Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ivan

Members
  • Content count

    50
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ivan

  1. Viram essa? https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/11/verao-intenso-provoca-estresse-termico-e-deixa-pessoas-mais-irritadas-e-impacientes.ghtml
  2. Renan, a ZCAS virou raridade nos últimos verões, ASAS um padrão para a nossa latitude. Nossos verões estariam sofrendo uma mudança climatológica?
  3. Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país. Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial. Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro. Região Serrana: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável! Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco. Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico. Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis!
  4. O inverno do Vale do Paraíba Fluminense é interessante, já o verão é bizarro. Ontem tive 36°C... Aqui fica a beira do insuportável e perdi as contas das temperaturas acima dos 30°C. Hahaha
  5. Estive por 10 dias em BH para passar a virada na casa da minha irmã. Impressionante como o verão daquela região é mais ameno em função da altitude. A região de Nova Lima tem altitudes que passam dos 1300m e a temperatura é muito agradável mesmo com atuação da ASAS. Está aí uma das regiões metropolitanas com melhor clima do Brasil.
  6. Renan, em 2013 passei o mês de Janeiro em Puerto Montt (sul do Chile), 40°S. Peguei temperaturas entre 4°C e 15°C com bastante sol e vento gelado de Sul constante. Eu adorei, pois me senti no inverno uruguaio em pleno Janeiro. Hahaha Por lá a sensação de todos é que está cada vez mais frio. A cidade fica na beira do Pacífico. Um amigo que mora lá diz que as pessoas reclamam o tempo todo que não existe verão. Olha o verão por lá, dados de agora.
  7. Clima agradável! Passei por lá no domingo e realmente as temperatura são amenas mesmo no verão! Noites sempre amenas ou frias. Observo uma semelhança com o clima da região de Visconde de Mauá, Bom Jardim tem um grande potencial para estância climática.
  8. Me chama a atenção as cidades serranas do Nordeste. Garanhuns, por exemplo, possui um verão médio de amenos 22°C e inverno médio de 18°C. Temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano.
  9. Calor sufocante no Vale do Paraíba Fluminense! Tenho 29°C às 22h20 em Barra do Piraí. Não me lembro de uma onda de calor tão duradoura.
  10. Andoni, teremos dias de verão mediterrânico em nossa cidade, infelizmente!
  11. Máxima de 36°C cravados na região central de Barra do Piraí. Vale do Paraíba Fluminense. 370m de altitude.
  12. Instalei um termômetro digital incoterm no Colégio Estadual Adelino Terra, em Ipiabas.
  13. Em Barra do Piraí-RJ fez 14°C na área central da cidade e 10°C no distrito serrano de Ipiabas.
  14. Renan, estou curioso para conhecer o verão de Bom Jardim de Minas! Deve ser bem agradável... Depois disponibiliza os dados da primavera de Bom Jardim de Minas lá no tópico de climatologia 2018. Em Ipiabas, no mês de Janeiro, a temperatura fica entre 17°C e 28°C.
  15. Esse gráfico mostra a intensidade da chuva no dia de ontem!
  16. Angra dos Reis-RJ registrou 326mm em 24h!
  17. Em Ipiabas, chove também! Tenho 14.4°C e 17°C em ambiente interno. Uma névoa persiste no distrito serrano de Barra do Piraí.
  18. Dia frio para os padrões de Novembro no Vale do Paraíba Fluminense! Mínima de 16°C em Barra do Piraí, 12h30 e ainda não passamos dos 18°C.
  19. Feriado com chuva significativa durante a tarde em Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense. Após 34°C de máxima às 13h30, a temperatura caiu para agradáveis 22°C às 14h30. A chuva da tarde acumulada em 1h foi de 33mm.
  20. Em Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense, tivemos hoje mínima de 12,2°C... Nas outras estações INMET(Valença, Três Rios, Carmo e Rio Claro) da região tivemos mínimas em torno dos 11°C!
  21. O que chama a atenção são as amplitudes térmicas, por vezes, acima dos 20°C!
  22. Muita chuva no sul fluminense na noite de ontem! Acumulamos 60mm em Angra dos Reis... No distrito de conservatória, em Valença, foram 40mm.
×