Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

kevin cassol

Members
  • Content count

    197
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

kevin cassol last won the day on November 14 2018

kevin cassol had the most liked content!

Community Reputation

338 Excellent

1 Follower

About kevin cassol

  • Birthday 12/18/1993

Location

  • Location
    Nova Santa Rita/RS

Recent Profile Visitors

759 profile views
  1. Vai ser incrível em dias ciclônicos da primavera. Parabéns pela conquista!
  2. Esse assunto tá se extendendo, poderia ser debatido em outro tópico eu acho. Não tô achando razoável dar continuidade a isso aqui nos resumos.
  3. Fica claro que estes 15.4°C não podemos considerar. O ano inteiro dessa estação está no fumo. Pena. Valeu pela busca!
  4. Se demais estações próximas no nordeste também tiveram temperaturas similares pelo menos 3°C abaixo da média em agosto de 1999 daí eu considero. Convém tambem encontrar outros anos em que houveram anomalias negativas similares. Não acredito que este seja o único ponto fora da curva, ainda que na linha do equador possa existir tal anomalia e comportamento desértico, o que eu acho meio complicado... Aqui no RS ja é algo surreal. Interessante que a escala do anotador vai de 0.2 em 0.2 kkkkkkk
  5. Fechamentos de ABRIL 2019 para CASA BAIXADA TOPO (Nova Santa Rita/RS): Chuva acumulada = 280 mm: Mês com volumes de chuva excessivo, aguaceiros, temporais, e total ausência de ar polar. Acima da média em todos os parâmetros. No geral, chato demais, continuação de março. O volume acumulado no dia 27 foi de 49 mm na parte da madrugada, durante a tarde nublado sem chuva, e na noite mais 61 mm.
  6. Será que o recorde de 10°C também é erro? Kkkkkk
  7. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    11/05/2019 - INSTALADA COM SUCESSO NOVA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EM PORTÃO/BAIXADA!!! Localizado nas coordenadas -29.738316, -51.284528, com altitude 50m, e topos próximos de 80/120m, a nova estação fica distante do TOPO 2,16 km sentido SSE e fará apoio aos dados coletados lá. O sistema construtivo é idêntico à estação do TOPO, telhado 3 águas, base com ventilação e lonas laterais duplas Perfil Vista sentido LESTE Vista sentido SUDESTE Topografia Satélite (situação) Satélite (localização)
  8. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    TESTE DE AQUECIMENTO ESTAÇÃO DE CASA A constante e excessiva discrepância entre as temperaturas máximas observadas entre as estações de CASA e BAIXADA NSR me fez levantar uma suspeita de superaquecimento na estação de CASA. Então, foram tomadas algumas medidas para detectar e corrigir as possíveis interferências: - Afastamento de casa, antes com 2.60m, agora com 8.50m da parede. - Reforma no telhado e sistema de isolamento térmico. - Limpeza geral da poeira e mofo. O afastamento de casa fez com que o abrigo agora não pegue mais sombra na parte da manhã, especificamente entre 9h e 11h. Era observado sempre um "atraso" no aquecimento ao comparar com as demais estações nesse horário da manhã, e um pico no horário da tarde, quando bate sol na parede. Agora isso foi corrigido totalmente. No dia 07/05/2019 foi feito uma análise comparativa entre os dois locais, próximo e longe da parede, com o abrigo da BAIXADA PORTÃO antes de sua instalação: Os dados de temperatura observados no dia foram os seguintes: VERDE - LONGE (datalogger antigo) AZUL - PERTO (datalogger novo) Segue a diferença entre as linhas F(x) = LONGE - PERTO: Nota-se visível efeito do microclima gerado pela proximidade da casa. Na parte da manhã, a sombra da casa mantém o ar gelado em volta, enquanto que o campo aquece normalmente. À tarde, o efeito é o contrário, aquece demais o ambiente ao redor de casa onde há insolação, causando o pico negativo. Ainda assim, nota-se um valor constante médio de aproximadamente +0,4°C de aquecimento entre os dois abrigos nas demais horas do dia e da noite. Será feita uma análise nos dados observados agora com o isolamento térmico restaurado e, se não constatar interferência, provável que possa ser o próprio corpo do aparelho datalogger interno que esteja absorvendo calor. Os dados de CASA serão coletados e comparados com a estação da BAIXADA NSR no próximo dia ensolarado.
  9. Vou mandar a anatel fazer uma visitinha em maria da fe, já que o senhor se lembrou dele
  10. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    ALTERAÇÃO NA POSIÇÃO DA ESTAÇÃO DA BAIXADA O objetivo desta mudança é manter distância da encosta, onde pode haver flutuações do efeito baixada, podendo não garantir 100% do potencial de mínimas absolutas, e centralizar no campo em terreno plano. Não deve trazer mudanças significativas nos valores de mínimas e máximas. A mudança foi feita dia 19/04/2019, com deslocamento de 34,5 metros sentido WNW, agora igualmente distante da encosta e das árvores que delimitam o espaço. A diferença de desnível em relação ao ponto anterior é desprezível na prática, pois não chega a meio metro, e a altura do sensor relativo ao solo, que antes era de cerca de 1,70 m ficou em 1,50 m. A altura da grama média antes era 15-20 cm e agora é de 5-10 cm. A qualidade e o cuidado na medição e coleta de dados será mantido, como sempre nas minhas estações. Seta indicando local antigo Local novo representado pelo X: Foto da estação:
  11. CHUVA ACUMULADA HOJE EM NOVA SANTA RITA/RS: 62 mm das 0h às 7h 31 mm das 7h até abrir o tempo no fim da tarde. Total: 93 mm Não via volume de chuva parecido para 1 dia em um bom tempo.
  12. Fechamentos de Março 2019 para CASA BAIXADA TOPO (Nova Santa Rita/RS): Na tabela, médias simples. Médias 24h a seguir: CASA: 23.48°C BAIXADA: 22.42°C TOPO: 22.58°C CHUVA EM CASA: 83 mm Para o mês mais chato de todos até que tá bom. Até o dia 07 foi uma continuação de Fevereiro. A partir dali, até dia 20 foi bananismo puro, até entrada de uma boa MP padrão para abril (dia 21) seguida de outra (dia 25). Finalizando com bananismo de novo. Em breve, nova estação em baixada, próxima do TOPO.
  13. Fechamentos de Fevereiro 2019 para CASA BAIXADA TOPO (Nova Santa Rita/RS): Dados 100% completos Chuva acumulada no mês em CASA: 87 mm Fevereiro 2019 foi um tanto amplitudinoso (mínimas abaixo, máximas na média/acima), com ondas de calor como no mês passado, não tão fortes, porém algumas entradas polares modestas fizeram com que as médias não fossem altíssimas novamente. Destaque para a tarde de 25/fev, onde a temperatura máxima diurna foi de 21-22°C com chuva o dia todo.
  14. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Hoje foi registrado algo muito interessante: A mínima de ontem (24/fev), foi a máxima de hoje (25/fev) !!! A coincidência não se deve apenas ao fato de estar 23.5°C exatamente na virada do dia às 23:59:59 mas, durante o temporal da manhã, a temperatura também caiu para, acredite: 23.5°C às 12h03! A temperatura ficou neste valor por mais de meia hora, sem cair um décimo sequer, até voltar a subir. Em dois momentos do dia houve o valor de 23.5°C, às 12h03 e 23h59. Por questão de 2 minutos a temperatura poderia ter caído para 23.4°C (às 0h02) e esta ter sido a mínima/máxima, então isolada e instantaneamente. O fato ocorrido é INÉDITO, pois o máximo que já havia se aproximado disso foi na advecção polar de final de abril/2016 com +0,1 de distância entre elas. A temperatura máxima diurna hoje foi de 22.2°C, próximo das 7h45 da manhã. A tarde foi totalmente úmida, sem um raio de sol, chuvisco "spray", e FRIO bizarro para fevereiro (anomalia de -9/-10). E a mínima, invertida novamente, pouco antes da meia noite.
  15. De certo modo, é o mais perto que atualmente conseguimos chegar em um bom tempo, da tarde recorde de 03/jan/2009, cuja máxima 24h foi de 19.0°C, porém ajustado à sazonalidade do mês de fevereiro. Fora a máxima invertida, é claro.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.