Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tomy Pereira

Members
  • Content count

    18
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

38 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. A primavera acabou, e o mais interessante que apesar do mês de novembro ter sido um dos mais quentes dos últimos anos, eu me surpreendi pelo fato de o Nordeste e o Centro-Oeste ter tido algumas madrugadas frias, e pelo Ar Polar tardio que passou pelo Sul em novembro, e que tá acontecendo agora em dezembro. E este começo de Verão tá surpreendendo também pela seca intensa no Nordeste, é tanto que até na faixa litorânea, a umidade caiu de forma significativa. Aracaju mesmo nesses últimos dias tá beirando os 40%, enquanto que em Petrolina a umidade tá caindo abaixo dos 25% durante a tarde.
  2. Confesso que estou me surpreendendo nesta primavera depois dos 34ºC e dos 15ºC registrados em Brasília no mês de novembro, do pulso de ar frio no sul também em pleno mês de novembro e dos 19ºC registrados em Recife hoje pelo Inmet.
  3. Tenho para mim que esse calor todo que está fazendo em Brasília agora é porque estamos em uma pré-frontal. Enquanto todo o Centro-Sul está fazendo bastante frio, aqui estamos com calor próximo dos 30ºC.
  4. Enfim chegou o frio que todos nós esperávamos, estávamos merecendo. Aqui em Brasília faz 20ºC agora as 12h, mas de madrugada chegou a incríveis 8,6ºC, coisa que não acontecia aqui já tinha vários anos e só acontece com frequência na estação automática de Águas Emendadas da temperatura baixar pra menos de 9ºC. Que o frio continue.
  5. Tô ansioso pra esse frio. Quem sabe os modelos intensifiquem ainda mais essa MP.
  6. Além de uma noite com ceu estrelado e com lua cheia, tivemos também o recorde de madrugada mais fria do ano aqui em Brasília hoje. A temperatura chegou a 15,1ºC. Durante a tarde de ontem, a máxima não passou dos 23ºC.
  7. Enfim, a estação convencional do Inmet registrou sua primeira sub-17 do ano aqui em Brasilia hoje, com 16,8ºC!
  8. Aqui em Brasília as mínimas já estão começando a baixar. Nos últimos dias as temperaturas mínimas ficaram por volta dos 17ºC, e aqui aonde eu moro em Samambaia registrei o recorde de frio e a primeira sub-17 do ano na madrugada de hoje, de 16,8ºC. Há até uma possibilidade de Brasília ter seu recorde de frio de 2019 na próxima madrugada, em algumas regiões aqui já faz 18ºC.
  9. Eu acho que o frio não chegou nem na Patagônia ainda. Só na segunda quinzena de Abril é que as temperaturas vão baixar significativamente lá no norte da Argentina pra depois chegar no Brasil pelo jeito. Até por lá as temperaturas estão altas ainda passando facilmente dos 30 graus.
  10. Aí em SP tá fazendo um friozinho bom por sinal.
  11. O outono ainda não chegou aqui em Brasília. O padrão de verão ainda está mandando por aqui, dias nublados, temperatura estável, muita chuva e as mínimas das últimas madrugadas ficou em torno dos 19ºC. Mas acredito que esse padrão de verão esteja já nos seus últimos dias porque os modelos estão indicando uma parada na chuva para o Centro Oeste nessa virada para Abril.
  12. Eu realmente fiquei surpreso com essa redução da chuva do modelo Cosmo pra Goiás e pra Brasilia. Assim como no começo da primavera, os modelos divergem bastante também nesta época.
  13. Parece que o período chuvoso do Brasil Central também está com a data contada. Os mapas do Inmet já mostram diminuição da chuva até o final de março.
  14. Eu acredito que o outono climático pode até chegar em meados do dia 20 e 21 de SP para baixo. Mas no Centro-Oeste e em outros lugares do Brasil como Matopiba, norte de Minas eu creio que o outono climático comece mesmo só em Abril. Pois os modelos de previsão ainda apontam comportamentos de verão na atmosfera até o final de março em grande parte do Brasil.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.