Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    725
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Posts posted by RafaelBHZ


  1. 55 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

    Hoje eu recebi alguns parentes em casa e fiquei prestando atenção como tem gente maluca depois de um dia com máxima de 32 graus esses meus parentes foram tomar banho com chuveiro na água quente como que alguém com um calorão desse pode querer tomar banho com água quente cê tá louco...

    Para mim o chuveiro fica desligado da corrente elétrica durante todo verão e boa parte do outono e primavera, com algumas raras excessão

    Isso é relativo. Após uma máxima de 32 graus, a temperatura em BH antes da meia noite geralmente já vai estar na casa dos 25°C ou até menos. Então, já justificaria um banho de água morna. 

     

    Outro fator a se levar em consideração é o aquecimento da água ao longo dia. Se a caixa d'água ficar exposta ao sol, mesmo com o chuveiro desligado a água vai vir a uma temperatura agradável. Se a caixa d'água for coberta, mesmo em dias quentes, pode acontecer da água vir mais fria do que o tolerável. Enfim, são muitas variáveis. 

    • Like 3
    • Thanks 2

  2. 1 hora atrás, LeoP disse:

    O tempo melhorou em BH, com o retorno do sol e elevação da temperatura. Hoje o dia foi de predomínio de muitas nuvens altas e médias, com sol fraco intercalando com períodos nublados. A temperatura variou entre 18 e 27,9C, ou seja, foi um dia abafado mas relativamente agradável.

     

    Sobre a chuva, preocupante essa projeção do gfs, coloca a RMBH novamente no epicentro da chuva. O lado bom são os reservatórios, que já estão com 73% de capacidade por aqui, faltando ainda 2 a 3 meses para o fim do período chuvoso.

    Se confirmar essa projeção, que a chuva aqui caia como uma ZCAS mais suave, chuva fraca por vários dias, e não com fortes temporais constantes. 

    • Like 3

  3. 18 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

    O GFS na ultima rodada coloca muita chuva no interior de São Paulo no inicio de fevereiro. Valores entre 300mm e 400mm em São Paulo. Creio q existe a possibilidade da formação de outra ZCAS só que agora posicionada mais ao sul do que essa ultima q está afetando o centro de Minas.

     

    us_model-en-087-0_modusa_2020012606_384_12405_157.thumb.png.6806c2deace0fec5563a7a9bfd833cd6.png

     

    CFS:

    cfs-avg_apcpna_samer_2.thumb.png.0c8b3388a754ef790cddfe6fb1f0f65c.png

     

     

    Essa chuva caso venha a se concretizar será muito bem vinda. A Represa de Furnas está com 13% de sua capacidade. A ultima vez que a Hidrelétrica de Furnas abriu o vertedouro para retirar o excedente de água foi em 2014. Hoje o nível está em 754,42 metros. O nível ideal segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas é de 762 metros.

    E essa nova ZCAS pegaria a região central de MG também, o que é perigosíssimo. 

     

    Mas torço para a maior parte da chuva ficar no centro-oeste mineiro, sul e São Paulo. 

    • Like 1
    • Sad 3

  4. 6 horas atrás, fsorf9rj disse:

    Toda a força do mundo para os habitantes das regiões atingidas nessas chuvas, sejam de MG, de ES ou aqui mais próximo do Noroeste Fluminense. Todo cuidado é pouco agora. Solo extremamente instável, rios já cheios, com a previsão de mais chuva nos próximos dias nessa região. É pra ter muita atenção.

     

    Triste demais ver cenas como a do vídeo postado do homem tentando salvar o carro arrastado. Triste demais. Da mesma com a notícia dos bombeiros soterrados e de outros deslizamentos na sempre linda e aprazível capital mineira. Assim como também com as informações recebidas que o sul do ES passs por um momento deveras complicado, com inúmeras enchentes e uma infinidade de desabrigados. Eu, pessoalmente, sinto muito isso. Convivo com isso aqui no Rio de Janeiro. Enchentes, deslizamentos, infelizmente fazem parte do período chuvoso no nosso país. Não deveria ser assim né. Deveríamos ter menos pessoas possíveis morando em áreas de riscos e também ter cidades melhores preparadas pras chuvas que sempre ocorrem, como por exemplo em BH, que é uma cidade planejada e mesmo assim experimenta o caos, levando-se em conta a força desse evento dessa semana. Mas BH, RJ, ES sempre sofreram, sofrem e vão sofrer com esse tipo de evento e precisam se preparar melhor pra evitar mais catástrofes , como a que atingiu a região serrana do Rio em 2011. Aquilo foi uma coisa de louco. Mais de 700 pessoa MORTAS. ABSURDO. Devemos cobrar que melhorem a estrutura das cidades pra suportar grandes chuvas. Do jeito que está NÃO DÁ! 

     

    Vamos tentar ajudar as pessoas de Minas, do norte/noroeste do RJ e do ES. Se souberem de fornas de ajudar, coloquem aqui que a gentr da um jeito. É hora de se unir e ajudar essas pessoas.

    O recorde de chuva em 24 horas também foi quebrado, foram 171 milímetros de quinta para sexta, superando as marcas anteriores. 

     

    Belo Horizonte é uma cidade que foi planejada somente dentro dos limites da avenida do Contorno, depois se expandiu desordenadamente e foi invadindo o leito dos rios, os morros e impermeabilizado todo o solo. 

     

    Na minha visão a falta de planejamento das cidades brasileiras é tão grande que na maioria das vezes as obras poderão somente amenizar o problema e olhe lá. Para resolvê-lo, só se começássemos as cidades do 0. 

    • Like 10
    • Thanks 2

  5. Pelo menos cinco pessoas ficam soterradas no Jardim Teresópolis, em Betim.

     

    https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/pelo-menos-cinco-pessoas-ficam-soterradas-no-jardim-teresopolis-em-betim-1.2288889

     

    Hospital João XXIII, o maior de Minas Gerais, fica alagado por causa da chuva que atinge Belo Horizonte.

     

    https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/hospital-joao-xxiii-fica-alagado-por-causa-de-chuva-que-atinge-belo-horizonte-1.2288894

     

     

    Estas são apenas algumas. Os pontos de alagamentos foram vários e a todo momento chegam informações sobre deslizamentos. 

    • Like 8
    • Sad 2

  6. 9 minutos atrás, Nowcasting disse:

     

    o radar de três marias é mto estranho. diz que ta passando um sinal verde de chuva moderada, mas neste momento só ta chuviscando aqui. O Pico do Couto ta mais realista.

     

    1283563968_CapturadeTela2020-01-24s16_04_15.thumb.png.08440d36b0dc3c4da55b20298f4c0381.png

     

    Em qual região você está? A chuva estava moderada na centro-sul até agora a pouco. E a última pancada já veio com vento, diferentemente das demais.


  7. 10 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

    E pode esperar muito mais pq só tá no início!

    Normalmente também acho desnecessário decretar ponto facultativo, mas se seguirmos nesse ritmo, tenho minhas dúvidas se não era a melhor escolha. 

     

    O solo está um sabão, os rios na capacidade máxima e as casas encharcadas neste momento. É o primeiro grande alerta meteorológico que vejo se concretizar aqui.

    • Like 2

  8. 2 minutos atrás, LeoP disse:

     

    Exatamente isso que ia postar, é a primeira vez que vejo alerta a nível federal pra cá. A defesa civil municipal sugeriu às pessoas não saírem de casa na sexta-feira, em função das tempestades previstas. As pessoas em geral já estão sabendo, meio apreensivas e comentando umas com as outras sobre o assunto.

     

    Eu havia comentado alguns dias atrás sobre a ausência de alertas antecipados no Brasil. Bom, dessa vez estão avisando com mais de 48h de antecedência e as previsões mantiveram chuva contínua e extrema entre amanhã e sábado.

     

    Por enquanto, tempo tranquilo em Belo Horizonte, muitas nuvens, um pouco de vento e 27°C às 13h. A chuva hoje ainda será fraca.

    Eu apostaria que o tempo aqui já vai virar a partir desta noite. 

     

    Se for pra tirar o pessoal de áreas de riscos, tem que ser HOJE. 

    • Like 4
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.