Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ivan

Members
  • Content count

    7
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

15 Good
  1. Frost, segue algumas fotos da topografia e aspectos da paisagem na região. Observe os pontos mais altos acima dos 1000m na parte Nordeste do distrito.
  2. Tens razão, o que dificulta uma maior queda aqui no Vale é a formação de nevoeiro. Em Ipiabas, além da altitude tem bem menos nevoeiros.
  3. Se compararmos a localização, Ipiabas leva uma vantagem em relação a JF durante as incursões de ar frio, o distrito está situado a sudoeste. Segue algumas fotos que retirei desse vídeo sobre Ipiabas. Abraços
  4. Moro em Barra do Piraí há dois anos e reconheço que fiquei surpreso quando conheci o distrito. Tenho um termômetro digital aqui na área central da cidade, 375m de altitude, a mínima foi na terça-feira com 9°C e muito nevoeiro... Quando subi pra Ipiabas nesse mesmo dia por volta das 7h da manhã, o céu estava sem nuvens, sol brilhando forte e a geada era visível em áreas de sombra das baixadas. Esse distrito é muito procurado pelas pessoas tanto no verão quanto no inverno, para ser ter uma ideia, no verão faz calor a tarde, mas as temperaturas mínimas ficam ao redor dos 17°C.
  5. Prezado Frost, sou professor e doutorando em climatologia. Foi geada mesmo, em Ipiabas é comum nessa época do ano. A cidade de Resende é bem mais urbanizada e aproximadamente 300 metros mais baixa. Ipiabas fica encravada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, cercada pela Mata Atlântica, com apenas 3 mil habitantes e sem aglomerações de construções residenciais. O lugar em que tirei as fotos fica numa baixada, a 700m de altitude e cercada por morros que ultrapassam os 1000m. Segundo os moradores mais antigos do distrito, na década de 1970 a água congelava nas torneiras e tinha muito mais geada.
  6. A região central da cidade fica nas margens do Rio Paraíba do Sul, 360m de altitude. Mas existem distritos a 550m e 700m de altitude, como Ipiabas. Na região central da cidade tivemos mínima de 9°C, mas em Ipiabas ficou entre 3°C e 4°C.
  7. Em Barra do Piraí-RJ, no distrito de Ipiabas, tivemos o terceiro dia consecutivo de geada. Isso foi a 14km do centro da cidade, em uma altitude de 685m.
×