Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

kevin cassol

Members
  • Content count

    156
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

kevin cassol last won the day on November 14

kevin cassol had the most liked content!

Community Reputation

207 Excellent

1 Follower

About kevin cassol

  • Birthday 12/18/1993

Location

  • Location
    Nova Santa Rita/RS

Recent Profile Visitors

474 profile views
  1. kevin cassol

    Vaquinha - Estação Meteorológica Sr Wolfgang

    Além da vaquinha, no que eu puder, gostaria de contribuir no que for preciso. Vou estudar a possibilidade de estar presente com os amigos no dia da instalação e fazermos um baita encontro. Minha mãe tem parentes em Maravilha/SC e estava sugerindo de visitá-los em breve comigo. Vou dar a ideia para aproveitar a oportunidade.
  2. Onda de calor chega ao seu final para nós do DDD 51 na noite de ontem. Uma breve avaliação: ✖️ Máximas altas ✖️ Mínimas altas ✔️ Durabilidade ✖️ Ponto de orvalho extremo (acima de 24°C) ✔️ Temperatura noturna dos ambientes internos alta ✖️ Temporal severo de encerramento Recorde segue com 18 de março (38.5°C/casa), mas infinitamente superior aos dias isolados de pré frontais que ultimamente duravam 1 dia até então. Posso considerar como SATISFATÓRIO, visto que ainda estamos na primavera/novembro. Exemplo de onda de calor 2018 NUTELA: ONDA DE CALOR 2018 RAIZ:
  3. Aqui não faltou calor pra passar (à toa). Sem uma mínima ou uma máxima de respeito, os números fracassaram miseravelmente na questão de extremos. Hoje 36°C em Nova Santa Rita com um céu tapado de altostratus, similar a 17/12/2017, mas pra quem vê, lembra meses de maio. Imagem totalmente contraintuitiva. Se tivesse sol, pelo menos com cirrus (sejamos realistas), era 39°C na conta.
  4. A secura em superfície está com uma intensidade poucas vezes vista por aqui. Em CASA a UR às 23h estava em 61% com 21.0°C, valor de UR que normalmente sobe, por consequência do declínio da temperatura, e fica pelos 80-90% nessa hora (baixitude). Neste momento (3h da manhã) tenho 17.3°C/74%, ou seja, a Temperatura ainda está caindo muito mais depressa do que a UR consegue subir, indicando que o Ponto de orvalho segue despencando (secando a atmosfera) e tudo indica que ja é o efeito da atmosfera quente e seca que está tomando conta do RS e certamente teremos um dia desértico amanhã por aqui. Mas o que é realmente impressionante é o tamanho da bolha de ar seco sobre o Cone sul da América. São quase 2 mil km de extensão, desde o sul da província de Buenos Aires até o Mato Grosso do Sul, com ausência quase total de nebulosidade nessa área.
  5. Fechamentos de Outubro 2018 na BAIXADA e em CASA (Nova Santa Rita/RS): Este outubro foi um mês de certo modo "fraco", ventoso, grande causador de um número expressivo de UR máximas baixas. Por se tratar de baixitude, raramente ficam nos 80s. Relativo aos últimos dois outubros (2016 e 2017), fechou parelho, menos de 1°C acima para mínimas e máximas. Próximo mês já teremos médias para a estação do TOPO.
  6. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Calibragem BAIXADA (28/10): TEMPERATURA: sensor se encontra atualmente em conferência ABSOLUTAMENTE PERFEITA ao termômetro novo. MIN: 11.81°C vs. 11.86°C MAX: 24.92°C vs. 24.92°C MED: 18.45°C vs. 18.45°C UMIDADE RELATIVA: sensor está com desvio de 1-3%. MIN: 41.58% vs. 44.08% (+2.50%) MAX: 97.29% vs. 98.47% (+1.18%) MED: 72.41% vs. 75.19% (+2.78%) Uma incerteza é levantada aqui: Não se sabe se o atual termômetro da baixada desviou-se estes 2% ao longo deste ano, ou se o novo já veio com calibragem 2% abaixo, uma vez que, quando foi calibrado Casa-Baixada, em out/2017, o desvio medido foi de 10% e hoje é de 12%. Então surgem duas possibilidades: 1 - Baixada desviou-se 2%. Casa tinha 10% e agora tem 12%. 2 - Baixada não desviou e Casa continua com 10%. O novo que veio com -2% relativo à Baixada. Como a prioridade sempre será a temperatura, os dados registrados seguem 100% confiáveis para análise comparativa dos microclimas causados exclusivamente pelo relevo. De hoje em diante, muitos dados interessantes surgirão, agora, nas 3 estações em situações topográficas diferentes entre si.
  7. Hoje foi um dia muito feliz pra mim, pois nasce mais um ponto de monitoramento no meu sistema. Portanto, agora teremos 3 locais de monitoramento nos campos por aqui (CASA, BAIXADA e TOPO). Mais extremos, mais médias, mais riqueza de dados, análises e comparativos virão a partir de hoje para a zona rural da nossa querida RMPOA. Post completo com mais detalhes da nova estação:
  8. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Hoje, 29/10/2018, começa a funcionar a Estação Meteorológica do TOPO ! A instalação da minha terceira estação meteorológica começou as 19h30 da noite com o acompanhamento do capataz da propriedade. A montagem se deu lá no local de instalação para ser possível o transporte dentro do carro até lá. Levou cerca de uma 1h30 até montar as 3 partes que eram compostas a estrutura do abrigo meteorológico: 1 - Cano de ferro de sustentação com espera para base parafusada. 2 - Venezianas e porta 3 - Madeiramento do telhado Algumas diferenças e aperfeiçoamento em relação à estação da baixada: 1 - Telhado com 3 águas, ao invés de 2, nas direções de incidência solar Oeste (tarde), Sul (manhã) e Norte (inverno), com porta para o Sul. 2 - Base com ripas entrelaçadas e transversais parafusadas, permitindo ventilação pela face inferior também, mantendo rigidez estrutural 3 - Lonas laterais duplas e presas por uma tabua de madeira, garantindo melhor resistência ao vento e vida útil. 4 - Telhado feito em Forro de PVC ao invés de madeira, mantendo a cor branca para sempre e evitando que apodreça com a ação das chuvas. 5 - Substituição de arruelas no telhado por chapinhas metálicas contínuas ao longo do comprimento dos parafusos, aumentando rigidez. A montagem se deu através de um buraco feito com cavadeira, e fixação do poste já com a base. Em seguida a colocação das venezianas e parafusamento na base (furos e esperas já prontas). Depois parafusar estrutura de telhado e amarrar o madeiramento com um cabo de "fio de telefone" na estrutura de base para evitar que vento forte possa arrancar o telhado inteiro. Então fixado o suporte de chapa metálica nos dois pinos para o termômetro, conectar ao notebook e dar o comando para iniciar registração de dados. Quando passei de avião na volta de São Paulo em 17/10/2018, instantes antes de pousar no Aeroporto Salgado Filho, fotografei a área mostrando o local exato (seta vermelha) que foi instalada a estação: Agora o objetivo é monitorar! Ainda nesta semana devo fazer um cercado com arame farpado, pois, segundo o responsável, o gado pode bater no abrigo e deslocar, pois nesta época eles ficam bastante curiosos. Já aproveito para tirar mais fotos durante o dia e fazer a primeira coleta de dados de lá.
  9. UR subiu antes da temperatura descer?! criou esse pico muito louco no PO. Aqui acontece o contrário, normalmente no instante de um temporal, a UR dá uma queda brusca junto com o PO no instante EXATO da troca da massa de ar, até que a inércia térmica se estabilize em alguns minutos. Exemplo do que aconteceu no dia 09/10
  10. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Estação do TOPO está pronta e agendada com o dono da área para a instalação na tarde de segunda feira (29/10/2018)!!! Enquanto o dia não chega, aproveito para checar algumas calibragens dos meus atuais termômetros das estações de Casa e Baixada com o termômetro do Topo chegou pelo correios no dia 23. CASA (24/10): Segue com sensor de temperatura perfeitamente calibrado, porém a UR que estava com desvio de 10% (out/2017) atualmente está com 12% (out/2018). Por exemplo: display mostra 69%, lê-se 57%. O mesmo desvio é válido para qualquer faixa de UR medida. Nota-se picos mais afiados do termômetro HOBO, por ser menor e ter maior sensibilidade à mudanças repentinas de temperatura. TEMP MINIMA: 16.5°C x 16.39°C TEMP MAXIMA: 26.1°C x 26.60°C TEMP MÉDIA 24h: 20.34°C x 20.38°C UR MINIMA: 64.5% x 52.52% UR MAXIMA: 89.8% x 78.19% UR MÉDIA 24h: 79.33% x 67.37% BAIXADA está em teste agora, amanhã (28) devo coletar uma amostra de dados, e na segunda feira (29), antes da instalação do topo, outra amostra, para fins comparativos. Fato interessante: O dia do teste de calibragem da estação de casa coincidiu justamente com o registro da 2ª menor UR max já registrada na própria estação, com valor de 78% (corrigido), e simultaneamente 78.19% registrados no segundo termômetro, comprovando marca poucas vezes atingida, mas mantendo isolado o atual recorde de 71% de um dia extremamente ventoso e frio causado pelo super ciclone de 14/09/2016, e seguido de duas marcas de 80% em duas fortes advecções polares em 27/04/2017 e 15/12/2016. Em baixitudes, principalmente na zona rural, é comum a UR máxima estar sempre acima dos 90% na madrugada, ou próximo da condensação do orvalho (baixadas mais ainda! / bancos de nevoeiro), e dificilmente na faixa dos 80/90%. Quando ocorre, aproximadamente dois terços das ocorrências são destruídas na noite seguinte antes da meia noite. Este tipo de recorde só se sustenta em noites de advecções fortes quando não esfria tanto por irradiação, mantendo secura; ou então, em sua maioria, em dias de ventos sustentados por mais de 24 horas, grande parte sob efeitos de fortes ciclones extratropicais. Neste dia (24), a baixada registrou recorde da estação, com 81.72%, uma vez que ela não existia em 2016.
  11. Se busca ter uma estação profissional de confiança, fale com @Fernando Keiser. Recomendo alto Não é a toa o merchandising gratuito, mas por que sou favorável à todos termos sua própria estação. Pois além de despertar o hobby e o interesse por meteorologia, se tornar fã da ciência (o que aconteceu comigo), contribui para a riqueza de informações para a comunidade BAZ aqui e para o Brasil. Eu comecei com um simples termômetro, e hoje tenho uma rede de estações próprias, há 11 anos ininterruptos. Há 12 dias atrás estive pessoalmente com o @Rodolfo Alves no Mirante de Santana, conheci a estação e a anotadora que faz os registros desde 1978, foi incrível.
  12. Bem vindo Felipe ! Aqui em POA deu uma refrescada com a chegada de um ar mais seco hoje (P. Orvalho 15°C). Até ontem estava um mormaço e um dia bem desconfortável, mesmo as temperaturas não subindo muito. Amanhã máxima de 20°C, segundo a SOMAR, porém muita cautela ao considerar.
  13. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Refletir os raios infravermelhos, responsáveis pelo aquecimento por irradiação, assim como brasa de churrasqueira (não o fogo). O isopor, a madeira, entre outros materiais, que isolam a condução do calor ("isolantes térmicos"), são opacos à luz visível, mas transparentes aos raios de comprimento de onda na faixa dos infravermelhos, causando aquecimento indevido no interior do abrigo. Faça o teste você mesmo com o papel alumínio: assim como ele assa os alimentos, refletindo várias vezes a radiação através da face mais reflexiva no interior do alimento, o mesmo princípio vale para o lado externo do telhado do abrigo, desviar 100% da radiação solar, aliado ao isolamento do calor por condução (isopor) e pintura branca (maximização do albedo), esta, que também contribui para a não-absorção da radiação, dispersando a radiação solar visível.
  14. Os dois dias de calorão que ainda trouxeram tempestades interessantes. Mas para quem mede a temperatura tá assim ó: Quem gosta de conforto térmico = ótimo Quem gosta de meteorologia = lixo. Foi tarde.
  15. Fechamentos de Setembro 2018 na BAIXADA e em CASA (Nova Santa Rita/RS): Quem é setemBOSTA do lado de agosTOP ? Tropicalismo intenso marcou o mês, sobretudo nos últimos 10 dias. Frio seco considerável no feriado do dia 07, depois só vento leste, calor e tempestades. Duas ondas de calor FORTES e super pontuais (22 e 29), mas inferiores às do ano passado (álbum de figurinhas do time do 30 ao 37°C completo). O grande detalhe foi a sequência massacrante de mínimas altas na reta final do mês, para o completo caos nas médias. Não fosse a primeira semana contribuir, possivelmente alcançaria o poder de fogo de 2017.
×