Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eclipse

Members
  • Content count

    1337
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    16

Eclipse last won the day on September 23

Eclipse had the most liked content!

Community Reputation

9966 Excellent

1 Follower

About Eclipse

  • Birthday 07/23/1988

Location

  • Location
    Porto Alegre - RS

Recent Profile Visitors

639 profile views
  1. apesar de eu ter parado de postar projeções do tempo.com, aqui vai uma que gostei kkkkkkkkkk só pra deixar salvo mesmo. e eu me iludir um pouco.
  2. verdade! É incrível como a insolação de manhã bem cedo em Dezembro e Janeiro já é forte e desconfortável. Entre Outubro e Março eu sinto o sol muito ardido ao caminhar na rua. Essa diferença notamos também em dias com a mesma temperatura mas em diferentes épocas, por exemplo: 30 °C em Julho, e 30 °C em Janeiro.
  3. verdade! Eu lembro que tomei um susto em 2017, naquele ano tivemos um inverno de uma semana kkkkkk
  4. Seguem as mínimas sub-10 no RS no primeiro dia da primavera, divulgadas pela MetSul Fonte: https://metsul.com/mais-uma-noite-fria-no-rio-grande-do-sul/ São José dos Ausentes: -2,2°C Soledade: -1,6°C Farroupilha: -1,3°C Serafina Correa: 0,2°C Caxias do Sul: 0,3°C Livramento: 0,3°C Canela: 0,6°C Campos Borges: 0,7°C Vacaria: 0,7°C Bom Jesus: 0,9°C Espumoso: 1,4°C Pinheiro Machado: 1,4°C Herval: 1,5°C Saldanha Marinho: 2,2°C Santa Vitória do Palmar: 2,2°C Santa Rosa: 2,2°C Aceguá 2,3°C Casca: 2,3°C Quaraí: 2,4°C Cambará do Sul: 2,6°C Nova Bassano: 2,6°C Tio Hugo: 2,6°C São Francisco de Paula: 2,9°C Colorado: 3,0°C Marau: 3,0°C Pontão: 3,1°C Alto Feliz: 3,2°C Bagé: 3,6°C Carazinho: 3,6°C Garibaldi: 3,6°C Paraí: 3,7°C Gramado: 3,8°C Jacutinga: 3,8°C Bento Gonçalves: 3,9°C Cruz Alta: 3,9°C Encruzilhada do Sul: 3,9°C Itapuca: 3,9°C Palmeira das Missões: 3,9°C Veranópolis: 4,0°C Antônio Prado: 4,1°C Morro Reuter: 4,1°C Panambi: 4,1°C São Marcos: 4,1°C Cotiporã: 4,2°C Ibirubá: 4,2°C Quatro Irmãos: 4,2°C Dom Pedrito: 4,3°C Coxilha: 4,4°C São Vendelino: 4,6°C Três Coroas: 4,6 Cerro Largo: 4,8°C Condor: 4,8°C Jaguarão: 4,8°C Lagoa Vermelha: 4,8°C Santo Augusto: 4,8°C Quinze de Novembro: 4,9°C São Luiz Gonzaga: 4,9°C Canoas: 5,0°C Santo Antônio do Planalto: 5,0°C Caçapava: 5,1°C Caibaté: 5,2°C Catuípe: 5,2°C Entre-Ijuis: 5,2°C São Sepé: 5,2°C Teutônia: 5,2°C Tupanciretã: 5,2°C Erechim: 5,3°C Santo Angelo: 5,6°C Porto Xavier: 5,7°C Uruguaiana: 5,7°C Santo Antônio das Missões: 5,8°C Maçambará: 5,9°C Roque Gonzales: 5,9°C Santiago: 5,9°C Doutor Maurício Cardoso: 6,0°C Rio Grande: 6,0°C Itaara: 6,1°C Colinas: 6,2°C Sarandi: 6,2°C Taquara: 6,2°C Alegrete: 6,4°C Restinga Seca: 6,4°C Passo Fundo: 6,6°C Itaqui: 6,7°C Novo Hamburgo: 6,7°C Santa Maria: 6,7°C Venâncio Aires: 6,7°C Rosário do Sul: 6,8°C São Gabriel: 6,9°C Mariano Moro: 7,2°C Pedro Osório: 7,2°C São Borja: 7,2°C Porto Alegre: 7,3°C São Vicente do Sul: 7,3°C Camaquã: 7,4°C Campo Bom: 7,4°C Pelotas: 7,4°C Rio Pardo: 7,4°C Tramandaí: 7,5°C Capão do Leão: 7,6°C Minas do Leão: 7,6°C Parobé: 7,6°C Guarani das Missões: 7,7°C Santa Cruz do Sul: 7,9°C Frederico Westfhalen: 8,1°C Westfália: 8,1°C Vila Nova do Sul: 8,3°C Cachoeira do Sul: 8,4°C Santo Cristo: 8,4°C São Leopoldo: 8,4°C Poço das Antas: 8,8°C Pinhal da Serra: 9,0°C Lajeado: 9,1°C Torres: 9,1°C Arroio do Meio: 9,6°C Mariana Pimentel: 9,6°C
  5. Apesar do bom inverno no RS, creio que esse ano mais do que qualquer outro vem sinalizando os efeitos do aquecimento global na tropicalização das altas latitudes de nosso país. O ar quente e seco do Brasil central está cada vez maior, mais forte, se expandindo e pegando Sudeste e Paraná, e não duvido nada que isso comece a ocorrer em breve com força no RS também. Sinais disso aqui no RS são as fortes entradas de ar quente nos últimos anos, exemplos: -Setembro de 2017 foi o mais quente da história de POA. Foi super seco, sendo que é pra ser o mês mais chuvoso na climatologia daqui; -Outubro de 2019 teve sua maior máxima na história de POA, e aquela fortíssima onda de calor na primeia quinzena.
  6. É tão bom perceber os dias ficando mais longos. Estamos com claridade ainda, foram muitas semanas de escuridão de Maio a Agosto kkk Com o início da Primavera, gostaria de lembrar alguns eventos ou meses que foram interessantes: -No meio de Outubro de 2015 tivemos um temporal forte de granizo em POA, que peguei quando eu estava na rua; -No primeiro dia de Outubro de 2017 tivemos um fortíssimo vendaval em POA; -Na primeira semana de Outubro de 2018 deu um forte temporal em Canoas que fez o teto do Shopping Novo da cidade ceder sobre a praça de alimentação; -Outubro de 2017 teve raios pra caramba no RS, foi um dos meses mais elétricos de nossa história. Foi como se tivéssemos uma armada de Pikachus atacando o RS; -Os temporais começaram mais tarde em 2019. A primeira quinzena de Outubro foi seca e com um forte onda de calor, em que tivemos a maior máxima já registrada no mês. Na segunda quinzena de Out 2019, tivemos um vendaval dos bons que peguei na rua, e os temporais seguiram no decorrer da primeira semana de Novembro. Sendo que Novembro é um mês bem mais calmo, usualmente. Os ventos de Novembro são geralmente ventos de leste no fim da tarde que são refrescantes e não causam transtornos; -2016 e 2017 tiveram primaveras frescas de Outubro até o fim da primeira metade de Dezembro. Algumas ondas de frio que achei legais foram a da segunda quinzena de Novembro de 2016, e a da primeira semana de Outubro de 2018. Amo a primavera. Pelos temporais e pelos eventos de frio tardio ou calor antecipado que rendem grandes surpresas. Calor? Mas ele não ama frio? Pois bem, meus gostos envolvem calor também hoje em dia, mas nos meses de calor. Tenho interesse em eventos extremos tanto de frio como de calor. Portanto, hoje em dia me interessam todas as estações do ano: -No outono fico no aguardo dos primeiros eventos de frio; -No inverno fico no aguardo de eventos extremos de frio, tanto em intensidade como em duração; -Na primavera fico no aguardo dos eventos de tempo severo, de algum frio tardio fora do normal; -No verão fico no aguardo de ondas de calor extremas (sim!!) como ocorrem na segunda quinzena de dezembro, e do potencial de resfriamento à tarde em Jan/Fev quando chove (é muito interessante sair de 38 °C para 23 °C de máxima, e dois dias depois chegar a uns 35 °C de novo) No momento céu limpo e 16 °C em POA. Amanhã as temperaturas disparam.
  7. Máxima 1 °C mais fria que ontem em POA, que teve variação de 7,3 °C a 19,6 °C nesta terça-feira. Amanhã começa uma sequência de dias abafados, em alguns terão chuvas e até temporais até a virada do mês. Até 2021, Inverno. Sentirei saudades 😕 O que acho divertido nesta época é o tempo severo. Que venham as trovoadas e vendavais! EDIT: Boas notícias para o @PabloMartins kkkkkkkkk
  8. Para POA, eu colocaria entre bom e excelente, pendendo para excelente -- se comparado com o padrão pós-2000 hehe De 1 a 10, ganharia um 8. Como a região da Campanha tem características diferentes daqui, e não acompanhei as médias de lá, não sei como ficaria para o RS como um todo. No noroeste do estado teve calor mais forte neste Setembro também, e isso não ocorreu em POA. Mas para POA e regiões próximas, considero entre bom e excelente. Meus motivos (para POA e região): 1- Período frio no ano foi amplo, apesar de não termos tidos muitos eventos de frio extremo: Entradas de MP's desde o começo de Abril (início do Outono) até o fim do inverno astronômico. Todos os meses tiveram veranicos, mas veranicos são comuns nessa região durante o outono-inverno. O único veranico bizarro foi aquele de Julho. Setembro não teve veranico até agora, e predominou o frio. Abril foi super bem comportado com excelentes máximas e principalmente mínimas - sem ter sido um mês tropicalizado como vem sendo nos últimos anos. Setembro foi muito bom e não foi tropicalizado também. Ou seja, não houve abafamento constante nestes dois meses, como vinha ocorrendo nos últimos anos. Junho deixou a desejar, porque é um mês com potencial a baitas MP's, e isso foi desperdiçado. Mesmo assim teve frio, mas um frio mediano para Junho. O veranico em Junho só se salvou por algumas quebras no calor às tardes, mas o mês em si teve uma terceira semana bem primaveril. Na última semana entrou um frio bom, que permanceu até o meio de Julho. Lembrando que anos como 2000 e 2013, que seriam considerados excelentes, tiveram junhos medianos também. 2- Um período marcante de frio contínuo entre o fim de Junho e o começo de Julho: Teve um veranico bizarro em Julho, mas teve um baita período de frio contínuo entre a última semana de Junho que seguiu por toda primeira quinzena de Julho. A segunda quinzena de Agosto também foi boa, considerando que este mês têm sido problemático na última década (melhorou em 2018) 3- Abril e Setembro se redimiram, pelo menos por enquanto: Excelentes Abril e primeira quinzena de Setembro - dois meses que só têm estragado o período frio, se redimiram nesse ano. Até mesmo em anos bons esses meses tem sido horríveis. Em 2020 foram excelentes. Pode não parecer tanto pelas médias, mas temos que comparar com o padrão atual, e para os últimos anos foram sim meses bons para o frio. 4- Episódios interessantes (pelas localidades) de chuva congelada e outros tipos de precipitação invernal: Após aquele veranico suave de Agosto, teve chuva congelada em Canoas (que por sorte consegui ver), eventos do tipo no litoral, além, é claro, da neve na serra. 5- Sensação de frio estava presente, apesar dos veranicos: Tirando o veranico de Julho, foi difícil esquecer que estivemos no outono-inverno desde o começo de Abril.
  9. Mínima de 7,3 °C hoje em POA. Confesso que achei boa, já que eu não tinha muita expectativa. Ontem à noite tivemos algumas nuvens, mas não vi como ficou o céu na madrugada. Foi uma ótima despedida do inverno astronômico. Bem-vinda, primavera!
  10. Isso, muito bem lembrado. Alguns sites realmente parecem ser mais assertivos para algumas regiões para outras. Vou dar o exemplo daqui de POA: Não sei como estão as previsões para SP, mas pelo menos para POA o tempo.com vem subestimando as máximas sempre. Então, se para um dia ele mostra uma previsão 18 °C de máxima, o que vem é 20 °C, por exemplo. Notei que isso ocorre quase sempre, é como se tivesse um valor-base de diferença bugando constantemente as máximas haha. Mas para mínimas o tempo.com têm sido bom pra POAA, até mesmo nas entradas de MP's. No caso do foreca, as previsões para mínimas é que têm sido mostradas como mais frias que o normal, mas as máximas têm sido bem previstas pra POA. Entretanto, ambos têm errado horrivelmente para chuvas, acumulados, tempestades, e tempo úmido e severo no geral. E isso é péssimo para previsões de primavera na minha região. O Meteoblue (baseado no GFS) erra quase sempre por um valor de base de 1 a 2 °C para máxima ou mínima. Prevê sempre máximas abaixo do que realmente ocorre, e mínimas acima do que realmente ocorre. Todos os desvios que comentei acima têm ocorrido quase sempre para POA, tendo MP ou não, tendo chuva ou não. O Meteoblue também erra feio nas chuvas pra cá. O que notei para POA é que a previsão do Google (weather.com), é que tem sido mais assertiva para máximas, mínimas, chuvas e tempestades. Não sei exatamente qual modelos eles usam, mas sei que têm funcionado muito bem para POA nessa época de transição em que de fato as previsões são mais difíceis de serem feitas. Minha dica é que tu dê uma conferida nos próximos dias se as máximas não vão estar subestimadas nas previsões para tua região também, e também comparar as previsões do tempo.com com a do Google. Como o tempo.com é muito usado no fórum, acredito que ele seja bom nas demais regiões, mas para POA ele não tem sido satisfatório na minha opinião. O que eu gosto muito do tempo.com são os boletins deles. São excelentes, bem detalhados e acessíveis.
  11. A primavera parece estar começando junto com o critério astronômico por aqui. Essa última MP marcou ainda um inverno climático que persistiu dentro de Setembro (primeiro mês da primavera climática, apesar de iniciar apenas amanhã pela data astronômica), onde tivemos bons resfriamentos neste mês, com tardes bem frias (numa primeira metade do mês mais úmida, favorecendo o frio à tarde), e uma terceira semana mais seca com atuação de ar polar (favorecendo boas mínimas desde o final de semana, porém maior amplitude térmica, com tardes chegando facilmente a 20 °C graças à maior insolação). Pelos principais sites de previsão, a última semana do mês em POA será chuvosa com leve abafamento, com chance de temporal. Algo bem primaveril, sinalizando o mês do "tiro, porrada e bomba" - Outubro - que está chegando em breve. O que se desenha pra depois de quarta-feira até o começo de outubro em POA são máximas na faixa 25 ~27 °C, mínimas ~16- 18 °C, mostrando o abafamento primaveril nos alcançando em breve. Pela projeção mais recente do tempo.com, teríamos 35 °C no primeiro dia de Outubro em POA. Lembrando que aquele site costuma subestimar as máximas, se o Europeu de hoje estiver certo talvez tenhamos uma forte entrada de ar quente na virada do próximo mês. Em La Niña, pelo que lembro isso pode ser sinal de tempo muito severo. Pelo que lembro, a frequência de temporais diminui em La Niña por aqui, mas os poucos que ocorrem costumam ser mais intensos. Caso eu estiver errado nessa última frase, sintam-se à vontade em corrigir.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.