Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ivan

Members
  • Content count

    65
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ivan

  1. O foreca reduziu consideravelmente o ar polar do equinócio de outono para a nossa latitude. Infelizmente!
  2. Estou sentindo falta dos dados de JF...
  3. @Andoni, já tens os dados de fevereiro? Saudações.
  4. Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país. Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial. Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro. Região Serrana: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável! Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco. Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico. Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis!
  5. @Renan, @Andoni Sena Madureira, na Amazônia acreana registrou 5°C por duas vezes no ano de 1924. Provavelmente ocorreu geada nas redondezas de Rio Branco, Acre. Essa temperatura foi numa latitude de 9°S e altitude baixa. Impressionante!
  6. Infelizmente não. Quando eu voltar na UFRJ irei fazer uma nova investigação.
  7. São Lourenço ❤
  8. @Andoni, não tenho Vassouras, mas tenho Valença.
  9. @Renan e @Andoni, uma coisa que me chamou a atenção nesses dados climatológicos históricos: Resende negativou e Pinheiral zerou! Ambas cidades se localizam no Vale do Paraíba Fluminense, em altitudes que variam de 440m e 370m, respectivamente. Os anos 1910 foram gelados no Vale. Olha aí...
  10. Fazendo uma pesquisa climatológica na biblioteca da geografia/ UFRJ, achei dados de Guaramiranga-CE da década de 1940. Olhem que interessante o clima da cidade serrana cearense, as temperaturas médias ficam entre 19°C e 21°C o ano inteiro! Mínima absoluta de 12°C Máxima absoluta de 32°C Sem extremos. Está aí um clima bem agradáve!
  11. Quanta diferença do verão 18 para 19. Esse ano o nosso Vale tá pegando fogo! E os dados de Barra? Abraços
  12. @Andoni, já tens a climatologia de 2018? Abraços
  13. Viram essa? https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/11/verao-intenso-provoca-estresse-termico-e-deixa-pessoas-mais-irritadas-e-impacientes.ghtml
  14. Renan, a ZCAS virou raridade nos últimos verões, ASAS um padrão para a nossa latitude. Nossos verões estariam sofrendo uma mudança climatológica?
  15. O inverno do Vale do Paraíba Fluminense é interessante, já o verão é bizarro. Ontem tive 36°C... Aqui fica a beira do insuportável e perdi as contas das temperaturas acima dos 30°C. Hahaha
  16. Estive por 10 dias em BH para passar a virada na casa da minha irmã. Impressionante como o verão daquela região é mais ameno em função da altitude. A região de Nova Lima tem altitudes que passam dos 1300m e a temperatura é muito agradável mesmo com atuação da ASAS. Está aí uma das regiões metropolitanas com melhor clima do Brasil.
  17. Renan, em 2013 passei o mês de Janeiro em Puerto Montt (sul do Chile), 40°S. Peguei temperaturas entre 4°C e 15°C com bastante sol e vento gelado de Sul constante. Eu adorei, pois me senti no inverno uruguaio em pleno Janeiro. Hahaha Por lá a sensação de todos é que está cada vez mais frio. A cidade fica na beira do Pacífico. Um amigo que mora lá diz que as pessoas reclamam o tempo todo que não existe verão. Olha o verão por lá, dados de agora.
  18. Clima agradável! Passei por lá no domingo e realmente as temperatura são amenas mesmo no verão! Noites sempre amenas ou frias. Observo uma semelhança com o clima da região de Visconde de Mauá, Bom Jardim tem um grande potencial para estância climática.
  19. Me chama a atenção as cidades serranas do Nordeste. Garanhuns, por exemplo, possui um verão médio de amenos 22°C e inverno médio de 18°C. Temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano.
  20. Calor sufocante no Vale do Paraíba Fluminense! Tenho 29°C às 22h20 em Barra do Piraí. Não me lembro de uma onda de calor tão duradoura.
×