Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2358
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by LeoP

  1. Eu não duvido de um evento desproporcional à frente, mas essas projeções do meteored Pra Sampa devem ser vistas com muita cautela. Vamos lembrar de novembro de 2023: cerca de 1 semana antes do evento (assim como agora), a previsão era de quebra de recorde histórico por margem de até 2 graus por 4 dias seguidos. À medida que se aproximou da onda de calor propriamente dita, as previsões foram se ajustando (mas ainda exageradas). No fim, não bateu o recorde histórico (aqui), mas foi sim a maior onda de calor já registrada em novembro. Me lembro de algum paulista postando uma previsão do mesmo instituto que ficou 5 graus acima do que aconteceu. Eu acredito que essa previsão pra SP não vai se cumprir. Deve, sim, bater o recorde histórico e ficar vários dias em torno dele, mas não esse mastodonte aí. Quando chegar perto, provavelmente esses 33 aí vão virar 31. De toda forma, mais uma anomalia de calor pra se somar às várias de 10 meses pra cá. Por aqui (BH - MG), o verão térmico parece querer tomar conta do ano INTEIRO: é SURREAL máximas de 30/32 em sequência adentrando maio sem quebra.
  2. A partir de hoje aumenta meu nível de exigência para o frio. Como sempre falo, a última semana de abril costuma marcar um fortalecimento do outono aqui, de modo beeem empírico começa a "época de frio". Com isso, considero a máxima de 31,0C hoje muito ruim. Essa "MP da shopee" será fraquíssima por aqui e seu único efeito é impedir a escalada nas temperaturas, que não deverão subir nos próximos dias por causa dela (talvez caiam uns 3/4 graus na máxima por 1 ou 2 dias). A previsão pra São Paulo - SP é especialmente angustiante: A noite já é mais morna por aqui, com 24ºC por volta das 19h.
  3. Interessante que muita gente desaparece quando temos esse tipo de situação, quase sempre a galera dos "ciclos" kkkk A previsão da São Paulo tá com jeitão de setembro: calor (32°C até o dia 01/05) seguido de queda abrupta e passageira (23°C nos dias 02 e 03), retornando o calor em seguida (32°C a partir do dia 05). A impressão que dá é a bolha quente no BR central já tá aí e só deixa de atuar momentaneamente quando algum sistema a força para outro lugar. Nunca tinha visto em maio. Hoje mínima de 18,7°C (Pmpulha - BH). ainda agradável, mas cada dia um pouco mais quente. É triste falar isso, mas a previsão de médio prazo na entrada de maio não tem NADA de frio, nem de manhã cedo. Provavelmente não baixaremos de 17°C pelos próximos 15 dias. Especialmente pelas máximas, a previsão cabe tranquilamente num janeiro. E não é qualquer janeiro não. Cabe num janeiro acima da média.
  4. Meteoblue, sem dúvida nenhuma. Na onda de calor de novembro, ele acertou a previsão com uma exatidão incrível, enquanto o meteored colocava temperaturas 2 a 3C acima da realidade. Outra coisa que eu gosto muito na previsão do meteoblue: ele leva em consideração a ilha de calor na hora de fazer a previsão e coloca mínimas reais, além de considerar porções mais representativas do município. Aqui pra BH, o meteored parece que faz previsão pra Serra do Curral. O meteored só tem essa fama toda por causa do layout dele, que é extremamente simples, prático, didático e agradável aos olhos. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Por aqui, mínima de 18°C. Noite muito agradável.
  5. Amplitude alta aqui também, com calor à tarde mas fresco nos outros turnos. Variação 16,6 / 29,1C. Olhando pra frente, a previsão está ruim para os próximos dias, mas ainda passa. Agora, o que tá sendo projetado para os últimos dias de abril e o começo de maio é inacreditável. Se esse 'novo normal' vier mesmo pra ficar, tá na hora de pensar em um novo hobby. Sugestões?
  6. Na noite de sexta (e talvez sábado) o vento era levemente frio pra quem estava na rua após as 21 h, mas não passou disso. O maior impacto dessa MP foi trazer a maior sensação outonal do ano - queda na TºC associada com sol e vento - com o aumento dos períodos amenos e o conforto permanente dentro dos ambientes. Como eu costumo falar, eu espero pouco de frio até o final de abril, então considerando esta MP de meados do mês, achei aceitável. Estaria pelo menos razoável se as previsões respeitassem a climatologia e trouxessem uma queda mais acentuada de temperatura até o fim do mês, mas é provável que o período mais quente do mês seja justamente quando deveria estar se consolidando uma fase mais fria do outono. Isso, sim, vai fazer deste abril um dos piores desde o começo dos registros na Pampulha, rivalizando com 2019 e 2016. Para vocês terem uma ideia, registramos, hoje, a menor temperatura do ano na Pampulha, com 16,6°C. Esse valor é somente 1 décimo inferior ao registrado por volta de 1 mês atrás. Nos topos da cidade, as mais baixas temperaturas continuam sendo de 23 de JANEIRO! O "ar polar" de abril segue apanhando para as chuvas tropicais do alto verão.
  7. Lindo e agradável sábado em Belo Horizonte, com sol entre algumas nuvens, passando a claro à tarde, e temperaturas típicas de começo de outono: 17 a 27 graus ☀️ 🌤️ Dia muito bom pra aproveitar o sol.
  8. Ao contrário de Juiz de Fora, em Belo Horizonte as chuvas ultrapassaram a média de abril por causa de 3 eventos na estação convencional do município, com 107 mm. Com isso, todos os meses de 2024 estão com chuva acima da média e o ano já acumula 956 mm na capital. Após as tempestades de ontem, o tempo abriu parcialmente de madrugada e começou a primeira advecção significativa de ar polar do ano. O dia começou com temperaturas entre 18 e 15ºC pela cidade e a máxima chegou aos 26ºC, com sol entre variação de nuvens ao longo do dia. Ventos fracos fizeram-se presentes desde cedo, deixando a sensação térmica bastante confortável o dia inteiro. No momento, temos vento e temperaturas entre 19 e 17ºC, trazendo ligeira sensação de frio.
  9. Retiro, ao menos em parte, o que disse mais cedo. O relato até serve para o extremo norte de Belo Horizonte, onde passei o dia, mas agora que a estação da Pampulha voltou a reportar dados, resolvi conferir e fiquei impressionado: somente hoje, principalmente no período da tarde, A ESTAÇÃO DA PAMPULHA - BH TEVE IMPRESSIONANTES 93 MM DE ACUMULADO DE CHUVA. SÃO QUASE 100 MM DIÁRIOS EM PLENO MÊS DE ABRIL! Isso é mais do que toda a média do mês. Por volta do meio da tarde, um dilúvio desabou sobre a região, com enxurradas: Onde estava, não houve nada perto disso. Em todo caso, não ouvi nenhum raio. Impressionante! Agora faz 19,9ºC na cidade.
  10. Chuva típica de outono! Ocasionada pela entrada (ou influência da) frente fria, com poucas características das trovoadas tão comuns no verão. Apesar sol de manhã, do calor prévio (que nem foi intenso, máxima de 29 graus) e do céu que escureceu rapidamente pouco antes do meio da tarde, a virada no tempo veio sem nenhuma descarga elétrica e a precipitação avançou aos poucos, pelo menos na região norte da capital, onde passei o dia. Venda Nova e Pampulha, 15 e 16h30, respectivamente: Essa chuva da 2a imagem não é torrencial, é leve e persistente e continua agora ao anoitecer. Um otimo sistema que poderá trazer 14 graus no final de semana. Vai salvar abril de 2024 da completa insignificância. Agora faz 21 graus na capital mineira e chove leve de forma constante há 2 horas, pelo menos.
  11. Pré-frontal chegando e aquecimento trouxeram tarde quente em BH, dentro do previsto, com máxima de 30,1ºC, após mínima na casa dos 19. Sol entre nuvens e maior abundância de cirrus, típico dos dias em que o vento sopra de norte com aquecimento. Amanhã e sexta-feira devem ter chuva e, a partir de sábado, começa uma sequência de dias de sol e maior resfriamento noturno, com as menores marcas do ano até aqui. Previsão de 15ºC ao amanhecer por dias seguidos. Será a maior sensação outonal do ano, bem típica de abril.
  12. Europa saiu do verão para o inverno em 24 h: Apesar de impressionante, áreas de centro e oeste do Brasil conseguem viradas de tempo até parecidas (contraste térmico) com muito menos latitude!
  13. Aos poucos, o outono vai avançando em BH, embora de forma tímida. Hoje completamos 5 dias seguidos sem chegar nos 30 graus em nenhuma estação do município, mesmo sob predomínio de sol em todos eles, exceto sábado. Nos bairros mais altos, apenas um único dia de abril chegou nessa marca. O fato é que o padrão mudou: as trovoadas já cessaram, o vento aumentou, a umidade diminuiu e, mesmo com mais horas de sol, as temperaturas caíram uns 2/3 graus em média em relação ao que estava fazendo até então, com picos de até 16/17 graus de mínima. Muitas pessoas já estão abrindo mão de ventiladores e do ar condicionado e o abafamento dentro de casa quase acabou. Enfim, condição mais digna. Hoje foi um bom exemplo: após tarde de calor fraco, a noite começa com céu limpo e temperaturas de 22 graus na Pampulha e 19ºC próximo da Serra do Curral, sob brisa. Bem agradável.
  14. O tempo abriu em relação a ontem e BH teve um domingo agradabilíssimo, com sol entre nuvens e temperaturas moderadas. Variação de 17 a 29°C, com um céu muito bonito e vento, condições excelentes para atividades ao ar livre: Mesmo num abril muito fraco como esse, os dias agradáveis de sol já começam a aparecer e serão muito frequentes nos próximos meses 😍
  15. Acho muito difícil todos os modelos estarem errados. Me parece garantido uma 1a metade de outono-inverno ruim de forma geral. Mas acho provável a melhora do quadro a partir de julho, já que a atmosfera já vai estar respondendo ao el nino mais fraco (agora) ou até a um princípio de neutralidade que está próximo. Próxima primavera sim, tende a ser muuuuito melhor que a última. Agora, tudo isso deve levar em conta o histórico recente dos modelos para o centro da América do Sul, de apontar anomalias de +3/4 e a realidade ficar nos +1/2.
  16. Muita nebulosidade predominou no céu belorizontino hoje, inclusive nos horários de maior potencial de insolação (entre o fim da manhã e o meio da tarde, foto abaixo). Isso trouxe um sábado de temperaturas moderadas. Variação de 19~27 graus, com vento.
  17. Mas a análise não deve ser assim isoladamente, mas pelo conjunto. 2022 foi um ano excelente como um todo, apesar de julho. Fazendo uma analogia com o atual El Niño: todos sabemos que ele deixa a primavera muito quente e mais seca no sudeste, mas outubro de 2023 teve recordes históricos de chuva em vários pontos e pluviometria acima da média na maior parte da região, o que até amenizou as anomalias positivas. Esse mês invalidou o EN? Não. Hoje tive variação entre 20 e 29ºC, com céu parcialmente nublado e chuvas isoladas à tarde. Bem a cara do verão, em todos os sentidos.
  18. Tenho ficado muito decepcionado com as mínimas desse ano aqui mas, quando leio o fórum, passa rapidinho. O "bom" é que tá todo mundo no mesmo barco. Vendo as tabelas acima, não consigo reclamar do verão aqui (que foi quente): Pampulha - BH 👇 Noite morna, com 22,8C às 23 h.
  19. Máxima de 30,6C em BH hoje, dentro da normalidade para um dia quente da 1ª quinzena de abril. Anomalias de máxima quase 3 x menores do que foi apontado no mapa do Icon. E o aquecimento de hoje deveu-se, basicamente, ao sol que voltou a predominar: Pela previsão que vi hoje, ainda estamos sujeitos a chuvas fracas e pontuais ao longo de abril, o que indica a transição para o período seco em curso.
  20. Filho feio não tem pai! Citam genericamente "previsões" como se não tivesse sido previsão deles mesmos. Além disso, a chamada dá a entender que o frio intenso deu lugar à chuva de uma hora pra outra, o que não faz nenhum sentido até pelo caráter antagônico das duas condições. Tipo, vc entrega um produto ao seu público e depois, do nada, diz que vai acontecer o contrário do que falou no começo. Mas não é só o Meteored não, o que eu já vi de instituto comemorando e se vangloriando de acertos e fingindo demência nos erros não caberia no servidor do fórum. 22ºC em BH. Noite agradável.
  21. Modelo Icon, utilizado pela Metsul, projetando temperaturas entre 7 a 9ºC acima da média amanhã em parte de MG, o que inclui BH. Se fosse verdade, significaria recorde absoluto para abril por ampla margem e entraria na estatística como uma das maiores temperaturas já registradas no verão: Fonte: https://metsul.com/ar-frio-na-argentina-traz-queda-de-temperatura-nesta-quarta-feira/ No entanto, as previsões indicam máximas de 29ºC amanhã, o que é significa anomalia de +1 ou anomalia nenhuma, se a gente considerar que estamos na 1ª quinzena. O que acontece com esses modelos para o Brasil tropical?
  22. Depende do que você chama de centro-sul. Maio/2022 teve a massa de ar polar mais intensa para todos os meses desde a década de 80 aqui em partes de MG. No mesmo período, foi registrada a menor temperatura já medida na história do DF - o que não significa que foi a MP mais intensa da história da região, mas mostra o quanto aquela onda de frio foi poderosa. Em boa parte do Sudeste e centro-oeste, 2022 foi mais frio no geral e teve picos de frio muito mais intensos que 2019. ---------------------------------------------------------------------------------------------- Torço muito para o Coutinho estar certo, mas ficaria extremamente surpreso de ver a La Niña mais forte já registrada logo depois de um período em que os oceanos estavam igual água de sopa. Parece até um contra-senso tal resfriamento no momento atual do planeta, pelo menos pra mim que sou leigão no assunto.
  23. Aqui em BH, a impressão é que a chave já virou. Não começou a "temporada de frio", como costumamos chamar o período oposto ao verão aqui, muito longe disso, mas passou o verão. As trovoadas cessaram, as temperaturas diminuíram, as noites estão frescas (e ventosas!) e o abafamento foi quase todo embora, de forma que estamos muito mais tempo sob a zona de conforto térmico nos últimos dias, que estão agradáveis. Ontem, mesmo com sol o dia inteiro, a capital teve máxima de 27 graus, após mínima de 18. São bons valores considerando o começo de abril - mês de transição, em que o final é bem mais frio que o começo - e condizentes com um dia sem estresse quanto ao calor. Não chegou nenhum ar frio relevante e as mínimas do ano seguem pertencentes ao alto verão, no entanto, sob tempo chuvoso e fresco. A novidade foi voltar a sentir temperaturas próximas dos 20 graus ainda no começo da noite, sob vento, após uma tarde ensolarada e de pouco calor. Isso é raro no verão, que só refresca sob chuva. Hoje o dia é de maior nebulosidade (foto abaixo, pela manhã). Agora faz 27,1°C na área central da capital mineira.
  24. Quem tabela as temperaturas e analisa histórico sabe como a gente ainda tá seguindo o padrão de anomalia dos últimos 8 meses sob esse el niño intenso. Muitas vezes a gente se apega muito a recordes mensais e nem se dá conta da anormalidade que persiste, mesmo quando não há uma onda de calor pra trazer "marcas extremas". Por aqui, está muito frequente a temperatura, no mínimo, flertar com os top-10 do histórico quase que semanalmente há muitos meses, enquanto que nem me lembro a última vez que o inverso aconteceu. Pelos comentários que tenho lido aqui, algo que parece generalizado são as mínimas altas e aqui não é diferente. A frequência de mínimas acima de 20 é absurda a ponto de quase toda a cidade ter tido médias mínimas de 20/21 graus nos últimos 2 meses. Presenciei muitas vezes chuva persistente (tempo chuvoso) com temperatura de 21, 22 graus, o que demonstra a incapacidade de resfriamento da atmosfera de forma geral. A chuva tá vindo mais "morna". Choveu de forma muito satisfatória e frequente neste verão, o que amenizou o que poderia ter sido uma grande tragédia caso um bloqueio robusto resolvesse sentar em cima da gente com tais condições climáticas... ... foram 850 mm acumulados em 44 dias com registro de precipitação (JFM). Considerando os dias sob instabilidades nas redondezas que não atingem a estação de fato, pelo menos 2/3 da estação teve nuvens/chuva para amenizar o calor. Isso salvou o verão.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.