste do Sudeste nesta primeira fase do pulso. Veja como são enormes as diferenças de temperatura previstas pelo Euro na Segunda-feira, entre cidades realmente próximas uma das outras. Me chama atenção Resende com 15C e Taubaté com 8C. Se acontecer isso mesmo, vai ser bizarro ! O fato consumado é que o ar frio, muito raso, terá dificuldades de penetrar pela Mantiqueira. A impulsão cai drasticamente após cruzar pelo Sul de Minas, ironicamente logo após vencer as maiores barreiras geográficas. Vamos ver se essa estranha configuração vai acertar:

     

    954297796_Screenshot_20200522-1313042.thumb.png.065ed38ddcf82cc3bfac09057e92bbed.png

     

    Renan, não é somente nessa previsão que podemos ver essa diferença do ingresso de ar frio.

    Em várias outras MP's eu já vi essa característica: o frio entra bem até o estado de SP, quando chega no RJ ele enfraquece.

    • Like 4
    • Thanks 1
  4. 1 hora atrás, Tavares disse:

    Me parecem virga, há um arco-íris em uma área de precipitação

    Algo que eu já notei nas minhas observações é que se há alguma trovoada nos arredores, causam uma vibração nas partículas de água nessas pequenas nuvens, elas se aglutinam e precipitam. Notei também que por várias vezes nuvens carregadas não precipitam antes no primeiro trovão, serião, dava o primeiro trovão e rompia tudo de uma vez.

    Também já notei o mesmo diversas vezes, nuvens carregadas só precipitarem após um trovão. Além disso, também já notei que varias rajadas de vento ocorrem depois de um forte relâmpago. É como vc disse, parece que essas descargas elétricas causam grande vibração no ambiente ocasionando outros fenômenos ou os intensificando.

    • Like 1
  5. 7 minutos atrás, Renan disse:

    Não sei, eu devo ter algum problema, pois 30 / 31 graus para mim, com sol, NÃO FAZ NEM CÓCEGAS. Não me sinto nem um pouco desconfortável com esse calor, que para mim é de intensidade apenas moderada. Seja ele no inverno ou no verão, com muita umidade.

     

    Ou o problema é com o Mat ?

    30/31 graus depende da umidade e da situação que vc está no dia, mas no geral é uma temperatura bem suportável.

     

    Posso estar enganado pois não compilei dados, mas este dezembro parece ser um dos mais agradáveis dos últimos anos por aqui. Esse Natal foi um dos poucos que não passei xingando pelo calor rsrsrsrs. Além das temperaturas máximas não estarem muito altas, algo em torno de 31°C, percebo que está ventando bem mais que nos anos anteriores, dando uma sensação mais agradável.

    • Like 2
  6. 4 minutos atrás, Tavares disse:

    PS: Os vídeos do FB ficam gigantes quando são incorporados aqui no fórum, fica ruim de ver.

    Os do FB e os que são upados aqui diretamente ficam bem distorcidos, apenas os do Twitter e youtube ficam certinhos.

    No caso dos vídeos do FB é só pegar a url dele, copiar e abrir em outra guia. Nos vídeos upados diretamente é só abrir em uma nova guia.

    Bom, é assim que tenho feito para assisti-los.

    • Like 3
  7. 16 horas atrás, Darley disse:

    Possivelmente o Tufão Hagibis pode ser o mais forte do ano(vale lembrar que no ano passado o tufão mais forte(Yutu) ocorreu justamente em outubro).

    O problema é que semana que vem tem corrida da Fórmula 1 e também partidas do Mundial de Rugby, e o Japão está na rota do Tufão Hagibis segundo previsões(especialmente o sudoeste do país), isso certamente pode atrapalhar os eventos esportivos por lá.

     

    Aproveitando: depois de Faxai houve três sistemas que se transformaram em tempestade tropical/tufão antes do Hagibis(a tempestade tropical Peipah, o Tufão Tapah e o Tufão Mitag, sendo este último deixando 10 mortes)

    Realmente pode atrapalhar estes eventos esportivos, por outro lado podemos ter ótimos vídeos do tufão.

  8. 1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

    No Rio de Janeiro e região a quarta-feira foi um dia mais ameno nas áreas costeiras (São Conrado e Ipanema passaram a tarde na casa dos 22/23ºc) e abafado nos locais mais afastados do mar (especialmente antes do vento mudar no início da tarde), mas sem calor de verdade para setembro.  Uma curiosidade é que a menor mínima e a maior máxima da Região Metropolitana do RJ foram registradas na mesma estação (Xerém), que é também a mais afastada do mar.  Outra curiosidade: no Forte de Copacabana (zona sul da capital) a máxima (25,5ºc) foi registrada entre 00:00 e 1:00 da manhã, antes do reforço do ar oceânico que atuou durante a tarde.  Na maior parte da região fez sol durante todo dia, entre nuvens altas finas (mas na costa as nuvens baixas esparsas estiveram presentes ao longo do dia, e chegou a ficar encoberto por um curto período durante a tarde).

     

    Aqui no Ingá em Niterói a máxima ficou pelos 26/27ºc (bem menos que no abafado INMET/Barreto como poderão ver abaixo) e a tarde foi mais fresca que isso. Amanhã a situação muda e o dia mais quente do "inverno" (na verdade já primavera, somente levando em conta a estação astronômica que ainda pode-se dizer inverno) deve ser registrado na Região Metropolitana, mas como o fluxo continental não será forte não deve aquecer muito nas praias da zona sul da capital (porém aquece bem mais que hoje).  Depois teremos dias relativamente amenos e até alguma chuva, voltando a aquecer lentamente a partir do domingo.

     

    Agora faz 22ºc em frente à baía em Niterói com leve aragem vinda da água e 26,3ºc na rampa da Pedra Bonita a 520 metros de altitude, indicando que em altura está bem quente e amanhã vai aquecer rapidamente com a brisa do mar já enfraquecida (em comparação com hoje, quando a brisa entrou bem cedo e segurou bem as máximas até em muitos bairros não costeiros).

     

    Extremos de hoje (em destaque as menores e maiores mínimas e máximas):  

     

    Galeão aero (ZN): 20,1ºc/30,5ºc

    Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 21,2ºc/25,7ºc

    São Conrado PWS (Praia do Pepino, ZS): inc/26,6ºc

    Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 22,6ºc/28,8ºc

    Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 18,5ºc/26,9ºc

    Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 19,5ºc/25,6ºc

     

    Niterói INMET: 20,7ºc/31,7ºc

    Duque de Caxias Xerém INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 15,1ºc/34,2ºc

    Marambaia INMET: 19,1ºc/24,4ºc

    Jacarepaguá INMET: 17,5ºc/29,2ºc

    Vila Militar INMET: 19ºc/32,7ºc

    Rio e baixada com temperaturas menores que no sul fluminense, difícil isso acontecer.

     

    Temperaturas máximas por aqui ficaram em torno de 33/36°C.

     

     

     

     

     

     

    • Like 1
  9. Por aqui a única certeza é de calor até quinta.

     

    Quanto ao frio, ta variando demais ainda entre os modelos e suas saídas. Soluções mais conservadoras colocam mínima entre 7ºC à 10°C pros dias 8 e 9, e nas soluções mais agressivas colocam entre 3°C à 6ºC no sábado e domingo.

     

    No accuweather vi mínima de -1°C, pode esquecer, nem nos melhores sonhos, bug total.

     

    • Like 1
  10. image.png.b6ceacd6a6004830214536f6e7045792.png

     

    Resultado de imagem para meme assustado

     

     

    Bom, não vou dizer que é totalmente fora do comum termos por aqui temperatura máxima próxima ou acima de 30ºC nesta época, mas o que impressiona é a quantidade de dias, fora os que já ocorreram neste junho. 

    A partir disso, tive um pensamento: essa temperatura elevada pode ser explicada não somente pelo padrão de 2019, como também associado às pré-frontais que irão influenciar a região no fim deste mês. Lembrando que de acordo com as previsões as MP's do fim de junho irão afetar o centro-sul, mas não irão esfriar aqui.

    O que vcs acham? Há outros fatores?

    • Like 1
  11. 49 minutos atrás, Renan disse:

     

    Com certeza, mas nos tempos atuais é melhor se contentar com uma onda extremamente forte, hehehe. Quem sabe não teremos a maior MP desde décadas ? Sempre acreditamos nisso todos os anos, eu sei. Mas tem alguma coisa neste inverno que me faz acreditar que sairemos, enfim, do jejum aqui na zona da mata e estado do RJ.

    Nos últimos três anos que venho acompanhando as previsões frequentemente, o normal é sair a previsão de um bom frio de início e conforme vai chegando realmente a MP, as previsões enfraquecem o frio, e quando ele chega realmente vem bem mais fraco do que era previsto. Óbvio que houve exceções. Uma delas foi essa primeira MP no início de junho, pelo menos aqui pra região foi bom, e as previsões não mudaram tanto ao longo da chegada da MP.

    Acredito também que venha alguma MP forte pro RJ e MG, que pode ser essa prevista para início de julho, mas ainda não acredito que irá mudar o padrão geral, devemos ter um bom frio pontual e permanência de temperaturas acima da média na maior parte do inverno.

    • Like 3
  12. 1 minuto atrás, João Ignacio disse:

    Concordo. Sei que eles não são valorizados, há pouco investimento, etc etc etc. Mas sempre houve essa coisa meio nas coxas. Se uma pessoa qualquer, um leigo, entrar no site vão encontrar uma página nada amigável, com layout antiquado e de difícil visualização, etc etc etc. Já comentei aqui que parece que eles mandam os torpedos de forma psicodélica. Quando não tem nada de mais pra acontecer, mandam uns torpedos assustadores. Quando a encrenca ocorre de verdade, aí não te mandam nada ou, pior, mandam um dia depois, quando não há perigo e voltam a colocar a população em pânico. No verão, se preveem que vai fazer 29 graus, pode ter certeza que vai dar uns 32, 33 (acreditem erros assim, para pior). No inverno, para mínimas, os erros são mais grotescos. Além de uma série de outras coisas. Enfim, parece que tudo é na má vontade. Deve haver inúmeros problemas, já históricos, que devem ser totalmente alheios à vontade dos funcionários. Mas sempre fica a sensação que parece que ninguém liga. Complicado. 

    Normalmente, os alertas não são publicados pelas defesas civis de cada local?

     

     

    Por aqui a temperatura vem esquentando dia a dia. As tardes já estão ficando desagradáveis.

    Esperando mais uma MP...

    • Like 1
  13. 50 minutos atrás, marinhonani disse:

    O interessante hoje na estação automática do Parque Nacional de Itatiaia foi a queda da temperatura, marcava 10,8ºC ás 17 horas, afundou para -0,1ºC ás 18 horas.

    Agora já está em -2,5°C. Vamos ver até onde isso vai... parece que vai dar uma belíssima mínima, mas por histórico de observação, tenho a sensação de que quando cai rápido até nesse horário, no início de madrugada a temperatura estabiliza ou sobe. Espero que eu esteja observando errado rsrsrs.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.