Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Augusto Göelzer

Moderators
  • Content count

    540
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Augusto Göelzer last won the day on August 24 2019

Augusto Göelzer had the most liked content!

Community Reputation

3254 Excellent

7 Followers

About Augusto Göelzer

  • Birthday 03/24/2001

Location

  • Location
    Nova Trento e Florianópolis - SC

Recent Profile Visitors

2833 profile views
  1. Augusto Göelzer

    Semi normais climatológicas

    Já que neste fórum tem muitos mineiros, principalmente da capital, vai aqui a semi-normal da versão amena de BH: Agradeço ao @Bruno Maon por ajudar no tabelamento. Tabelar via weatherlink é uma baita mão, mas nesse caso valeu a pena.
  2. Não tem nada interferindo, é apenas a falta de ar frio mesmo. Ontem eu e o @Bruno Maon tabelamos a davis do Alphaville de Nova Lima (1330m), e por enquanto 2020 vem de longe tendo a pior mínima absoluta da série.
  3. Não tem MP amigo, é só ar seco decorrente da ASAS "fria" que afeta o Brasil nesse momento.
  4. Augusto Göelzer

    Monte o seu clima favorito

    Materializei oq seria o meu clima ideal, vamos a alguns detalhes agora: > precipitação anual entre 1500 e 2000mm (distribuídos); > +- 70cm de neve entre maio e setembro; > verão predominantemente úmido (P.O. entre 21 e 24), com ar um pouco mais seco durante os picos de calor ou MPs; > primavera e outono com dinâmica violenta, secura (UR) e tempo severo; > inverno novamente úmido, com picos intensos de frio e algum dia mais "quente" localizado. Minha área favorita climaticamente no mundo sempre foi o sudeste dos EUA, só transferi isso pro hemisfério sul, e dei uns toques a mais.
  5. Gostaria de destacar hoje as menores máximas do país, simplesmente Chuí/SVP estão em um nível acima, quem dera se 33°S fossem uma latitude comum ao Brasil... Foi um dia tomado por nevoeiro na região com vento leste e nordeste, assim, a temperatura se manteve abaixo de 10 praticamente o dia todo.
  6. Boa noite, hoje começou o primeiro dia de uma longa e torturante sequência de ASAS. Todos os dias mínimas dentro/abaixo da média, e máximas bem acima. Nova Trento hoje: Euro 12z pra NT (lembrando que na maioria dos dias, a máxima vai ser +2/+3 acima do previsto). Extremos da baixa Grande Florianópolis, temperaturas comportadas apenas nas estações "boia".
  7. Primeira quinzena de agosto foi pro pau, realmente é o fim deste curtíssimo inverno no sul.
  8. Boa tarde! Por aqui uma tarde fresquinha de inverno, até o momento máxima de 14,6°C, agora fazem 14,0°C / 85% com uma fraca brisa de leste. Rezo muito para que limpe nessa próxima noite, pois até o momento, a região vem tendo a PIOR mínima absoluta anual da história. Dia de hoje:
  9. Uruguai como sempre fazendo bonito, com mínimas bem baixas sendo encaminhadas (tirando estações boia). Agora 0,3°C / 82% na Davis mais fria de Montevideo (que não fica em baixada, e sim na região periférica, que é praticamente interior). Sempre ouvi falar pelo fórum que a Capital Uruguaia era bem fria, mas com extremos fracos de frio, o que está longe de ser verdade. Aeroporto Carrasco que é uma região um pouco mais alta e plana (+- 25m) teve -5,6°C na sua história, fato extremamente notável para uma estação nessas condições próximas ao mar (imaginem em baixadas ou locais planos a nível do mar). 2020 na melhor estação de mínimas de lá: Gostaria que o nosso colega baziano @Pablo MQL comprasse uma estação meteorológica algum dia, com a finalidade de monitorar o melhor ponto para mínimas nas redondezas de Montevideo, sempre tive curiosidade para saber o potencial enorme que as baixadas Uruguaias proporcionam. Além de que, uma das coisas que sempre me irritaram, é associar qualquer coisa próxima e ao nível do mar, com mínimas ruins e fraqueza de extremos de frio.
  10. Augusto Göelzer

    Terremotos

    Nunca se quer tinha reparado da existência dessas duas microplacas ao lado da Scotia, bem curioso e bizarro, sempre achei que fosse uma coisa só. Acredito que é dali que vem o maior risco ao litoral argentino e brasileiro, devido a ser a única zona de subducção que existe aberta para o Atlântico Sul. O @Felipe F poderia confirmar ou complementar pra gente.
  11. Entendo pouco do padrão de chuvas do NE, mas eu diria que pelo menos um pouco acima vai (imagino que funcione parecido com aqui no verão, chuvaradas quando uma pequena frente ou alta passa pelo oceano).
  12. Todas influenciam, a questão é que nossa media é fria o suficiente para esse tipo de MP simplesmente passar despercebido, enquanto esses mesmos valores em altitudes iguais no SE serão considerados relevantes. Geralmente a parte mais fria dos anticiclones ficam a leste dos anticiclones, então quanto mais perto, melhor será o efeito pra gente. Até o momento em que a MP pode ser considerada "hibrida", afetando bem várias regiões (principalmente a leste) ao mesmo tempo, como a MP do final de julho 2007, que foi fantástica do Chuí a Bahia. O giro da alta é um dos malefícios, geralmente esses monstros marítimos acabam por se acoplarem a ASAS e Bloqueio, causando um padrão fresco no leste do BR, enquanto metade da América do Sul acaba torrando por dias e dias, no Brasil o MS e o RS são os estados mais prejudicados (isso no JJA, setembro em diante todo mundo torra).
  13. Cheguei aqui pra avisar que as boas notícias na verdade são péssimas para quem gosta de meteorologia.... além dessa marítima ser incapaz de quebrar o bloqueio, ela vai ajudar na sua perpetuação e fortificação. Isso aí é um grande período de agosto indo pro pau climaticamente. Olhem a bizarrice: 10 dias de agosto e nenhum sinal de quebra de padrão: A única ""vantagem"" seria o tédio acima da média, virar tédio abaixo da média, para o leste do país (MG, RJ, ES, BA), benefícios reais seriam cidades parecidas climaticamente com Vitória da Conquista, Diamantina, etc. Enfim, inverno podre e decepcionante para todos num geral, nesses casos eu torço para que acabe logo.
  14. Euro 00z veio interessante, chance de alguma precipitação invernal na próxima madrugada/manhã, para a parte sul da serra sudeste no RS, principalmente no interior de Pelotas (topos de cerros). Importante dizer que GFS concorda com o cenário, e o ICON está um pouco mais pessimista, dando uma cota 100/200m mais alta... a partir de agora é uma questão de nowcasting, já que tudo depende do timing entre: >chuva >ar polar em superfície >avanço do cavado polar Torço muito para que alguma coisa aconteça.
  15. Queria ter essa empolgação toda para reportar mínimas na média 🤣, quem não conhece o noroeste paulista vai achar que isso é o ápice do frio possível aí. Por aqui mínima de 12,9°C, agradeço que pelo menos a media mínima não vai disparar tanto quanto a das máximas... agora tenho 23,1°C / 75%, rumo aos 28/30.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.