Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Gamboa

Members
  • Content count

    3521
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

45 Excellent

1 Follower

About Gamboa

  • Birthday 11/14/1960

Location

  • Location
    Porto Alegre-RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. tenho o hábito de sumir no verão. o infernal calor que aqui fez derrete até o cérebro. Interessante documentário assistir estes dias, creio que foi num dos canais com discovery, history, não recordo. Era sobre oenorme calor de 2003 na França. Houve enorme numero de óbtos. Na França, foram 15 mil mortos. Estima-se um total de 35 mil em toda a Europa. Aqui, já estamos mais preparados para o calor. Lá, as vedações dos prédios impedem uma circulação boa no verão. Não há remédio a não ser sair de casa. Nesse evento, de 2003, somente 6% dos prédios franceses tinham ar condicionado para resfriar o ambiente. Estive lá, e não há como suportar um calor intenso nos prédios com vidro duplo, com neopreme vedando a saída de ar. Nesse quesito, estamos preparados. Até mesmo S. Joaquim tem casas com enormes "frestas", onde o ar circula faceiro.
  2. Goste da expressão "deste século". Deu a impressão de ser em 100 anos. Claro, anos 2000
  3. Renan Concordo, em parte. Aqui, no entanto, foi constante. Tua análise serve do Pr pra cima. Não tivemos um frio extremo. Constância de frio. Pra te dar uma idéia, a gauchada tá contando os dias para o término do verão. Uma vez que a segunda quinzena de agosto já é - normalmente - mais aquecida. E esse ano, estamos em 27/8 e o frio foi forte. Aqui, na Forno Alegre, ontem e hoje estão frios. Claro, nada de encostar no zero, geadão. Tivemos um frio úmido, que gela os ossos. Até eu já to querendo um aquecimento Saudações friorentas!
  4. O BAZ já está velho, chegando a quase 20. E os invernos(usando jargão de que: antigamente era melhor...) também estão velhos. Os modernos nos trazem decepções. Ainda aguarda a bomba polar desse ano. Ainda espero ciclones como os dos anos 90. Ainda tenho esperança, e espero que não seja a última que morre.
  5. Canela superar S. Chico, é dose. Creio que quiseram destacar, talvez, as mais conhecidas.
  6. Caio, ótima análise. Realmente, os BAz formaliza essas questões. O Whats, sobe que nem um maluco, vai para cima. Creio ser esse o canal formal dos bazianos. Se der algo por aqui, vou ficar feito um predador à procura da neve.
  7. li a matéria e gostei muito. Não consigo imaginar -4 em Porto Alegre. Ainda não acredito. Mas, após essa reportagem, creio.
  8. Notei isso, ontem. É raro ver Porto Alegre estar tão gelada a esta hora
  9. É com tristeza que vejo a rede de estações da Prefeitura de Porto Alegre fora de funcionamento. Pelo menos no site metroclima não está disponível. Estas estações foram instaladas pela Metsul. Mas, a prefeitura não está remunerando. Pena. O poder público dar tão pouca importância ao monitoramento climático. Já não temos termômetros de ruas funcionando há muito tempo. Era uma característica de Porto Alegre os comentários sobre temperaturas pela cidade, no inverno e verão. Pois, aqueles relógios sempre davam uma " puxada" pra baixo ou pra cima. Aqui marquei 4.3.
  10. Saí para ver se tinha alguma geada. Normalmente, nas baixadas, próximas do Morro Santana, ela costuma aparecer. Mas, não havia muita coisa. A temperatura foi boa. Ali, nas baixadas, deve ter feito uns 2 graus. Não desci para medir. Estava e está muito frio. Creio que devemos aproveitar esse junho. As esperanças de um julho interessante estão ficando escassas. Embora a natureza possa nos surpreender(Vide Foz do Iguaçu), há uma tendência de ficar dividido o mês, talvez uma quinzena fria e outra morna. Agosto? é um mês do cachorro louco, onde tudo pode acontecer.
  11. Marino, legal. Não sabia que alguém tinha digitalizado esse livro. Eu o tenho. Passei várias informações ao Tomas, para que ele(doido por estatísticas) completasse o levantamento que fez e postou aqui. Tive nas mãos, há alguns anos, um livro de 1900, com registros do estado de SP, de 1891 a 1900, deixou os paulistas malucos. ERa de um amigo, colecionador e rato de sebo. O livro estava em perfeito estado de encadernação, original. É uma relíquia - o INMET é de 1907. saudações gaudérias e sem geada(saí agora há pouco, para tirar fotos. Havia muito pouca geada nas baixadas próximas ao Morro Santana)
  12. sempre acho engraçado esses mapas: a anomalia positiva na costa do sul, dá a impressão, de que aqui é quente. Se conretizada a tendência, não teremos um julho bom. Aliás, julho no RS, historicamente, sempre apronta algum calor, em alguns anos.
  13. Pena não termos condições propícias por aqui. As temperaturas estão bem ajustadas para um evento de neve. Mas, como sempre, falta a umidade em zona adequada. Ocorresse algo como em Foz do Iguaçu, seria a festa
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.