Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Everton dos Santos

Members
  • Content count

    176
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

570 Excellent

About Everton dos Santos

  • Birthday 07/29/2020

Location

  • Location
    Vila Velha- ES

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Hoje se completam 3 anos desse intenso congelamento aqui no Pico da Bandeira, ES. E o GFS 18Z traz no final da grade um cenário parecido com o de 2017. Vou me iludir aqui rsrsr 93246348_548383049430219_4299823379440104881_n.mp4
  2. Everton dos Santos

    Terremotos

    Esse caso de 1955 é relatado como um dos "maiores terremotos" do Brasil mas quando leio a reportagem, fica evidente, na minha opinião, que se tratou de um meteoro, com boom sônico. São vários relatos que falam da bola de fogo no céu.
  3. Everton dos Santos

    Terremotos

    Boa tarde. Na última quinta-feira, 02/07/2020, um tremor de terra de baixa magnitude foi registrado em Vitória, Espírito Santo. O tremor de 1.9 foi registrado pelo IAG-USP, às 13:24:30, no bairro Bonfim, onde vários moradores sentiram suas casas tremerem, janelas balançarem, além de um estrondo, parecido com uma trovoada. Quem mora em prédio, sentiu o local tremer bastante. Uma moradora da parte norte de Vitória, distante 7km do epicentro, sentiu o tremor no 13° andar e disse que a sensação de tontura foi semelhante a um tremor mais forte que já tinha presenciado no Chile. Eu em Vila Velha, distante cerca de 6km do epicentro, escutei o estrondo, parecia uma trovoada bem longe. Mas o céu estava limpo, não havia nuvens carregadas no estado e não teve registro de raios no RINDAT. Quando os relatos começaram a aparecer, ficamos na hipótese do tremor ou meteoro. Foi uma situação muito interesse. Nunca tinha presenciado qualquer efeito causado por tremor de terra. Aqui no ES, apesar de termos registros de pequenos abalos, há décadas que a população não sentia um de forma tão clara. Talvez se tivesse sido em uma área pouco urbanizada, teria passado despercebido. http://www.sismo.iag.usp.br/eq/event/usp2020mxpo https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/07/03/tremor-de-terra-e-registrado-em-vitoria.ghtml
  4. Julho de 2017, trouxe um congelamento incrível no Pico da Bandeira. Mas para as cidades do ES em geral, não esfriou muito, nem recordes teve na ocasião.
  5. Se viesse esse frio do GFS 12Z, teríamos todos os recordes de menor temperatura do ano no ES, talvez até históricos. Frio chegaria lá em GO.
  6. E vento vindo do mar trouxe muita umidade para o ES, provocando volumes de chuvas elevados entre a Grande Vitória, litoral sul e centro sul capixaba. Alguns locais o volume já passa dos 100mm nas últimas 24 horas. Rios estão muito cheios.
  7. Bom dia. A frente fria chegou de forma significativa ao ES ontem a noite e nesse momento está quase parada sobre o estado. A maioria das previsões estavam subestimando o volume de chuva, enquanto a projeção do INMET(e do modelo COSMO) para chuvas intensas foi precisa. Tivemos pancadas de chuva no sul do ES durante a tarde e a noite a chuva mais intensa se espalhou por outras cidades, até a altura da bacia do Rio Doce. Nas estações do CEMADEN, o maior volume de chuva até o momento foi em Fundão, com 95 mm. Deve bater os 100 nas próximas horas. O tempo deve permanecer carregado e chuvoso ao longo do dia sobre o ES, com as nuvens lentamente avançando para o norte. Pancadas de chuvas mais fortes ainda podem ocorrer na região central do ES hoje. Impressiona a imagem de satélite, com uma frente fria intensa estacionada sobre o ES, enquanto outra frente fria avança no litoral sul do Brasil... E que irá reforçar a primeira frente fria, enquanto, impulsionara o ar frio para o sudeste.
  8. Para mim, uma rara imagem de satélite. Dois sistemas em sequência, Frentes Frias acopladas a Ciclones Extratropicais, enquanto a Alta Pressão está no continente. A primeira frente fria vai ficar bloqueada na altura do ES e vai ser reforçada pelo segundo sistema. E pelas últimas atualizações, essa segunda baixa pressão vai ser dividida por um tempo em duas dentro do mesmo Ciclone, o que depois vai tornar o Ciclone enorme. Enquanto isso, bastante calor no ES, Vitória tem agora 32,4°C. E na próxima semana, provavelmente teremos a quebra de todos or recordes de menor temperatura no ES.
  9. Pelo GFS 12Z , ficou mais claro que serão dois pulsos de ar frio no sul, um no domingo e outro na terça. E que esse segundo deve vir com mais intensidade para o ES.
  10. Interessante a projeção para a próxima semana para o ES. É comum a alta pressão vir no mar, atrás da frente fria, jogando vento úmido para a região costeira. Dessa vez, viria outra baixa pressão atrás da primeira frente fria, que "empurraria" a alta pressão para o continente, sobre o sudeste. Não sei se estou errado mas semana que vem teremos chance de tempo firme, madrugadas de tempo aberto com mínimas significativas, mesmo sem o ar polar intenso.
  11. Boa tarde e feliz dia das mães. Como esperado, a madrugada de hoje foi de recordes de menor temperatura do ano por todo o ES, com a junção de ar frio e parte da madrugada de tempo aberto. Destaque para a região serrana e noroeste do ES. Vitória poderia de uma temperatura ainda menor mas a nebulosidade atrapalhou. Na próxima madrugada alguns desses valores ainda podem ser superados. Estação particular> São José do Alto Viçosa, interior de Venda Nova do Imigrante: 4,7°C; Iuna (base do Caparaó): 7,4°C; Alto Rio Novo: 10,3°C; INMET> Santa Teresa: 11,9°C; Nova Venécia:13,3°C; Marilândia: 13,5; São Mateus: 15,3°C Vitória: 15,5°C; Linhares: 16,1°C Vila Velha: 16,4°C Só ficam faltando agora os dados das estações do INCAPER, que devem sair amanhã. Infelizmente o INMET de Venda Nova perdeu a menor temperatura do ano, pois tem desligado a noite.
  12. Acompanhando o Meteoblue, na última atualização ele manteve a projeção de frio para o Pico da Bandeira. E aumentou o frio para a região serrana do ES, especialmente entre a região de Pedra Azul e da pedra do Forno Grande(2039metros), locais de muito frio. Pelo que vejo, o frio vai ser bem consistente nessas regiões próximas de 1500 metros de altitude.
  13. Uma pena que várias estações do INMET estejam apresentando falhas aqui no ES. A estação de Venda Nova do Imigrante certamente iria registar um bom valor de mínima nessa próxima MP. Infelizmente ela tem desligado toda noite, após 19:00 UTC e só volta às 10:00 do dia seguinte... Isso se não voltar cheio de falhas.
  14. Amanhecer de hoje na Pedra do Elefante em Nova Venécia, norte do ES, com 604 metros de altitude. O denso nevoeiro que encobria toda a região em volta, tornou o cenário espetacular nessa manhã. VID_135100911_054549_972.mp4
  15. Aqui no ES , a metade sul do estado tem céu aberto, o que ajudou a dar uma esfriada durante a madrugada. Interior de Venda Nova do Imigrante teve 9,7°C nessa madrugada em uma estação particular. As estações automáticas do INMET tem apresentado muitas falhas nos dados. Ora fora do ar, ora sem dados de vários horários, principalmente de madrugada, o que pode prejudicar o registro de mínimas.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.