Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    725
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by RafaelBHZ

  1. Isso é relativo. Após uma máxima de 32 graus, a temperatura em BH antes da meia noite geralmente já vai estar na casa dos 25°C ou até menos. Então, já justificaria um banho de água morna. Outro fator a se levar em consideração é o aquecimento da água ao longo dia. Se a caixa d'água ficar exposta ao sol, mesmo com o chuveiro desligado a água vai vir a uma temperatura agradável. Se a caixa d'água for coberta, mesmo em dias quentes, pode acontecer da água vir mais fria do que o tolerável. Enfim, são muitas variáveis.
  2. Se confirmar essa projeção, que a chuva aqui caia como uma ZCAS mais suave, chuva fraca por vários dias, e não com fortes temporais constantes.
  3. E essa nova ZCAS pegaria a região central de MG também, o que é perigosíssimo. Mas torço para a maior parte da chuva ficar no centro-oeste mineiro, sul e São Paulo.
  4. Segundo a Defesa Civil, já chega a 30 o número de mortes pela chuva em Minas Gerais.
  5. Atualizei o meu post, por 2 décimos. Faltam adjetivos para descrever o que está acontecendo.
  6. ESTA É A SITUAÇÃO DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DA RMBH
  7. A ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO INMET EM BELO HORIZONTE REGISTROU 140,7MM NAS ÚLTIMAS 24 HORAS!!!!!!! EM 48 HORAS, O ACUMULADO NA ESTAÇÃO CONVENCIONAL FOI DE 317,8 MILÍMETROS. O ACUMULADO MENSAL CHEGA A 807,5MM; O RECORDE HISTÓRICO É DE 850MM, EM JAN/1985.
  8. O recorde de chuva em 24 horas também foi quebrado, foram 171 milímetros de quinta para sexta, superando as marcas anteriores. Belo Horizonte é uma cidade que foi planejada somente dentro dos limites da avenida do Contorno, depois se expandiu desordenadamente e foi invadindo o leito dos rios, os morros e impermeabilizado todo o solo. Na minha visão a falta de planejamento das cidades brasileiras é tão grande que na maioria das vezes as obras poderão somente amenizar o problema e olhe lá. Para resolvê-lo, só se começássemos as cidades do 0.
  9. Situação inusitada por aqui: Uma densa neblina começa a tomar conta da cidade, mas ao mesmo tempo é possível ver alguns raios distantes em meio a névoa.
  10. Estou curioso para saber como os reservatórios e hidrelétricas vão reagir a toda essa água. A secura de 2019 foi paga com juros e correção. Mas isso torna explícita a nova realidade de Minas Gerais: Passamos a viver de extremos nesta última década: Ou falta muita chuva, ou chove em excesso.
  11. Pelo menos cinco pessoas ficam soterradas no Jardim Teresópolis, em Betim. https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/pelo-menos-cinco-pessoas-ficam-soterradas-no-jardim-teresopolis-em-betim-1.2288889 Hospital João XXIII, o maior de Minas Gerais, fica alagado por causa da chuva que atinge Belo Horizonte. https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/hospital-joao-xxiii-fica-alagado-por-causa-de-chuva-que-atinge-belo-horizonte-1.2288894 Estas são apenas algumas. Os pontos de alagamentos foram vários e a todo momento chegam informações sobre deslizamentos.
  12. Belo Horizonte embaixo d'água, diversos pontos de alagamento pela cidade, já encharcada. Atenção total ao gigantesco risco de deslizamentos. Realmente a previsão catastrófica se confirmou.
  13. Não sei qual o recorde de chuva em 48 horas de BH, mas certamente também será batido. Após um ano 2019 muito seco, é a história sendo escrita diante dos nossos olhos.
  14. Raios e trovões aqui em Contagem, ao contrario de todas as chuvas até o momento. Cenário de atenção e muita preocupação! Atualizando: COMEÇA CHOVER MUITO FORTE EM BH E CIDADES VIZINHAS.
  15. Imagem do Cemaden: Será que essa vai ser a pior de todas?
  16. Em qual região você está? A chuva estava moderada na centro-sul até agora a pouco. E a última pancada já veio com vento, diferentemente das demais.
  17. Aqui na empresa já começa a rodar a informação de que podemos ser liberados mais cedo devido às chuvas. Mas deu estiada logo agora. Ô São Pedro, colabora com minha sexta-feira aí, deixa liberar a gente e reduz a chuva depois.
  18. Não sei para as demais regiões influenciadas por esse sistema, mas pra mim já é o mais intenso desde 2011 em Belo Horizonte. Não estou com tempo para fazer um levantamento agora, mas aparentemente toda RMBH está com mais de 150 milímetros acumulados nas últimas 24 horas.
  19. Normalmente também acho desnecessário decretar ponto facultativo, mas se seguirmos nesse ritmo, tenho minhas dúvidas se não era a melhor escolha. O solo está um sabão, os rios na capacidade máxima e as casas encharcadas neste momento. É o primeiro grande alerta meteorológico que vejo se concretizar aqui.
  20. É impressionante o que acontece na região de Belo Horizonte... Desde que cheguei do trabalho, houveram várias pancadas de forte intensidade no meu bairro, intercaladas de chuva fraca ou moderada. E não para!!!!!
  21. To emocionado. Nem sabia mais como era um evento desses.
  22. Sério que o pior da chuva em BH será amanhã? Hoje já está um Deus nos acuda, me lembrando fortemente a época das enchentes do final de 2011. E olhando as imagens de satélite, nunca vi uma área com chuva tão abrangente no leste do país, englobando sudeste e nordeste ao mesmo tempo
  23. Eu apostaria que o tempo aqui já vai virar a partir desta noite. Se for pra tirar o pessoal de áreas de riscos, tem que ser HOJE.
  24. Será que fomos a 500mm com a chuva de hoje? Não duvido...
  25. Prefeitura de Contagem veio se pronunciar falando sobre a chuva e disse que foi uma chuva jamais vista e que foram 105 milímetros em 40 minutos, para uma média de 30 milímetros. Nessas horas eu queria ser cego.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.