Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jean10lj

Moderators
  • Posts

    1539
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    58

Everything posted by jean10lj

  1. Difícil dar conta de faculdade, trabalho, casa, esposa, vida social e hobby ao mesmo tempo. O hobby acabou ficando meio que de lado. O custo e falta de consideração pelo trabalho com as estações desmotiva bastante. Só quem é aspirante na área que valoriza mais mesmo.
  2. Seguramente lá é o ponto mais quente do município, possivelmente até mesmo da região. Dei uma pausa no hobby pelas estações, a Davis de Aparecida está estragada (vento e caiu um raio), e a WS de Taquarussu a vaca derrubou e chifrou no meio. Pela falta de apoio e consideração nem faço questão de arrumar ou substituir elas, vai ficar por isso. Daí o ânimo pra colocar estações novas também é inexistente. Ao menos a da Flor e Ser está funcionando normal agora, o local é ótimo (bem aberto) e tem sensor de relva, lá quero manter. Pra Aparecida vou continuar a série de dados com a estação de São Vendelino (também a 600m de altitude e topo) que é parecidíssima com Aparecida.
  3. A da cidade parecia aceitável quando foi instalada, mas claramente pelos dados de vento está num lugar fechada e aquece A de Santa Fé está estranha também A da Epagri sem comentários ultimamente Do Wolfgang deveria estar mais longe da casa/mais no aberto Resta o abrigo do Felipe em Catres/Mondaí de mais confiável E Caibi como parâmetro oficial pra Itapiranga atualmente Janeiro 2022 (mês histórico) comparativo
  4. WhatsApp Video 2023-07-12 at 16.57.27.mp4 Segunda cheia do Rio Uruguai no ano; ano passado foram 3 WhatsApp Video 2023-07-12 at 17.20.05.mp4 Também não vou conseguir postar aqui: https://www.instagram.com/p/CunJVjKuzFa/ Esse foi o amanhecer em Itapiranga depois da tempestade de terça
  5. Sede Nova/RS. O vídeo vai ficar grande demais pra mandar como arquivo aqui https://www.instagram.com/p/CunY6mbxXmW/
  6. Teve tempestade e ventania na terça de madrugada e queimou o roteador, agora trocaram e tá on de novo Sigo bem ocupado, mas desde domingo foi uma loucura, várias supercélulas cruzando a região, teve muito estrago. Rio Uruguai em 8,82m em Itapiranga A cidade de Sede Nova/RS e áreas de Humaitá/RS e Nova Candelária/RS foram devastadas. Acho raro ter sido "só" a frente de rajada da LI. Deu 70-100km/h meio generalizado nela e não teve estragos como teve lá. Minha colega de aula é de Sede Nova/RS e estão pedindo doações pois tem pessoas que nem tem mais onde morar
  7. Mínimas hoje no município Agora uma tarde quente, 25,3C na Aparecida (600m) e 28,7C taquarussu (310m)
  8. Semana bem acima da média...mas com mínimas. Previsão tá sem graça também. Mas com monitoramento "3D" até um dia irrelevante fica interessante: Sobrepondo as temperaturas das estações agora no mapa topográfico, ficou mega intuitivo: Taquarussu 11,9C 99% (310m) Wickert 13,8C 99% (455m) Flor e Ser 14,8C 89% (510m) Trevo 17,3C 75% (580m) Aparecida 19,1C 72% (600m)
  9. Membros do ECMWF - mínimas (Santa Maria) Membros do ECMWF - mínimas (Chapecó) Ficando bem provável um frio legal, pelo menos para o sul. Para o leste do estado de SP provável frio diurno também dia 29. Mínimas e máximas dia 29 925hPa. Bem considerável 850
  10. Salve Flor & Ser (510m baixada alta) em Iporã do Oeste - SC agora é uma WS, com sensor de relva. O abrigo que estava lá vou deixar aqui em casa por enquanto (topo 580m) Flor & Ser https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD10/ Local novo do abrigo (Trevo): https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD13/ Para acessar a temperatura da relva da Flor & Ser, tem que ser pelo ecowitt: https://www.ecowitt.net/home/index?id=133052 Flor & Ser Abrigo (Topo plano/580m/casa)
  11. Surreal o que a combinação de ar mega seco e atmosfera totalmente estabilizada faz nos microclimas em locais que pegam nevoeiro x que não pegam, e também x topos. Essa situação dos últimos 3 dias na serra é típica de clima raiz de montanha. Muito legal.
  12. Micro/mesoclima não cansa de ser supreendente, nunca. 11:00 13,1C 97% Itapiranga/Cidade(200m) 15,7C 87% Taquarussu/Iporã (310m) 21,5C 66% Flor e Ser/Iporã (510m) Imagem recente Ontem de noite entre topo e baixada aqui (Iporã do Oeste/SC): Mínima de 5,3C em Taquarussu, 11,7C Aparecida
  13. Mínimas do município últimos dias (Iporã do Oeste/SC): 10/05: 6,8ºC (Wickert/455m) 11/05: 6,2ºC (Taquarussu/310m) 12/05: 5,4ºC (Taquarussu/310m) 13/05: 4,1ºC (Taquarussu/310m) Aparecida (topo 600m) em 2023: Taquarussu (Fundo de vale 310m) em 2023: Amanhã espero mínima de 2-3ºC em Taquarussu, está mais frio que ontem de noite e mais seco. Últimos 6 dias foram ótimos e muito bonitos, de exemplo hoje:
  14. 45mm da LI, maior parte veio como chuva torrencial, em pouco tempo. Iporã do Oeste/SC. 237mm no mês Taquarussu e 230mm Wickert
  15. Nesse caso, justamente por isso eu defendo a média horária SEMPRE. Ela vai mostrar os valores reais de média, como eu expliquei no trabalho, sem prejudicar ou beneficiar dados por metodologia falha. A diferença de 12,7C na média simples em taquarussu para 9,7C utilizando a média horária é bizarra e isso pode fazer um estrago gigantesco para definir um clima. Já o topo quase sempre tem a média horária igual ou muito próxima da simples.
  16. Incluindo: Aparecida na esquerda e Taquarussu na direita em julho/2021, e as diferenças diárias entre elas
  17. Muito obrigado!! Sobre essa diferença entre topo e baixada, conversando com o @kevin cassol, notamos que ele teve exatamente a mesma diferença, na mesma data, e quase que com os valores de mínima idênticos! Capela (topo): mínima 16,1ºC dia 24/07/2021 Portão (baixada): mínima 5,4ºC dia 24/07/2021 Se não me engano a distância entre o topo e baixada de lá é bem semelhante ao daqui também. E lá na região do Kevin o relevo é menos acidentado, com menor diferença de altitude entre o topo e baixada mas com mais latitude. Isso nos diz bastante coisa Acredito que a lógica do @Carlos Campostá no caminho certo. O que acontece aqui também que preciso mencionar: a direção do vento influencia MUITO. Taquarussu se sobressai em relação as outras baixadas do município e da região/estado com vento leste/sudeste/nordeste e isso tem a ver com três coisas principais: formato do vale, direção do vale, e profundidade do vale. Neste caso, estou falando do "pós-MP", quando a maior parte do ar frio foi embora mas resta o ar bem seco, por N motivos acontece que muitas vezes o auge do frio em altitude NÃO coincide com o auge da secura, e por isso fica estranho que muitas vezes as baixadas/vales tem mínimas da onda de frio quando o ar frio já está indo ou foi embora. Em relação à esse pós-MP, os topos ficam parecendo que estão em outra estação do ano no período da noite, e quem se destaca é as baixadas realmente poderosas (válido para qualquer local que não tenha muita maritimidade). Se você ver no meu artigo fiz um gráfico de correlação entre a umidade do topo e a diferença de temperatura entre as estações e o resultado ficou impressionante. Tenho dados recentes disso para exemplificar: Observem as mínimas do dia 2, sob o auge dessa MP do começo do mês. Foi uma MP com pouco ar frio mas muito ar seco, e a mínima de taquarussu foi bem inferior a da baixada alta (flor e ser) e do topo (aparecida). A mínima do dia 2 equivale a mínima do dia 20 do mesmo mês, lá em taquarussu, sendo que no dia 20 foi com bem mais ar frio mas menor ar seco, e isso é notável com o 5,1C da baixada alta (Flor e Ser) contra 10,5C da mesma no dia 02. Município em abril Ar seco na MP do dia, esses valores de água precipitável beiram os mais baixos possíveis para a região. Ah, na MP de julho 2021 e julho 2019, a atmosfera conseguiu alinhar o ar muito frio com o ar muito seco, batendo esses valores de 2/3mm de água precipitável junto com o ar bem frio. Dia 2 Nessa noite: Wickert 11,8°C 99% Taquarussu 12,2°C 98% Flor & Ser 12,2°C 79% Aparecida 22,0°C 25% Já nessa mesma semana de julho 2021 que estamos comentando, Bom Jardim da Serra conseguiu essa bizarrice (22/07/2021)
  18. Muito obrigado pelas palavras!! Sobre a continuação do trabalho e o assunto, note que apesar de eu tentar manter o foco, escolhendo um assunto relativamente específico, ainda assim algumas coisas ficaram meio enxutas/resumidas, é o que acontece quando se tenta abranger um pouco mais em poucas páginas (25 páginas era o limite de envio pro artigo nesse modelo). Renovei a bolsa de pesquisa, portanto, devo continuar o trabalho, nessa linha do artigo ou sob outra variável/evento etc. Não escolhi certo o tema ainda, mas pensei em fazer sobre radiação solar (diferença entre os vales e os topos), vou pensar bem ainda. Ao se especializar, ou então se dedicar em um determinado tema, é bem fácil alcançar perto ou bater esse limite de 25 páginas para o artigo. Da pra fazer tranquilo tranquilo 25 páginas só sobre radiação solar, só sobre vento, só sobre tempo severo, só sobre precipitação, etc, então é complicado ser muito abrangente. Se juntar todas as variáveis e somar com o assunto de topografia/geografia, física, climatologia, tempo severo, e outros eventos meteorológicos/climáticos, da pra fazer um livro, literalmente.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.